Lourenço de Oliveira Basso
Possui graduação em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2024), graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria(2004), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria(2002), especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2023), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2012). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Brasileira de Informática na Educação, Professor efetivo da INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, Revisor de periódico do 3o Seminário Nacional de Inclusão Digital e Revisor de periódico da Informática na Educação (Online). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Informática na Educação Especial, Escrita coletiva, Acessibilidade.
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Informática na Educação
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: FERRAMENTA ACESSÍVEL PARA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa
com , Ano de obtenção: 2012. Coorientador: Débora Conforto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Informática na Educação Especial; Escrita coletiva; Acessibilidade.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Engenharia Elétrica
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudo de casos médicos, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Jorge Guedes Silveira
Palavras-chave: Informática na educação; Educação a distância; Informática médica; Ambientes de aprendizagem; Aprendizagem colaborativa; Ensino mediado por computador. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Desenvolvimento de Programas (Software).
Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica
2022 - 2023
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: O impacto da gamificação na motivação e no engajamento de alunos durante o processo de aprendizagem de Egenharia de Software
Orientador: Maikon Cismoski dos Santos
Graduação em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica
2022 - 2024
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: O impacto da gamificação na motivação e no engajamento de alunos durante o processo de aprendizagem de Egenharia de Software
Orientador: Maikon Cismoski dos Santos
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
1998 - 2004
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Perfil dos usuários de um ambiente de educação à distância: o caso PUCRS VIRTUAL
Orientador: Maria Eugênia Barrichelo Mariano da Rocha
Graduação em Ciência da Computação
1997 - 2002
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Estudo e Elaboração de um Ambiente Colaborativo em um Portal Educacional
Orientador: Felipe Martins Müller
Formação complementar
2013 - 2013
Curso de Java. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Espanhol 4. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação para formação de prof em TIC acessível. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Espanhol 3. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Espanhol 2. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Criação de Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Espanhol 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação à Distância.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Organização de eventos
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA ; LOPONTE, L. N. ; CALIXTO, P. M. ; CAETANO, M. R. ; TESSMANN, M. H. B. ; PRATES, D. M. A. ; HAMMES, I. L. ; FORTES, M. C. ; ESCOUTO, J. ; TAVARES, E. ; MARINS, G. ; MASCHIO, S. L. . I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul. 2018. (Congresso).
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA ; BARBOSA, L. R. L. . Educação das relações étnicos-raciais e de gênero. 2018. (Outro).
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Diálogos na escola contemporânea: Desafios e Tecnologias Educacionais. 2017. (Outro).
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . 2a. CHARCODE. 2016. .
BASSO, L. O. . 9th IFIP Word Conference on Computers in Education. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul.Uma análise das etapas para a produção e avaliação de jogos digitais educativos dentro dos Institutos Federais. 2018. (Seminário).
IV Feira de Ciência e Inovação Tecnológica do IFRS (IFCITEC). ROLÊ ACESSÍVEL - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE URBANA. 2018. (Feira).
IV Seminário de Alinhamento Conceitual do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT. 2018. (Seminário).
Aulas Públicas - Educação e Contemporaneidade: O uso de ferramentas midiáticas na promoção do ensino de língua para jovens aprendizes em campos de refugiados. 2017. (Outra).
II Seminário de Alinhamento Conceitual do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT. 2017. (Seminário).
Inclusão e Sustentabilidade: Um Olhar Interdisciplinar.Tecnologias Assistivas. 2016. (Seminário).
Protagonismo compartilhado: as relações entre professor, aluno e conhecimento. 2016. (Outra).
Sábado Científico, Relacionamentos atuais: do líquido ao liquidado?. 2016. (Outra).
X Mostra de Ciências e Tecnologias (MOCITEC). Bloother: plataforma para fortalecimento da rede de doação de sangue. 2016. (Feira).
III Seminário Diálogos sobre Pesquisa. 2015. (Seminário).
Ruby em Rails: da experiência de programação ao mercado de trabaho. 2015. (Outra).
Neurociência e Educação. 2014. (Encontro).
Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial. Panel de Expertos "Iberoamérica por la diversidad". 2013. (Congresso).
Congreso Internacional de Informática Educativa. Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência.. 2012. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Ferramenta acessível para produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais.. 2012. (Congresso).
IV Seminário Internacional dos Trabalhadores em Educação.O uso das novas tecnologias no ensino da educação especial.. 2012. (Seminário).
I Encontro Interdisciplinar: Conexões em Educação e Novas Tecnologias.Mesa-redonda Cooperação internacional na formação acadêmica: integrando culturas e tecnologias. 2011. (Encontro).
XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. 2011. (Simpósio).
IX World Conference on Computers in Education (IFIP). Multimedia Workshop: collective production in learning management systems with the aim of PSN digital inclusion. 2009. (Congresso).
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.AVA inclusivo: validação da acessibilidade na perspectiva de interagentes com limitações visuais e auditivas. 2009. (Simpósio).
Squeakfest Brasil. 2009. (Congresso).
Taller Internacional de Software Educativo.Testes de usabilidade com prototipação em papel: validação de ferramenta de AVA acessível a PNEs. 2009. (Oficina).
VIII Congreso Iberoamericano de Informática y Educación Especial. Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Congresso).
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. RAMPAS TECNOLÓGICAS ACESSÍVEIS: construindo a inclusão sóciodigital para pessoas com necessidades especiais. 2009. (Congresso).
A comunicação aumentativa e alternativa e inclusão escolar. Experiências canadenses e brasileiras em debate.. 2008. (Encontro).
Simpósio Internacional de Informática Educativa.Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. 2008. (Simpósio).
Symposium Internaciona SICA 08.Diseñar entornos digitales de inclusión para las NEE. 2008. (Simpósio).
XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. 2008. (Seminário).
XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem.. 2008. (Seminário).
Fronteiras do Pensamento - A linguagem na era digital - Pierre Lévy. 2007. (Outra).
IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs.. 2007. (Seminário).
Simpósio Aprendizagem na Educação a Distância:Caminhos do Brasil. 2007. (Simpósio).
Workshop Elaborando um Projeto de Pesquisa. 2007. (Outra).
II Workshop de Voz sobre IP.II Workshop de Voz sobre IP. 2003. (Outra).
IX Feira de Engenharia.IX Feira de Engenharia. 2003. (Outra).
XII Semana da Engenharia.XII Semana da Engenharia. 2003. (Outra).
XIV SET Universitário.XIV SET Universitário. 2001. (Seminário).
II Semana Acadêmica do Curso de Informática.II Semana Acadêmica do Curso de Informática. 1999. (Outra).
Produção gráfica: novas tecnologias e internet.Produção gráfica: novas tecnologias e internet. 1999. (Oficina).
XXII Congesso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXII Congesso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1999. (Congresso).
Feira das Profissões.Feira das Profissões. 1998. (Outra).
II Encontro Regional dos Estudantes de Computação.II Encontro Regional dos Estudantes de Computação. 1998. (Encontro).
I Semana Acadêmica do Curso de Informática.I Semana Acadêmica do Curso de Informática. 1998. (Outra).
VII Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia.VII Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia. 1998. (Seminário).
V Semana Cultura do Centro de Tecnologia.V Semana Cultura do Centro de Tecnologia. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
SILUK, Ana Cláudia Pavão; BERNARDI, G.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. INTERFACES ACESSÍVEIS NO MOODLE BASEADAS NO PADRÃO WCAG 2.0 PARA ALUNOS CEGOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA; REATEGUI, E. B.; BEHAR, P. A.. A INTERAÇÃO ENTRE INTERFACE CÉREBRO COMPUTADOR E SUJEITOS COM INCAPACIDADE MOTORA GRAVE PARA COMUNICAÇÃO. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VIANA, D. G.; JAEGER, J. P.;BASSO, L. O.. Pata Amiga. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
SANTOS, M.; ELTZ, P. T.;BASSO, L. O.; WOLFFENBUTTEL, P. P.. Comunicando Para Transformar. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ELTZ, P. T.; CARNEIRO, N. L. G.;BASSO, L. O.. Eventifica: simplificando sua participação em eventos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
FARIAS, A. F.; MACHADO, V. P.;BASSO, L. O.; SCHERER, R. P.. APOIANAPNE: UMA PLATAFORMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO PARA O NAPNE. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
OROZCO, A. M. S.;BASSO, L. O.; TAVARES, P. O.; PORTO, D. M. R.. ALLYWATCH: UMA PLATAFORMA PARA AUXILIAR VÍTIMAS DE ASSÉDIO MORAL E VIOLÊNCIA SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
CESA, C. C.;BASSO, L. O.; ELTZ, P. T.. Dosedaily: sistema de monitoramento de medicamentos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
SCHERER, R. P.;BASSO, L. O.; PY, M. X.. Desenvolvendo jogos na plataforma Scratch. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
JAEGER, J. P.; OROZCO, A. M. S.; MACHADO, V. P.; CARNEIRO, N. L. G.;BASSO, L. O.. IFJOBS: AUXÍLIO AOS ESTUDANTES NO MBITO DE ESTÁGIOS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
JAEGER, J. P.; OROZCO, A. M. S.; MACHADO, V. P.; CARNEIRO, N. L. G.;BASSO, L. O.. IFJOBS: AUXÍLIO AOS ESTUDANTES NO MBITO DE ESTÁGIOS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ELTZ, P. T.; SANTOS, M.; TAVARES, P. O.;BASSO, L. O.. JURISPRO: TRADUZINDO O JURÍDICO. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
JAEGER, J. P.; SCHERER, R. P.; OLIVEIRA, R. R.;BASSO, L. O.. MonitorIF: uma plataforma de gestão de monitorias no IFSul, câmpus Sapucaia do Sul. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
JAEGER, J. P.; SCHERER, R. P.; OLIVEIRA, R. R.;BASSO, L. O.. MonitorIF: uma plataforma de gestão de monitorias no IFSul, câmpus Sapucaia do Sul. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
JAEGER, J. P.; CARNEIRO, N. L. G.; OLIVEIRA, R. R.;BASSO, L. O.. ONG CONECTA: UM SITE PARA AUXILIAR NO GERENCIAMENTO DE BENEFICIÁRIOS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
JAEGER, J. P.; CARNEIRO, N. L. G.; OLIVEIRA, R. R.;BASSO, L. O.. ONG CONECTA: UM SITE PARA AUXILIAR NO GERENCIAMENTO DE BENEFICIÁRIOS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
WOLFFENBUTTEL, P. P.; ELTZ, P. T.; SANTOS, M.;BASSO, L. O.. ZIGURATE: jogo digital como estratégia para o auxílio na disciplina de história. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
SANTOS, M.; ELTZ, P. T.;BASSO, L. O.; WOLFFENBUTTEL, P. P.. Comunicando Para Transformar. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ELTZ, P. T.; CARNEIRO, N. L. G.;BASSO, L. O.. Eventifica: simplificando sua participação em eventos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
SCHERER, R. P.;BASSO, L. O.; PY, M. X.. Desenvolvendo jogos na plataforma Scratch. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
TAVARES, P. O.;BASSO, L. O.; SANTOS, M.. CompartiLaRS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
OROZCO, A. M. S.;BASSO, L. O.; TAVARES, P. O.; PORTO, D. M. R.. ALLYWATCH: UMA PLATAFORMA PARA AUXILIAR VÍTIMAS DE ASSÉDIO MORAL E VIOLÊNCIA SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
MACHADO, V. P.;BASSO, L. O.; JAEGER, J. P.. WORKITENS: UMA APLICAÇÃO PARA COLABORAR COM A PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
TAVARES, P. O.;BASSO, L. O.; VIANA, D. G.. Conecte Sangue. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
CESA, C. C.;BASSO, L. O.; ELTZ, P. T.. Dosedaily: sistema de monitoramento de medicamentos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
TAVARES, P. O.;BASSO, L. O.; OLIVEIRA, R. R.. Inter Conectado. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; TAVARES, P. O.; WOLFFENBUTTEL, P. P.. LISTENPOINT: UM SISTEMA PARA AUXILIAR NA AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OUTRAS DIFICULDADES DE LEITURA EM PARADAS DE ÔNIBUS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; TAVARES, P. O.; MACHADO, V. P.. IFLEARN: UMA APLICAÇÃO PARA AUXILIAR O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA DE NÍVEL BÁSICO NO IFSUL CAMPUS SAPUCAIA DO SUL. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; TAVARES, P. O.; MACHADO, V. P.. Iflearn: Uma Aplicação Para Auxiliar O Ensino da Língua Inglesa de Nível Básico no Ifsul Campus Sapucaia do Sul. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; TAVARES, P. O.; WOLFFENBUTTEL, P. P.. Listenpoint: Um Sistema Para Auxiliar na Autonomia de Pessoas Com Deficiência Visual e Outras Dificuldades de Leitura em Paradas de Ônibus. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
TAVARES, P. O.; PY, M. X.;BASSO, L. O.. Writers Circle: UMA COMUNIDADE COM O PROPÓSITO DE INTEGRAR ESCRITORES. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; OROZCO, A. M. S.; TAVARES, P. O.; MACHADO, V. P.. SINGSPEAK: O USO DA MÚSICA E DA GAMIFICAÇÃO NO ENGAJAMENTO DO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; OROZCO, A. M. S.; WOLFFENBUTTEL, P. P.; BOKOWSKI SOBRINHO, R. M.. Check-IF. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; OLIVEIRA, R. R.; ESCOBAR, M. S.. COGNI PLAY: um jogo para potencializar a concentração cognitiva de pessoas com tdah. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; OROZCO, A. M. S.; TAVARES, P. O.; MACHADO, V. P.. SINGSPEAK: o uso da música e da gamificação no engajamento do aprendizado da língua inglesa. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; OROZCO, A. M. S.; ELTZ, P. T.; BOKOWSKI SOBRINHO, R. M.. Check-IF. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ZEISER, F. A.; ESCOBAR, M. S.;BASSO, L. O.. GRAVITATE - UMA PLATAFORMA DE RELACIONAMENTO BASEADA EM PERSONALIDADE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
SANTOS, M.; GUEDES, F. L.;BASSO, L. O.. FIND A DOCTOR: SISTEMA DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS E CADASTRO DE PACIENTES, MÉDICOS E CLÍNICAS SAPUCAIA DO SUL 2022. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
SANTOS, M.; GUEDES, F. L.;BASSO, L. O.. FIND A DOCTOR: SISTEMA DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS E CADASTRO DE PACIENTES, MÉDICOS E CLÍNICAS SAPUCAIA DO SUL 2022. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ABREU, D. T. B.;BASSO, L. O.; OLIVEIRA, R. R.. SEBOOK: ESTIMULANDO O HÁBITO DE LEITURA EM UM AMBIENTE GAMIFICADO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ESCOBAR, M. S.;BASSO, L. O.; OROZCO, A. M. S.. Módulo para o Agrupamento de Pesquisadores. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
KROETZ, K.;BASSO, L. O.; OLIVEIRA, R. R.. LETTER: UMA APLICAÇÃO PARA AUXILIAR NA MODERNIZAÇÃO DA LOCAÇÃO DE LIVROS NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
COLLATTO, D. C.;BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.. E-Rastreio: uma plataforma para gerenciamento múltiplo de compras no comércio eletrônico. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
COLLATTO, D. C.;BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.. E-Rastreio: uma plataforma para gerenciamento múltiplo de compras no comércio eletrônico. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ESCOBAR, M. S.;BASSO, L. O.; OROZCO, A. M. S.. SONIC: UMA PLATAFORMA PARA ENTUSIASTAS DE TRILHAS SONORAS DE JOGOS DIGITAIS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
PIRES, V. O. D.;BASSO, L. O.; PEREIRA, M. C.; ZEISER, F. A.. PROJECT IF: Um Jogo para Apresentar o Campus de Forma Virtual. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; OLIVEIRA, R. R.. Interchat: uma aplicação para desenvolver a habilidade comunicativa em língua inglesa através da conversação. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; PIRES, V. O. D.; OLIVEIRA, R. R.. EASY TEXT: UMA APLICAÇÃO PARA AUXILIAR A PRODUÇÃO DE TEXTOS ACESSÍVEIS POR MEIO DA TÉCNICA DE LEITURA FÁCIL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; OROZCO, A. M. S.. Fauna World: um site para discussão sobre a conservação de animais em risco de extinção. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; OLIVEIRA, R. R.. Interchat: uma aplicação para desenvolver a habilidade comunicativa em língua inglesa através da conversação. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BASSO, L. O.; ESCOBAR, M. S.; PIRES, V. O. D.; OLIVEIRA, R. R.. Easy text: uma aplicação para auxiliar a produção de textos acessíveis por meio da técnica de leitura fácil. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ZAPALOWSKI, V.; SOUZA, C. F. S.;BASSO, L. O.. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento pessoal de exames e diagnósticos relacionados a saúde. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.;BASSO, L. O.. Uma Proposta de Apoio ao Letramento com o Auxílio do Software Tux Paint. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FAVARETTO, F.;BASSO, L. O.; CABRAL JUNIOR, P. A. F.. Redes sociais e bullying virtual: um estudo de caso com alunos do ensino médio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.;BASSO, L. O.. As novas TICs na alfabetização: um olhar sob os objetos de aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.;BASSO, L. O.. Gestão democrática: novo panorama educacional com a participação de todos em prol da investigação do conhecimento através das novas mídias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.;BASSO, L. O.. O uso dos games no cotidiano escolar das crianças. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.;BASSO, L. O.. Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FAVARETTO, F.; CABRAL JUNIOR, P. A. F.;BASSO, L. O.. Como e quando a criança deve e/ou pode começar a ter acesso ao computador?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.;BASSO, L. O.. A contribuição da Informática para a EJA: Uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.;BASSO, L. O.. Laboratório de Matemática - A contribuição dos jogos associados as novas tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Estimulação Precoce: Autismo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. O uso de materiais didáticos-pedagógicos acessíveis no auxílio de pessoas com deficiência visual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. O saber nas mãos: uso de softwares educativo por alunos surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Os benefícios da inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. A inclusão por meio da educação musical na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Lábio leporino e fenda palatina e inclusão escolar: relato de experiência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Inclusão e deficiência mental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Alfabetização de crianças surdas nas escolas de surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Inclusão digital de idosos: Em busca de melhores relações com as tecnologias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. O currículo dos cursos de pedagogia na formação do profissional para atender a criança hospitalizada. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Inclusão sem exclusão: desafios para a prática educativa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.
TIJIBOY, A. V.; MORAIS, C. T. Q.;BASSO, L. O.. O blog no ritmo da educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TIJIBOY, A. V.; MORAIS, C. T. Q.;BASSO, L. O.. Tecnologias Assistivas e Inclusão: expectativas pais e professores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MORAIS, C. T. Q.; TIJIBOY, A. V.;BASSO, L. O.. A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TIJIBOY, A. V.; MORAIS, C. T. Q.;BASSO, L. O.. Produção de vídeos de história: reflexões de uma docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; REATEGUI, E. B.; SILVA, E. R.. Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para além do ?curtir??. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; REATEGUI, E. B.; SILVA, E. R.. Contribuição da Informática na Educação Inclusiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; JANTSCH, A.;DIAS, Cristiani O.. O uso do vídeo: um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; MORAIS, C. T. Q.; CORREA, Y.. O uso das Mídias no Ensino Técnico em Escola Pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; CORREA, Y.; MORAIS, C. T. Q.. Acessibilidade Tecnológica dentro do LABIN nas Escolas do Estado em Esteio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; MORAIS, C. T. Q.; CORREA, Y.. Explorando a Geometria Espacial no Ensino Médio com o Uso da Informática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; JANTSCH, A.; CORREA, Y.. Reflexão no contexto escolar: um estudo sobre o programa de rádio da Prefeitura Municipal de Fontoura Xavier. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; DEUS, S. F. B.; SCHNEIDER, F. C.. A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.; DEUS, S. F. B.. Que espaço a TV vem ocupando na vida das crianças entre zero e seis anos?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Desenvolvimento e aplicação de um game entre alunos do Câmpus Sapiranga do IFSul envolvendo gestão e organização de espaços desse; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, ; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Utilização de Vídeo como Ferramenta de Troca de Experiência para Acolhimento a Imigrantes Negros; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, ; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Desenvolvimento e aplicação de um game entre alunos do campus Sapiranga do IFSul envolvendo gestão e organização de espaços do campus em questão; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, ; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Utilização de Vídeo Como Ferramenta de Troca de Experiência Para Acolhimento a Imigrantes Negros; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, ; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
A produção de vídeos digitais como estratégia para aprender matemática; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
INTEGRAÇÃO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO DUOLINGO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
O saber nas mãos: uso de softwares educativo por alunos surdos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
O uso de materiais didáticos-pedagógicos acessíveis no auxílio de pessoas com deficiência visual; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
O uso das Mídias no Ensino Técnico em Escola Pública; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Acessibilidade Tecnológica dentro do LABIN nas Escolas do Estado em Esteio; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Que espaço a TV vem ocupando na vida das crianças entre zero e seis anos?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Reflexão no contexto escolar: um estudo sobre o programa de rádio da Prefeitura Municipal de Fontoura Xavier; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
O uso do vídeo: um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para além do ?curtir??; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Contribuição da Informática na Educação Inclusiva; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Explorando a Geometria Espacial no Ensino Médio com o Uso da Informática; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
MOBIFORCE ? SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS DIRETAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2025; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Listenpoint: Um Sistema Para Auxiliar na Autonomia de Pessoas Com Deficiência Visual e Outras Dificuldades de Leitura em Paradas de Ônibus; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Listenpoint: Um Sistema Para Auxiliar na Autonomia de Pessoas Com Deficiência Visual e Outras Dificuldades de Leitura em Paradas de Ônibus; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Iflearn: Uma Aplicação Para Auxiliar O Ensino da Língua Inglesa de Nível Básico no Ifsul Campus Sapucaia do Sul; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Iflearn: Uma Aplicação Para Auxiliar O Ensino da Língua Inglesa de Nível Básico no Ifsul Campus Sapucaia do Sul; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2024; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
SINGSPEAK: o uso da música e da gamificação no engajamento do aprendizado da língua inglesa; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
SINGSPEAK: o uso da música e da gamificação no engajamento do aprendizado da língua inglesa; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Check-if: Uma plataforma que automatiza registros de chegadas atrasadas e saídas antecipadas de alunos; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Check-if: Uma plataforma que automatiza registros de chegadas atrasadas e saídas antecipadas de alunos; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
COGNI PLAY: Um jogo para potencializar concentração cognitiva de pessoas com tdah; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2023; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2023; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Menschen Drive: uma aplicação para a socialização de corridas particulares; 2022; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Menschen Drive: uma aplicação para a socialização de corridas particulares; 2022; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2022; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2022; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2022; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Fauna World: um site para discussão sobre a conservação de animais em risco de extinção; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Easy text: uma aplicação para auxiliar a produção de textos acessíveis por meio da técnica de leitura fácil; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Easy text: uma aplicação para auxiliar a produção de textos acessíveis por meio da técnica de leitura fácil; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Interchat: uma aplicação para desenvolver a habilidade comunicativa em língua inglesa através da conversação; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Interchat: uma aplicação para desenvolver a habilidade comunicativa em língua inglesa através da conversação; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Uma Aplicação para Auxiliar o Ensino e Aprendizagem de Libras e a Popularização da Cultura Surda; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Uma Aplicação para Auxiliar o Ensino e Aprendizagem de Libras e a Popularização da Cultura Surda; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Orientação e supervisão de estágio curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Estágio curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Estágio curricular: INVENTÁRIO DE INFORMÁTICA - INVENTARIOINFO; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Subsequente em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lourenço de Oliveira Basso;
Produções bibliográficas
-
BASSO, L. O. ; SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora . A interação e apropriação tecnológica de pessoas com deficiência através de ferramenta multimídia acessível. Revista Brasileira de Informática na Educação , v. 21, p. 13-24, 2013.
-
CANABARRO, M. M. ; BASSO, L. O. . Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para alémdo ?curtir??. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 11, p. 1, 2013.
-
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; CONFORTO, Débora ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Informática na Educação , v. 21, p. 1-12, 2013.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ferramentas de Autoria e de Colaboração Acessíveis na Perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 18, p. 449-468, 2012.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana.. Educacao, Formacao & Tecnologias , v. 2010, p. 4-13, 2010.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Virtual Environment for Digital Inclusion of People with Special Educational Needs. Journal of Universal Computer Science (Print) , v. 15, p. 1496-1507, 2009.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 6, p. 1-10, 2008.
-
ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 6, p. 1-10, 2008.
-
BASSO, L. O. ; SANTAROSA, L. C. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 5, p. 1-11, 2007.
-
BASSO, L. O. ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; HERTZOG, Heloísa Melo ; CARDOSO, Michelle ; CAMOZZATO, Plauto Filho ; BITENCOURT, Renata . MedCase - uma ferramenta online para estudo de casos clínicos. Scientia Medica (PUCRS. Impresso) , v. 17, p. 184-191, 2007.
-
BASSO, L. O. ; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudos de casos clínicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 3, n.2, p. 1-10, 2005.
-
BASSO, L. O. ; SANTOS, M. C. . O impacto da gamificação na motivação e no engajamento de alunos durante o processo de aprendizagem de Engenharia de Software. In: Josué Toebe; Jacinta Lourdes Weber Bourscheid; Rodrigo Nascimento da Silva; Leonardo Betemps Kontz; Jader Luis Fernandes Monks. (Org.). Educação Profissional e Tecnológica: dos conceitos às práticas pedagógicas. 1ed.Pelotas: Publicações PROEN, 2024, v. , p. 31-54.
-
MASCHIO, S. L. ; BASSO, L. O. . Proposta de acolhimento a imigrantes negros: relatos da experiência do IFSul campus Passo Fundo. In: Maria Raquel Caetano; Daniela Medeiros de Azevedo Prates; Luciana Neves Loponte. (Org.). Diálogos, práticas e memórias: (re)existência em educação profissional e tecnológica. 1ed.Porto Alegre: CirKula, 2019, v. , p. 43-60.
-
MARQUES, J. L. V. ; BASSO, L. O. ; AIRES, J. P. . Desenvolvimento e aplicação de um jogo digital envolvendo gestão e organização de espaços do IFSul campus Sapiranga. In: Maria Raquel Caetano; Daniela Medeiros de Azevedo Prates; Luciana Neves Loponte. (Org.). Diálogos, práticas e memórias: (re)existência em educação profissional e tecnológica. 1ed.Porto Alegre: CirKula, 2019, v. , p. 263-279.
-
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA ; MILETTO, E. M. . Linguagem PHP. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 161-194.
-
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Integração de PHP e MySQL. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 195-212.
-
MACHADO, R. P. ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . AJAX. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 213-230.
-
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; CONFORTO, Débora ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Eduquito: ambiente virtual de aprendizaje proyecto para la diversidad humana.. In: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S.. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial.. 1ed.Alcalá de Henares: SERVICIO DE PUBLICACIONES DE LA UAH, 2014, v. 1, p. 212-233.
-
ROSSKOPF, D. H. ; LEVIEN, S. ; BASSO, L. O. . Vídeo no Ensino Profissional e Tecnológico: uma revisão sistemática do uso e potencial da mídia audiovisual. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, 2019, Charqueadas. Anais do II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, 2019.
-
PEREIRA, M. K. ; BASSO, L. O. . Análise das políticas inclusivas para alunos surdos do Instituto Federal Sul-rio-grandense: relação com as políticas inclusivas no âmbito nacional voltadas às pessoas surdas. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, 2019, Charqueadas. Anais do II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, 2019.
-
MARQUES, J. L. V. ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Uma análise das etapas para a produção e avaliação de jogos digitais educativos dentro dos Institutos Federais. In: I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, 2018, Charqueadas. I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: desafios da educação profissional, 2018.
-
CANABARRO, M. M. ; BASSO, L. O. . Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para alémdo ?curtir??. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013, Porto Alegre. Anais XXI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013.
-
BASSO, L. O. ; SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora . Ferramenta acessível para produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CONFORTO, Débora . Blog acessível como espaço para a expressão da diversidade. In: Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012, Cartagena das Indias. Anales del Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CONFORTO, Débora . Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência.. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, 2012, Santiago (Chile). Anales del XVII Congreso Internacional de Informática Educativa, 2012.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; FERRADA, R. B. H. ; BASSO, L. O. . Formação de professores: construindo cenários inclusivos na América Latina. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010, Santiago. Anales Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010. v. 1. p. 190-197.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . AVA e ferramentas acessíveis: espaços de autoria coletiva e síncrona para a diversidade humana. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010, Santiago. Anales Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010. v. 1. p. 198-204.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Multimedia Workshop: collective production in learning management systems with the aim of PSN digital inclusion. In: IX World Conference on Computers in Education (IFIP), 2009, Bento Gonçalves. WCCE 2009 Proceedings, 2009. p. 1-10.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . AVA inclusivo: validação da acessibilidade na perspectiva de interagentes com limitações visuais e auditivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.
-
BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, L. C. . Desafios no uso de prototipação em papel com PNEs para definição de interfaces de editor de documentos multimídia. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.
-
BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, L. C. . Testes de usabilidade com prototipação em papel: validação de ferramenta de AVA acessível a PNEs. In: Taller Internacional de Software Educativo, 2009, Santiago, Chile. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2009. v. 5. p. 151-158.
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana. In: Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2009, Coimbra, Portugal. Anais do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2009.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. In: Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2008, Salamanca. Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), 2008. v. 1.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA, 2008, Caracas. MEMORIAS DO IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA, 2008.
-
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008, Porto Alegre. XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008. v. 11.
-
ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008, Porto Alegre. XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008. v. 12.
-
BASSO, L. O. ; SANTAROSA, L. C. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs. In: IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2007, Porto Alegre. IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2007.
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Ambiente virtual de aprendizagem por projetos - eduquito: espaço para inclusão digital e social de PNEES. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2007, Mar del Plata. VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2007.
-
BASSO, L. O. ; HERTZOG, Heloísa Melo ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um Ambiente de Aprendizagem Baseado em PBL para Estudo de Casos. In: World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006, Santos. Proceedings of World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006.
-
BASSO, L. O. ; HERTZOG, Heloísa Melo ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . ?MedCase - Web-Based Environment for Medicine Faculties. In: Conferência Internacional da Information Resources Management Association, 2006, Washington. Proceedings of Conferência Internacional da Information Resources Management Association, 2006.
-
BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; HERTZOG, Heloísa Melo ; BASSO, L. O. ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . MedCase - An On-line Tool for Clinical Cases. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2006, Orlando, USA. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2006, 2006. p. 2727-2730.
-
BASSO, L. O. ; HERTZOG, Heloísa Melo ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Um Ambiente Interativo e Construtivo para Discussão de Casos Clínicos Baseado em um Modelo PBL. In: Workshop Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet - SBIE 2005, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.
-
BASSO, L. O. ; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudos de casos clínicos. In: VI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2005, Porto Alegre. Anais do VI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2005.
-
BASSO, L. O. ; PRIMO, Alex ; ROCHA, Rafael da ; TRASEL, Marcelo ; ARAÚJO, Ricardo . A escrita coletiva de hipertextos com links multidirecionais através do Co-Link Wiki em processos educacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.
-
BASSO, L. O. . Desenvolvimento de uma ferramenta para programação de serviços de chamadas no contexto de telefonia IP. In: IV Workshop de VoIP, 2004, Porto Alegre. IV Workshop de VoIP, 2004.
-
BASSO, L. O. . Ferramenta Educacional para Apoio ao Ensino Teórico e Prático de Comutadores de Redes Ethernet. In: V Simpósio de Informática do Planalto Médio, 2004, Passo Fundo, 2004.
-
BASSO, L. O. . Implementação de um Switch Ethernet para Apoio ao Ensino Teórico e Prático Aplicado em Redes de Computadores. In: III Simpósio Informática da Região Centro do Rio Grande do Sul, 2004, Santa Maria, 2004.
-
BASSO, L. O. . Sistema para abordagem prática e didática do mecanismo de comutação de quadros ethernet.. In: Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia, 2004, Brasília. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia, 2004.
-
LEITE, L. L. ; BARCELLOS, L. L. ; BASSO, L. O. ; SANTOS, F. L. S. ; BORGES, G. A. . Rolê acessível: sistema de avaliação de acessibilidade urbana. In: XIII Mostra de Ciências e Tecnologias do Câmpus Charqueadas, 2019, Charqueadas. Anais da XIII MOCITEC. Charqueadas: IFSul, 2019. p. 112-112.
-
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA ; SANTOS, F. L. S. ; BARCELLOS, L. L. ; LEITE, L. L. ; LIMA, A. R. . ROLÊ ACESSÍVEL - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE URBANA. In: IV Feira de Ciência e Inovação Tecnológica do IFRS (IFCITEC), 2018, Canoas. Caderno de resumos IFCITEC, 2018.
-
BASSO, L. O. ; OLIVEIRA, D. B. ; PINHEIRO, Y. A. A. . Blother: ajudando um irmão. In: Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação, 2015, Venâncio Aires. Anais da IV MOVACI, 2015.
-
BASSO, L. O. ; OLIVEIRA, D. B. ; PINHEIRO, Y. A. A. ; FAGUNDES, D. A. P. . Blother: ajudando um irmão. In: Feira de Tecnologia de Camaquã, 2015, Camaquã. Anais da V Feira de Tecnologia de Camaquã, 2015.
-
BASSO, L. O. ; LOSEKANN, Alexandre ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CARDOSO, Michelle ; BARRETO, B. ; PINTO, D. ; OLIANI JUNIOR, H. . MedCase ? uma Ferramenta On-Line para Estudo de Casos Clínicos. In: III Congresso Brasileiro de Telemedicina, 2007, Rio de Janeiro. CBTMS2008, 2007.
-
BASSO, L. O. ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . An Web-Based Environment for Cases Discussion Through a PBL Model. In: XVII Conferência Internacional da Society for Information Technology & Teacher Education International, 2006, Orlando. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International, 2006.
-
BASSO, L. O. ; LOSEKANN, Alexandre ; BITENCOURT, Renata ; CAMOZZATO, Plauto Filho ; CARDOSO, Michelle ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara ; SILVEIRA, J. G. DA . MedCase ? uma Ferramenta On-Line para Estudo de Casos Clínicos. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005, Natal. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005.
-
BASSO, L. O. ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; HERTZOG, Heloísa Melo . MedCase - Ferramenta On-line para Estudo de Casos Clínicos. In: XIV Semana da Engenharia - PUCRS, 2005, Porto Alegre. Anais da XIV Semana da Engenharia, 2005.
-
BASSO, L. O. . Programação de Serviços de Chamadas: conceitos e principais propostas. In: XIII Semana da Engenharia e X Feira da Engenharia, 2004, Porto Alegre, 2004.
-
BASSO, L. O. . Estudo e elaboração de um ambiente colaborativo em um portal educacional.. In: VIII Jornada Nacional de Educação, 2002, Santa Maria. Formação de professores: atualidades e diversidades, 2002.
-
BASSO, L. O. . Desenvolvimento de ambiente colaborativo educacional.. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. JAI, 2002.
-
BASSO, L. O. . Portal Educacional: recurso virtual para aprendizagem.. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Cruz do Sul. UNISC, 2002.
-
BASSO, L. O. . Ambiente de aprendizagem colaborativa para EAD.. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Cruz do Sul. UNISC, 2002.
-
BASSO, L. O. . Elaboração de ambiente colaborativo educacional.. In: III Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. PUCRS, 2002.
-
BASSO, L. O. . Desenvolvimento de um ambiente colaborativo educacional.. In: XII Seminário Regional de Informática e III Chamada de Trabalhos Científicos, 2002, Santo Ângelo. URI Santo Ângelo, 2002.
-
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Tecnologias Assistivas na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASSO, L. O. ; LOJKASEK, A. M. ; RODRIGUEZ, W. R. ; CAPRA, M. ; MONTOYA, R. S. ; ZETINA, C. ; HERNANDEZ, Z. . Panel de Expertos 'Iberoamérica por la diversidad'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASSO, L. O. . O uso das novas tecnologias no ensino da educação especial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASSO, L. O. ; Thomazoni, A. ; COSTA, L. A. ; DIEHL, R. ; WILD, R. . Mesa-redonda Cooperação internacional na formação acadêmica: integrando culturas e tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Programa Nacional Brasileiro de Formação de Professores: Construindo a Inclusão Sociodigital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; SONZA, Andrea ; CONFORTO, Débora . RAMPAS TECNOLÓGICAS ACESSÍVEIS: construindo a inclusão sóciodigital para pessoas com necessidades especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; BASSO, L. O. ; CARDOSO, Michelle ; LOSEKANN, Alexandre . MedCase ? uma ferramenta on-line para estudos de casos clínicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; ESTIMA, E. ; BARBOSA, Angelo . Eduquito 2.0. 2009.
BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, L. C. . Oficina Multimídia. 2009.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; DIAS, Cristiani O. ; ESTIMA, E. . Eduquito 1.0. 2007.
BASSO, L. O. . Site Infomedia TV. 2005.
BASSO, L. O. . Site Co-link Wiki. 2005.
BASSO, L. O. ; HERTZOG, Heloísa Melo . MedCase. 2005.
BASSO, L. O. . Portal do Grupo de Pesquisas Avançadas em Redes de Comunicação & Tecnologia da Informação. 2004.
BASSO, L. O. . Site III Workshop de VoIP e I Workshop de VideoIP. 2004.
BASSO, L. O. . Site IV Workshop de VoIP e II Workshop de VideoIP. 2004.
BASSO, L. O. . Comutador - Sistema para abordagem prática e didática do mecanismo de comutação de quadros Ethernet. 2004.
BASSO, L. O. . RADEP Virtual. 2003.
BASSO, L. O. . Site I Workshop de VoIP. 2003.
BASSO, L. O. . Site II Workshop de VoIP. 2003.
BASSO, L. O. ; SILUK, Ana Cláudia Pavão ; SILUK, Julio Cézar Mairesse ; CARGNELUTTI, Thiago ; BIASOLI, Daniel ; CARGNELUTTI, André ; SILUK, Matheus . Cursosweb - Sistema de Gestão e Plataforma de Ensino a Distância. 2002.
BASSO, L. O. ; BIASOLI, Daniel ; SILUK, Júlio César ; SILUK, Ana Cláudia Pavão ; CARGNELUTTI, Thiago ; FAGANELLO, Giovani . Portal Educacional Ser e Saber. 2001.
BASSO, L. O. . Site Pontotec. 2001.
BASSO, L. O. . Portal da Universidade Federal de Santa Maria. 2000.
BASSO, L. O. . Webfórum. 2000.
BASSO, L. O. . Agulha. 1999.
BASSO, L. O. . Site do Centro de Tecnologia - UFSM. 1998.
BASSO, L. O. . Graphus. 1998.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Avaliação de Artigo para I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul (ISBN: 978-85-66935-64-6). 2018.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Avaliação de Projetos de Iniciação Científica para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - EDITAL PROPPI Nº 13/2016. 2017.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Avaliação de Projetos de Iniciação Científica para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - EDITAL IFRS Nº 77/2017. 2017.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Avaliação de Projetos de Iniciação Científica para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Edital PROPPI Nº 014/2015. 2016.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Avaliação de Artigo para Revista Informática na Educação: teoria e prática (e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X). 2016.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Acessibilidade na Web: por que e como fazer?. 2016. .
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . IV Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2016. (Avaliador).
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . IX MOCITEC. 2015. (Avaliador).
BASSO, L. O. ; MACHADO, R. P. . Explorando la autoría a través del blog accesible Bloguito. 2013. .
MACHADO, R. P. ; BASSO, L. O. . Explorando la producción en colaboración en la Web 2.0 a través de la herramienta Cuadro-Blanco. 2013. .
BASSO, L. O. . O uso das novas tecnologias no ensino da educação especial. 2012. .
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. ; LEITHARDT, V. ; HENRIQUE, L. ; SCHNEIDER, F. C. . Ambiente virtual acessível Eduquito: espaço para inclusão digital de pessoas com necessidades especiais. 2011. .
BASSO, L. O. . Utilização de recursos computacionais como ferramenta para aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. 2011. .
BASSO, L. O. . Utilização de recursos computacionais como ferramenta para aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. 2011. .
BASSO, L. O. ; SCHNEIDER, F. C. . Como construir vídeos acessíveis?. 2011. .
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; BARBOSA, Angelo . Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASSO, L. O. . Diseñar entornos digitales de inclusión para las NEE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BASSO, L. O. . Workshop de Voz Sobre IP. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
Rolê acessível: sistema de avaliação de acessibilidade urbana, Descrição: Dada a preocupação crescente com acessibilidade de pessoas com deficiência (PcD), diversos projetos têm surgido em escala nacional para tornar o ambiente urbano mais acessível a essas pessoas. Porém o processo de inclusão ainda é lento e carece de ferramentas que o auxiliem. O projeto ?Rolê Acessível? consiste no desenvolvimento de um sistema web e uma aplicação móvel que visam facilitar a locomoção e autonomia das PcDs, mostrando-lhes de antemão os locais que têm acesso apropriado; e de maneira complementar, buscar influenciar e pressionar os demais estabelecimentos a ofertar condições igualitárias, em questão de acesso, a todos os cidadãos. A plataforma desenvolvida será validada junto a PcDs para verificação de suas funcionalidades e de sua efetiva contribuição para inclusão. Espera-se que os produtos resultantes desse projeto venham a contribuir com a visibilidade das questões de acessibilidade, de forma que os proprietários ou responsáveis de locais ainda não acessíveis sintam-se mobilizados e influenciados a realizarem as devidas adaptações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Coordenador / Luísa Lacerda Barcellos - Integrante / Lívia Leote Leite - Integrante.
-
2019 - 2020
Letrinhas de Sopa: uma plataforma online para estímulo de escrita e leitura, Descrição: O presente projeto tem como objetivo a criação de uma plataforma online no formato de rede social, voltada para a publicação de obras escritas independentes, assim como para o acesso a elas. A plataforma propiciará vínculo com editoras e oportunizará a publicação física de obras nela disponíveis, contribuindo para a descoberta de novos talentos, bem como beneficiando o mercado das editoras. Entretanto, primeiramente, será divulgado um questionário online para saber a frequência, o meio e demais preferências de leitura dos colaboradores da pesquisa. De acordo com os dados produzidos através do questionário, a plataforma será, então, adaptada para tal realidade, buscando, assim, contribuir para o multiletramento. O conceito de multiletramento é uma readaptação da concepção de letramento, ou seja, com o surgimento da comunicação digital ficou claro que os meios físico e virtual possuíam maneiras distintas de atuar, de interagirem com os sujeitos neles envolvidos. A linguagem passou a ter novas formas, a ser compreendida de outras maneiras, e assim surgiu a necessidade de tal adequação. Contudo, mesmo com a emersão da tecnologia, juntamente a sua nova realidade, a leitura no meio físico permanece em conflito com o digital, já que ambos os meios possuem, em grande medida, públicos diferenciados. A plataforma online buscará, portanto, romper com tal divergência, unindo os dois meios e mostrando que em todo lugar é sempre possível adquirir conhecimento através da leitura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / FABIO LUIS DA SILVA SANTOS - Coordenador / Mariane Fernandes Fleck - Integrante / Conrado Abreu Chagas - Integrante.
-
2018 - 2019
Desenvolvimento de aplicação de um game entre alunos do campus Sapiranga do IFSul envolvendo gestão e organização de espaços do campus em questão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Coordenador / Juliano de Leon Viero Marques - Integrante / Jackson de Paula Aires - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2016 - 2018
Práticas Educativas Interdisciplinares em EPT, nos cursos Técnicos Integrados, Descrição: O presente projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos e pesquisa com estudantes de ensino técnico integrado, visando à integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A proposta pauta-se na busca por um trabalho interdisciplinar que permita ao jovem estudante iniciar-se na pesquisa, desenvolvendo projetos, iniciando-se cientificamente.Muitas práticas educativas da educação profissional de nível técnico promovem o desenvolvimento de projetos de pesquisa, primando pelo uso da metodologia científica. Porém o diferencial desta proposta é promovermos o desenvolvimento de projetos que priorizem o uso da interdisciplinaridade.Ao propormos trabalhos desta natureza, estamos promovendo a emancipação de nossos alunos, na construção dos seus próprios conhecimentos, partindo da bagagem adquirida ao longo do curso e consolidando este aprendizado na construção de seus projetos. Aprender por intermédio da motivação é uma forma de emancipar nossos jovens. A promoção do desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos cursos de educação profissional de nível técnico vincula-se ao trabalho como principio educativo, porém não é, sobretudo, uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, que possa relacionar-se somente ao aprender fazendo. É preciso pensar também no trabalho como princípio educativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Luciana Neves Loponte - Coordenador / André Guimarães Camargo - Integrante / Diego Afonso da Silva Lima - Integrante.
-
2016 - 2017
AnLIBRAS 3.0 ? Plataforma pedagógica sociocultural inclusiva, Descrição: Analisando a relevância da comunicação no âmbito social, os dados do Censo do IBGE de 2010 demonstram que existe uma parcela da população brasileira (24%) constituída por pessoas com diversos tipos de deficiência. Vale ressaltar que neste mesmo censo, foi contabilizado que 5,1% da população brasileira é constituída por pessoas com deficiência auditiva. Com foco nesta dificuldade vivenciada desenvolveremos uma plataforma capaz de traduzir para a Língua Brasileira de Sinais e servir como ferramenta pedagógica acarretando assim na maior integração social e cultural dos surdos e da sociedade, suprindo também as mazelas encontradas na educação. Além disso, ampliar as fronteiras da comunicação sem distinção trazendo a cultura brasileira para tecnologias presentes em nosso meio. O objetivo é favorecer não somente os surdos, mas também as pessoas que convivem com eles e que muitas vezes desconhecem essa Língua. A plataforma consiste na elaboração de um de aplicativo para dispositivos móveis utilizando a linguagem Java, evoluindo na construção de uma página web fazendo uso de recursos HTML, PHP e MySQL, a fim de obter melhores resultados devido à facilidade da aplicação em ambientes escolares. Outrossim, serão utilizados vídeo-traduções e técnicas fazendo o uso de associação de imagens influenciando a memorização dos sinais, para tornar a plataforma, uma ferramenta dinâmica, social e interativa. Enfatizamos que os vídeos utilizados no aplicativo serão gravados e interpretados por voluntários do projeto, sendo um dos nossos aspectos diferenciadores das demais aplicações semelhantes. O Projeto prevê, ainda, visitas a escolas que tenham alunos surdos ou deficientes auditivos usuários da LIBRAS. Parcialmente, obtemos alguns resultados em pesquisa com professores e alunos das entidades parceiras. A partir desses resultados obtidos anteriormente, o projeto atual visa continuar o processo de inclusão e obter respostas ainda melhores com a nova plataforma, realizando novas pesquisas e testes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Coordenador / Julia Rosa Silveira - Integrante / Jair Nunes Rodrigues Junior - Integrante / Iara Cecilia Ribeiro - Integrante.
-
2016 - 2016
Bloother: plataforma para fortalecimento da rede de doação de sangue, Descrição: Hemocentros e hospitais operam sob uma constante busca por equilibrar o número de doações de sangue frente à demanda por pedidos. Dados do Ministério da Saúde apontam que pouco mais de 1% da população brasileira doa sangue, sendo o que o índice desejável para evitar problemas de estoque estaria entre 3% a 4%. Diante deste contexto, emerge a hipótese de que recursos tecnológicos poderiam ajudar na intermediação da doação de sangue. O projeto Bloother tem por objetivo realizar o desenvolvimento de uma plataforma que visa, além de conscientizar a população sobre essa realidade, divulgar entre possíveis doadores informações de pessoas que necessitam de sangue. O desenvolvimento da referida plataforma justifica-se ao representar uma possibilidade de ampliação da rede formada entre doadores e receptores de sangue. Para o desenvolvimento do sistema serão analisados trabalhos correlatos, buscando realizar um levantamento de requisitos que facilitem a divulgação de informações sobre pedidos de doações. Visitas a pontos de coleta de sangue complementarão esta etapa, permitindo maior conhecimento sobre o domínio da aplicação. Já para a etapa de desenvolvimento, definiu-se a utilização da linguagem PHP em conjunto com o SGBD MySQL e as linguagens HTML e CSS, buscando interface e navegação acessíveis para o usuário final. Dentre as funcionalidades definidas inicialmente para o sistema, destaca-se a listagem de todos os hospitais e pedidos de outros usuários mais próximos da sua região. Usuários cadastrados no sistema receberão notificações por e-mail/smartphone sempre que um pedido com sangue compatível e de sua região for cadastrado na plataforma, bem como poderão criar pedidos de doação para si ou para terceiros. Acredita-se que o sistema aqui proposto apresenta-se como mais um recurso na busca pela superação do problema da falta de doadores de sangue em nossa sociedade, informando e destacando ainda mais a importância da ajuda de cada indivíduo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Coordenador / Danielle Barufi de Oliveira - Integrante / David Aron Pires Fagundes - Integrante / Yahn do Amaral Almeida Pinheiro - Integrante.
-
2009 - 2012
Estudo sobre o processo de MEDIAÇAO entre Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em Comunidades de Convivência e Inclusão Digital., Descrição: As tecnologias digitais prometem suscitar uma transformação radical da vida em comunidade ao permitir ouvir a voz do plural, ao impulsionar uma enunciação coletiva, uma condição-chave para a construção de uma sociedade de plena participação e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores sociais. O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a reivindicação das pessoas com necessidades especiais- PNEs no seu legítimo direito de ter acesso à informação, à formação e, principalmente, demandando acessibilidade a espaços digitais, adaptados as suas especificidades. Investigações de pesquisadores (internacionais e nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da União Européia) já revelam a urgência de programar ações para enfrentar dos desafios da info-exclusão. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ADA/AVA, de convivência e inclusão, processos de mediação de PNEs entre si e com os demais, tendo como os objetivos: (1) estudar o processo de mediação entre PNEs em Ambientes virtuais de aprendizagem/convivência/ inclusão; (2) acompanhar e observar o processo de mediação de PNEs dentro da mesma deficiência, entre diferenciadas deficiências e com os demais no contexto dos ADA/AVA; (3) utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espaço para Comunidades de Convivência de PNEs e demais participantes; (3) mapear os processos de mediação para a teorização que orientem e ampliem praticas e metodologias alternativas para a inclusão digital e social de PNEs; (5) construir conhecimento sobre os processos de mediação de PNEs, que possibilitem a configuração de ambientes digitais direcionados a sua autonomia e inclusão social. A investigação envolverá como metodologia estudos de casos (multicasos), individuais e grupos de PNEs com diferenciadas síndromes/deficiências, de ambos os sexos, de idades diferenciadas, alfabetizados ou em processo de alfabetização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Lucila Costi Santarosa - Coordenador / Eliane Lourdes da Silva Moro - Integrante / Edilma Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2006 - 2009
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL, EDUCACIONAL E SOCIAL DE PNES, Descrição: Resumo Software livre ganha cada vez mais força, pelos desenvolvedores e usuários que acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado, principalmente nos reportando às pessoas com necessidades especiais - PNES. O projeto tem como proposta o estudo e desenvolvimento de modelos de Ambientes Digital/virtual de Aprendizagem ADA/AVA Inclusivo aperfeiçoando e implementando novas ferramentas de ação e novos recursos de acessibilidade ao AVA EDUQUITO do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial o da UFRGS. Assim, focaliza o estudo e desenvolvimento de ferramentas que mobilizem a produção textual, a construção da leitura e escrita, visando o processo de letramento e alfabetização. Nesse contexto, envolve o estudo e o desenvolvimento de novos recursos de acessibilidade. Acima de tudo, visa socializar e disponibilizar o AVA Inclusivo - EDUQUITO como software livre, para as comunidades acadêmicas, educacionais, sociais, buscando ampliar as possibilidades de inclusão de PNES e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento nessas áreas, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação, Como resultado pretende-se ampliar os recursos para a inclusão digital e social de PNES e construir conhecimento no que concerne a ambientes de digitais/virtuais aprendizagem, ainda carentes no contexto educacional em geral, mais especificamente na área da Educação Especial, servindo de modelo para estudos sobre processos e políticas de inclusão e de acessibilidade à WEB de PNES. Alem do mais, o projeto visa superar as carências de construção de conhecimento, consciente de que toda atividade inovadora que abre áreas novas, tem agregada o risco e as dificuldades que são inerentes a todo trabalho pioneiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Lucila Costi Santarosa - Coordenador / Cristiani de Oliveira Dias - Integrante / Fernanda Chagas Schneider - Integrante / Eduardo Estima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2005 - 2006
Colink Wiki Project, Descrição: Co-link Wiki Project é o projeto desenvolvido por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFRGS no intuito de desenvolver uma ferramenta para edição de hypertextos sem necessidade de conhecimento prévio por parte do usuário de linguagens marcação e também possibilitar a criação de links muitidirecionais nestes hypertextos. Sugerindo uma nova possibilidade tecnológica que possa favorecer a escrita coletiva de hipertextos. Esta tecnologia foi desenvolvida com o intuito de permitir que qualquer interagente possa criar novos links associativos em um texto pré-existente e/ou acrescentar novos destinos a um link já criado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Alex Primo - Coordenador / Rafael da Rocha - Integrante / Marcelo Träsel - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2005
Medcase - Desenvolvimento de um software educacional baseado em casos médicos, Descrição: O projeto de desenvolvimento do sistema MedCase com finalidades didáticas para o ensino médico, é um elemento dentre as várias ações propostas pelo PROMED (Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas) na FAMED (Faculdade de Medicina) da PUCRS. Nesta perspectiva, é um projeto que reúne diferentes departamentos em busca de uma metodologia em comum e uma maior integração de seus conteúdos. Em sintonia com as tendências atuais da educação médica, pretende proporcionar aos estudantes e professores da FAMED um instrumento para o conhecimento da realidade, dos problemas de saúde mais prevalentes e prioritários da população brasileira, e através de estudos de caso simular a solução destes problemas. É um sistema independente e a sua utilização não é restrita ao ambiente acadêmico, podendo ser utilizado em ambientes diversos, contando que estes disponibilizem acesso à Internet. Em estudos futuros, realizados no decorrer do projeto, será analisada a sua interação com outros sistemas, como, por exemplo, as plataformas de padrões internacionais para os diferentes termos técnicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Jorge Guedes da Silveira - Coordenador / Heloísa Melo Hertzog - Integrante / Dinarte Alexandre Prietto Ballester - Integrante / Fladhimyr Câmara Castello - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2003 - 2005
Projeto CNPq RVoIP de Voz sobre IP. Chamada conjunta MCT/SEPIN/FINEP/CNPq, Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado por CNPq e FINEP como resultado da chamada conjunta MCT/SEPIN e FINEP/CNPq. O projeto denominado de RVoIP deverá implementar protocolos da pilha IETF e aplicações de voz sobre IP aplicadas à Telefonia IP. Conta com recursos da ordem de R$ 434.000,00. Inicio do Projeto em 24/01/2003. O Projeto RVoIP objetiva a criação de uma base tecnológica em Tecnologia da Informação, particularmente no que se refere ao problema de voz sobre IP. O estudo proões a criação de uma série de algorítmos, estudos e aplicações relacionadas ao tema, objetivando inserir o Brasil no conjunto de Países capaz de dominar completamente a tecnologia referida. O estudo de voz sobre IP caracteriza-se na atualidade como um dos problemas de cunho mais significativo para a evolução da tecnologia IP dentro dos mais diversos ambientes, particularmente o tecnologia de informação e telecomunicações(TIT). Na atualidade, atividades de pesquisa e desenvolvimento na''area caracterizam-se por movimentos bastantes expressivos, razão pela qual faz-se necessário ao Brasil ingressar no âmbito dos países com a capacitação tecnológica necessária não somente para o uso correto das facilidades apresentadas pela tecnologia, mas principalmente para o desenvolvimenbto da tecnologia, aplicações e facilidades que facam uso de voz sobre IP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Jorge Guedes da Silveira - Coordenador / Fladhimyr Câmara Castello - Integrante / Ricardo Balbinot - Integrante / Alexandre Quadra - Integrante / Ricardo Soares - Integrante / Jeanpaolo Fonseca - Integrante / Daniel Silva - Integrante / Felipe Mobus - Integrante / Eduardo Filippetto - Integrante / Bruno Romeiro Pasetto - Integrante / Fábio Junior - Integrante / Douglas Peruzzo - Integrante / Pedro Martins dos Santos - Integrante / Gustavo Passos Tourinho - Integrante / Ricardo Becker - Integrante / Moisés Coster - Integrante / Guilherme Corsetti - Integrante / Luis Carlos Poletto - Integrante / Marcelo Halpern - Integrante / Virgilio Marcos Peixoto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2012
Terceira melhor tese de doutorado do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
Melhor artigo da trilha 4 do XXII SBIE, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
Reconhecimento pela distinção na realização de trabalho em busca da excelência acadêmica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2009
Terceiro melhor artigo do XX Simpósio Brasileiro de informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2009
Diploma de Espanhol como Língua Extrangeira - Nível Intermediário, Instituto Cervantes.
2009
Proficiência em Língua Espanhola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2009
Melhores artigos do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Universidade de Coimbra (Portugal).
2008
12 melhores artigos do X Simposio Internacional de Informática Educativa, Universidad de Salamanca.
2004
Proficiência em Língua Inglesa, Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Sapucaia. , Avenida Copacabana, 100, COHAB, 93216120 - Sapucaia do Sul, RS - Brasil, Telefone: (51) 34529200, Ramal: 51, URL da Homepage: ,
Experiência profissional
2014 - Atual
INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2025
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Sistemas Computacionais, Experie#770;ncia do Usua#769;rio e Acessibilidade
-
08/2024
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Engenharia de Sistemas Computacionais
-
02/2024
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Interfaces II
-
02/2022
Ensino, Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Semina#769;rios de Trabalhos de Conclusa#771;o de Curso
-
02/2020
Ensino, Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software
-
02/2021 - 12/2024
Ensino, Técnico Integrado em Plásticos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Informática
-
02/2020 - 12/2023
Ensino, Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Projeto de Sistemas
-
02/2021 - 12/2022
Ensino, Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estruturas de Dados
-
02/2020 - 12/2021
Ensino, Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação I
-
05/2018 - 12/2019
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Construção de Páginas Web I
-
04/2016 - 12/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Charqueadas.,Linhas de pesquisa
-
06/2015 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Charqueadas.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE).
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa, Prática de Ensino Orientada, Educação e Tecnologias
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva
-
05/2018 - 07/2018
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologia da Educação
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Redação de Projeto de Pesquisa
-
05/2017 - 02/2018
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Construção de Páginas Web II, Construção de Páginas Web I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
12/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Charqueadas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Local de Planejamento Anual 2016.
-
03/2016 - 03/2017
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Construção de Páginas Web I
-
09/2016 - 12/2016
Direção e administração, Campus Charqueadas.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção de Páginas Web
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Técnico em Mecatrônica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Informática
-
03/2016 - 05/2016
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Tecnologia da Informação
-
02/2015 - 01/2016
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Programação para Internet
-
08/2015 - 10/2015
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva
-
07/2015 - 08/2015
Direção e administração, Campus Charqueadas.,Cargo ou função, Coordenador da Coordenadoria de Extensão.
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Aplicações WEB I, Modelagem Orientada a Objetos
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas de Dados
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Informática Básica, Banco de Dados II, Linguagem de Programação I, Programação para Internet
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software, Estrutura de Dados, Modelagem Orientada a Objetos
2013 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2013
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas II
-
04/2013
Ensino, PROEJA Técnico Manutenção e Suporte em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Informática
-
05/2013 - 09/2013
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Campus Canoas, IFRS - Campus Canoas.,Atividade realizada, Orientação de estágio curricular do curso Técnico Manutenção e Suporte em Informática.
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas II, Linguagem de Programação III (Eventos)
-
02/2013 - 04/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas da Informação
-
02/2013 - 04/2013
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação I (C), Linguagem de Programação IV (PHP)
-
02/2013 - 04/2013
Ensino, PROEJA Técnico Manutenção e Suporte em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Informática
2012 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor orientador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor orientador no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídia na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2009 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador no projeto do CNPq "Estudo sobre o processo de MEDIAÇAO entre Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em Comunidades de Convivência e Inclusão Digital."
2011 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 3
Outras informações:
Estágio docência na disciplina Pesquisa em Educação ( EDU03080), vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 3
Outras informações:
Estágio docência na disciplina Pesquisa em Educação I (EDU 03041), vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de desenvolvimento do Ambiente de Aprendizagem Eduquito
2005 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Participação como colaborador no projeto "Colink Wiki Project", desenvolvido por uma equipe da FABICO da UFRGS
Atividades
-
03/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Núcleo de Informática na Educação Especial.,Linhas de pesquisa
2013 - 2013
Universidade La Salle - CanoasVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
04/2013 - 11/2013
Ensino, Atendimento Educacional Especializado - TGD, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Altas Habilidades/Superdotação e as estratégias de aprendizagem, Trajetória Histórica da Educação Especial
2012 - 2012
Instituto INEDIVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrando a disciplina de Produção de Materiais Didático-Pedagógicos Potencializadores da Inclusão (Tecnológica) - Especialização em Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão.
2012 - 2012
Instituto INEDIVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor orientador de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão (Faculdade Inedi - CESUCA)
2010 - 2010
Instituto INEDIVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrando a disciplina de Produção de Materiais Didático-Pedagógicos Potencializadores da Inclusão (Tecnológica) - Especialização em Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão.
2005 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
2003 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40
2002 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações:
Participação como colaborador no projeto "Plataforma DeskEAD para educação a distância", desenvolvido pelo laboratório Metropoa da PUCRS.
Atividades
-
05/2005 - 11/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Engenharia Elétrica, Metropoa.,Linhas de pesquisa
-
02/2003 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Engenharia Elétrica, Metropoa.,Linhas de pesquisa
1999 - 2000
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Centro de Processamento de Dados, Carga horária: 20
1997 - 1997
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PRAE, Carga horária: 12
Atividades
-
12/1999 - 11/2000
Estágios , Centro de Processamento de Dados, Suporte.,Estágio realizado, Bolsista responsável pelo desenvolvimento de sistemas web-based do site da UFSM como membro da Equipe WWW (divisão de Suporte do Centro de Processamento de Dados) através do uso de programação HTML, PHP e ASP, desenvolvimento de scripts em Perl, C Shell e.
-
07/1997 - 12/1997
Estágios , Reitoria, Pró-Reitoria de Planejamento.,Estágio realizado, Participação no projeto intitulado "Centro de Recuperação e Tratamento de informações".
2013 - 2013
Ministério da EducaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS
2012 - 2012
Ministério da EducaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS
2011 - 2011
Ministério da EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS
2010 - 2010
Ministério da EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS
2009 - 2010
Ministério da EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS
2014 - 2014
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2014 - 06/2014
Ensino, TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET A DISTANCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Redes de Computadores, Análise e Projeto Orientados a Objetos
2000 - 2002
Ponto Tec LtdaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
11/2000 - 05/2002
Estágios , Ponto Tec, Desenvolvimento.,Estágio realizado, Desenvolvimento de um portal educacional, de um sistema de gestão educacional e coordenação/desenvolvimento de ambiente de educação à distância através de programação HTML, JavaScript e PHP, bem como uso de banco de dados Postgress.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lourenço de Oliveira Basso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?