Célio Rodrigues de Lima Pontes
Sou mais criativo em dias nublados, praia vazia, no olho da floresta ou em silêncios ensurdecedores. Também fui candidato à primeira missão tripulada à Marte como membro da Missão Mars One. Além disso, sou Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), pós graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e Itaú Cultural. Especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Graduei-me em Educação Artística, como habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e orgulho-me em ser Técnico de Desenho de Artes Gráficas pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Profissionalmente, atuei no mercado gráfico e publicitário como designer por mais de três décadas. Igualmente, como gestor cultural, contribui com instituições públicas e privadas do setor Cultural, dentre os quais destaca-se: Conselheiro na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC do Ministério da Cultura (MinC), a Gerência de Operações no Instituto de Desenvolvimento e Gestão IDG, a Direção do Museu Cais do Sertão (IDG Recife, PE), Gerente de Operações no Paço do Frevo (IDG Recife, PE). Fui Diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Gerente Operacional de Teatros da Prefeitura do Recife e Coordenador de Artes Visuais no Serviço Social do Comércio (SESC PE), entre outros. De outro modo sou profissional de Teatro há mais de 3 décadas, como ator profissional, diretor, cenógrafo, figurinista, aderecista, maquiador, iluminador, vídeomaker. Na área da Educação, fui professor no Curso de Artes Visuais da Escola Técnica Estadual Alfredo Freyre e no Centro Educacional de Tecnologias Integradas e Inovação- Cetii do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC PE). Atualmente sou Docente efetivo com dedicação exclusiva e Coordenador Pedagógico no curso Técnico de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Olinda. Desenvolvo o projeto Pontes Criativas com consultorias, pesquisas, criação e produção de experiências imersivas inovadoras de gamificação e arte voltadas à educação, integro o Fórum Nacional de Pareceristas Culturais. Como parecerista de projetos culturais há mais de quinze anos, participei de diversos editais municipais, estaduais e federais em todo o Brasil. Membro do Fórum de Museus de Pernambuco e do Olinda Criative Community Action (OCCA) . Áreas de interesses: Economia Criativa, Educação e Cultura, com transversalidades entre Tecnologia e Inovação, Artes Integradas, História da Arte, Artes Visuais, Design, Gamificação, Artes Cênicas e Audiovisual.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação, Culturas e Identidades
2016 - 2018
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Coletivos Culturais no Recife: uma cartografia da Amizade
, Ano de Obtenção: 2018.Maurício Antunes Tavares.Coorientador: Joana D'arc de Souza Lima. Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Gestão e Políticas Culturais
2014 - 2015
Universidade de Girona
Título: Desafios Intrassetoriais na Gestão de Museus em Pernambuco
Especialização em Economia da Cultura
2007 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Teatro no Recife a Partir de 1980: uma Análise da Demanda
Orientador: Stefano Florissi
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Ensino Médio Integrado e Modelo Pedagógico Senac: Concepções e Planejamento. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2021 - 2021
Formação em Educação Interdimensional. (Carga horária: 2h). , Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2017 - 2017
Movimento de Cultura Popular. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
O dilema da redistribuição e do reconhecimento e as lutas dos movimentos so. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação Criativa de Atividades Artísticas e Cult. (Carga horária: 16h). , Porto Digital, PD, Brasil.
2014 - 2014
O Processo Criativo. (Carga horária: 20h). , Instituto de Desenvolvimento e Gestão, IDG, Brasil.
2014 - 2014
Cipa e Rota de Fuga. (Carga horária: 8h). , A. S. Fernandes Engenharia e Consultoria, AS, Brasil.
2011 - 2011
Facility Management. (Carga horária: 40h). , NTT - Treinamento Avançado, NTT, Brasil.
2006 - 2006
Cenografia. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2004 - 2004
Planejamento Estratégico: uma Abordagem Prática. (Carga horária: 16h). , Instituto da Gestão, INTG, Brasil.
1999 - 1999
Elaboração e Gestão de Projetos Sociais. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio (PE), SESC PE, Brasil.
1994 - 1994
Crítica Teatral: Anotações de Espetáculos e Redaçã. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Pintura com Cera. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1993 - 1993
Oficina Ver, Não Ver, Descobrir, Redescobrir. (Carga horária: 40h). , Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FUNDARPE, Brasil.
1992 - 1992
História do Teatro Moderno. (Carga horária: 20h). , Federação do Teatro Amador de Pernambuco, FETEAPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Cultura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.
Organização de eventos
PONTES . 1º Encontro de Pesquisadores do Frevo. 2014. (Outro).
PONTES . 3ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. 2013. (Outro).
PONTES . Eleições do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife. 2009. (Outro).
PONTES . X Festival Recife do Teatro Nacional. 2007. (Festival).
Participação em eventos
Encontro de Extensão do IFPE - ENEXT.Coletivo IFPE Encena: pesquisa e criação de experiência imersiva com teatro-jogo. 2023. (Encontro).
X Mostra de Extensão do IFPE.Laboratório de Experimentação em Gravura: Residência Artística e Interlocuções Gráficas. 2022. (Encontro).
VII Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. Avaliador Ad Hoc. 2021. (Congresso).
VII Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação: na criação das (des)memórias em arte/educação. 2021. (Congresso).
XVII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2021. (Congresso).
Aldeia Yapoatan - IV Mostra de Artes.Seminário Políticas Públicas para a Cultura. 2017. (Seminário).
I Encontro de Pesquisa em educação da UFPE - EPEDUC.Coletivos Culturais no Recife: uma cartografia da amizade. 2017. (Encontro).
I Festival de Teatro Terra das Águas.Espetáculo Angélicus. 2017. (Outra).
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina.Coletivos culturais no Recife: uma cartografia da amizade. 2017. (Seminário).
V Congresso Internacional Sesc de Arte Educação. Colonialismo e Pós Colonialismo. 2016. (Congresso).
21º Festival de Inverno de Garanhuns.Diretor. 2011. (Outra).
14º Festival Internacional de Dança do Recife. 2009. (Outra).
12º Festival Internacional de Dança do Recife.Produção. 2007. (Outra).
IX Festival Recife do Teatro Nacional.Produção. 2007. (Outra).
11º Festival Internacional de Dança do Recife.Produção. 2006. (Outra).
16º Festival de Inverno de Garanhuns.Oficina "Criatividade em Aulas de Artes Visuais". 2006. (Oficina).
VI Festival Recife do Teatro Nacional."A Caravana da Ilusão". 2003. (Outra).
Festival Palco Giratório."Palhaços - o Reverso do Espelho". 2001. (Outra).
XVII Festival de Inverno de Campina Grande."Auto da Compadecida". 1992. (Outra).
Festival Brasileiro de Teatro Amador.Ator do espetáculo Avoar. 1988. (Outra).
I Festival de Teatro Infantil.Ator do espetáculo Espetáculo Avoar. 1987. (Outra).
I Festival de Teatro Infantil do Sesc."Avoar". 1987. (Outra).
I Mostra de Teatro de Caruaru.Ator do Espetáculo Avoar. 1987. (Outra).
I Mostra de Teatro Nordestino.Ator do espetáculo Avoar. 1987. (Outra).
XIV Festival de Inverno de Campina Grande."Avoar". 1987. (Outra).
I Mostra de Teatro de Caruaru."Todo Mundo na Lona". 1986. (Outra).
2º Festival Nacional de Teatro Amador Infantil."O Mágico de Oz". 1985. (Outra).
V Festival de Teatro Estudantil e Amador do Agreste."Todo Mundo na Lona". 1985. (Outra).
VI Festival de Teatro de Bolso TEBO.Ator dos espetáculos Pulem! o Barquinho Vai Afundar e Todo Mundo Na Lona. 1985. (Outra).
Participação em bancas
PONTES; TAVARES, M. A.; SANTOS, M. C. T. M.. Proposta de Criação de Um Museu no Prédio Histórico da Estação Ferroviária de Nazaré da Mata ? PE. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades) - Fundação Joaquim Nabuco.
ARRAIS, Maria Izabel Concessa; ARAUJO, Roberto Lúcio Cavalcante de Araújo;PONTES. Bem-vindo ao Teatro de Santa Isabel: a participação do professor-mediador cultural na Visita Guiada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco.
PONTES. Casa da Cultura: Mais que um pólo comercial, uma exposição cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Pernambuco.
PONTES. Seleção de Professores Mediotec Senac PE. 2021.
PONTES. Comissão Temática Setorial de Teatro da Bahia. 2020. Secretaria de Cultura da Bahia.
PONTES. Parecerista no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. 2020. Fundação Catarinense de Cultura.
PONTES. Parecerista de Projetos Culturais de Uberlândia. 2020. Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.
PONTES. Parecerista no Edital Ocupação Fundo de Apoio à Cultura FAC DF. 2019. Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.
PONTES. Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. 2019. Ministério da Cidadania.
PONTES. Parecerista no Edital de Circulação Teatro - Fundo de Apoio à Cultura FAC DF. 2017.
PONTES. Parecerista no Edital de Áreas Culturais Música FAC DF. 2017.
PONTES. Comissão Julgadora Carnaval do Recife. 2017. Secretaria de Cultura do Recife.
PONTES. Parecerista no Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais da Bahia. 2017. ESTADO DA BAHIA.
PONTES. Parecerista da Lei Rouanet. 2016. Ministério da Cultura.
PONTES. Comissão de Análise de Mérito Artístico-Cultural 25º Festival de Inverso de Garanhuns. 2015. Secretaria de Cultura de Pernambuco.
PONTES. Comissão de Análise de Mérito Artístico-Cultural 23º Festival de Inverso de Garanhuns. 2013. Secretaria de Cultura do estado de Pernambuco.
Orientou
A caixinha mágica: A criação e utilização de elementos visuais de um contador de histórias; Início: 2022; Orientação de outra natureza; IFPE, Campus Olinda; (Orientador);
Memórias e Afetos na Pirogravura; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Pernambuco; (Orientador);
Residência Pedagógica; 2022; Orientação de outra natureza; (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Célio Rodrigues de Lima Pontes;
A Sinergia entre a expressão gráfica e o desenho de observação; 2022; Orientação de outra natureza; (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Célio Rodrigues de Lima Pontes;
A Sinergia entre a expressão gráfica e o desenho de observação; 2022; Orientação de outra natureza; (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Célio Rodrigues de Lima Pontes;
A Sinergia entre a expressão gráfica e o desenho de observação; 2022; Orientação de outra natureza; (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Célio Rodrigues de Lima Pontes;
Produções bibliográficas
-
BRITO, R. C. ; MENEZES, J. L. M. ; SANTANA, Q. ; PONTES . Teatro de Santa Isabel: olhares. 1. ed. , 2020.
-
FERRAZ, L. ; PONTES . Panorama Teatro (apresentação). In: Leidson Ferraz. (Org.). Memórias da Cena Pernambucana. 1ed.Recife: L. Ferraz, 2007, v. 03, p. 79-94.
-
PONTES . Políticas Culturais, próximos desafios. Revista Continente, Recife PE, p. 96 - 96, 01 dez. 2010.
-
PONTES . Lotação Desgastada. Fuga das Platéias. Eita (Recife), Recife - PE, p. 18 - 19, 01 ago. 2008.
-
PONTES . Arte/Educação tecendo cidadanias ativas: a experiência do Teatro Jogo como mediação cultural imersa. In: VII Congresso SESC de Arte/Educação, 2021, Recife. Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios do presente. Recife: SESC Pernambuco, 2021. v. 1.
-
PONTES . Desafios da Arte Hoje. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Produtor de Figurino e Publicidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Arte em Tempos de Crise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Colonialismo e Pos Colonialismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Mediação de Comunicação Oral - Arte Educação em Espaços de Educação Não Formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PONTES . Mediação Festival Estudantil de Teatro e Dança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PONTES . Organização Social, Governança e Museus em Pernambuco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Os Desafios dos Museus na Contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Economia do Teatro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Palestra sobre curadoria e processos seletivos em políticas públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . Curadorias e Processos de Seleção nas Artes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES . O Parque do Recife. Recife, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
PONTES . Consultoria para o Plano de Gestão da Estação Criativa de Caruaru. 2022.
PONTES . Consultoria Gestão Atelier Cavani Rosas. 2017.
PONTES . Parecerista Fundo de Apoio à Cultura DF. 2017.
Célio . Consultoria para Plano de Gestão da Oficina Brennand. 2015.
Célio . Consultoria para Plano de Gestão dos Parques Urbanos da Macaxeira e Santana. 2014.
PONTES . Consultoria para Plano de Operação Museu Cais do Sertão. 2014.
PONTES . Consultoria para Plano de Gestão do Paço do Frevo. 2013.
PONTES . Projeto piloto Coletivo IFPE Encena: pesquisa e criação de experiência imersiva com teatro-jogo. 2023.
PONTES . Plano Municipal de Cultura do Recife (Comissão Técnica 2 Artes Cênicas). 2008.
PONTES . Museografia para o Espaço Ciência. 2005.
PONTES . Curso de Gestão Cultural. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Curso Elementos Visuais para o Teatro. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Cenografia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Curso de Interpretação pra Teatro - Cenografia e Figurino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . História do Teatro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Cenografia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Cenografia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Indumentária. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Criatividade em Aulas de Artes Visuais. 2006. .
PONTES . Criação e Montagem de Exposições. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Olhar Contemporâneo em Exposições de Arte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PONTES . Diretor Geral, Diretor de Arte, Produtor do espetáculo Proscenium! Teatro Jogo. 2018. Teatral.
PONTES . Ator na leitura dramatizada 'A Tempestade', Direção de André Filho. 2015. Teatral.
PONTES . Cenógrafo e Figurinista no espetáculo 'Nossa Cidade', Direção de Malú Bazan. 2015. Teatral.
PONTES . Diretor de Arte do espetáculo 'Obsessão', Direção de Henrique Tavares. 2015. Teatral.
PONTES . Diretor, cenógrafo, figurinista e maquiador no espetáculo Palhaços - O Reverso do Espelho. 2011. Teatral.
PONTES . Ator da leitura dramatizada Jacinta, de Newton Moreno, Direção Cláudio Lira. 2010. Teatral.
PONTES . DIretor do Encerramento do VI Festival Estudantil de Teatro e Dança. 2010. Teatral.
PONTES . Figurinista e Maquiador do espetáculo Bruno e o Circo, de Moisés Neto, Direção Bartolomeu Cavalcanti. 2010. Teatral.
PONTES . Cenógrafo, Figurinista e Maquiador do espetáculo Guerreiros da Bagunça, de Guto Grecco, Direção Rudimar Constâncio. 2009. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Nascimento da Bandeira, Texto e Direção Ronaldo Correia de Brito. 2006. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Baile do Menino Deus, Texto e Direção Ronaldo Correia de Brito. 2006. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, Direção Carlos Carvalho. 2005. Teatral.
PONTES . Cenógrafo do espetáculo Cantares ao Meu Povo, de Solano Trindade, Direção França. 2005. Teatral.
PONTES ; MESQUITA, R. ; Paulo Gouveia . Diretor, Cenógrafo, Figurinista e Maquiador do RPG Aventura no Brasil Holandês. 2004. Teatral.
PONTES ; SUASSUNA, D. . Cenógrafo do espetáculo A Caravana da Ilusão, de Alcione Araújo, direção Marcondes Lima. 2003. Teatral.
PONTES . Diretor, Cenógrafo, Figurinista e Maquiador do RPG Saga Negra. 2003. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Badulaques e Salamaleques, de Antonio Guinho, Direção José Manoel. 1999. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Paixão de Cristo do Recife, Texto e Direção José Pimentel. 1998. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo O Bosque do Coração do Brasil, Direção José Francisco Filho. 1997. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Hipopocaré - O Rei da Galhofa, de Antonio Guinho, Direção Carlos Carvalho. 1996. Teatral.
PONTES . Diretor, Cenógrafo e Figurinista do espetáculo Navegador do Tempo, de Orismar Rodrigues. 1996. Teatral.
PONTES . Cenógrafo do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shaekspeare, Direção Fátima Aguiar. 1996. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo O Menino Maluquinho, de Ziraldo, Direção Roberto Costa. 1995. Teatral.
PONTES . Figurinista do espetáculo Ave Guriatã, de Marcus Aciolly, Direção Max Almeida. 1995. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Salto Alto, de Mário Prata, Direção José Francisco Filho. 1994. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Cinderela, a História que sua Mãe não Contou, de Henrique Celibi, Direção Jeison Wallace. 1994. Teatral.
PONTES . Cenógrafo, Figurinista e Maquiador do espetáculo Guernica, Fernando Arrabal, Direção José Manoel. 1994. Teatral.
PONTES . Ator, Figurinista e Maquiador do espetáculo Os Três Porquinhos, de Reginaldo Zarpa, Direção Cleusson Vieira. 1993. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Memórias da Emília, adaptação e Direção Luiz Felipe Botelho. 1993. Teatral.
PONTES . Diretor Assistente e Ator do espetáculo Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, Direção Marco Camarotti. 1992. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Em Nome do Desejo, de João Silvério Trevisan, direção Antonio Cadengue. 1991. Teatral.
PONTES . Ator e Cenógrafo do espetáculo MIto ou Mentira? de Luiz Felipe Botelho, Direção Carlos Salles. 1990. Teatral.
PONTES . Cenógrafo Figurinista do espetáculo Cromossomos, de Clarisse Ilgenfritz, Direção Sérgio Barbosa. 1988. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Avoar, de Vladimir Capella, direção José Manoel. 1987. Teatral.
PONTES . Cenógrafo e Figurinista do espetáculo Obstáculo no Prazer, de Cleusson Vieira, Direção Sérgio Barbosa. 1987. Teatral.
PONTES . Ator, Cenógrafo, Figurinista e Maquiador do espetáculo Feche os Olhos e Entre na História. 1986. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo O Mágico de Oz, Adaptação de Márcio Machado, Direção José Manoel. 1985. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Pulem! O Barquinho vai Afundar, Texto e Direção Sérgio Barbosa. 1985. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo Todo Mundo na Lona, Texto e Direção Ivaldo Cunha Filho. 1985. Teatral.
PONTES . Ator do espetáculo O Fanático, de Cleusson Vieira, Direção Sérgio Barbosa. 1984. Teatral.
PONTES . Exposição Figurações: A Vida e o Sagrado. 2014. Outra.
PONTES . Exposição Geninha da Rosa Borges. 2008. Outra.
PONTES . Coordenador do Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo Teatro de Santa Isabel. 2018 (Formação de Público).
PONTES . Diretor de Arte no curta-metragem O Caso da Menina, Direção Tuca Siqueira. 2007.
PONTES . Figurinista no curta-metragem Incenso, Direção Marcos Hanois. 2006.
PONTES . Diretor de Arte no vídeo Festa da Carne, Direção Hélio Rodrigues, Lapso Filmes. 2005.
PONTES . Ilustrações para a animação A Botija, André Ricardo. 2004.
PONTES . Direção do Vídeo Futuro em Jogo, Projeto Que História é Essa?. 2004.
PONTES . Ator no video Soltos na Folia (M-388/10), Direção Cinthia Flacão, Massangana Multiídia Fundaj. 1998.
PONTES . Ator no vídeo Brincantes Nordestinos III: Ciclo Carnaval Maracatus e Caboclinhos (J-274/07), Direção Luiz Felipe Botelho, Massangana Multimídia Produções Fundaj. 1996.
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
A Evasão de Platéias e a Produção Teatral do Recife a Partir de 1980, Descrição: A crescente oferta de bens culturais, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, vem consolidando-se como um expressivo vetor de desenvolvimento econômico. As relações sociais com base na apreciação artística foram paulatinamente enquadradas segundo o movimento de ascensão das indústrias culturais, como a distribuição cinematográfica, televisiva, fonográfica. Expressões artísticas no campo das Artes Cênicas, que prescindem de contato simultâneo entre o artista e o apreciador, perseguem, no contexto da Economia da Cultura, as condições necessárias à sua sustentabilidade. Tal fragilidade aponta para contornos variados na formação da demanda por Teatro. O presente estudo aborda os principais aspectos sócio-econômicos que definem as relações de consumo do espetáculo teatral no contexto do Recife a partir de 1980. As análises foram desenvolvidas a partir de levantamento nos registros contábeis dos teatros Barreto Júnior, Parque e de Santa Isabel, equipamentos culturais da Prefeitura do Recife, além do Teatro Valdemar de Oliveira, pertencente à iniciativa privada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Célio Rodrigues de Lima Pontes - Coordenador / Stefano Florissi - Integrante., Financiador(es): Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
O RPG Social como estratégia de construção da cidadania, Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar as experiências do Projeto "Que história é essa?" e verificar sua viabilidade e impactos provocados no público alvo. Pretendeu verificar se a metodologia do RPG Social é capaz de engajar os jovens atingidos pelo projeto no estudo de História e identificar os motivos que levaram a isso. Objetivou-se, também, comparar as avaliações das atividades realizadas pelos orientadores sociais e pelos jovens do programa, assim como pelos membros da equipe coordenadora do projeto e atores, identificando e comparando os aspectos valorizados por cada segmento do programa. A avaliação do projeto se deu através do registro oral em fitas de vídeo (grupo focal) e questionário por parte dos monitores e jovens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Célio Rodrigues de Lima Pontes - Integrante / Rui Mesquita - Coordenador / Paulo Gouveia - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Recife - Auxílio financeiro.
Prêmios
2020
Melhor Direção Teatro para Juventude "Proscenium! Teatro Jogo", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
2020
Melhor Produção Teatro para Juventude "Proscenium! Teatro Jogo", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
2020
Melhor Iluminação Teatro para Juventude "Proscenium! Teatro Jogo", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
2016
Melhor Figurino de Teatro Adulto 2015 - "Angelicus Prostitutus", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
2016
Melhor Maquiagem de Teatro Adulto 2015 - "Angelicus Prostitutus", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
2012
Membro Honorário do Fórum dos Museus de Pernambuco, Fórum dos Museus de Pernambuco.
2010
Homenagem pelos 18 anos da montagem de "Auto da Compadecida", Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.
2010
Melhor Maquiagem Teatro para Crianças 2009 - "Guerreiros da Bagunça", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
2010
Melhor Figurino - Espetáculo "Guerreiros da Bagunça", Bienal de Teatro de Natal RN.
2010
Melhor Figurino de Curta Metragem (Incenso), 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.
2004
Design de Brinquedos Educativos - "Canal de Águas Espaço Ciência", 2º Salão Design PE.
2003
Melhor Cenografia Teatro Adulto - "A Caravana da Ilusão", Associação do s Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
1999
Melhor Ator Teatro para Crianças - "Badulaques e Salamaleques", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
1999
Melhor Maquiagem Teatro para Crianças - "Badulaques e Salamaleques", Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco - APACEPE.
1995
Melhor Cenografia Teatro Adulto - "Guernica", Festival Estadual de Teatro Amador - Garanhuns PE.
1995
Melhor Figurino Teatro Adulto - "Guernica", Festival Estadual de Teatro Amador - Garanhuns PE.
1986
Melhor Ator Teatro Adulto - "O Fanático", V Festival de Teatro de Bolso - Prefeitura do Recife.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
IFPE, Campus Olinda. , Avenida Fagundes Varela, Jardim Atlântico, 53140080 - Olinda, PE - Brasil, Telefone: (81) 32141806
Experiência profissional
2022 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2025
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação
-
02/2025
Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo Cultural
-
08/2024 - 12/2024
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação
-
02/2024 - 07/2024
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação
-
02/2024 - 07/2024
Ensino,,Disciplinas ministradas, Gravura I
-
08/2023 - 12/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação
-
02/2023 - 07/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação
-
02/2023 - 07/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arte II
-
08/2022 - 12/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação
-
08/2022 - 12/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Modelagem em Argila
-
08/2022 - 12/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arte I
-
08/2022 - 12/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Históriada Arte II
-
02/2022 - 07/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Gravura I
-
02/2022 - 07/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Modelagem em Argila
-
02/2022 - 07/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Programas Gráficos no Design
2021 - 2021
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2021 - 09/2021
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte
-
04/2021 - 09/2021
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética
2021 - 2021
secretaria de educação de pernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Profissional
2021 - 2021
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio
Atividades
-
02/2020 - 12/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes
2020 - Atual
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/2020 - 01/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes
2013 - 2015
IDG - Instituto de Desenvolvimento e GestãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente do Museu Cais do Sertão, Carga horária: 40
2013 - 2019
Pontes CulturaisVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40
2013 - 2013
Governo do Estado de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Gabinete - Secretaria de Cultura, Carga horária: 40
2011 - 2012
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretor de Gestão de Equipamentos Culturais, Carga horária: 40
2008 - 2009
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Produtor Cultural, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
2004 - 2005
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Plano de Expansão do Espaço Ciência, Carga horária: 36
2010 - 2016
Sesc PiedadeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Elementos Visuais para Teatro no Curso Profissionalizante Regular de Interpretação para Teatro
Atividades
-
03/2010 - 12/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Elementos Visuais para Teatro
2006 - 2011
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Gerente Operacional de Teatros, Carga horária: 40
2002 - 2003
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Produtor de Montagem, Carga horária: 40
Outras informações:
Museu de Arte Moderna Aloísio MAgalhães - MAMAM
2007 - 2007
Prefeitura Municipal de OlindaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 32
1998 - 2002
Serviço Social do Comércio de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico de Artes Plásticas, Carga horária: 40
2004 - 2005
Instituto Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e CientíficoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Projeto, Carga horária: 40
2005 - 2006
Instituto Maurício de NassauVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Projeto, Carga horária: 40
1996 - 1998
Sindicato dos Artistas em Espetáculos de Diversões no Estado de PernambucoVínculo: Diretoria Eleita, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 20
1996 - 1996
Central de MídiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Programador Visual, Carga horária: 40
1992 - 1993
VLW PropagandaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Desenhista, Carga horária: 40
1998 - 1998
A. Gomes Filho LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Programador Visual, Carga horária: 40
Outras informações:
Gráfica Amália
1987 - 1988
Turíbio e Araújo LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Desenhista, Carga horária: 40
Outras informações:
Artis Graphicus - Gráfica e Editora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Célio Rodrigues de Lima Pontes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?