Regiana Blank Wille

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Pelotas (1996), Mestrado em Música Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, aula de música, ensino e aprendizagem, formação do professor e prática pedagógica, identidade profissional, musicalização infantil (bebês) educação musical inclusiva e TEA.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação

2009 - 2013

Universidade Federal de Pelotas
Título: Docentes de Música na Educação Básica: um estudo sobre identidades profissionais
Profª Drª Márcia Ondina Vieira Ferreira. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação Musical. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Música

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As vivências musicais formais, não-formais e informais dos adolescentes: três estudos de caso,Ano de Obtenção: 2003
Liane Hentschke.Palavras-chave: educação musical formal, não formal e informal; processos de recepção e transmissão musicais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação

1998 - 1998

Universidade Federal de Pelotas
Título: Música na escola ainda é possível ouvir este som
Orientador: Lígia Cardoso Carlos

Graduação em Licenciatura Em Educação Artística Habilitação Em

1991 - 1996

Universidade Federal de Pelotas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

GOLDBERG, G. ; WILLE, R. B. ; DINIZ, L. N. ; NOLETO, R. . XXIX Congresso da ANPPOM. 2019. (Congresso).

WILLE, R. B. . VIII Econtro Regional da ABEM. 2005. (Outro).

WILLE, R. B. . A música na prática pedagógica: enfatizando a inclusão. 2004. (Outro).

WILLE, R. B. . IV Encontro de Educação Musical da UFPEL. 2003. (Outro).

WILLE, R. B. . I Mostra de Música Infantil e Juvenil da UFPel. 2003. (Concerto).

WILLE, R. B. . I Encontro da voz. 2003. (Outro).

WILLE, R. B. ; Cava, Sonia André Cava de Oliveira . III Encontro de Educação Musical da UFPel. 2000. (Outro).

WILLE, R. B. ; Cava, Sonia André Cava de Oliveira . II Encontro De Educação Musical da UFPel. 1998. (Outro).

WILLE, R. B. ; Cava, Sonia André Cava de Oliveira . I Encontro de Educaçaõ Musical da UFPel. 1997. (Outro).

Participação em eventos

2 Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica. 2019. (Encontro).

I Encontro do CEPE. 2019. (Encontro).

Oficina no VII EMUFRN Música e movimento na educação básica: perspectivas de ações inclusivas. 2019. (Oficina).

VII Encontro sobre Música e Inclusão Políticas públicas e pessoas com deficiência: práticas inclusivas e perspectivas de ação.Educação Musical e Inclusão: relatos de formação, ação e pesquisa. 2019. (Encontro).

XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Música. Educador musical e sua constituição docente profissional. 2019. (Congresso).

XXIX Congresso Nacional da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e e Pós-Graduação em Música. Estímulo vocal musical de crianças com autismo. 2019. (Congresso).

XXIX Congresso Nacional da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e e Pós-Graduação em Música. Experiencias Musicais com o Kazoo na Educação Infantil. 2019. (Congresso).

BNCC E A EDUCAÇÃO BÁSICA,. 2018. (Seminário).

Jornada Do FLADEM Brasil/Seção Nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical ? Fladem Brasil/FLADEM,. 2018. (Outra).

Pré-Conlubra: Diálogos para 2019. 2018. (Congresso).

Seminário Estadual do FEPAD/RS ? Políticas de Formação Docente. 2018. (Seminário).

XVIII Encontro Regional Sul da ABEM.A Musicalização e o Bebê: relações afetivas, desenvolvimento musical e inclusão. 2018. (Encontro).

13 ENCONTRO REGIONAL DE EDUCADORES INFANTIS: A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ.Musicalização Infantil e Musicalização para Bebês da UFPel. 2017. (Encontro).

1 Congresso Luso Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva. REFLEXÕES SOBRE MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Congresso).

1 Semana Acadêmica da Música Licenciatura da UFPEL..Articulações entre teoria e prática para formação do educador musical: musicalização e inclusão. 2017. (Outra).

35 SEURS.Musicalização Infantil e Inclusão. 2017. (Seminário).

JORNADA MULTIDIMENSIONAL DE PEDIATRIA:.Musicalização Infantil e Inclusão. 2017. (Outra).

12 Congresso Internacional de Ciências e Tecnologias na Educação. A musicalização para bebês:espaço de formação de professores. 2016. (Congresso).

ISME 2014 World Conference on Music Education. Music Educator and professional identity. 2014. (Congresso).

V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de iniciação a Docência.A IDENTIDADE PROFISSIONAL NOS ESTÁGIOS SUPERVISONADOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA E FÍSICA. 2014. (Seminário).

XIV Seminário Nacional de Arte- Educação.Música no ambiente hospitalar: um olhar sobre as práticas realizadas. 2014. (Seminário).

XIV Seminário Nacional de Arte- Educação.Musicalização para bebês na UFPel: novas possibilidades. 2014. (Seminário).

Encontro de Flauta Doce de Pelotas.Apresentação do Coral Infanto Juvenil "São joão". 2013. (Encontro).

Encontro de Flauta Doce de Pelotas.Oficina de canto. 2013. (Encontro).

Seminário de Arte-Educação: Memórias e Perspectivas Contemporâneas.Perspectivas Contemporâneas na Arte-Educação - O espaço da Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. 2013. (Seminário).

XI Encontro Regional da ABEM Sul.comunicação oral. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Nácional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Estágios Supervisionados de Licenciatura em Música da UFPel: reflexões sobre os encontrosdos acadêmicos com o contexto Escolar. 2008. (Encontro).

II Fórum das Licenciaturas- Normatização das Práticas de Ensino. 2007. (Outra).

I Seminário Diálogos com Paulo Freire.A formação do professor de música: uma reflexão a partir do contexto dos estágios supervisionados. 2007. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa Qualitativa.A música nas escolas de educação infantil: quem é o professor?. 2007. (Seminário).

X Encontro Regional da ABEM.Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto do Estágios Supervisionados do Curso de Música modalidade Licenciatura da UFPel: primeiros passos de uma pesquisa. 2007. (Encontro).

X Encontro Regional da ABEM Sul - Oficina 5. 2007. (Encontro).

II Seminário de Arte, Música e Educação.Música, interdisciplinaridade e construção de identidade. 2006. (Seminário).

1 Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2005. (Simpósio).

5 Encontro sobre o Poder Escolar.Música ou Educação Artística?. 2005. (Encontro).

VIII Encontro Regional da ABEM.Portfólio Música uma experiência gratificante nos estágios supervisionados. 2005. (Encontro).

"Modos de aprendizagem em música" e "Aplicação de pedagogia crítica ao ensino e aprendizagem de música". 2004. (Seminário).

1 Colóquio dos Cursos Superiores de Artes do Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).

I Seminário de Arte Música e Educação.Educação Musical nas escolas. 2004. (Seminário).

Oficina: A música na prática pedagógica, enfatizando a inclusão.A música na prática pedagógica, enfatizando a inclusão. 2004. (Oficina).

VII Encontro da ABEM.Professor de música na educação infantil: que profissional é este?. 2004. (Encontro).

XIII Encontro Nacional da ABEM.Educação infantil e aula de música? Qual a situação? Qual o profissional. 2004. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Arte I Encontro dos Cursos Superiores de Música.Adolescentes e música: uma investigação a partir de suas experiências formais, não-formais e informais. 2003. (Encontro).

Seminário de Educação Musical Ensinando Música Musicalmente. 2003. (Seminário).

VI Encontro Regional da ABEM.Adolescentes e Música: uma investigação a partir de suas vivências formai, não-formais e informais. 2003. (Encontro).

XII Encontro Anual da ABEM I Colóquio do NEM.As vivências musicais dos adolescentes: desvelando suas práticas formais, nã-formais e informais. 2003. (Encontro).

Oficina de Regência de Coro Infantil e Oficina de Percepção 20 Festival de Música e Londrina.Oficina de Regência de Coro Infantil e Oficina de Percepção. 2000. (Outra).

XIII Encontro Nacional de Arte-Educação. 1999. (Encontro).

2 Circuito Estadual de Arte-educação - Ensino de Arte: Identidade e Cultura.Música na escola - conteúdo ou passatempo?. 1998. (Outra).

I Seminário de Educação: Educação se constrói no coletivo.O Teatro e a Música no ensino das Artes. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Wladmir Lauz Medeiros

WILLE, R. B.; LIMA, C. A.; MACKEDANZ, L. F.. Professor-engenheiro ou Engenheiro-professor. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Lélia Negrini Diniz

NORNBERG, M.;WILLE, R. B.; ZAMPERETI, M.; TORRES, M. C.. Processos de uma experiência de Docência: Ensinando e aprendendo a ser professor de Música.. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lélia Negrini Diniz

WILLE, R. B.; ZAMPERETI, M.; TORRES, M. C. A. R.; ZANCHET, B.. Cenas de uma experiência de aprendizagem da/na docência: Ensinando e aprendendo a ser professor de música.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luana Medina de Barros

CAMARGO, S. P. H.; FRISON, L. M. B.;WILLE, R. B.. A contribuição do estímulo musical adaptado para a inclusão de crianças com autismo no contexto escolar. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rosalía Garcia Hernández

WILLE, R. B.; DINIZ, L. N.; MARTINS, F.. Processos de ensino aprendizagem musical na prática musical de DJs de música eletrônica na cidade de Pelotas: dois estudos de caso.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vithória de Oliveria Braga

WILLE, R. B.; HIRSCH, I.; DINIZ, L. N.. Processo de ensino musical coletivo em espaço não-formal de educação: um estudo de caso com a Banda Ebenéze. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruno Rodeghiero Motta

DINIZ, L. N.;WILLE, R. B.; MARTINS, F.. O MULTICULTURALISMO NA REVISTA DA ABEM: Concepções e propostas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe Cesar Zocal

WILLE, R. B.; SILVA, U. R.; HIRSCH, I.. Extensão Universitária: Um espaço de formação do Educador Musical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas.

WILLE, R. B.; HIRSCH, I.; GAVA, J. E.; SILVEIRA, F. T.. Concurso para professor substituto na área de Educação Musical e Pesquisa. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

WILLE, R. B.; GAVA, J. E.; OLIVEIRA, S. A. C. de. Concurso para Professor Substituto na área de Violão e Tecnologias Aplicadas à Música. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

WILLE, R. B.; OLIVEIRA, S. A. C. de; OLIVEIRA, C.. Concurso para professor substituto na área de Educação Musical e Pesquisa. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

SILVEIRA, F. T.;WILLE, R. B.; OLIVEIRA, S. A. C. de. Concurso para Professor Substituto na área de Teatro-Educação e Orientação e Prática Pedagógica. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

SOUZA, C. F. de;WILLE, R. B.; HIRSCH, I.. Banca revisora no concurso público para provimento de cargo de professor de ensino de 1 e 2 graus no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET). 2004. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

WILLE, R. B.. Coordenação Geral das Bancas examinadoras do Teste Específico para ingresso no Curso de Música. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

WILLE, R. B.; SILVEIRA, F. T.. Participação em banca julgadora do Congresso espiritual, artístico e administrativo do DIJESUL. 2002. DIJESUL - Igreja Evangélica Luterana.

Orientou

Andréia Cristina de Souza Lang Vilela

O que se tem dito a respeito de inclusão de alunos com deficiência em sala de aula nos últimos dez anos; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Rodrigo Xavier

Experiências musicais com o kazoo na Educação Infantil; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Andréia Cristina de Souza Lang Vilela

Educação Musical e Deficiências: Práticas Inclusivas no Ensino Regular; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Diocelena Miranda

Musicalização Infantil e Inclusão: Síndome de Down; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Luana Medina de Barros

Autismo e o canto com crianças; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Corintha Àlvares

Processos motivacionais em um coral da terceira idade; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Deisi da Fonseca Alves

Projeto Bandinha Rítmica: implicações na alfabetização infantil; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Marco Antonio Louro

Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Leidiane Souza

Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Cássia Neivert

Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG; Início: 2014 - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Mirian Schumann

Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG; Início: 2014 - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Cristiane Dias Ribeiro

Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG; Início: 2014 - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Angelita Alves

Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Cássia Neivert

Musicalização de Bebês na UFPel; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Marco Antonio Louro

Musicalização de Bebês na UFPel; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Angelita Alves

Musicalização de Bebês na UFPel; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Leidiane Souza

Musicalização de Bebês na UFPel; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Mirian Schumann

Musicalização de Bebês na UFPel; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Larissa Nogueira

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel - Musicalizalção infnatil- 0 a 5anos; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Veronica Freitas

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel - Musicalização Infantil - 0 a 5anos; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Claúdia Braustein Ribeiro

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel - Musicalização Infantil - 0 a 5anos; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Salatiele Gomes

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Ana Lúcia Azambuja

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel - Musicalização Infantil - 0 a 5anos; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Aline Maron da Silva

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel - Musicalização Infantil - 0 a 5anos; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Marco Louro

Projeto Laboratório de Educação Musical da UFPel - Musicalização Infantil - 0 a 5anos; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Deisi da Fonseca Alves

Projeto Bandinha Rítmica; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Andréia Cristina de Souza Lang Vilela

EDUCAÇÃO MUSICAL E DEFICIÊNCIAS: A INCLUSÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PELOTAS-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Leidiane Borba De Souza Feijó

A inserção da música nas escolas de educação básica da rede municipal de Pelotas; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Luana Medina de Barros

Estímulo vocal musical de crianças com autismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Quezia Tabordes Gonçalves

Música nas Igrejas: um survey na cidade de Pelotas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Diocelena dos Santos Miranda

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO MUSICAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM UM CONTEXTO DE MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Caroline Silveira Oliveira

Brincadeiras na aula de Música: um estudo com uma turma de 2°ano do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Carlos Guilherme Xavier da Rocha

Musicalização infantil e Transtorno do Espectro Autismo: a perspectiva dos pais das crianças; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Tamiê Pages Camargo

A representação da mulher a partir do olhar de adolescentes; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Marcio Jardel dos Santos Peres

OS SABERES DOCENTES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOIS PROFESSORES QUE ATUAM EM ESPAÇOS NÃO- FORMAIS E ALTERNATIVOS DE ENSINO DE MÚSICA NA CIDADE DE PELOTAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Kamilla Müller Quandt

Escolhendo o curso de Música Licenciatura: uma pesquisa com licenciandos da UFPEL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Moisés Wachholz Noremberg

As vivências musicais na Igreja Luterana: influências e vivências dos membros congregantes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Cristiano Augusto Mundt

O PROFESSOR DE MÚSICA E AS TICs: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS EX-ALUNOS DO CURSO DE MÚSICA DA UFPel; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Cássia Neivert

Martim Lutero: teólogo, professor, musicista, compositor - educador musical?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Marco Antônio Nunes Louro

O ensino de música em duas escolas de educação infantil de Rio Grande; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Virginia Tavares

PPP do Curso de Música Licenciatura da UFPel: uma análise; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Cristiane Dias Ribeiro

As práticas musicais a favor do desenvolvimento infantil: Uma ênfase no desenvolvimento fonológico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Mirian Beatriz Pearson Schumann

Os Saberes do Professor/regente: Um estudo de caso com as vivências no Encontro De conjuntos instrumentais da Rede Sinodal de Educação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Salatiele da Rosa Gomes

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE MUSICAL; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Veridiana Rossales

A inserção do ensino de música mediante as concepções da equipe diretiva e coordenação de escola pública: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Corintha Mata Álvares

CANTAR, TOCAR, VIVER:UM ESTUDO DE CASO COM O GRUPO MUSICAL 5ª ESTAÇÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Alci Vieria Júnior

Músicas do folclore gaúcho na formação musical de músicos: dois estudos de caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Jacy Mendes Maia

Processos de ensino-aprendizagem na Banda de Música do Colégio Gonzaga; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

MARCELO ALMEIDA

Coro Infantil como prática educativa no ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Vitória Krüger Feldens

Educação Não-Formal: uma possibilidade para a musicalização de crianças e jovens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Bruna Machado

A formação dos licenciandos em Música um olhar sobre as disciplinas de Orientação e Prática Pedagógica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Cristiane Duarte Sacramento

EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VISÃO COMPARTILHADA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Maria Angela Peter da Fonseca

A Música no Colégio Allemão de Pelotas- 1930; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Cecília de Sá Laval

Uma investigação sobre as brincadeiras musicais no espaço do recreio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Daiane Helwig Zarnott

Monitoria da área de Educação Musical e Pesquisa; 2007; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Deisi da Fonseca Alves

Projeto Bandinha Rítmica; 2007; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Daniel Ribeiro Leal

Coral Infantil e Coral Juvenil Cantar-te; 2004; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Giancarlo Borba

Oficina de Flauta-Doce para Adolescentes; 2000; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Marciela Scherdien Maske

Curso Tabita; 2000; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Marcella Klaes

Coral Infanto-Juvenil Cristo Redentor; 1999; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Alexandre Dias Fernandes

Oficina de Flauta-Doce para Adolescentes; 1999; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Lineia Sander Vieira

Coral do Departamento FemininoCristo Redentor; 1998; Orientação de outra natureza; (Curso de Música - modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Regiana Blank Wille;

Produções bibliográficas

  • WILLE, R. B. ; MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; MIRANDA, D. . EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/EE.V23I3 , v. 23, p. 210-222, 2018.

  • WILLE, R. B. . Educação musical formal, não-formal ou informal um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem de adolescentes. Revista da ABEM , Porto Alegre, v. 13, n.setembro, p. 39-48, 2005.

  • WILLE, R. B. . Adolescentes e música: uma investigação a partir de suas vivências musicais formais, não-formais e informais. Revista da Fundarte , Montenegro, v. 3, n.5, p. 47-50, 2003.

  • WILLE, R. B. . Docentes de Música na Educação Básica um estudo sobre identidades profissionais. 2. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2019. v. 1. 250p .

  • GERMANY, P.J ; WILLE, R. B. ; SILVEIRA, F. T. . Currículo e projeto pedagógico, estágio e formação continuada. 1. ed. Pelotas: Editora UFPel, 2010. v. 1. 164p .

  • BARROS, L. M. ; LEAL, L. B. ; WILLE, R. B. ; GARCIA, R. . As práticas musicais a partir das observações da realidade em sala de aula. In: Leite, Vanessa Caldeira; Sangiogo, Fábio André; Frison, Lourdes Maria B.; Ferreira, André Luis A.. (Org.). PIBID UFPEL A iniciação à docência sob o olhar do sujeito de diferentes áreas do conhecimento. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 82-87.

  • WILLE, R. B. ; SANTOS, G. C. ; LANG, A. C. S. ; CAMARGO, T. P. ; BARROS, L. M. ; SOUZA, L. . CONSOLIDANDO AÇÕES ENTRE MÚSICA, INFÂNCIA E INCLUSÃO. In: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Universidade Federal de Pelotas. (Org.). Coleção extensão e sociedade, n.1) Infância cidadã. 1ed.Pelotas: UFPEL, 2018, v. 1, p. 57-72.

  • WILLE, R. B. ; BARROS, L. M. . Estímulo vocal musical de crianças com autismo. In: XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Música, 2019, Pelotas. Anais do XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música. Pelotas: Regiana Blank Wille, 2019. v. 1. p. 1-8.

  • WILLE, R. B. . Educador musical e sua constituição docente profissional. In: XIX Congresso Nacional da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais do XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Pelotas: Regiana Blank Wille, 2019. v. 1. p. 1-9.

  • XAVIER, R. ; WILLE, R. B. . Experiencias Musicais com o Kazoo na Educação Infantil. In: XIX Congresso Nacional da ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais do XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Pelotas: Regiana Blank Wille, 2019. v. 1. p. 1-9.

  • LANG, A. C. S. ; WILLE, R. B. . A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de música de uma escola de ensino regular na cidade de Pelotas - RS. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Pelotas: ANPPOM UFPEL, 2019. v. 1. p. 1-8.

  • WILLE, R. B. ; BARROS, L. M. . Educação Musical e Inclusão: relatos de formação, ação e pesquisa. In: VII Encontro sobre música e inclusão, 2019, Natal. Anais do VII EMUUFRN. Natal: UFRN, 2019. v. 7. p. 43-53.

  • MEDINA, L. ; WILLE, R. B. ; TABORDES, Q. ; JOUGLARD, M. . A experiência Pedagógica Musical para Formação de Professores em um Projeto de Musicalização Infantil. In: XVIII Encontro Regional Sul da ABEM, 2018, Santa Maria. Anais do XVIII Encontro Regional Sul da ABEM. Santa Maria: UFSM ABEM, 2018. v. 1. p. 1-15.

  • CAMARGO, T. P. ; WILLE, R. B. . Representação da Mulher na Música a partir da visão de Adolescentes do Ensino Médio. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: o avesso das práticas, 2018, Pelotas. Anais III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: o avesso das práticas. Pelotas: UFPEL, 2017. v. 1. p. 653-658.

  • LANG, A. C. S. ; WILLE, R. B. ; SOUZA, L. ; RIBEIRO, A. . A Musicalização e o Bebê: relações afetivas, desenvolvimento musical e inclusão. In: XVIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018, Santa Maria. Anais do XVIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos. Santa Maria: UFSM ABEM, 2018. v. 1. p. 1-13.

  • WILLE, R. B. ; CASTRO, C. B. ; MIRANDA, D. S. . Formação de professores de música: experiências inclusivas. In: XVIII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, 2018, Santa Maria. Anais do XVIII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM. Santa Maria: UFSM ABEM, 2018. v. 1. p. 1-9.

  • WILLE, R. B. . Identidade profissional docente em música: saberes e aprendizagem da docência no tempo e no trabalho.. In: Conferência Regional Latino Americana da ISME, 2017, Natal. Anais da Conferência Regional Latino Americana da ISME. Natal: UFRN - ISME, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • WILLE, R. B. ; MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; SOUZA, L. . Musicalização Infantil e Inclusão social de crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. In: Congresso Nacional da ABEM, 2017, Manaus. Anais do Congresso Nacional da ABEM. Manaus: UFAM ABEM, 2017. v. 1. p. 1-12.

  • WILLE, R. B. ; BARROS, L. M. ; LANG, A. C. S. . Musicalização Infantil e Inclusão. In: 35 SEURS, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do 35 SEURS. Foz do Iguaçu: UNILA, 2017. v. 1. p. 1140-1144.

  • VIEIRA, V. T. ; WILLE, R. B. ; HENNING, P. C. . A Educação Musical no Mundo Líquido Moderno: um convite ao pensamento. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT: CINQUENTENÁRIO DE AS PALAVRAS E AS COISAS, 2016, Pelotas. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT: CINQUENTENÁRIO DE AS PALAVRAS E AS COISAS, 2016. v. 1. p. 615-643.

  • WILLE, R. B. ; ALVES, A. ; NEIVERT, C. ; SCHUMANN, M. ; RIBEIRO, C. D. . Musicalização para bebês na UFPel: novas possibilidades. In: XXIV Seminário Nacional de Arte Educação, 2014, Montenegro. Anais do XXIV Seminário Nacional de Arte Educação. Montenegro: Fundarte UERGS. v. 1. p. 340-344.

  • WILLE, R. B. ; BUSS, C. S. ; RIBEIRO, C. D. . A IDENTIDADE PROFISSIONAL NOS ESTÁGIOS SUPERVISONADOS DOS CURSOS DE LICENCIATUR AEM MÚSICA E FÍSICA. In: V Encontro Nacional de Licenciatura IV Encontro PIBID, 2014, Natal. VENCONTRONACIONALDASLICENCIATURAS,IV SEMINÁRIONACIONALDOPIBIDEXISEMINÁRIODEINICIAÇÃOÀDOCÊNCIADAUFRN. Natal: EDUFRN, 2014. v. 23. p. 1678-1686.

  • WILLE, R. B. ; SCHUMANN, M. ; NEIVERT, C. ; RIBEIRO, C. D. ; ALVES, A. . Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG. In: XVII Encontro Regional da ABEM Sul 2014, 2014, Blumenau. Anais do XVII Encontro Regional da ABEM Sul 2014. Blumenau: Editora da FURB /ABEM, 2014. v. 1. p. 1-6.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . Formação inicial e trajetórias de trabalho: constituintes da identidade profissional. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Anais II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Porto: FPCEUP, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • WILLE, R. B. ; CORINTHA, Mata Álvares . Cantar, tocar, viver: Grupo Musical 5ª Estação. In: XIV Encontro Regional Sul da ABEM, 2011, Londrina. XIV Encontro Regional ABEM Sul: Anais. Londrina: ABEM/ UEL, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . O PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. In: XIV Encontro Regional Sul da ABEM, 2011, Londrina. XIV Encontro Regional ABEM Sul: Anais. Londrina: ABEM/UEL, 2011. v. 1. p. 1-7.

  • WILLE, R. B. ; BUSS, C. . CULTURA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL: QUE DIVERSIDADE É ESTA?. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceió: UFAL/ Rede Estrado, 2011. v. 1. p. 1-16.

  • WILLE, R. B. ; BUSS, C. . Processo de Trabalho Escolar e Docente: categorias de análise. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceió: UFAL/ Rede Estrado, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • BUSS, C. ; WILLE, R. B. . A MATERIALIDADE ESPECÍFICA DE UMA REPORTAGEM DE TV: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceió: UFAL/ Rede Estrado, 2011. v. 1. p. 1-11.

  • BUSS, C. ; WILLE, R. B. . REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE BOURDIEU. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceió: UFAL/ Rede Estrado, 2011. v. 1. p. 1-11.

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto dos estágios supervisionados do curso de Música - Modalidade Licenciatura. In: VIII Anped Sul Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010, Londrina. Anped Sul 2010 Formação, Ética e Políticas: Que pesquisa? Qual educação?. Londrina: UEL, 2010. v. 1. p. 1-16.

  • WILLE, R. B. ; MAIA, J. M . Aprendizagem musical em bandas: um estudo com três adolescentes. In: XIII Encontro Regional da ABEM Sul, 2010, Porto Alegre. XIII Encontro Regioanl da ABEM Sul Políticas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas. Porto Alegre: Abem Instituo Metodista do Sul, 2010. v. 1. p. 1-7.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira ; MORAES, Maria Laura Brenner de ; KLUMB, Márcia Cristiane Völz ; BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie ; DINIZ, C. R. B ; DALLIGNA, M. A ; SILVEIRA, P. R. T. ; BRAND, R. M. W. . SINDICATO E DOCÊNCIA: 24 NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul. Londrina: UEL, 2010. v. 1. p. 1-6.

  • WILLE, R. B. ; SILVEIRA, F. T. . Ensinar e aprender música: uma reflexão no contexto dos Estágios Supervisionados do Curso de Música- modalidade Licenciatura. In: XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Goiania. Anais do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiania: ABEM UFG, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . SER PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL IDENTIDADE?. In: XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 4. p. 1-9.

  • WILLE, R. B. ; FREITAS, V. ; Ferraz, Eliara ; Manzke, V. H. R. ; GOMES, S. R. ; SCHMALFUSS, M. G. . Musicalização para bebês do LAEMUS/ UFPel: limites e possibilidades na formação inicial. In: XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Goiania. Anais do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiania: ABEM UFG, 2010. v. 1. p. 1-7.

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . Estágios Supervisionados de Licenciatura em Música da UFPel: reflexões sobre os encontros dos acadêmicos com o contexto escolar.. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV ENDIPE. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-5.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, S. A. C. de . A canção no ensino fundamental: seus usos e funções. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, São Paulo. Diversidade Musical e Compromisso Social O papel da Educação Musical. São Paulo: UNESP/ABEM, 2008. v. 1. p. 1-5.

  • WILLE, R. B. . Laboratório de Educação Musical ? LAEMUS um espaço/programa de. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, São Paulo. Diversidade Musical e Compromisso Social o Papel da Educação Musical. São Paulo: UNESP/ABEM, 2008. v. 1. p. 1-5.

  • WILLE, R. B. ; SACRAMENTO, C. D. . Educação Musical no ensino fundamental: uma visão compartilhada. In: XI Encontro Regional da ABEM, 2008, Sanata Maria. XI Encontro Regional da ABEM: Diversidade Musical e Compromisso Social: o papel da Educação Musical. Santa Maria: ABEM/ UFSM, 2008. v. 1. p. 1-8.

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto dos Estágios Supervisionados do curso de Música-modalidade Licenciatura da UFPel: primeiros passos de uma pesquisa. In: X Encontro Regional da ABEM, 2007, Blumenau. Anais do X Encontro da ABEM. Blumenau: ABEm FURB, 2007. v. 1.

  • Bruna Machado ; WILLE, R. B. . Licenciandos em Música e as Práticas Pedagógicas. In: X Encontro Regional da ABEM, 2007, Blumenau. Anais do X Encontro Regional da ABEM. Blumenau: ABEM FURb, 2007. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Ampliação e flexibilização dos processos de ensino e aprendizagem musical uma ação integrada no Curso de Música-Licenciatura da UFPel. In: X Encontro Regional da ABEM, 2007, Blumenau. Anais do X Encontro da ABEM. Blumenau: ABEM FURB, 2007. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; LAVAL, Cecília de Sá . Brincadeiras do recreio com ou sem música. In: X Encontro Regional da ABEM, 2007, Blumenau. Anais do X Encontro da ABEM. Blumenau: ABEM FURB, 2007. v. 1.

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . A formação do professor de música: uma reflexão a partir dos estágios supervisionados. In: I Seminário Diálogos com Paulo Freire, 2007, Pelotas. I Seminário Diálogos com Paulo Freire. Pelotas: UFPel, 2007. v. 1. p. 1-5.

  • WILLE, R. B. . A música nas escolas de educação infantil: quem é o professor?. In: VI Semináriode PEsquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2007, Rio Grande. VI Seminário de Pesquisa Qualitativa. Rio Grande: FURG, 2007. v. 1. p. 1-8.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, C. . Os Professores de educação infantil e aulas de música: traçando um perfil. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2006, Brasília. Os Professores de educação infantil e aulas de música: traçando um perfil. Brasília: ANPPOM/UNB, 2006. v. 1. p. 91-93.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, C. . As práticas musicais dos professores das escolas de educação infantil de Pelotas. In: IX Encontro Regional da ABEM Sul, 2006, Londrina. Anais IX Encontro Regional da ABEM Sul. Londrina: ABEM/ UEL, 2006. v. 1. p. 34-38.

  • WILLE, R. B. ; FONSECA, M. C. P. . A atuação profissional da instrumentista e professora de música Amélia Lopes Cruz na cidade de Pelotas. In: VIII Encontro Regional da ABEM, 2005, Pelotas. Anais do VIII Encontro Regional da ABEM. Pelotas: UFPEL, 2005. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; SILVA, U. R. . A Reformulação Curricular do Curso de Música da UFPEL ? competências e habilidades para o professor do século XXI. In: VIII Encontro Regional da ABEM SUL, 2005, Pelotas. Educação Musical e Diversidade: espaços e ações profissionais. Pelotas: UFPel, 2005. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; KLAES, M. . Práticas Pedagógicas ao longo da Graduação. In: VIII Encontro Regional da ABEM, 2005, Pelotas. Educação Musical e Diversidade: espaços e ações profissionais. Pelotas: UFPEL, 2005. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; XAVIER, R. . Portfólio de música: uma experiência gratificante no estágio supervisionado. In: VIII Encontro Regional da ABEM, 2005, Pelotas. Educação Musical e Diversidade: espaços e ações profissionais. Pelotas: UFPEL, 2005. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; ARDUIN,, E. A. D. K. C. M. C. ; XAVIER, R. . Estágio Supervisionado: relatos de uma experiência em música. In: XIII Encontro Nacional da ABEM, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro NAcional da ABEM. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Quem é o professor de música das escolas de educação infantil de Pelotas. In: XIII Encontro Nacional da ABEM, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Nacional da ABEM. Rio de Janeiro: UFRJ. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Processos de Aprendizagem musical de adolescentes. In: VII Encontro Regional da ABEM, 2004, Curitiba. Anais do VII Encontro Regional da ABEM. Curitiba: UFPR, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, C. ; HIRSCH, I. ; BIERHALS, M. R. S. ; SILVA, U. R. . Professor de música na edcuação infantil: que profissional é este?. In: VII Encontro da ABEM, 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: UFPR/ABEM, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Processos de esnino e aprendizagem musical de adolescentes. In: VII Encontro da ABEM, 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: ABEM UFPR, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; SILVA, U. R. . Educação infantil e aula de música? Qual a situação? Qual o profissional. In: XIII Encontro Nacional da ABEM, 2004. Anais do XIII Encontro Nacional da ABEM. Rio de Janeiro ABEM, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. . As vivências musicais formais, não-formais e informais. In: XIV COngresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. XIV COngresso da ANPPOM. Porto Alegre: UFRGS, 2003. v. 1. p. 114-1122.

  • WILLE, R. B. ; HIRSCH, I. . Projeto Escola Volte a Cantar. In: SPEM, 2003, Londrina. 9 SPEM. Londrina: UEL, 2003.

  • WILLE, R. B. . As vivências musicais dos adolescentes: desvelando suas práticas formais, não-formais e informais. In: Encontro Nacional da ABEM, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Ncaional da ABEM. Florianópolis: UDESC, 2003. v. 1. p. 697-704.

  • WILLE, R. B. . Cantar-te o que temos realizado?. In: IV Encontro de Educação Musical da UFPel, 2003, Pelotas. Anais do IV Encontro de Educação Musical da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003. v. 1. p. 23-27.

  • WILLE, R. B. . Adolescentes e suas vivências. In: IV Encontro de Educação Musical da UFPel, 2003, Pelotas. Anais do IV Encontro de Educação Musical da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Adolescentes e música: uma investigação a partir de suas experiências, formais, não-formais e informais. In: VI Encontro Regional da ABEM, 2003, Montenegro. Anais. Montenegro: ABEM Fundarte, 2003. v. 1.

  • GONCALVES, D. S. C. ; WILLE, R. B. . Inclusão e música na infância: aprendendo com a diferença. In: VI Semana Integrada SIEPE UFPEL, 2019, Pelotas. Anais do CEG SIEPE UFPEL. Pelotas: UFPEL, 2019. v. 1. p. 1-4.

  • GONCALVES, D. S. C. ; WILLE, R. B. . MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS: COMPARTILHANDO UM AMBIENTE DE AFETO E MÚSICA. In: VI Semana Integrada da UFPEL SIEPE, 2019, Pelotas. Anais do VI SIEPE. pelotas: UFPEL, 2019. v. 1. p. 1-4.

  • MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; WILLE, R. B. . A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA EM AULAS DE MÚSICA NO ENSINO BÁSICO. In: IV CEG Semana Integrada UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do IV CEG. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • MIRANDA, D. S. ; CASTRO, C. B. ; WILLE, R. B. . INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE MÚSICA. In: IV Congresso de Extensão IV SIEPE UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do IV CEC UFPEL. Pelotas: UFPel, 2018. v. 5. p. 83-86.

  • SOUZA, L. ; LANG, A. C. S. ; RIBEIRO, A. ; WILLE, R. B. . MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS: DESENVOLVIMENTO MUSICAL E INCLUSÃO. In: IV CEC SIEP UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do V CEC SIEP UFPEL. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 221-224.

  • BARROS, L. M. ; GOMES, M. J. ; TABORDES, Q. ; WILLE, R. B. . MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÕES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO. In: IV CEC SIEPE UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do IV CEC SIEPE UFPEL. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 252-255.

  • SOUZA, L. ; WILLE, R. B. . A INSERÇÃO DA MÚSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PELOTAS. In: IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • LANG, A. C. S. ; WILLE, R. B. . EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS. In: IV Congresso de Iniciação Científica e IV SIEPE UFPEL, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica e IV SIEPE UFPEL. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • BARROS, L. M. ; LANG, A. C. S. ; WILLE, R. B. . Educação musical e Autismo: estímulos e interação através do cantar. In: IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • TABORDES, Q. ; WILLE, R. B. . Música nas Igrejas de Pelotas no Rio Grande do Sul.. In: IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • MOTTA, B. R. ; ZOCAL, F. ; WILLE, R. B. . A PESQUISA QUALITATIVA: REFLEXÕES SOBRE TÉCNICAS E RESULTADOS. In: IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE, 2018, Pelotas. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica IV SIEPE. Pelotas: UFPel, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • LANG, A. C. S. ; WILLE, R. B. . GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO. In: III Congresso de Graduação UFPEL III SIEPE, 2017, Pelotas. III Congresso de Graduação UFPEL III SIEPE. Pelotas: UFPel, 2017. v. 1. p. 1-4.

  • MIRANDA, D. S. ; OLIVEIRA, C. ; WILLE, R. B. . A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS. In: III CEG UFPEL III SIEPE, 2017, Pelotas. III CEG UFPEL III SIEPE. Pelotas: UFPel, 2017. v. 1. p. 1-4.

  • LANG, A. C. S. ; SANTOS, G. C. ; CAMARGO, T. P. ; RIBEIRO, N. ; SOUZA, L. ; WILLE, R. B. . MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS E TEA. In: III Congresso de Extensão e Cultura II SIEPE da UFPEL, 2017, Pelotas. III Congresso de Extensão e Cultura II SIEPE da UFPEL. Pelotas: UFPel, 2017. v. 1. p. 1-4.

  • RIBEIRO, C. D. ; WILLE, R. B. . AS PRÁTICAS MUSICAIS NA INFÂNCIA: UMA ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2015, Pelotas. Anais XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2015. p. 1-3.

  • NEIVERT, C. ; WILLE, R. B. . A INFLUÊNCIA DE LUTERO NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - UFPEL. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2015.

  • VIEIRA, V. T. ; WILLE, R. B. . O DISCURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORES DA UFPEL NA CONTEMPORÂNEIDADE. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2015. v. 1. p. 1-4.

  • WILLE, R. B. ; ALVES, A. ; NEIVERT, C. ; SCHUMANN, M. ; LOURO, M. A. N. ; SOUZA, L. . Musicalização para bebês na UFPel. In: Congresso de Extensão e Cultura UFPEL, 2015. Anais do Congresso de Extensão e Cultura UFPel. Pelotas: UFPel, 2015. v. 1. p. 291-293.

  • WILLE, R. B. . Music Educator and professional identity. In: ISME 2014 World Conference on Music Education, 2014, Porto Alegre. Anais do ISME 2014 World Conference on Music Education. Londres: Isme, 2014. v. 1. p. 231-232.

  • BUSS, C. ; WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. ; SCHUMANN, M. ; RIBEIRO, C. D. ; ALVES, A. . CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NOS ESTÁGIOS SUPERVISONADOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA E FÍSICA UFPEL E IF CAVG. In: XXIII CIC UFPel, 2014, Pelotas. Anais do XXIII CIC. Pelotas: UFPel, 2014. v. 1. p. 1-4.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . Desenvolvimento profissional ao longo do tempo e no trabalho: quais possibilidades?. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Anais II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Porto: Editora FPCEUP, 2013. v. 1. p. 1-2.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia O. Vieira . DOCENTES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADES PROFISSIONAIS. In: Enpos 2013 UFPel, 2013, Pelotas. Anais do ENPOS 2013. Pelotas: Regiana, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, S. A. C. de . A canção na escola de ensino fundamental. In: XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical e XV Simpósio Paranaense de Educação Musical, 2009, Londrina. O ensino de música na escola: compromissos e possibilidades. Londrina: ABEM/ UEL, 2009. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . O professor de música na educação básica: um estudo sobre sua identidade profissional. In: XI ENPOS, 2009, Pelotas. XVIII CIC e XI ENPOS. Pelotas: UFPel, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • WILLE, R. B. ; SILVEIRA, F. T. ; GOMES, S. R. . Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto dos estágios supervisionados do curso de Música- Modalidade Licenciatura da Ufpel. In: XVIII CIC, 2009, Pelotas. XVIII CIC e XI ENPOS. Pelotas: UFPel, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • WILLE, R. B. ; BARROS, L. M. ; LANG, A. C. S. ; GAZIS, D. ; CASTRO, C. B. ; SOUZA, L. . Musicalização Infantil e musicalização para Bebês. In: 13 Encontro Regional de Educadores Infantis, 2017, Pelotas. 13 Encontro Regional de Educadores Infantis, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • WILLE, R. B. ; ALVES, A. . Música no ambiente hospitalar: um olhar sobre as práticas realizadas. In: XXIV Seminário Nacional de Arte Educação, 2014, Montenegro. Anais do XXIV Seminário Nacional de Arte Educação. Montenegro: Fundarte UERGS, 2014. v. 1. p. 565-567.

  • Júnior, A.V. ; WILLE, R. B. . Músicas do folclore gaúcho na formação musical: dois estudos de caso. In: XIII Encontro Regional da ABEM Sul, 2010, Porto Alegre. XIII Encontro Regional da ABEM Sul Politicas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas. Porto Alegre: ABEM Instituto Metodista do Sul, 2010. v. 1. p. 1-3.

  • WILLE, R. B. ; ALVES, D. F. . Bandinha Rítmica. In: 2 Salão de Extensão da UFPel, 2007, Pelotas. 2 Salão de Extensão da UFPel. Pelotas: UFPel, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • WILLE, R. B. . A música nas escolas de educação infantil: quem é o professor?. In: V Encontro Nacional da ABEM, 2006, Paraíba. XV Encontro Nacional da ABEM. Paraíba: ABEM/UFPB, 2006. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Música, interdisciplinaridade e construção de identidade. In: II Seminário de Arte, Música e Educação, 2006, Pelotas. II Seminário de Arte, Música e Educação. IAD: IAD, 2006. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, C. ; BIERHALS, M. R. S. . As práticas musicais dos professores das escolas de educação infantil de Pelotas: caracterização do seu perfil a partir do conhecimento de sua formação e atuação profissional. In: VIII Encontro Regional da ABEM, 2005, Pelotas. Educação Musical e Diversidade: espaços e ações profissionais. Pelotas: UFPEL, 2005. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, C. . Projeto Coros Infantis. In: VIII Encontro Regional da ABEM, 2005, Pelotas. Educação Musical e diversidade: espaços e ações profissionais. Pelotas: UFPEL, 2005. v. 1.

  • WILLE, R. B. . A construção da aula de música a partir da realidade de consumo. In: VII Encontro Regional da ABEM Sul, 2004, Curitiba. Anais do VII Encontro Regional da ABEM. Curitiba: UFPR, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. . Nós gostamos de estar juntos. In: VII Encontro Regional da ABEM, 2004, Curitiba. Anais do VII Encontro Regional da ABEM. Curitiba: UFPR, 2004. v. 1.

  • WILLE, R. B. ; HIRSCH, I. ; OLIVEIRA, C. ; CLASSEN, Mariledi ; SILVEIRA, F. T. . Escola, Volte a Cantar. In: Seminário Educação em Tempos de Rede, 2003, Pelotas. Educação em Tempo de Rede. Pelotas: UFPel, 2003. v. 1. p. 63-63.

  • WILLE, R. B. ; CASTRO, C. B. ; GONCALVES, D. S. C. ; MIRANDA, D. S. . Educação Musical na Infância: formação, ação e pesquisa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WILLE, R. B. . Projetos de Extensão Musicalização para Bebês (0-2 anos) Musicalização Infantil (3-4 anos). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WILLE, R. B. . A Musicalização Infantil e Musicalização de Bebês doisProjetos de Extensão da UFPel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WILLE, R. B. ; MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; CAMARGO, T. P. ; GAZIS, D. ; BARBOZA, C. ; SOUZA, L. ; RAMOS, G. ; MIRANDA, D. ; SILVEIRA, C. ; BARBOZA, E. ; RIBEIRO, N. ; ZANETTIN, N. ; SANTOS, G. C. ; BARBOSA, R. . Musicalização Infantil e Musicalização para Bebês da UFPel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. ; MEDINA, L. . REFLEXÕES SOBRE MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WILLE, R. B. . Articulações entre teoria e prática para formação do educador musical: musicalização e inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WILLE, R. B. . O desenvolvimento Musical e a prática musical na educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WILLE, R. B. . Identidade Profissional Docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WILLE, R. B. . Perspectivas Contemporâneas na Arte-Educação - O espaço da Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto dos estágios supervisionados do curso de Música - modalidade Licenciatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. ; MAIA, J. M . Aprendizagem Musical em Bandas: um estudo com três adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Júnior, A.V. ; WILLE, R. B. . Música do Folclore Gaúcho na Formação Musical: dois estudos de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, S. A. C. de . A canção na escola de ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WILLE, R. B. ; FERREIRA, Márcia Ondina Vieira . O professor de música na educação básica: um estudo sobre sua identidade profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . Estágios Supervisionados de Licenciatura em Música da UFPel: reflexões sobre os encontros dos acadêmicos com o contexto escolar.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. ; OLIVEIRA, S. A. C. de . Usos e Funções da música na escola pública de ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SACRAMENTO, C. D. ; WILLE, R. B. . Educação musical no ensino fundamental: uma visão compartilhada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. . Laboratório de Educação Musical ? LAEMUS um espaço/programa de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WILLE, R. B. ; Cava, Sonia André Cava de Oliveira . A canção no ensino fundamental: seus usos e funções. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WILLE, R. B. ; Bruna Machado . Licenciandos em música e as práticas pedagógicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. ; LAVAL, Cecília de Sá . Brincadeiras do recreio com ou sem música?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. . Ampliação e flexibilização dos processos de ensino e aprendizagem musical uma ação integrada no Curso de Música Licenciatura da UFPel.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto dos Estágios Supervisionados do curso de Música modalidade Licenciatura da UFPel: primeiros passos de uma pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. ; GAVA, J. E. ; SILVEIRA, M. M. ; ZARNOTT, D. H. ; Pereira , G ; SOUZA, R. D. ; Bruna Machado ; Moura, Fagner ; Pohlmann, Roberto ; Almeida, D ; FELDENS, V. K. ; Krolow, S ; Kruschardt, V . Perfil do ensino musical de Pelotas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO CONTEXTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, F. T. ; WILLE, R. B. . A formação do professor de música uma reflexão a partir dos estágios supervisionados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. . A música nas escolas de educação infantil: quem é o professor?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILLE, R. B. . Escola Volte a Cantar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

WILLE, R. B. . Parecerista ad hoc Congresso da ANPPOM 2019. 2019.

WILLE, R. B. . Parecerista Congresso Anual da ABEM 2013. 2014.

WILLE, R. B. . XXIV Congresso da ANPPOM. 2014.

WILLE, R. B. . Revista da ABEM. 2013.

WILLE, R. B. . Revista UEPG. 2013.

WILLE, R. B. ; SILVEIRA, F. T. . XIX Congresso de Iniciação Científica/ II Mostra Científica. 2010.

WILLE, R. B. . XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. 2009.

WILLE, R. B. ; MIRANDA, D. S. . Projetos Musicalização na Infância. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WILLE, R. B. ; DINIZ, L. N. . Projetos sobre Infância da UFPEL. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WILLE, R. B. . 'Extensão em Cartaz'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Lessa, M. ; WILLE, R. B. . Projeto comprova que sons são terapêuticos e ajudam no desenvolvimento das crianças. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

WILLE, R. B. . MIB Música Iniciação para Bebês - Música em Ação. 2019. .

WILLE, R. B. ; CASTRO, C. B. ; MIRANDA, D. S. ; CHAGAS, K. R. ; HASSAN, M. . MIB Música e Iniciação para bebês Música em ação - 5 EDUCAR-SE formação continuada de professores. 2019. .

WILLE, R. B. . VI SIEPE Semana Integrada da UFPEL. 2019. (Debatedora no VI SIEPE).

WILLE, R. B. ; RIBEIRO, A. . Oficina Musicalização Curso de Pedagogia FURG 24/10/2018. 2018. .

WILLE, R. B. . Oficina de Musicalização para Bebês. 2018. .

DIAS, G. A. ; SILVA, U. R. ; WILLE, R. B. ; SILVA, J. P. ; CHAVES, L. P. ; ZAMPERETTI, M. P. ; LIMA, P. G. ; BARROS, R. C. . Comissão de Adequação do Curso para as Áreas de Design, Cinema, Artes Visuais, Cênicas e Música do Curso de Especialização em Artes. 2018. (Comissão de adequação do Curso de Especialização em Artes).

WILLE, R. B. ; CAMARGO, T. P. ; SANTOS, G. C. . Oficina de muslicaização Infantil no PNAIC. 2017. .

WILLE, R. B. ; LANG, A. C. S. ; BARROS, L. M. . Oficina de Musicalização para Bebês. 2017. .

WILLE, R. B. . Música na Educação Infantil como mobilizador da Socialização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILLE, R. B. . Oficina de musicalização infantil no 4 Simpósio Ensino de Arte-abordagens e tendências contemporâneas. 2007. .

WILLE, R. B. . 5 Encontro sobre o Poder Escolar. 2005. .

WILLE, R. B. . EscolaVolte a Cantar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILLE, R. B. . Flauteando. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILLE, R. B. . Oficina de musicalização no I Seminário de Ensino da Arte-Projeto Arte na escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILLE, R. B. . Aula de música no "Treinamento de motivação e integração". 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILLE, R. B. . Vivências Teatrais, Plásticas e Musicais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILLE, R. B. . Oficina de Música na Associação Riograndense de Professores. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILLE, R. B. ; CLASSEN, Mariledi . Oficina de musicalização na IV Jornada de Estudos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Apresentação musical Jantar dias mães. 2015. Outra.

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Apresentação Musical Jantar dia dos Pais. 2015. Outra.

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Apresentação Musical do Coral Infanto Juvenil 'São João' no Encontro de Corias do Sínodo Sul Riograndense. 2015. Outra.

WILLE, R. B. . PArticipação do Coral Infanto Juvenil 'São João' na Abertura da Semana de Educação do Curso Normal. 2015. Outra.

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Abertura 'Noite de talentos' Coral Infanto Juvenil 'São João'. 2015. Outra.

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Apresentação Musical do Coral Infanto Juvenil 'São João' no Encontro Sinodal da IECLB. 2015. Outra.

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Apresentação Musical do Coral Infanto Juvenil 'São João' na noite de Talentos. 2015. Outra.

WILLE, R. B. ; NEIVERT, C. . Participação do Coral Infanto Juvenil 'São João' na Peça de Natal. 2015. Outra.

WILLE, R. B. . Encontro 'Canto e Dança'. 2014. Interpretação.

WILLE, R. B. . Apresentação musical Jantar das Mães. 2014. Outra.

WILLE, R. B. . Programa de Natal. 2014. Outra.

WILLE, R. B. . Apresentação Coral Infantil 'São João'. 2013. Outra.

WILLE, R. B. . Jantar dia das mães. 2013. Interpretação.

WILLE, R. B. . Regência do Coral Infanto Juvenil 'São João'. 2014 (Atuação Musical).

WILLE, R. B. . Regência do Coral Infanto Juvenil 'São João'. 2013 (Atuação Musical).

WILLE, R. B. ; Kruger, E. ; BAINY, G. ; BACCI, D. ; LEITZKE, P. ; MEYER, P. . Vaso Novo. 2004 (Participação em Gravação de CD musical).

WILLE, R. B. . Regência do Coral Cantar-te. 2004 (Regência de Coro Infanto-Juvenil).

WILLE, R. B. . Regência do Coral Cantar-te. 2003 (I Mostra de Música Infantil e Juvenil da UFPel).

WILLE, R. B. ; Cava, Sonia André Cava de Oliveira . Momento Musical. 2000 (Momento Musical no IV Encontro de Artes).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O que cantamos para os bebês dormirem? Um estudo sobre canções de nina, Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as músicas de ninar (embalar) cantada,s e/o escutadas pelos pais /cuidadores aos seus bebês e crianças pequenas. Através desses dados poderemos saber quais os repertórios utilizados, canções, letras e código musical envolve essas famílias. Quais as maneiras de interação musical (musicalidade comunicativa) ocorrem atualmente entre as famílias (pais, crianças) participantes do projeto de musicalização infantil da UFPEL e que influências essas ações podem trazer na formação e desenvolvimento musical infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Coordenador / Rosalía García - Integrante / Gabriela Cintra dos Santos - Integrante / Diocelena Miranda - Integrante / Camila Barboza Castro - Integrante / DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES - Integrante / MILENY JOUGLARD GOMES - Integrante / Francisco Baz Junior - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Comportamentos de crianças com Transtorno do Espectro Autista com seus pares num contexto de educação musical infantil, Descrição: Considerando as possibilidades de interação social de crianças com TEA partir dos benefícios da educação musical, esta pesquisa pretende investigar a ocorrência de indicadores de sociabilidade (iniciativas e respostas) de crianças com esse transtorno, em relação a seus pares, durante aulas de Musicalização infantil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Coordenador / Tamiê Pages Camargo - Integrante / Andreia Cristina de Souza Lang - Integrante / Luana Medina de Barros - Integrante / Guilherme Ramos - Integrante / Quezia Tabordes - Integrante / Marina Hassan - Integrante / Camila Barboza Castro - Integrante / Nicole Ribeiro - Integrante / Letícia Louro - Integrante / Camila Barbosa Castro - Integrante / Desirée Salles - Integrante / MILENY JOUGLARD GOMES - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG, Descrição: A prática do estágio curricular supervisionado, nos cursos de licenciatura, trata-se de um dos componentes curriculares determinantes na formação inicial de professores, e como tal desempenha papel primordial na construção da identidade destes profissionais. a formação é definida não só como uma atividade de aprendizagem situada em tempos e espaços limitados e precisos, mas, também, como a ação vital de construção de si próprio, onde a relação entre os vários pólos de identificação é fundamental. Tem como objetivo Analisar de que forma se configuram os processos de construção da identidade profissional docente durante o Estágio Curricular Supervisionado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Coordenador / Cristiano da Silva Buss - Integrante / Cristiane Dias Ribeiro - Integrante / Mirian Schumann - Integrante / Cássia Neivert - Integrante / Angelita Alves - Integrante / Leidiane Souza - Integrante / Marco Antonio Nunes Louro - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Usos e Funções da Canção na escola de ensino fundamental, Descrição: Observa-se que na escola, a música está presente em diferentes ocasiões, principalmente nas datas comemorativas, como o dia das mães, Páscoa, dia do índio, entre outras. Há também atividades escolares guiadas pela música como merenda, hábitos de higiene, fila para entrada e saída de sala de aula e ao folclore. É importante salientar que a música está presente também em outros momentos de maneira informal, como nos recreios, nas canções de novelas, comerciais. Sendo que as crianças ?cantam o que ouvem, sabem e gostam?. Desta maneira a música transmitida pela mídia é consumida de forma acrítica, coexistindo com o repertório tradicional da escola que geralmente tem apelo prescritivo moralista (Subtil, 2007).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Coordenador / Moura, Fagner - Integrante / Pohlmann, Roberto - Integrante / Sonia Cava de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2009

    A música no ensino fundamental de Pelotas: mapeando uma realidade, Descrição: A partir de alguns trabalhos que focalizam esta temática, de discussões dos participantes e estagiários do curso de Música Licenciatura o grupo considerou necessário realizar esta investigação. A pesquisa tem como objetivo: Investigar a situação da música nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Pelotas. A metodologia adotada será o survey. A escolha deste método deve-se também ao desejo de acolher um número maior de escolas, realizando a pesquisa em todas as escolas municipais da zona urbana de Pelotas, possibilitando a coleta de um número maior de dados. A pesquisa está na fase de revisão bibliográfica e no início dos procedimentos de coleta de dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Integrante / Cristiane Duarte Sacramento - Integrante / Daiane Hellnvig Zarnott - Integrante / Maria Madalena da Silveira - Integrante / Roberto Domingues Souza - Integrante / Vitória Krüger Feldens - Integrante / José Estevam Gava - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Reflexões sobre o ensinar e aprender música no contexto dos Estágios Supervisionados do curso de Música- modalidade Licenciatura da UFPel., Descrição: Com o objetivo de construir conhecimento da prática docente e musical no coletivo, durante a atuação do/a estagiário/a no espaço da sala de aula com seus alunos e na academia durante a troca com os colegas de estágio e as professoras, é que pretendemos resgatar para a pesquisa, as experiências do campo escolar que contribuam para a reflexão sobre as possibilidades e limites do ensino de música na escola. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Integrante / Fabiane Tejada da Silveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

  • 2004 - 2007

    O professor de música das escolas de educação infantil: um survey nas escolas de Pelotas, Descrição: O trabalho vem preencher uma lacuna existente em nossa comunidade local que se refere ao conhecimento do profissional que trabalha com música nas escolas de educação infantil. O objetivo é: Investigar aspectos específicos da formação e atuação profissional do professor de música da educação infantil caracterizando seu perfil profissional. Foram enviados questionários para estes profissionais utilizando como metodologia o survey. Através da caracterização do perfil deste profissional tencionamos contribuir na melhoria da formação dos futuros professores de música, conhecendo aqueles que vem dedicando-se ao ensino de música na educação infantil, bem como avaliando o que tem sido proporcionado durante os cursos de formação dentro da Universidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Regiana Blank Wille - Coordenador.

Prêmios

2018

Paraninfa da turma de formandos do Curso de Música Licenciatura 2018, Universidade Federal de Pelotas.

2017

Paraninfa da turma de formandos do Curso de Música Licenciatura 2007, Universidade Federal de Pelotas.

2007

Prêmio Jovem Extensionista 2007, Univesidade Federal de Pelotas.

2007

Paraninfa da turma de formandos do Curso de Música Licenciatura 2007, Universidade Federal de Pelotas.

2004

Professora Homenageada da turma de formandos Artes/Música 2004, Universidade Federal de Pelotas.

2003

Professora Homenageada da turma de formandos Artes/Música 2003, Universidade Federal de Pelotas.

2002

Professora Homenageada da turma de formandos Artes/Música 2002, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes. , Rua Coronel Alberto Rosa,62, Porto, 96010770 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 2786711, URL da Homepage:

Experiência profissional

1998 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação de Ensino e Currículo PRG, Carga horária: 28

Outras informações:
Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Graduação - Coordenadora

Atividades

  • 03/2018

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação Musical I, II

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino.,Cargo ou função, Representante do Curso de Música Licenciatura na Comissão das Licenciaturas.

  • 03/2013

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, II, III e IV

  • 03/2013

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto em Educação Musical I, II

  • 06/2007

    Direção e administração, Colegiado de Curso.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 04/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 03/2007

    Ensino, Curso de Música - modalidade Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Música I e II, Projeto em Educação Musical I e II, Pré-Estágio Supervisionado em Educação Musical I e II, Estágio Supervisionado em Educação Musical I e II

  • 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Estágios da UFPel.

  • 07/1998

    Ensino, Música Modalidade Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I , II , III e IV

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Educação Musical - inclusão

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Música

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Curso de Música - modalidade Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Educação Musical I, II, III e IV; Pesquisa em Música I e II; Projeto em Educação Musical I e II

  • 03/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.,Cargo ou função, membro da Comissão de Graduação.

  • 03/2004 - 12/2004

    Ensino, Curso de Música - modalidade Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Música I e II, Projeto em Educação Musical I e II, Projeto em Artes I e II, Fundamentos da Educação Musical I e II, Orientação e Prática Pedagógico-Musical I, II, III e IV

  • 03/2004 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes e Design.,Cargo ou função, menbro do Colegiado do Curso de Música- Licenciatura.

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino, Licenciatura Plena em Artes Habilitação e Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Flauta Doce I, II ,III e IV, Educação Musical I, II, III e IV

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, Licenciatura Plena em Artes Habilitação e Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Musical e Percepção Auditiva I,II, III e IV, Flauta Doce I, II, III e IV, Educação Musical I, II, III e IV

  • 03/1999 - 11/1999

    Ensino, Licenciatura Em Educação Artística Habilitação Em, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão musical I, II, III e IV, Flauta Doce I, II e III, Prática de Educação Artística

  • 07/1998 - 12/1998

    Ensino, Licenciatura Em Educação Artística Habilitação Em, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Musical I, II, III, IV ; Flauta Doce I, II e III;

1992 - 1996

Escola Emanuel

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professor ensino fundamental, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Música e Ensino Religioso Regente do Coral Infantil

Atividades

  • 03/1992 - 03/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Música e Ensino Religioso