João Gabriel Côrtes Bussular
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2006). Atua como professor da Faculdade Castelo Branco de Colatina-ES (disciplinas: Direito Civil - Parte Geral; Direito de Família e Direito Sucessório). Também atuou como docente das disciplinas Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil II e III e Direito Civil - Contratos entre os anos de 2015 e 2025. Atualmente é assessor de Juiz - Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito do Consumidor e Direito Processual Civil. Participante do curso de especialização em Direito Civil e Processo Civil no ano de 2018, na condição de docente, no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), campi Serra-ES, ministrando aulas de Direito Civil - Direito de Família. Docente e organizador do Curso de Extensão Tópicos de Direito Civil, em coautoria com o Professor Sr. Patrick José Souto, no ano de 2018.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós-graduação em direito de família e sucessões
2015 - 2016
Damásio Educacional
Título: O Sistema Filiatório no Direito Brasileiro e as Ideias da Multiparentalidade e da Parentalidade Socioafetiva
Orientador: Carla Proença Costa de Souza
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PÚBLICO
2007 - 2008
Centro Universitário do Espírito Santo
Título: A proteção da humanidade no plano internacional e o processo de responsabilização internacional do indivíduo junto à Corte Penal Internacional
Orientador: José Luiz Quadros de Magalhães
Graduação em Direito
2002 - 2006
Centro Universitário do Espírito Santo
Título: Tribunal Penal Internacional como meio de proteção dos direitos humanos
Orientador: Danilo Vieira Vilela
Formação complementar
2013 - 2013
TREINAMENTO DO SISTEMA EJUD2 PARA MULTIPLICADORES. (Carga horária: 16h). , Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, TJ/ES, Brasil.
2012 - 2012
REFORMA ORTOGRÁFICA. (Carga horária: 15h). , Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, TJ/ES, Brasil.
2011 - 2011
PROCEDIMENTO SUMÁRIO E ORDINÁRIO NO CPC. (Carga horária: 16h). , Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, TJ/ES, Brasil.
2011 - 2011
FUNCIONALIDADES DO SISTEMA EJUD MÓDULO ASSESSOR. (Carga horária: 4h). , Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, TJ/ES, Brasil.
2010 - 2010
PREPARATÓRIO INTENSIVO AO CONCURSO PÚBLICO DO TJES. (Carga horária: 105h). , ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, EMES, Brasil.
2010 - 2010
INTENSIVO II. (Carga horária: 538h). , REDE DE ENSINO LUIZ FLÁVIO GOMES, LFG, Brasil.
2009 - 2009
INTENSIVO I. (Carga horária: 424h). , REDE DE ENSINO LUIZ FLÁVIO GOMES, LFG, Brasil.
2008 - 2008
INGLÊS. (Carga horária: 50h). , CENTRO DE CULTURA ANGLO AMERICANA, CCAA, Brasil.
2008 - 2008
INGLÊS. (Carga horária: 50h). , CENTRO DE CULTURA ANGLO AMERICANA, CCAA, Brasil.
2007 - 2007
ORATÓRIA. (Carga horária: 18h). , Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, TJ/ES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
FACULDADE CASTELO BRANCOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Docente no Curso de Direito (Bacharelado) nas disciplinas Direito Civil - Parte Geral I e II e Direito Civil VII - Família
Entre os anos de 2015 e 2018 também foi docente das disciplinas Direito Processual Civil II e III.
2007 - Atual
Tribunal de Justiça do Estado do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Juiz, Carga horária: 40
Outras informações:
Histórico de lotação:
Agosto/2007 até Janeiro/2008: 1ª Vara Cível de Barra de São Francisco-ES.
Janeiro/2008 até Outubro/2008: Vara da Família, Órfãos e Sucessões, Infância e Juventude de Barra de São Francisco-ES.
Outubro/2008 até Março/2010: 3ª Vara Criminal de Colatina-ES.
Março/2010 até Novembro/2015: 1ª Vara de Família de Colatina-ES.
Novembro/2015 até a presente data: 3º Juizado Especial Cível de Colatina-ES e 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cível do Estado do Espírito Santo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Gabriel Côrtes Bussular e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?