Janaína Pinheiro Vece
Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é orientadora de estágio na Coordenadoria de Estágios em Educação e professora do curso de Pedagogia EaD na Universidade Paulista. Assessora e Consultora Pedagógica na EDUMAPED (Educação Matemática para Pedagogos). Autora e revisora de materiais didáticos destinados à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental em editoras (FTD Educação e Geekie). Fez parte do Time de Autores da Revista Nova Escola elaborando planos de aula de Matemática. Tem experiência na área de Educação com foco nos temas: Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino de Ciências
2016 - 2020
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Grandezas e Medidas no Ciclo de Alfabetização: suas tecituras em currículos prescritos de Matemática
, Ano de obtenção: 2020. Profa. Dra. Edda Curi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (CONCEITO 5)
2009 - 2010
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Resolução de Problemas em matemática, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Edda Curi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em pedagogia
2003 - 2005
Centro Universitário São Camilo
Título: Violência na Escola
Orientador: Luciane Pedro
Formação complementar
2008 -
Formação de Professores no Ensino de Matemática. (Carga horária: 160h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2017 - 2017
Virada de Autores. (Carga horária: 25h). , Associação Nova Escola, NE, Brasil.
2013 - 2013
Geometria - Relações Espaciais. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação para o processo de seleção de tutores. (Carga horária: 28h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em INGLÊS INSTRUMENTAL - LEITURA. (Carga horária: 32h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Professores no Ensino de Matemática. (Carga horária: 80h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2006 - 2006
LETRA E VIDA. (Carga horária: 360h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
2002 - 2002
Curso Básico de Língua Brasileria de Sinais-LIBRAS. (Carga horária: 16h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Participação em eventos
Discussões curriculares: contribuições de um grupo colaborativo para a implementação de um novo currículo de Matemática e o uso de materiais curriculares na rede pública Municipal de São Paulo. 2019. (Outra).
XXIII (EBRAPEM) Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (XX.Mapeamento da Pesquisa Acadêmica Brasileira sobre o tema Grandezas e Medidas: o cenário de uma década. 2019. (Encontro).
Evento comemorativo de Dez anos do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.Grandezas e Medidas no Ciclo de Alfabetização: análise documental dos currículos de Matemática. 2018. (Encontro).
Jornada Pedagógica "O pedagógico de tudo para todos".A Matemática e as Ciências Naturais no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Outra).
ENIC (Encontro de Iniciação Científica).Comissão avaliadora. 2017. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Parte da Comissão de Pareceristas e Avaliadores dos trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Educação Matemática.. 2016. (Encontro).
IX Jornada do Curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul ?Formação Docente em Debate?.A formação matemática do professor alfabetizador. 2015. (Outra).
Oficina de análise dos resultados dos itens do pré-teste da avaliação em larga escala..Análise e revisão de itens do pré-teste do curso de Medicina Preventiva.. 2015. (Oficina).
Seminário de Práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID da UNIP..A formação do professor alfabetizador em matemática. 2015. (Seminário).
Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Práticas de Gestão Educativa.A formação do professor alfabetizador em matemática. 2015. (Simpósio).
Dez anos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: Contribuições da Pesquisa para o Ensino. 2014. (Encontro).
Capacitação, Elaboração e Revisão de Itens para a Provinha Brasil - Matemática. 2013. (Oficina).
Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas..Parte da Comissão de Pareceristas e Avaliadores dos trabalhos submetidos ao Encontro Nacional de Educação Matemática.. 2013. (Encontro).
II Seminário de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática.Projeto Observatório da Educação: Constituição, Pesquisas e Obras de um Grupo Colaborativo. 2013. (Seminário).
II Seminário de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática.Representação gráfica do espaço e seus níveis de desenvolvimento.. 2013. (Oficina).
I Seminário de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática.Avaliação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em relação a documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática.. 2012. (Seminário).
I Seminário de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática..O ensino de números e o sistema de numeração decimal.. 2012. (Oficina).
Oficina de Capacitação para Elaboração de Itens para a Provinha Brasil. 2012. (Oficina).
Oficina de Elaboração de Itens para a Provinha Brasil - Matemática. 2012. (Oficina).
Prova Brasil de Matemática: revelações e possibilidades para a formação de professores.Alunos do 1 ano do Ensino Fundamental e os problemas de transformação negativa. 2011. (Seminário).
III SHIAM - Seminários de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Ditado de números: reflexão para o aluno e diagnóstico para o professor. 2010. (Seminário).
Metodologia de Pesquisa em Ensino. 2010. (Outra).
Semana da Educação - A escola e as pesquisas em didática das matemáticas. 2009. (Encontro).
Semana da Educação - As notações no contexto da resolução de problemas matemáticos. 2009. (Encontro).
Prosa Pedagógica II Socialização de experiências bem sucedidas nas escolas "A prática em discussão". 2008. (Encontro).
Prosa Pedagógica I Socialização de experiências bem sucedidas nas escolas. 2007. (Encontro).
Cartografia - Ensino e Aprendizagem. 2006. (Oficina).
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).
IV Fórum de Educação do Centro Universitário São Camilo. 2003. (Oficina).
Participação em bancas
CALEJON, L. M. C.;VECE, J. P.. A relação entre escola e família: a importância da parceria família e escola no desenvolvimento do aluno. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; CURI, E.. A importância do designer instrucional para o desenvolvimento de materiais didáticos no ensino a distância. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; OLIVEIRA, I. C. A.. Tecnologias da Informação e Comunicação: Possibilidades Virtuais, porém reais na Educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; CURI, E.. Avaliação no Ensino Superior: a influência do ENADE nas práticas de avaliação e proposições de um novo olhar.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; SILVA, Simone Dias. A importância da família na Educação Básica: relações e reflexos no Ensino Superior. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
SILVA, Simone Dias;VECE, J. P.. Novos tempos, novos professores: um estudo de um curso para formação de professores no ensino de português de língua estrangeira em Buenos Aires. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; CURI, E.. Monografia: dos aspectos legais à prática no Ensino Superior. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; FERNANDES, Vera Maria Jarcovis. O ensino do Design no Ensino Superior. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; FERNANDES, Vera Maria Jarcovis. O intercâmbio como ferramenta de pesquisa: metodologia para orientação de trabalho de curso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.; FERNANDES, Vera Maria Jarcovis. Educação: suas diversidades e tolerâncias. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CURI, E.;VECE, J. P.; FERNANDES, Vera Maria Jarcovis. Análise do contexto da avaliação formativa e expectativas de aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, no componente curricular de Ciências. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CURI, E.;VECE, J. P.; LIMA, W. C.. As funções do professor coordenador no Ensino Fundamental II. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
CURI, E.;VECE, J. P.. A questão da Didática na Educação à Distância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul.
VECE, J. P.. Brandão e Sandra Inez da S. de Oliveira.A desmotivação do professor na atual realidade educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
VECE, J. P.. Baptista e Samantha R. F. Antunes Pereira.Como escolas, públicas e privadas, utilizam a brinquedoteca e quais as diferenças e semelhanças entre elas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
VECE, J. P.. Cuidar e Educar no momento do banho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
VECE, J. P.. Estudo comparativo sobre brinquedotecas escolares: pública e privada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.
Orientou
O Ensino de Frações por meio do Recurso aos Jogos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Aprendizagem do Sistema Monetário: recurso aos jogos matemáticos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Campo Multiplicativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: como superar as dificuldades de aprendizagem?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O uso de diferentes materiais como recurso para o ensino do Sistema de Numeração Decimal; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Letramento e a construção da escrita acadêmica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Cursos de Aperfeiçoamento para Graduandos de Enfermagem: o perfil e as implicações do novo aluno do Ensino Superior Brasileiro; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
A relevância da leitura nos cursos de Graduação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Papel do professor em um curso técnico de alimentos na modalidade de ensino a distância: um relato de experiência em uma Universidade Pública; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Repositórios Digitais: Memória Acadêmico Científica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Novas Tecnologias para o ensino e aprendizagem com criatividade: Blackboard Learn; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Educação a Distância no Ensino Superior: A Revolução no Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos no Ensino Superior; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O impacto dos universitários do PROUNI na nota do ENADE no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Aprendizagem colaborativa por meio da computação em nuvem: uma pesquisa-ação; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Os cadernos de registros como ferramenta de reflexão à prática docente: uma análise sobre as atividades matemáticas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Ensino de Gráficos para Alunos do 2 ano do Ensino Fundamental; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O ensino de gráficos e tabelas na organização de informações: estudo de aula 3 ano do ensino fundamental; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
A percepção de professores do curso de Administração sobre o uso do celular: potencialidades e fragilidades para a aprendizagem em sala de aula; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Paradigmas Educacionais e o uso das Tecnologias no Ensino Superior; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
A importância da cultura: implicações para a Psicopedagogia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O uso dos jogos como intervensão psicopedagógica no processo de alfabetização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Reflexões sobre a importância da criatividade na atuação do professor universitário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O professor do curso de licenciatura em filosofia: uma análise acerca da transposição didática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Formação do formador do Ensino Superior em cursos de Informática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
A Internet como Ferramenta Pedagógica no Ensino Superior; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
União entra família e escola: contribuições para o desenvolvimento humano; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O processo de formação de enfermeiros assistenciais para enfermeiros docentes; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior de História da Universidade Cruzeiro do Sul; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Perfil dos egressos do curso superior de Ciências Contábeis: algumas reflexões; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Gêneros Textuais: reflexões acerca da importância do trabalho com resumo e resenha na formação básica e universitária; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Educação à Distância: a proposta de um curso superior em Segurança Pública; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Monografia: dos aspectos legais à prática docente no Ensino Superior; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Aprendizagem significativa: contribuições teóricas de Ausubel para o curso de Engenharia Mecatrônica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Cotas Raciais: análise de ações acerca da inclusão social das populações negra e parda em universidades públicas brasileiras; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
A importância dos jogos no ensino de matemática nas série iniciais do Ensino Fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Educação Matemática) - FACCAT ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL ARTUR FERNANDES; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Problemas do campo aditivo nos anos iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Alfabetização e Educação Matemática) - FACULDADES FACCAT; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Jogos: limites e possibilidades; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Alfabetização e Educação Matemática) - FACULDADES FACCAT; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O ensino dos números na Educação Infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Alfabetização e Educação Matemática) - FACULDADES FACCAT; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
A importância do lúdico nas aulas de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Alfabetização e Educação Matemática) - FACULDADES FACCAT; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
O papel do tutor nos cursos de Graduação EAD: uma nova postura no processo de ensino e aprendizagem e na relação professor e aluno; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Docência no Ensino Superior) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Alfabetização Tradicional: o que é afinal?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Hipóteses numéricas das crianças na Educação Infantil: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Jogos na Educação Infantil na perspectiva Piagetiana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: narrativas sobre o fenômeno da matofobia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Janaina Pinheiro Vece;
Produções bibliográficas
-
VECE, JANAINA PINHEIRO ; CURI, EDDA ; BENTO DOS SANTOS, CINTIA APARECIDA . Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (IMPRESSO) , v. 19, p. 302-327, 2017.
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Representação Gráfica do Espaço de alunos do 1 e do 5 ano do Ensino Fundamental: por que, o que e como analisar?. Perspectivas da Educação Matemática , v. 9, p. 829-848, 2016.
-
MACHADO JUNIOR, I. ; VECE, J. P. . CONTRIBUIÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Journal of Chemical Engineering and Chemistry , v. 2, p. 092-106, 2016.
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Professores dos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo e suas Relações com o Currículo Prescrito e Apresentado no Ensino de Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 28, p. 621-637, 2014.
-
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias ; CURI, E. . Desatando os nós do Sistema de Numeração Decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5 ano do Ensino Fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil. Educação Matemática Pesquisa (Online) , v. 15, p. 1-18, 2013.
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a Resolução de Problemas em Matemática: relações e implicações dos estudos de Shulman. Revista de Produção Discente em Educação Matemática , v. 1, p. 93-102, 2012.
-
CURI, E. ; NASCIMENTO, J. C. P. ; VECE, JANAINA PINHEIRO . Grupos Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de matemática e desenvolvimento profissional de professores. 1. ed. Embú das Artes: Alexa Cultural, 2018. v. 1. 188p .
-
CURI, E. ; VECE, J. P. . Relações espaciais: práticas educativas de professores que ensinam Matemática. 1ª. ed. Sao Paulo: Terra Cota, 2013. v. 1. 288p .
-
VECE, J. P. . Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: como lidar com essa transição?. In: Luzia Estevão Garcia. (Org.). Escola e Família 1 Ano. 1ed.São Paulo: FTD, 2019, v. 1, p. 4-13.
-
VECE, J. P. . Pequenas crianças, grandes Matemáticos!. In: Luzia Estevão Garcia. (Org.). Escola e Família 3 anos. 1ed.São Paulo: FTD, 2019, v. 1, p. 14-23.
-
VECE, JANAINA PINHEIRO . Indícios de adaptação e improvisação no uso de material didático-curricular para o ensino de Matemática no 1 ano. In: CURI, Edda; NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira do; VECE, Janaina Pinheiro. (Org.). Grupos Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de matemática e desenvolvimento profissional de professores. 1ed.Embú das Artes: Alexa, 2018, v. 1, p. 147-156.
-
VECE, JANAINA PINHEIRO ; NASCIMENTO, J. C. P. ; BORELLI, S. . Grupo Colaborativo e Estudos de Aula em Educação Matemática: Aprendizagens, desafios e perspectivas futuras. In: CURI, Edda; NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira do; VECE, Janaina Pinheiro. (Org.). Grupos Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de matemática e desenvolvimento profissional de professores. 1ed.Embú das Artes: Alexa, 2018, v. 1, p. 157-165.
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e Didáticos. In: Marcos Andrei Ota; Jane Garcia de Carvalho. (Org.). Docência no Ensino Superior. 1ed.São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional. Campus Virtual., 2016, v. 1, p. 291-314.
-
VECE, J. P. ; PAULO, R. M. ; MOCROSKY, L. F. . Diferentes enfoques no ensino de números. In: Ministério da Educação, Secretaria de Educação. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. 1ed.Brasilia: Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. ? Brasília: MEC,, 2014, v. 2, p. 55-61.
-
VECE, J. P. . Representação gráfica do espaço e seus níveis de desenvolvimento: uma análise possível?. In: Curi, Edda. Vece, Janaina Pinheiro. (Org.). Relações espaciais: práticas educativas de professores que ensinam Matemática. 1ªed.Sao Paulo: Terra Cota, 2013, v. , p. 112-144.
-
CURI, E. ; VECE, J. P. . Apresentação do livro. In: Edda Curi; Janaina Pinheiro Vece. (Org.). Apresentação do livro: Relações Espaciais: práticas educativas de professores que ensinam matemática. 1ed.São Paulo: Terracota, 2013, v. 1, p. 9-15.
-
VECE, J. P. . Três professoras que lecionam no quinto ano do ensino fundamental e o trabalho com as relações espaciais. In: CURI, Edda; VECE, Janaina Pinheiro. (Org.). Relações Espaciais: práticas educativas de professores que ensinam Matemática. 1ªed.São Paulo: Terracota, 2013, v. 1, p. 261-264.
-
VECE, J. P. . Alunos do 1 ano do ensino fundamental e os problemas de transformação negativa. In: CURI, Edda; Nascimento, Julia Cassia P.. (Org.). Educação Matemática: grupos colaborativos, mitos e práticas. 1ªed.São Paulo: Terracota, 2012, v. 1, p. 71-93.
-
VECE, J. P. . Apresentação do livro. Apresentação do livro: Educação Matemática: Grupos Colaborativos, Mitos e Práticas. 1ed.São Paulo: Terracota, 2012, v. 1, p. 7-12.
-
VECE, J. P. . MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O TEMA GRANDEZAS E MEDIDAS: O CENÁRIO DE UMA DÉCADA. In: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019, São Paulo. Pesquisa em Educação Matemática: Perspectivas Curriculares, Ética e Compromisso Social, 2019.
-
VECE, J. P. ; MOURA, B. ; SILVA, J. B. M. R. ; OLIVEIRA, M. A. ; MARAMBIO, D. I. . As duas faces do espelho da formação do professor universitário. In: VIII Workshop Multidisciplinar sobre Ensino e Aprendizagem, 2012, Campo Limpo Paulista. Práticas Docentes no Ensino Superior. Campo Limpo Paulista: Faculdade Campo Limpo Paulista, 2012. v. VIII.
-
VECE, J. P. ; SOUZA, F. V. D. ; MASSAROLLO, J. N. ; PEDROSO, J. H. R. ; MARREGA, M. M. G. ; TEIXEIRA, R. A. . Reflexos e Reflexões dos Saberes na Prática do Professor Universitário. In: VIII Workshop Multidisciplinar sobre Ensino e Aprendizagem, 2012, Campo Limpo Paulista. Práticas Docentes no Ensino Superior. Campo Limpo Paulista: Faculdade Campo Limpo Paulista, 2012. v. VIII.
-
VECE, J. P. . Ditado de números: reflexão para o aluno e diagnóstico para o professor.. In: SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2010, Campinas. III SHIAM. Campinas: Quebra-cabeça Editoração, 2010. v. 3. p. 7-105.
-
RIGOLON, W. O. ; PRINCEPE, L. M. ; VECE, J. P. ; MIRANDA, N. A. . Caminhos possíveis: a Prática como Componente Curricular em Cursos de Pedagogia e Licenciaturas na Modalidade a Distância. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VECE, J. P. . Projeto Observatório da Educação: constituição, pesquisas e obras de um grupo colaborativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VECE, J. P. . Representação gráfica do espaço e seus níveis de desenvolvimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VECE, J. P. . Desatando os nós do Sistema de Numeração Decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5 ano do Ensino Fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VECE, J. P. ; SANTOS, C. M. M. ; SCUTARI, G. S. ; SOUSA, K. R. M. ; LIMA, L. A. S. ; SILVA, S. O. S. . Avaliação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em relação a documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VECE, J. P. . Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Resolução de Problemas em Matemática: relações e implicações dos estudos de Shulman. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VECE, J. P. . HTPC como momento colaborativo de formação continuada no ensino de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VECE, J. P. . DO PODER DO MITO AO PODER DA PRÁTICA: procedimentos na resolução de problemas de transformação negativa do Campo Aditivo por crianças do 1 ano do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VECE, J. P. . Ditado de números: reflexão para o aluno e diagnóstico para o professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Cadernos de apoio e aprendizagem - Matemática - Caderno do aluno - 1 ano (1ª Edição). São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010 (Programa de Orientação Curricular da SMESP).
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Cadernos de apoio e aprendizagem - Matemática - Livro do Professor - 1 ano (1ª Edição). São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010 (Programa de Orientação Curricular da SMESP).
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Cadernos de apoio e aprendizagem - Matemática - Caderno do aluno 1 ano (1ª Edição). São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010 (Programa de Orientação Curricular da SMESP).
-
VECE, J. P. ; CURI, E. . Cadernos de apoio e aprendizagem - Matemática - Livro do professor 1 ano (1ª Edição). São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010 (Programa de Orientação Curricular da SMESP).
Outras produções
VECE, J. P. . Elaboração de Itens para a Provinha Brasil - área Matemática. 2013.
VECE, J. P. . Elaboração de Itens para a Provinha Brasil - área Matemática. 2012.
VECE, J. P. ; KIMURA, C. ; PASCOAL, R. . Time de Autores Nova Escola. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
VECE, J. P. . Edumaped123. 2020; Tema: Educação Matemática para Pedagogos. (Site).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 2 anos (aluno). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 2 anos (professor). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 3 anos (aluno). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 3 anos (professor). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 4 anos (professor). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 5 anos (aluno). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 5 anos (professor). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . SIM Sistema de Ensino: Educação Infantil: 4 anos (aluno). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
VECE, JANAINA PINHEIRO . Conteúdos de Matemática para o Ensino Fundamental I. 2022. (Livro-texto).
VECE, J. P. ; CASCAPERA, C. ; ZURAWSKI, M. P. ; CAVALCANTE, G. F. ; MODENESI, P. ; LOPES, S. F. . FTD Sistema de Ensino Educação Infantil: 4 e 5 anos (Livro do Professor). 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aulamagna).
VECE, J. P. ; PERA, D. ; GOULAR, H. ; BARBOSA, J. ; MASSARO, L. ; ALMEIDA, L. F. ; MODENESI, P. . FTD Sistema de Ensino Educação Infantil: 5 anos (Livro do Aluno). 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. ; PERA, D. ; GOULAR, H. ; BARBOSA, J. ; MASSARO, L. ; ALMEIDA, L. F. ; MODENESI, P. . FTD Sistema de Ensino Educação Infantil: 5 anos (Livro do Professor). 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, JANAINA PINHEIRO ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Poemas ou Problemas?. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, JANAINA PINHEIRO ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Problemas que rimam. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Problemas não convencionais. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Problemas com mais de uma solução possível. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Problemas frequentes no cotidiano. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Seguindo pistas e resolvendo problemas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, JANAINA PINHEIRO ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Desafio das cores. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, JANAINA PINHEIRO ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Jogo das Cores. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, JANAINA PINHEIRO ; MANSANI, M. E. ; BATISTA, R. . Problemas que simulam a realidade. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
BORELLI, S. ; VECE, J. P. . Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - Matemática Volume 1 - Gestão da Sala de Aula. 2018. (Documento curricular).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - Matemática Volume 1 - Construção dos números naturais e do sistema de numeração decimal. 2018. (Documento curricular).
SILVA, Simone Dias ; VECE, J. P. . Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - Matemática Volume 1 - Operações com números naturais: o campo aditivo. 2018. (Documento curricular).
VECE, J. P. . Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - Matemática Volume 2 - O ensino e a aprendizagem das grandezas e medidas. 2018. (Documento curricular).
CURI, E. ; BORELLI, S. ; VECE, J. P. . Currículo da Cidade: Ensino Fundamental Matemática. 2017. (Documento curricular).
CURI, E. ; BORELLI, S. ; VECE, J. P. . Currículo da Cidade: Ensino Fundamental Matemática. 2017. (Documento curricular).
ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; SIQUEIRA, V. ; VECE, J. P. . Formação em Avaliação Educacional - DOT / SME - SP Fase 1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALAVARSE, O. M. ; CATALANI, E. M. T. ; VECE, J. P. ; ROBERTO, A. M. ; DIBBERN, A. P. . Oficina de análise dos resultados dos itens do pré-teste para uso na avaliação em larga escala. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VECE, J. P. . Documentos de estágio curricular supervisionado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Informações gerais sobre o estágio curricular supervisionado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
ALAVARSE, O. M. ; CATALANI, E. M. T. ; DIBBERN, A. P. ; SILVA, F. A. ; VECE, J. P. . Oficina de análise dos resultados dos itens do pré-teste para uso na avaliação em larga escala. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Políticas Públicas e Currículo na Educação Infantil. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. . Unidade I - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Unidade II - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Unidade III - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Seminário de Prática I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . O currículo para a Educação Infantil e suas diferentes dimensões. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Projetos de trabalho: uma alternativa eficaz para a qualidade do desenvolvimento da Educação Infantil.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . O ensino dos números naturais e do sistema de numeração decimal. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de DisciplinaOn-line).
VECE, J. P. . NÚMEROS NATURAIS E GEOMETRIA: o que as crianças pensam a respeito dos números, do espaço e das formas geométricas?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . O Ensino de Geometria. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. . Orientação e Práticas em Projetos na Infância. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Unidade I - Metodologia e Prática do Ensino de Matemática e Ciências. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Unidade II - Metodologia e Prática do Ensino de Matemática e Ciências. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. . Unidade III - Metodologia e Prática do Ensino de Matemática e Ciências. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
SILVA, Simone Dias ; VECE, J. P. . Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa III. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
SILVA, Simone Dias ; VECE, J. P. . Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa IV. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Caderno do Professor - Escola OAS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Guia de Aplicação: Avaliação Diagnóstica Escola OAS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Currículo, Escola e Sociedade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Ensino de números e do sistema de numeração decimal. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Pasta de Atividades - Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. ; SILVA, Simone Dias . Pasta de Atividades - Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
SILVA, Simone Dias ; VECE, J. P. . Pasta de Atividades - Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa III. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
SILVA, Simone Dias ; VECE, J. P. . Pasta de Atividades - Caderno de Aprendizagem Escola OAS - Etapa IV. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
VECE, J. P. . Escola, Família e Comunidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdodeDisciplinaOn-line).
PIRES, C. C. ; CURI, E. ; VECE, J. P. ; BORELLI, S. ; PALANCH, W. ; CAMPELO, N. C. S. ; SANTANA, K. L. ; JANUARIO, G. ; MENEZES, E. V. ; JESUS, H. L. . Avaliação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em relação a documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática. 2012. (Relatório de pesquisa).
VECE, J. P. . Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e Didáticos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de Disciplina On-line).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Discussões Curriculares: contribuições de grupos colaborativos para a consecução e implementação de um novo currículo de Matemática e uso de materiais curriculares de apoio a alunos e professores da rede pública municipal de São Paulo por meio de Estudos, Descrição: Descrição: O objetivo é promover discussões curriculares na área de Educação Matemática que possam contribuir para a consecução e a implementação de um novo currículo de Matemática na rede municipal de São Paulo e para o uso de materiais curriculares de Matemática em cada ano de escolaridade do ensino fundamental. O Projeto se desenvolverá a partir da formação de grupos colaborativos, por meio de ?Estudos de Aulas? e se desenvolverá em 3 fases com início em março de 2017. A primeira fase destina-se à formação de um Gt colaborativo com professores que ensinam Matemática do 1 ao 9 ano indicados pelas diretorias de Ensino para participar de discussões curriculares junto a técnicos da SME e assessores. A segunda fase será realizada no ano de 2018 com grupos colaborativos formados por 39 professores que ensinam Matemática, 3 de cada Diretoria de Ensino que discutirão os materiais curriculares produzidos, usando ?Estudos de Aulas?, destacando pontos fortes e vulneráveis que necessitam de mudanças. A terceira fase acontecerá em 2019 em que esse mesmo grupo compatibilizará as indicações advindas da pesquisa realizada em 2018 e farão propostas para mudanças nos materiais curriculares... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Janaina Pinheiro Vece - Integrante / Edda Curi - Coordenador / simone dias da silva - Integrante / Suzete Borelli - Integrante / Julia de Cassia Pereira do Nascimento - Integrante / Claudia Alves de Castro - Integrante / GRACE ZAGGIA UTIMURA - Integrante / Susan Quiles Quisbert - Integrante / Wagner Palanch - Integrante / Priscila Bernardo Martins - Integrante.
-
2016 - 2017
GRUPOS COLABORATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ESCOLAS DA DIRETORIA LESTE 1, Descrição: Este Projeto tem como finalidade investigar a melhoria das aprendizagens matemáticas de alunos de escolas de baixo rendimento da Diretoria Leste 1 e o desenvolvimento profissional de seus professores quando os mesmos participam de grupos colaborativos formados por professores da escola básica, mestrandos, doutorandos, e pesquisadores da Universidade.A nova parceria contará com 10 professores, 2 de cada ano de escolaridade (um dos participantes pode ser o professor coordenador da unidade escolar), 5 doutorandos, 5 mestrandos e 5 professores da Universidade, além de outros mestrandos ou doutorandos voluntários que se agregarão ao grupo em 2016. A metodologia escolhida é a investigação sobre a própria prática, realizada em um contexto colaborativo, subsidiada por orientações curriculares, resultados de investigações relativas a um dado tema matemático e mediada por pesquisadores. Representantes da DE Leste 1 participarão das ações de formação, acompanharão os professores e as escolas e discutirão com a coordenação do Projeto os encaminhamentos e redirecionamentos necessários, além dos instrumentos de pesquisa. Os pesquisadores envolvidos (professores da universidade, mestrandos e doutorandos) discutirão com a coordenação do projeto (pesquisadora responsável) o andamento da pesquisa e farão a preparação das ações de formação de professores realizadas no campus da Universidade e do acompanhamento realizado nas escolas. Este Projeto tem como objetivos específicos: a) organizar o planejamento de aulas de Matemática por meio de ações colaborativas de professores e pesquisadores com base em pesquisas da área de Educação Matemática; b) identificar que mudanças os professores realizam no planejamento e na prática, como interpretam os objetivos e expectativas de aprendizagem das diferentes atividades propostas; c) identificar se as intervenções dos professores e/ou pesquisadores, ao analisar uma aula ministrada, podem aperfeiçoar o planejamento e a aula, no sentido de melhorar as aprendizagens dos alunos; d) identificar aspectos das aprendizagens dos alunos manifestados nas aulas assistidas pelos pesquisadores e nas discussões dos grupos; e) identificar aspectos da formação de professores precisam ser melhorados com vistas à evolução de sua atuação em sala de aula e de seu desenvolvimento profissional. Entre os resultados previstos destacam-se: - a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos das seis escolas públicas da DRE Leste 1 envolvidas, a partir de estudos realizados pelo grupo colaborativo com base em pesquisas em Educação Matemática, a partir de problemas e necessidades reais das escolas envolvidas. - a realização de pesquisas colaborativas entre professores das escolas públicas indicadas e pesquisadores da Universidade a fim de integrar profissionais do ensino básico e superior como participantes ativos nos processos de produção e disseminação de conhecimentos. - as ações colaborativas de professores e pesquisadores no sentido de contribuir para melhorias na organização do planejamento escolar e para mudanças na prática dos professores a partir das reflexões realizadas. - a observação e análise das aulas ministradas no sentido de obter pistas para melhorar as aprendizagens dos alunos e identificar aspectos da formação de professores que precisam ser melhorados com vistas à evolução de sua atuação em sala de aula e de seu desenvolvimento profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Janaina Pinheiro Vece - Integrante / Edda Curi - Coordenador / simone dias da silva - Integrante / Celia Carolino Pires - Integrante / Suzete Borelli - Integrante / Julia de Cassia Pereira do Nascimento - Integrante / Claudia Alves de Castro - Integrante / GRACE ZAGGIA UTIMURA - Integrante / Marco Aurelio Jarreta Merichelli - Integrante / Giselle Fuentes - Integrante / Ivan Cruz Oliveira - Integrante / Susan Quiles Quisbert - Integrante / PATRICIA CORREA SANTOS - Integrante.
-
2011 - 2013
Avaliação de professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipalde Educação de São Paulo em relação a documentos e materiais de apoio àorganização curricular na área de Educação Matemática, Descrição: Trata-se da realização de pesquisa que tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público na rede municipal de São Paulo, na área de Matemática. Vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP e com escolas da rede pública municipal, buscando desenvolver experiências pedagógicas inovadoras que possam trazer benefícios às escolas dessa rede. Tem financiamento da FAPESP no âmbito do Programa Ensino Público. O projeto ora apresentado foi elaborado pelos pesquisadores envolvidos, por membros da SMESP, das Diretorias de Ensino e das escolas envolvidas. Como prevê o Edital da Fapesp, as várias etapas de seu desenvolvimento serão objeto de registro sistemático e reflexão crítica por parte de todos os envolvidos, com o objetivo de co-responsabilizar pesquisadores e instituições pela qualidade e constante inovação do ensino público, no caso visando a aprendizagem matemática do Ensino Fundamental. O projeto tem como objetivos específicos analisar os impactos de documentos curriculares e cadernos de apoio e aprendizagem de Matemática elaborados pela SMESP na prática e no desenvolvimento profissional de professores e apontar ajustes necessários a serem feitos para potencializar a aprendizagem dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Janaina Pinheiro Vece - Integrante / Edda Curi - Integrante / Celia Carolino Pires - Coordenador / Suzete Borelli - Integrante.
-
2010 - 2013
Prova Brasil de Matemática: Revelações e Possibilidades de Avanços nos Saberes de Alunos de 4ª série / 5 ano e Indicativos para Formação de Professores, Descrição: O presente Projeto inserido no âmbito do Programa Observatório da Educação, Edital 2010, número 038/2010/Capes/Inep, tem como finalidade contribuir para o avanço da pesquisa acadêmica no que diz respeito à análise do banco de dados de Matemática do Saeb e Prova Brasil relativo à 4ª série/5 ano, disponibilizado pelo Inep para o Observatório da Educação- Edital 2010 e de fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, gestores de políticas educacionais e os diversos atores envolvidos no processo, contribuindo com elementos para discussão sobre avaliação educacional, ensino-aprendizagem matemática e formação de professores. O Projeto está vinculado à linha de pesquisa denominada de Elementos e Metodologia do Ensino de Matemática do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Janaina Pinheiro Vece - Integrante / Edda Curi - Coordenador / simone dias da silva - Integrante / Wanderli Cunha de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2009 - 2010
Repensando a prática de ensino de Matemática, Descrição: A finalidade do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público na rede municipal de São Paulo, na área de Matemática. Foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo - Equipe de DOT, a Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. A finalidade do Projeto é, a partir de experiências pedagógicas inovadoras dos professores participantes, elaborar materiais de apoio para alunos e professores da rede municipal de São Paulo que possam trazer benefícios às escolas dessa rede. O Projeto deu origem à série de documentos denominados Cadernos de Apoio e Aprendizagem - caderno do aluno e livro do professor. O objetivo desses documentos é buscar transformar o currículo proposto pela SME em currículo praticado pelos professores da rede, com vistas à melhorias da qualidade e constante inovação do ensino público, visando a aprendizagem matemática do Ensino Fundamental. O Projeto permitiu o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, alunos do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Doutorado em Ensino de ciências e Matemática sob orientação da responsável pelo projeto, Profa Dra Edda Curi. Além do material publicado pela SME, este Projeto originou algumas dissertações de mestrado. Está alocado na linha de pesquisa Elementos e Metodologia de Ensino de Matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Janaina Pinheiro Vece - Integrante / Edda Curi - Coordenador / simone dias da silva - Integrante / Wanderli Cunha de Lima - Integrante / Cintia Aparecida Bento dos Santos - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Paulista. , Avenida Torres de Oliveira, Jaguaré, 05347020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 37676152
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora orientadora do curso de Pedagogia na Coordenadoria de Estágios em Educação.
2016 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas no curso de Pedagogia:
Jogos e Brincadeiras na Infância.
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática e Ciências.
Coordenadoria de Estágios em Educação: professora orientadora das disciplinas de prática docente (Orientação e Prática de Projetos na Infância e no Ensino Fundamental).
2015 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da Coordenadoria de Estágio em Educação da UNIP Interativa.
Disciplinas ministradas no curso presencial de Licenciatura Plena em Pedagogia:
Jogos e Brinquedos na Infância.
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências.
2014 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da Coordenadoria de Estágios em Educação da UNIP - Interativa.
Disciplinas ministradas no curso presencial de Licenciatura Plena em Pedagogia:
Alfabetização e Letramento.
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências.
2013 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da Coordenadoria de Estágios em Educação da UNIP-Interativa.
Disciplinas ministradas no curso presencial de Licenciatura Plena em Pedagogia:
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências.
2018 - Atual
Editora FTDVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Autora e Revisora
Outras informações:
Autora e Revisora de materiais didáticos destinados ao público da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
2013 - 2018
Universidade Cruzeiro do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Conteudista e Tutora da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e Didáticos do curso de pós-graduação online Docência no Ensino Superior. (Professor Externo - Ano de 2011 e 2012).
Professora da disciplina Sociologia da Educação do Ensino Superior do curso de pós-graduação presencial de Docência no Ensino Superior. (Professor Externo - Ano de 2011).
Professora Conteudista da Disciplina Escola, Família e Comunidade do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. (Professor Externo - 2012).
2010 - 2013
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora, Carga horária: 4
2017 - 2018
Associação Nova EscolaVínculo: Autor de material didático, Enquadramento Funcional: Time de Autores de Plano de Aula - Matemática, Carga horária: 4
Outras informações:
Autora de planos de aula de Matemática para o primeiro ano do Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.
2011 - 2013
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional:
2012 - 2013
Instituto Paulo FreireVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Formador de professores, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora formadora no projeto de Reorientação Curricular da Prefeitura de Osasco no PEC (Programa de Educação Continuada), pelo Instituto Paulo Freire.
Atividades
-
02/2013 - 04/2013
Ensino, Reorientação Curricular, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Redação
-
08/2012 - 11/2012
Ensino, Reorientação Curricular, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem na Perspectiva da Reorientação Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
-
03/2012 - 06/2012
Ensino, Reorientação Curricular, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Formação Inicial da Reorientação Curricular da Educação Infantil., Formação Inicial da Reorientação Curricular do Ensino Fundamental.
2010 - 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:
- Natureza do Conhecimento Lógico Matemático.
- Educação Matemática I e II.
- Metodologia do trabalho científico.
Disciplinas ministradas na Pós-graduação:
- Didática do Ensino Superior.
- Planejamento e Avaliação.
Atividades
-
08/2011 - 09/2011
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Avaliação
-
08/2010 - 08/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação, Educação Matemática I e II, Natureza do Conhecimento Lógico Matemático
2009 - 2010
FACCAT ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL ARTUR FERNANDESVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Disciplina Resolução de Problemas, Carga horária: 4
Outras informações:
Programa de Formação de Professores das Séries Inicias do Município de Campo Limpo Paulista
2006 - 2014
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular PEB-I, Carga horária: 25
2007 - 2009
Prefeitura Municipal de CajamarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Educação Infantil, Carga horária: 25
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Janaína Pinheiro Vece e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?