Pedro Mavi Lima de Moura Muniz
Possui graduação em História e Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário. Graduação em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2020). Linha de pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Atualmente é contrato no Cefet.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2016 - 2020
Universidade Federal Fluminense
Título: Crônicas da cidade: pensando na hospitalidade dos encontros
, Ano de obtenção: 2020. Marisol Barenco de Mello. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação
2013 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: Políticas Públicas de diversificação do Ensino Superior: análise do curso de hotelaria da Universidade Federal Fluminense, Ano de Obtenção: 2015
Jesus de Alvarenga Bastos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Docência do Ensino Superior
2012 - 2013
S B I
Título: Segmentação da educação no ensino superior: tendências da pós-modernidade
Orientador: MONICA MELO
Graduação em Filosofia
2019 - 2021
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: A compreensão do riso: da filosofia bakhtiniana ao diálogo com o documentário o “ Riso dos outros”
Orientador: Wagner Montanhini
Graduação em Turismo
2009 - 2011
Universidade Federal Fluminense
Título: Hospitalidade nas favelas cariocas após Unidades de Polícia Pacificadora: o olhar midiático
Orientador: Manoela Carrillo Valduga
Formação complementar
2022 - 2022
Acolhimento de Imigrantes e Refugiados. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2022 - 2022
A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2022 - 2022
Formação em Ciências Humanas e Sociais. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2022 - 2022
A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: História. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2022 - 2022
Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2010 - 2010
Cerimonial e Protocolo para Eventos. (Carga horária: 30h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Empreendedorismo e Inovação. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2010 - 2010
Cultura Alemã. (Carga horária: 34h). , Instituto Cultural Germânico, ICG, Brasil.
2010 - 2010
Como Comunicar e se Relacionar com o Turista. (Carga horária: 24h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Meio Ambiente e Sustentabilidade. (Carga horária: 30h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Hotéis e Pousadas. (Carga horária: 30h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Turismo e Hotelaria para Eventos. (Carga horária: 30h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Operação em Recepção de Hotéis e Pousadas. (Carga horária: 30h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Atendimento ao Turista: Atrativos Turísticos. (Carga horária: 24h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2006 - 2006
Viagem pelos Sabores do Brasil. (Carga horária: 7h). , Planet Work Rio, PW, Brasil.
2005 - 2005
Desenvolvendo a Liderança. (Carga horária: 8h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
MOURA, R. L. . Semana Acadêmica do Curso Bacharelado em Turismo - Essa é Nossa Praia. 2017. (Outro).
MOURA, R. L. . Semana Acadêmica do Curso Bacharelado em Turismo - Hospitalidade em Cronotopos. 2017. (Outro).
MOURA, R. L. . Semana Acadêmica do Curso Bacharelado em Turismo - Dialogando com a Sociologia de Bauman. 2016. (Outro).
MOURA, R. L. . Robert Preis - Pinturas, Desenhos e Esculturas. 2009. (Exposição).
MOURA, R. L. . Mostra Corpo de Prova. 2009. (Exposição).
Participação em eventos
Cine Debate - Filme Elefante. 2019. (Outra).
Mini curso: Linguagem, Língua e Enunciação: Delimitando Fronteiras. 2019. (Outra).
O fascismo como conformismo e experiência: Gramsci e Benjamin na diagnose do tempo-corrosão. 2019. (Encontro).
Para pensar a ecologia dos saberes: uma análise sobre o pensamento descolonial e ética ecofeminista étié. 2019. (Encontro).
Uma leitura sobre memória de cego. 2019. (Encontro).
V EEBA – V Encontro de Estudos Bakhtinianos. 2019. (Congresso).
Seminário Filosófico. 2018. (Encontro).
Seminário Filosófico - Barthes. 2018. (Encontro).
VII CÍRCULO - RODAS DE CONVERSA BAKHTINIANA. Como me encontrar na fronteira do eu pra mim?. 2018. (Congresso).
Alfabetização e Gêneros discusivos. 2017. (Encontro).
Dialogando sobre a construção de planos estéticos: na arte, na vida e na pesquisaisa. 2017. (Encontro).
Gêneros discursivos: na arte, na vida e na pesquisa. 2017. (Encontro).
IV EEBA Resistências à Escatologia Política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra.Resistências à Escatologia Política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra. 2017. (Encontro).
V EEBA Resistências à Escatologia Política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra,.SOBRE CIDADANIA E HOSPITALIDADE: ALGUNS FRAGMENTOS. 2017. (Encontro).
Visões do Texto. 2017. (Encontro).
V Seminário de Educação - Educação: Novos Contextos. 2017. (Seminário).
Semiótica do Texto Artístico. 2016. (Encontro).
VI Círculo - Rodas de Conversas Bakhtiniana. A cidade e o riso: discursos de uma cidade outra. 2016. (Congresso).
Fórum de Pedagogia. 2014. (Outra).
O papel do educador na Era Digital. 2013. (Seminário).
12 °ENTBL.A segurança como elemento da hospitalidade: a presença das unidades de polícia pacifiicadora como elemento facilitador do desenvolvimento do turismo nas favelas cariocas. 2012. (Encontro).
Encontro Niterói América do Sul.Workshop de Gastronomia - Peru. 2011. (Seminário).
Excelência em Servir. 2011. (Seminário).
Mitologia Germânica. 2011. (Encontro).
A reunificação Alemã e sua História (1914-1990). 2010. (Encontro).
Encontro com Estudantes de Turismo "Explorando o Turismo Cultural no Museu Histórico Nacional". 2010. (Encontro).
Espaços Socioculturais e Educação: Contribuições Pedagógicas.Espaços Socioculturais e Educação: Contribuições Pedagógicas. 2010. (Encontro).
Programa INOVE Carreiras&Negócios.Empreededorismo e Inovação. 2010. (Seminário).
"O Muro" os 20 anos da queda do Muro de Berlin. 2009. (Encontro).
Encontro Nacional de Comunicação - Operação Lei Seca. 2009. (Encontro).
Encontro Nacional de Comunicação - Plágio. 2009. (Seminário).
Eventos - C&M Congressos and Meeting. 2009. (Seminário).
I Fórum de Turismo Planet Work/Cesgranrio. 2006. (Seminário).
Feira das Américas - ABAV. PROMOTOR. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
MOURA, R. L.. Hospitalidade e a prática do couchsurfing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. Gestão da qualidade e segurança alimentar em unidades produtoras de refeições. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. Hospitalidade no Centro Cultural Banco do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. Hospitalidde em museus: o olhar fotográfico do turista sobre o Museu Histórico Nacional (RJ) durante os jogos Olímpicos Rio 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. .Hospitalidade no Museu Naval: a visão sócio-cultural de um órgão de defesa na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. A hospitalidade como diferencial: o caso do hotel fazenda Canto da Serra em Saquarema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. A gestão familiar no setor de restauração: o caso do Bar e Restaurante Seu Antonio (Niterói, RJ). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. Uma breve análise da hospitalidade no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, durante o período olímpico de 2016.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense.
MOURA, R. L.. Turismo e Educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
Orientou
Hospitalidade no Shopping Nova América; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Mavi Lima de Moura Muniz;
Hospitalidade no trabalho voluntário: reflexões sobre a cidade e a humanização hospitalar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Mavi Lima de Moura Muniz;
Hospitalidade Geração Y: perspectiva do jovem profissional hoteleiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Mavi Lima de Moura Muniz;
Hospitalidade nos aeroportos: aeroporto internacional Tom Jobim; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Mavi Lima de Moura Muniz;
Produções bibliográficas
-
MOURA, R. L. . Quando a palavra encontra a palavra outra. Palavra Bakhtinianas para mudar o mundo. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 57-61.
-
MOURA, R. L. . A palavra vai à palarva. In: Miza Carvalho; Natália Abreu; Reinaldo Lima. (Org.). Cadernos de estudos I: Arte e Afiguração. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 143-152.
-
MOURA, R. L. . Petrópolis, julho de 2018 ou Agosto. In: Maria Letica Miranda; Marisol Barenco de Mello; Reginaldo Lima de Moura. (Org.). Fio Solto II O cronotopo do Céu. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2018, v. , p. 171-178.
-
MOURA, R. L. . SOBRE CIDADANIA E HOSPITALIDADE: ALGUNS FRAGMENTOS. IV ENCONTRO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS [EEBA]: DAS RESISTÊNCIAS À ESCATOLOGIA POLÍTICA: risos, corpos e narrativas enunciando uma ciência outra. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. , p. 1004-1012.
-
MOURA, R. L. . Trançando os fios. In: Maria Leticia Miranda; Reginaldo Lima de Moura; Patricia Borde. (Org.). Fio Solto - Que escola você deseja?. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2016, v. , p. 55-59.
-
MOURA, R. L. . A cidade e o riso: discursos de uma cidade outra. Literatura, cidade e cultura popular. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2016, v. , p. 555-.
-
MOURA, R. L. . About her: a identidade e alteridades em Bakhtin. Palavras próprias-alheias: ela. Vida, arte, alteridades.. 1ed.: , 2015, v. , p. 75-81.
-
MOURA, R. L. . Quando escuto você: o amor, o processo migratório e o turista.. In: Grupo Atos, Miriam Borba e Marisol Barenco de Mello. (Org.). Amorização: porque falar de amor é um ato revolucionário. 1ed.São Paulo: Pedro e João, 2015, v. , p. 995-.
-
MOURA, R. L. . “O Riso Dos Outros”, Ou Do Outro, Ou Com O Outro?. V Círculo rodas de conversa bakhtiniana. 1ed.: , 2014, v. , p. 78-.
-
MOURA, R. L. ; VALDUGA, M. C. . A SEGURANÇA COMO ELEMENTO DA HOSPITALIDADE: A PRESENÇA DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA COMO ELEMENTO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO, RJ.. In: XII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2012, São Paulo. XII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2012.
-
MOURA, R. L. . Quando a palavra encontra a palavra outra. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, R. L. . Formas e conteúdos dos trabalhos acadêmicos: monografias, artigos e outros modelos de comunicação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, R. L. . O riso dos outros, ou do outro, ou com o outro ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. L. . Guia Turístico Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. L. . A segurança como elemento da hospitalidade: a presença das unidades de polícia pacificadora como elemento facilitador do desenvolvimento do turismo nas favelas do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. L. . Guia Turísticos Caminhos Geológicos do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. L. . Guía Geoturístico online 'Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. L. . Guia Turísticos Caminhos Geológicos do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. L. . Guia Turístico Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MOURA, R. L. . Planilha Eletrônica II - Excel Avançado. 2012. .
MOURA, R. L. . Oficina de Turismo e Hotelaria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MOURA, R. L. . Oficina de Turismo e Hotelaria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MOURA, R. L. . Editor de Texto - Word. 2011. .
MOURA, R. L. . Informática Básica e Introdução a Internet. 2011. .
MOURA, R. L. . Excel Básico. 2011. .
MOURA, R. L. . Apresentação Multimedia - Power Point. 2011. .
MOURA, R. L. . Planilha Eletrônica Excel Avançado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MOURA, R. L. . Planilha Eletrônica Excel. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MOURA, R. L. . Apresentação Multimidia - Power Point. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MOURA, R. L. . Informática Básica e Introdução a Internet. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MOURA, R. L. . Editor de Texto - Word. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MOURA, R. L. . Guia Turístico Geológico do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Portal Virtual).
Prêmios
2015
Aprovação em concurso público, Universidade Federal Fluminense.
2013
Homenagem Acadêmica, Universidade Federal Fluminense.
2010
Mérito Comunitário, Junior Achievement.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Gama e Souza. , Avenida Fernando Mattos 48, Barra da Tijuca, 22621090 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 24933486, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
CefetVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução aos Estudos do Direito; Economia; Gestão de Pessoas; Filosofia da Hospitalidade.
2015 - 2017
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2012 - 2012
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação no Projeto "Guia Turístico Geológico do Estado do Rio de Janeiro" pelo departamento de turismo da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhando como Turismólogo no desenvolvimento e planejamento do guia da cidade de Niterói.
2011 - 2011
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor da disciplina de "Hospitalidade" do curso de Turismo e da disciplina de "Fundamentos do Turismo e da Hospitalidade" do curso de Tecnólogo em Hotelaria.
2010 - 2011
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações:
PARTICIPAÇÃO DO PROJETO - GUIA TURISTÍCO GEOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.
2010 - 2011
Microlins Unidade Centro - Microlins, Brasil.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2010 - 2011
Microlins Unidade Centro - Microlins, Brasil.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9
Outras informações:
Atuação no setor pedagógico nos cursos de atendimento ao turista e atendimento ao público.
2004 - 2005
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALOVínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: Planejador de Atividades Turísticas, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participação no projeto "Conhecer para Valorizar", monitorando passeios turístico, além de atuar como pesquisador, na realização do primeiro Inventário da Oferta Turística da cidade de São Gonçalo / RJ.
2008 - 2010
ContaxVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE DE SERVIÇOS, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
INSTRUTOR DE CAPACITAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES DO PRODUTO OI.
2006 - 2007
Csu CardsystemVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: BACK OFFICE -WEB MAIL, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
TRABALHO PRESTADO A TV GLOBO, RESPONDENDO E-MAIL DE TODA PROGRAMAÇÃO DA EMISSORA, DESTE DE PROGRAMAS DE ENTRETENIMENTO AOS TELEJORNAIS.
2000 - 2004
E.OLIVEIRA LIMA PENSÃO M.EVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: GERENCIAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2021
Faculdade Gama e SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2015
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Alimentos e Bebidas, Gestão de Empresas Turísticas, Lazer e Entretenimento, Teoria Geral do Turismo
2015 - 2016
Faculdade ParaísoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica; Filosofia da Educação e Sociedade Moral e Ética.
2012 - 2012
Digital MaxVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagogico, Carga horária: 20
Outras informações:
Organização e planejamento das turmas; contratação de professores; produção de material institucional e outras atividades do setor pedagógico.
2021 - 2023
Escola Municipal Luciana Santana CoutinhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor da disciplina Cultura, Leitura e Produção Textual do ensino fundamental.
2023 - 2023
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Mavi Lima de Moura Muniz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?