Maria Cecilia do Nascimento Bevilaqua
Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português- espanhol e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica e Mestrado em Educação, na linha Currículo e Linguagem, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência como professora substituta de língua espanhola na UERJ e efetiva no Colégio Naval (Marinha do Brasil). Atualmente, é professora e coordenadora de espanhol do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias. Integrou o corpo docente do curso de Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol do Colégio Pedro II entre 2016 e 2019. Interessa-se por temáticas relativas ao ensino de língua espanhola sob a perspectiva de estudos do campo da Linguística Aplicada e da História da Educação.
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A trajetória do ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985-1996), Ano de Obtenção: 2013
Profª Drª Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.
Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica
2010 - 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Multiculturalismo, Arte-Educação e Lei 10.639/2003: Desvendando Imagens do Projeto "Sou África!"
Orientador: Alexandre Palma da Silva
Graduação em Letras Português- espanhol
2002 - 2005
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Trayectoria de la enseñanza de español en Río de Janeiro: reconstrucción de una memoria
Orientador: Maria Del Carmen Fátima González Daher
Graduação em Letras Português- espanhol
2002 - 2005
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Interação e Encenação em
Orientador: André Crim Valente
Graduação interrompida em 2004 em História
2002 - Atual
Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2004
Formação complementar
2024 - 2024
Aplicação de conceitos decoloniais na construção de materiais didáticos. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2020 - 2020
Talleres ELE en línea pra profesores brasileños. (Carga horária: 12h). , Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil, CE, Brasil.
2020 - 2020
Pedagogia Descolonial do Trabalho. (Carga horária: 35h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2020 - 2020
Teoria Decolonial: alternativa de análise para estudos de gênero. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2020 - 2020
Saberes e Práticas Pedagógicas para um Ensino Antirracista na EB. (Carga horária: 16h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2020 - 2020
Jornadas práticas indisciplinares em LA. (Carga horária: 30h). , Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, ALAB, Brasil.
2009 - 2009
Francês oral e escrito. (Carga horária: 86h). , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação de Língua Espanhola. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Actualización en Lengua Española. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Formação de professores de E/LE. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Materializando o passado - patrimônio cultural. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
A poesia em língua espanhola. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Linguistica, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas.
Organização de eventos
BEVILAQUA, M. C. N. . IV Jornada de Estudios Hispánicos. 2018. (Outro).
BEVILAQUA, M. C. N. . 2ª Feira de Línguas Estrangeiras: Era outra vez... ...Histórias maravilhosas do mundo. 2015. .
BEVILAQUA, M. C. N. . 1ª Feira de Línguas Estrangeiras: Lenguas del mundo, unité y diversity. 2014. .
BEVILAQUA, M. C. N. . 2ª Feira de Línguas Estrangeiras: Era outra vez... ...Histórias maravilhosas do mundo. 2015. .
BEVILAQUA, M. C. N. . IV Jornada de Estudios Hispánicos. 2018. (Outro).
BEVILAQUA, M. C. N. . 1ª Feira de Línguas Estrangeiras: Lenguas del mundo, unité y diversity. 2014. .
Participação em eventos
A literatura digital e o ensino de línguas. 2020. (Outra).
Recursos digitais na sala de aula. 2020. (Outra).
Sympósion 2019.O ensino de espanhol sob a perspectiva dos gêneros discursivos: novos apontamentos entre teoria e prática. 2019. (Simpósio).
Congresso Nordestino de Espanhol. Gêneros discursivos e ensino de espanhol: novos caminhos entre teoria e prática. 2018. (Congresso).
III Jornada de Estudios Hispánicos.O Ensino de Espanhol no Colégio Pedro II (1985-1988): Diálogos sobre currículo e protagonismo docente em tempos de resistência. 2017. (Outra).
Colegiado de Espanhol do Colégio Pedro II.Projeto de complementação de carga horária em E-LE: propostas de atividades didáticas. 2016. (Outra).
II Seminário de Experiências Didáticas da APEERJ.I Feira de Línguas Estrangeiras do Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias: O Ensino de Espanhol entre Saberes e Práticas. 2015. (Seminário).
II Seminário de Experiências Didáticas da APEERJ.Contando e recontando histórias: Reflexões sobre a II Feira de Línguas do Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias. 2015. (Seminário).
I Jornada de Estudos Hispânicos.I Feira de Línguas Estrangeiras - Lenguas del mundo, unité y diversité: um relato de experiência com alunos do Campus Duque de Caxias. 2015. (Outra).
VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação.Currículo, memória e história: a trajetória do ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985-1996). 2015. (Seminário).
III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Um olhar sobre a trajetória do ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985-1996). 2013. (Encontro).
Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Diálogos sobre escola e etnicidade no Brasil: um olhar sobre as atividades do projeto sociocultural "Sou África!". 2012. (Congresso).
I Mini Simpósio do Departamenteo de Línguas Neolatinas Estrangeiras do Colégio Pedro II. 2011. (Outra).
IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas: "Livro, Leitor e Leitura".Sobre o enaino de espanhol no Brasil: uma interlocução com as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2011. (Simpósio).
3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de línguas estrangeiras: um diálogo necessário. 2010. (Congresso).
Workshops de estudos linguísticos em língua estrangeira. 2010. (Outra).
X Seminário Salínguas Textos e Contextos: Leituras e Releituras.O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: reflexões sob o enfoque enunciativo. 2010. (Seminário).
VI Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar.O ensino de Língua Espanhola para a formação do aluno no contexto do Mercosul. 2009. (Encontro).
VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas.O professor de espanhol em cena: diálogos sobre formação e pratica docente. 2009. (Simpósio).
II Colóquio Práticas de Ensino e Formação de Professores.O professor de espanhol em cena: diálogos sobre formação e prática docente. 2008. (Outra).
IV Jornada de Estudos da Linguagem.O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: reflexões sob o enfoque discursivo. 2008. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Hispanistas. Memória e Discurso: Reflexões sobre a trajetória do ensino de espanhol a partir da análise de textos oficiais. 2008. (Congresso).
V Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo. As línguas estrangeiras no panorama educacional brasileiro: uma visão retrospectiva. 2008. (Congresso).
XII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. Relatos de professores: uma retrospectiva do ensino de espanhol no RJ. 2008. (Congresso).
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.História do ensino de espanhol no Rio de Janeiro: reconstrução de uma trajetória. 2007. (Encontro).
IV Congresso de Letras da UERJ-São Gonçalo. O ensino de espanhol no discurso da lei: reflexões sobre memória e prática docente. 2007. (Congresso).
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. Análise linguístico-discursiva de relatos de professors de espanhol LE: reflexões sobre uma memória de ensino. 2007. (Congresso).
XI Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. O ensino de espanhol no discurso da Lei: (Re)construção de uma memória. 2007. (Congresso).
XVI Seminário de Estudos Hispânicos.O ensino de espanhol no discurso da lei: a construção de sentidos do trabalho docente. 2007. (Seminário).
15ª edição do Uerj sem Muros.O Ensino Fundamental e o Espanhol como Língua Estrangeira: Alternativas à Formação Docente. 2006. (Outra).
15ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Relatos de professores universitários de espanhol LE que atuam no RJ: uma análise linguístico-discursiva. 2006. (Outra).
Capacitação de Língua Espanhola. 2006. (Outra).
III Jornada de Estudos da Linguagem.Análise de relatos de professores de espanhol/LE: reflexões sobre uma memória de ensino. 2006. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Uma reflexão sobre a memória do ensino de espanhol no RJ: relatos de professores. 2006. (Congresso).
X Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. Relatos de professores de espanhol LE: reconstrução de uma trajetória de ensino. 2006. (Congresso).
14ª Semana de Iniciação Científica.Análise de relatos de professores universitários de espanhol: reflexões sob o enfoque linguístico-discursivo. 2005. (Outra).
14ª Semana de Iniciação Científica.14ª Semana de Iniciação Científica. 2005. (Outra).
15º Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.15º Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2005. (Outra).
15º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Relatos de professores de espanhol LE: análise linguístico-discursiva da construção de uma trajetória. 2005. (Outra).
5ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Outra).
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Análise de relatos de professores de espanhol LE: uma reflexão sobre o trabalho de formação docente. 2005. (Congresso).
C ongresso Internacional Linguagem e Interação. Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).
Curso de actualización en lengua española , didáctica y cultura. 2005. (Outra).
II Congresso de Letras da UERJ- São Gonçalo. Relatos de professores universitários de Espanhol LE: uma memória de ensino a partir de diferentes perspectivas. 2005. (Congresso).
II Congresso de Letras da UERJ- São Gonçalo. II Congresso de Letras da UERJ- São Gonçalo. 2005. (Congresso).
I Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.Relatos de docentes: uma memória. 2005. (Simpósio).
IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.Trilhando os caminhos da literatura na aula de LE: reflexões sob o enfoque discursivo. 2005. (Encontro).
Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.Simpósio Internacional de Letras Neolatinas. 2005. (Simpósio).
Trabalhando a ética no ensino fundamental. 2005. (Outra).
XIII Congresso da Assel- Rio "Linguagens para o terceiro milênio". Relatos de professores de espanhol LE: uma análise linguístico-discursiva. 2005. (Congresso).
XVIII Congresso da ASSEL-Rio. XVIII Congresso da ASSEL-Rio. 2005. (Congresso).
4ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Outra).
Trabajando con cuentos clásicos en las clases de español en la enseñanza fundamental. 2004. (Outra).
14ª edição do Uerj sem Muros.Manifestando opiniões sobre consumo e consumismo. 2003. (Outra).
Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE): conhecendo metodologias. 2003. (Oficina).
VII Forum de Estudos Lingüísticos. 2003. (Outra).
13ª edição do UERJ sem Muros.Oficina de Narração/ Setor de Espanhol. 2002. (Oficina).
Participação em bancas
PRETA, L. M. C.; RAMOS, F. D.;BEVILAQUA, M. C. N.. Sob a lluz da identidade: mosaico das diferenças no ensino de línguas. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Espanhol) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; ABREU, I. M.. O ensino de espanhol na terceira idade: uma proposta de atividade didática. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; ABREU, I. M.. O uso da música nas aulas de espanhol: um recurso didático para a construção do pensamento crítico e da cidadania na educação básica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.; PRETA, L. M. C.; MENDONCA, G. B.. Imagens de professor nas histórias em quadrinhos de Gaturro: uma abordagem discursiva para as aulas de espanhol. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; CABRAL, D. G.. A visão do sentido e o sentido da visão na educação inclusiva: dinamizando o gênero discursivo conto em uma sala de aula de língua espanhola. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
ONOFRE, P. C.; PINHO, J. R. D.;BEVILAQUA, M. C. N.; PINTO, M. S.. Desvios fonético-fonológicos de aprendizes de espanhol: o papel do ensino de pronúncia nas aulas de língua estrangeira. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; GUIMARAES, V. M. M.. Lendo e refletindo em língua espanhola: uma proposta didática a partir do gênero discursivo conto. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.; PRETA, L. M. C.; SAMPAIO, C. G. S.. Gênero publicidade e ensino de espannhol: um olhar sobre a construção da imagem feminina em anúncios de cerveja. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.; PRETA, L. M. C.; MENDONCA, G. B.. Diversidade cultural em cena: uma reflexão sobre a identidade cigana nas aulas de espanhol. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
ABREU, I. M.;BEVILAQUA, M. C. N.; CABRAL, D. G.. Novas perspectivas para a terceira idade: o ensino de língua espanhola como via de mão dupla entre o idoso e a comunidade universitária no Projeto LICOM/LETI-UERJ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; OLIVEIRA, P. R.. Currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ: alternativas para a construção de um currículo intercultural de espanhol como língua estrangeira. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.; RAMOS, F. D.; OLIVEIRA, P. R.. Era uma vez um conto de fadas: propostas de atividades para as aulas de espanhol. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
RAMOS, F. D.;BEVILAQUA, M. C. N.; MENDONCA, G. B.. Práticas culturais e ensino de espanhol em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; RAMOS, F. D.. Poemas e contos nas aulas de espanhol: gêneros discursivos utilizados na formação de leitores críticos e sensíveis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
RAMOS, F. D.;BEVILAQUA, M. C. N.; PRETA, L. M. C.. Multiculturalismo e formação docente em espanhol: o currículo como resistência. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
PRETA, L. M. C.;BEVILAQUA, M. C. N.; CABRAL, D. G.. Ensino de espanhol e currículo mínimo de língua estrangeira do ensino médio das escolas estaduais do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.; CABRAL, D. G.; PRETA, L. M. C.. Gênero reportagem em cena: uma abordagem crítica para as aulas de espanhol. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.; RAMOS, F. D.; PRETA, L. M. C.. Charges e ensino de espanhol: uma abordagem crítica a partir da perspectiva dos gêneros discursivos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II.
SANT'ANNA, V. L. A.; FERREIRA, C. C.;BEVILAQUA, M. C. N.. Una búsqueda por la interculturalidad en libro didáctico: un enfoque discursivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português- espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, A. C.; SILVA JUNIOR, A. F.;BEVILAQUA, M. C. N.. El análisis de las representaciones femeninas en ocho telenovelas mexicanas de la última mitad del siglo XX al siglo XXI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português- espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BEVILAQUA, M. C. N.; ALL, E.. Exámenes de Selectividad y Lectura Interactiva: en búsqueda de perfil(es) de lector. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português- espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COSTA, C. E.; ABREU, I. M.;BEVILAQUA, M. C. N.; FERREIRA, R. M.. Concurso Público de Provas e Títulos da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do Colégio Pedro II. 2015. Colégio Pedro II.
CABRAL, D. G.; PINHO, J. R. D.;BEVILAQUA, M. C. N.. 2019. Colégio Pedro II.
BEVILAQUA, M. C. N.BEVILAQUA, M. C. N.. Processo Seletivo de Alunos para o ingresso na Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol. 2017. Colégio Pedro II.
ALL, E.;BEVILAQUA, M. C. N.. Participação da banca de correção das provas escritas no exame de seleção para a turma 2008 do Curso de Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALL, E.;BEVILAQUA, M. C. N.. Membro da banca de correção da prova instrumental de língua espanhola para a seleção da Pós Graduação Strictu-Sensu do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de janeiro. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Imagens de professor nas histórias em quadrinhos de Gaturro: uma abordagem discursiva para as aulas de espanhol; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Diversidade cultural em cena: uma reflexão sobre a identidade cigana nas aulas de espanhol; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades; 2022; Iniciação Científica - Colégio Pedro II, Pró-Reitoira de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades; 2022; Iniciação Científica - Colégio Pedro II, Pró-Reitoira de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades; 2022; Iniciação Científica - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades; 2022; Iniciação Científica - Colégio Pedro II, Pró-Reitoira de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Gênero publicidade e ensino de espannhol: um olhar sobre a construção da imagem feminina em anúncios de cerveja; 2018; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Era uma vez um conto de fadas: propostas de atividades para as aulas de espanhol; 2018; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Charges e ensino de espanhol: uma abordagem crítica a partir da perspectiva dos gêneros discursivos; 2017; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Gênero reportagem em cena: uma abordagem crítica para as aulas de espanhol; 2017; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE) - Colégio Pedro II; Orientador: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua;
Produções bibliográficas
-
RAMOS, F. D. ; BEVILAQUA, M. C. N. ; PRETA, L. M. C. . A experiência intercultural do projeto Intercâmbio Brasil-Argentina/ Español+Allá: educando para o presente. Revista de Linguagens do Colégio Pedro II , v. 3, p. 33-41, 2021.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Língua Espanhola no Brasil: Trajetórias e Perspectivas. Revista de Línguas do Colégio Pedro II , v. IV, p. 67-78, 2011.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O Ensino de Espanhol/LE: Uma trajetória a partir de diferentes perspectivas. Letra Magna (Online) , v. 5, p. 1, 2009.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de Professores de Espanhol LE: Reconstrução de uma trajetória de ensino. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL) , v. X, p. 135-143, 2006.
-
MARTINS, G. R. ; BEVILAQUA, M. C. N. . Racismo, lenguaje e identidad en la literatura hispanoamericana: «ser» y «pertenecer» en la poesía de Jorge Artel. In: Pedro Navarro Serrano; Miren Josune Marco Oqueranza. (Org.). Actas del VI simposio internacional de Lengua y Literatura del Instituto Cervantes de Río de Janeiro (2024). 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2024, v. 1, p. 1-6.
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; SILVA, J. A. ; MARTINS, G. R. ; CRUZ, A. L. N. ; SALOMAO, J. B. S. . Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades. In: Ana Carolina Rigoni Carmo; Bianca Benicio de Toledo; Vinicius Lourenço Figueira; Johann Freitas Marques Lopes. (Org.). Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2023, v. 1, p. 131-133.
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; CRUZ, A. L. N. ; MARTINS, G. R. ; SALOMAO, J. B. S. ; SILVA, J. A. . Vozes negras da literatura hispano-americana em foco: linguagem, poder e construção de identidades. In: Andrea Galvão de Carvalho. (Org.). VI Jornada de Estudios Hispánicos - Formação de cidadãos críticos no ensino-aprendizagem de espanhol: desafios e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2023, v. 1, p. 75-86.
-
PRETA, L. M. C. ; BEVILAQUA, M. C. N. . Ensino de espanhol no Colégio Pedro II: novas perspectivas entre desafios e práticas de resistência. In: Del Carmen Daher; Dayala Paiva de Medeiros Vargens. (Org.). Práticas de resistência e políticas públicas educacionais: ensino do espanhol no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Editorarte, 2023, v. 1, p. 55-66.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . - O ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985 a 1988): disputas e resistência na busca por um espaço de legitimidade. In: José Ricardo Dordron de Pinho. (Org.). História do ensino de espanhol no Colégio Pedro II. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2021, v. 1, p. 111-124.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Um olhar sobre o ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1991-1995): reflexões sobre conhecimento, currículo e sociedade .. In: José Ricardo Dordron de Pinho. (Org.). História do ensino de espanhol no Colégio Pedro II. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2021, v. 1, p. 125-140.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985-1988): trajetórias entre saberes e práticas de ensino. In: Marco Santoro; Francisco Roberto Pinto Mattos; Esther Kuperman; Neide Fonseca Parracho Sant'Anna. (Org.). O Novo Velho Colégio Pedro II - História do Colégio Pedro II. 1ed.Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2017, v. 1, p. 67-78.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. In: IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2012, Niterói. IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2012.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Diálogos sobre escola e etnicidade no Brasil: um olhar sobre as atividades do Projeto Sociocultural 'Sou África!'. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, 2012.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Memória e Discurso: Reflexões sobre a trajetória do ensino de espanhol a partir da análise de textos oficiais. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. V Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . As línguas estrangeiras no panorama educacional brasileiro: uma visão retrospectiva. In: V Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo, 2008, São Gonçalo. V Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo, 2008.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O professor de espanhol em cena: diálogos sobre formação e prática docente. In: II Colóquio Prática de Ensino e Formação de Professores Práticas em Formação: Tecendo Experiências e Saberes, 2008, São Gonçalo. II Colóquio Prática de Ensino e Formação de Professores Práticas em Formação: Tecendo Experiências e Saberes, 2008.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no discurso da lei: reflexões sobre memória e prática docente. In: IV Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo, 2007, São Gonçalo. IV Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo, 2007.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no discurso da lei: a construção de sentidos do trabalho docente. In: XVI Seminário de Estudos Hispânicos, 2007, Rio de Janeiro. XVI Seminário de Estudos Hispânicos, 2007.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Uma reflexão sobre a memória do ensino de espanhol no RJ: relatos de professores. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006, Rio de Janeiro. 4º Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Trilhando os caminhos da literatura na aula de LE: reflexões sob o enfoque discursivo. In: IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2005, Rio de Janeiro. IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2005.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise Linguístico-discursiva de relatos de professores de espanhol LE: Reflexões sobre uma memória de ensino. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguistica, 2007, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguistica, 2007.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . História do ensino de espanhol no Rio de Janeiro: reconstrução de uma trajetória. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007. I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Gêneros discursivos e ensino de espanhol: novos caminhos entre teoria e prática. In: VII Congresso Nordestino de Espanhol, 2018, Natal. VII Congresso Nordestino de Espanhol, 2018.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Memória e ensino de espanhol no Brasil: trajetórias entre teorias e práticas de ensino. In: 3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010, São João del-Rei. 3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de línguas estrangeiras: um diálogo necessário. In: 3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010, São João del-Rei. 3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: reflexões sob o enfoque discursivo. In: IV Jornada de Estudos da Linguagem, 2008, Rio de Janeiro. IV Jornada de Estudos da Linguagem, 2008.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: um estudo discursivo. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2008.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores: uma retrospectiva do ensino de espanhol no RJ. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2008.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no discurso da Lei: (Re)construção de uma memória. In: XI Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. XI Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, 2007.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise linguístico-discursiva de relatos de professores de espanhol que atuam no Rio de Janeiro. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006, São Carlos. Análise do Discurso: Heranças, Métodos e Objetos, 2006. v. I. p. 1.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise de relatos de professores de espanhol/LE: reflexões sobre uma memória de ensino. In: III Jornada de Estudos de Linguagem, 2006, Rio de Janeiro. III Jornada de Estudos de Linguagem, 2006.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores de espanhol LE: Análise lingüístico-discursiva da construção de uma trajetória. In: 15º Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2005, São Paulo. CD-Rom, 2005.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores universitários de espanhol LE: uma memória de ensino a partir de diferentes perspectivas. In: II Congresso de Letras da UERJ São Gonçalo, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2005.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores de espanhol LE: uma análise linguístico-discursiva. In: XIII Congresso da ASSEL-Rio 'Linguagens para o terceiro milênio', 2005, Niterói. XIII Congresso da ASSEL- Rio, 2005.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O Ensino Fundamental e o Espanhol como Língua Estrangeira: Alternativas à Formação Docente. In: 15ª edição do UERJ Sem Muros, 2004, Rio de Janeiro. 15º UERJ Sem Muros, 2004.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Manifestando opiniões sobre consumo e consumismo (oficina). In: UERJ Sem Muros 14ª esição, 2003, Rio de Janeiro. UERJ Sem Muros Catálogo de Atividades 2003, 2003. v. 14ª ed.
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Manifestando opiniões sobre consumo e consumismo. In: 13ª edição UERJ sem muros, 2002, Rio de Janeiro. Catálogo de atividades 2002 - UERJ sem muros 13ª edição, 2002.
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; MARTINS, G. R. . Racismo, lenguaje e identidad en la literatura hispanoamericana: 'ser' y 'pertenecer en la poesía de Jorge Artel'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; CRUZ, A. L. N. ; SALOMAO, J. B. S. . Representatividade negra na literatura hispano-americana: diálogos sobre linguagem, poder e construção de identidades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; MARTINS, G. R. . Um olhar sobre vozes negras na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; MARTINS, G. R. . Reflexões sobre racismo, linguagem e decolonialidade: delineando uma proposta didática para o ensino de espanhol. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; CRUZ, A. L. N. ; MARTINS, G. R. ; SILVA, J. A. ; SALOMAO, J. B. S. . Vozes negras da literatura hispano-americana em foco: reflexões sobre linguagem, poder e construção de identidade(s). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; RAMOS, F. D. ; PRETA, L. M. C. . Entre discursos e práticas de resistência: um olhar sobre o ensino de espanhol no Colégio Pedro II. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; PRETA, L. M. C. . Reflexões sobre resistência política e prática docente no Colégio Pedro II: novos caminhos para o ensino de espanhol. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHO, J. R. D. ; BEVILAQUA, M. C. N. . Panorama do ensino de Espanhol no Colégio Pedro II - de 1919 a 2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol sob a perspectiva dos gêneros discursivos: novos apontamentos entre teoria e prática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Gêneros discursivos e ensino de espanhol: novos caminhos entre teoria e prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O Ensino de Espanhol no Colégio Pedro II (1985-1988): Diálogos sobre currículo e protagonismo docente em tempos de resistência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; BEVILAQUA, M. C. N. . Projeto de implementação de carga horária em E- LE: propostas de atividades didáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Currículo, memória e história: a trajetória do ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985-1996). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . I Feira de Línguas Estrangeiras do Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias: O Ensino de Espanhol entre Saberes e Práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Contando e recontando Histórias: Reflexões sobre a II Feira de línguas estrangeiras do Colégio Pedro II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; PRETA, L. M. C. . I Feira de Línguas Estrangeiras - Lenguas del mundo, unité y diversité: um relato de experiência com alunos do Campus Duque de Caxias do Colégio Pedro II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Reflexões sobre linguagem e cultura: um olhar sobre a 1ª Feira de Línguas do Colégio Pedro II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Um olhar sobre a trajetória do ensino de espanhol no Colégio Pedro II (1985-1996). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Diálogos sobre escola e etnicidade no Brasil: um olhar sobre as atividades do projeto sociocultural 'Sou África!'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Sobre o ensino de espanhol no Brasil: uma interlocução com 'As orientações curriculares para o ensino médio'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: reflexões sobre o enfoque enunciativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Memória e ensino de espanhol no Brasil: trajetórias entre teorias e práticas de ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de línguas estrangeiras: um diálogo necessário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de língua espanhola para a formação do aluno no contexto do MERCOSUL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O professor de espanhol em cena: diálogos sobre formação e prática docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: um estudo discursivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores: uma retrospectiva do ensino de espanhol no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Memória e discurso: reflexões sobre a trajetória do ensino de espanhol a partir da análise de textos oficiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . As línguas estrangeiras no panorama educacional brasileiro: uma visão retrospectiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O professor de espanhol em cena: diálogos sobre formação e prática docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: reflexões sob o enfoque discursivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise lingüístico-discursiva de relatos de professores de espanhol LE: reflexões sobre uma memória de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no discurso da lei: (re)construção de uma memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no discurso da lei: reflexões sobre memória e prática docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino de espanhol no discurso da lei: a construção de sentidos do trabalho docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . As Orientações Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira e Língua Espanhola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . História do ensino de espanhol no Rio de Janeiro: reconstrução de uma trajetória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Uma reflexão sobre a memória do ensino de espanhol no Rio de Janeiro: relatos de professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores de espanhol LE: reconstrução de uma trajetória de ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores universitários de espanhol LE que atuam no RJ: uma análise lingüístico-discursiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . A Literatura Brasileira Contemporânea - décadas de 60, 70 e 80. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise de relatos de professores de espanhol/ LE: reflexões sobre uma memória de ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores de espanhol LE: Análise lingüístico-discursiva da construção de uma trajetória. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise de relatos de professores de espanhol: uma reflexão sobre o trabalho de formação docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de docentes: uma memória. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores universitários de espanhol LE: uma memória de ensino a partir de diferentes perspectivas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Análise de relatos de professores universitários de espanhol: reflexões sob o enfoque linguístico-discursivo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Relatos de professores de espanhol LE: uma análise linguístico-discursiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Trilhando os caminhos da literatura nas aulas de E/LE: reflexões sob o enfoque discursivo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . O ensino fundamental e o espanhol como língua estrangeira: alternativas à formação docente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Manifestando opiniões sobre consumo e consumismo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. . Oficina de narração/ Setor de Espanhol. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; ALL, E. . Alas para volar - 9º ano - 1ª edição. Colégio Pedro II, 2020 (Apostila).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; ALL, E. . Alas para volar - 8º ano - 2ª edição. Colégio Pedro II, 2020 (Apostila).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; PRETA, L. M. C. ; FERREIRA, R. M. . Español + Allá. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2019 (Apostila).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; ALL, E. . Alas para volar - 6º ano - 2ª edição. Colégio Pedro II, 2018 (Apostila).
-
BEVILAQUA, M. C. N. ; ALL, E. . Alas para volar - 7º ano - 1ª edição. Colégio Pedro II, 2018 (Apostila).
Outras produções
BEVILAQUA, M. C. N. . Parecer ad hoc revista Traduzir-se, V. 4 , n. 6.. 2018.
BEVILAQUA, M. C. N. ; CRUZ, A. L. N. ; MARTINS, G. R. ; SILVA, J. A. ; SALOMAO, J. B. S. . Literatura de resistência: linguagem e identidade em diálogo. 2022; Tema: Literatura de resistência: linguagem e identidade em diálogo. (Blog).
BEVILAQUA, M. C. N. . Gêneros midiáticos e ensino de espanhol: delineando propostas de leitura e de produção de textos sob uma perspectiva discursiva. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BEVILAQUA, M. C. N. . IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas : "Livro, Leitor, Leitura". 2011 (Coordenação de mesa) .
BEVILAQUA, M. C. N. . II Colóquio Práticas de Ensino e Formação de Professores. 2008 (Coordenação de mesa) .
BEVILAQUA, M. C. N. . V Congresso de Letras da UERJ - São Gonçalo. 2008 (Coordenação de mesa) .
BEVILAQUA, M. C. N. . Coordenação da mesa intitulada Painel Integrado 36 no I Simpósio Interncional de Letras Neolatinas- UFRJ. 2005 (Coordenação de mesa) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Representatividade negra na literatura hispano-americana: linguagem, poder e construção de identidades, Descrição: O projeto, desenvolvido no Campus Duque de Caxias do Colégio Pedro II, apresentou como temática o estudo de textos literários de autores afro-hispano-americanos. Sob tal viés, a partir do resgate e da análise de discursos tradicionalmente invisibilizados, buscou-se oportunizar o surgimento de novos olhares sobre a contribuição de escritores negros no horizonte cultural da América de língua espanhola. Nesse sentido, a realização da proposta contemplou o interesse de promover espaços de diálogo que favorecessem a ampliação de conhecimentos discursivos e interculturais dos estudantes no que diz respeito à produção literária em questão. Dessa forma, pretendeu-se estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes quanto à presença do preconceito e do racismo estrutural na literatura e na sociedade hispano-americana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua - Coordenador / Ana Luíza do Nascimento da Cruz - Integrante / Gabriel Rodrigues Martins - Integrante / Júlia Andrade da Silva - Integrante / Juliana Barreiros dos Santos Salomão - Integrante.
-
2015 - 2019
Práticas Docentes e Ensino de Espanhol (PRADOCENS), Descrição: O projeto teve como objetivo contribuir para a capacitação de graduados em espanhol para o trabalho em escolas de educaçãobásica e formar especialistas no sentido de aprimorar o conhecimento linguístico-discursivo doprofissional que atua na área de língua Espanhola, de forma a desenvolver uma visão crítica daspolíticas linguísticas, públicas, curriculares e educacionais no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua - Integrante / José Ricardo Dordron de Pinho - Integrante / Luziana Magalhães Catta Preta - Coordenador / Isabela Maria de Abreu - Integrante / Fabrícia Dorneles Ramos - Integrante / Daniele Gomes Cabral - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Pedro II, Campus Duque de Caxias. , Rua Doutor Manoel Reis, 501, Centenário, 25010009 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27844200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Colégio Pedro IIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2019
Colégio Pedro IIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Atividades
-
04/2023
Direção e administração, Campus Duque de Caxias.,Cargo ou função, Coordenadora de Espanhol.
-
12/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol
-
04/2018 - 04/2023
Direção e administração, Campus Duque de Caxias.,Cargo ou função, Representante de Coordenação de Espanhol.
-
02/2016 - 12/2019
Ensino, Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gêneros discursivos e ensino de espanhol: aspectos teóricos e metodológicos
-
03/2014 - 03/2018
Direção e administração, Campus Duque de Caxias.,Cargo ou função, Coordenadora de Espanhol.
2008 - 2010
Colégio Naval (Marinha do Brasil)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2008 - 02/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola
2006 - 2008
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
2005 - 2005
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq
2004 - 2005
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora de língua espanhola
2004 - 2005
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/UERJ
2003 - 2004
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão
Atividades
-
08/2008 - 01/2009
Ensino, Letras Português- espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Hispânica I, Língua Espanhola I, Língua Espanhola III
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Letras Português- espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola I, Língua Espanhola III
-
08/2007 - 01/2008
Ensino, Letras Português- espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Hispânica I, Língua Espanhola I, Língua Espanhola III
-
03/2007 - 08/2007
Ensino, Letras Português- espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Hispânica I, Língua Espanhola II, Língua Espanhola VIII
-
12/2006 - 02/2007
Ensino, Letras Português- espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola I, Língua Espanhola II, Língua Espanhola VII
-
08/2005 - 12/2005
Estágios , Pibic / CNPQ.,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CNPQ) com o Projeto "Relatos de professores de espanhol LE que atuam no RJ: uma análise lingüístico-discursiva", sob a orientação da Profª Drª María Del Carmen Fátima González Daher.
-
04/2004 - 03/2005
Estágios , Instituto de Letras.,Estágio realizado, Monitoria de língua espanhola (voluntária), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia de Albuquerque Sant'Anna.
-
03/2004 - 08/2004
Estágios , Centro de Educação e Humanidades.,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação à docência no Projeto "O ensino fundamental e o espanhol como LE: alternativas à formação docente", ministrando aulas de espanhol para alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ).
-
08/2003 - 12/2003
Estágios , Instituto de Letras.,Estágio realizado, Bolsista de extensão Projeto "O ensino fundamental e o espanhol como LE: alternativas à formação docente".
2007 - 2007
Fundação Centro de Educação Superior a Distância do Estado do RJVínculo: Professor- tutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2006 - 11/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2006 - 2007
Escola Municipal Paulo FreireVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 6
Atividades
-
03/2006 - 03/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Cecilia do Nascimento Bevilaqua e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?