Maria Miguelina da Silva

Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Possui graduação em Automação de Escritórios e Secretariado pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Cursos de aperfeiçoamento em Gestão Pública.Possui vasta experiência na área de Administração empresarial, com ênfase em Gestão e Assessoria Executiva; experiencia em gestão de projetos e processos.experiência em tutora em EaD-UAB junto a Coordenação dos cursos em GEstão de Saúde, Gestão Pública, Ensino de Ciencias, e mídias de 2010 à 2016 pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Educadora Social no Projeto Formação de Formadores para o Controle Social no SUS 2018. Atualmente Servidora Pública em Cargo de Comissão do Estado do Maranhão. Tendo ampliado a experiencia em Gestão Pública como Ouvidora do IPREV/MA, Assessora Previdenciária, Cadastro Previdenciário, mapeamentos de processos e no momento Exercendo a atividade de Coordenadora de Curso de Especialização em Gestão Pública pela Escola de Governo do Maranhão - EGMA, contribuindo para formação continuada dos Servidores do Maranhão. Facilitadora a Linha 3 - Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho no PNVS?COMUNIDADE.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

2005 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Gestão do Conhecimento: Um Estudo de Caso para o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina - CRF/SC
Orientador: Dra; Christianne. C.oelho de Souza Reinisch Coelho
, Ano de Obtenção: 2007.Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Tecnologia, Conselho Regiá.

Graduação em Automação de Escritorios e Secretariado

2000 - 2004

Universidade do Vale do Itajaí
Título: O Profissional de Secretariado na Organização do FARMAPOLIS
Orientador: Emilia Marta Schveitzer

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2000

Parque de Desenvolvimento Tecnologico

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1994

Centro de Estudos Supletivos de Florianópolois

Formação complementar

2020 - 2020

Inteligência Emocional,. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Maranhão, EGMA, Brasil.

2020 - 2020

O Desafio de Gerenciar Projetos Público em Ambientes de Crise. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Maranhão, EGMA, Brasil.

2020 - 2020

Secretariado Executivo e Assessoramento na Administração Publica. (Carga horária: 60h). , Escola de Governo do Maranhão, EGMA, Brasil.

2020 - 2020

Elementos Essenciais da Administração Pública. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Maranhão, EGMA, Brasil.

2020 - 2020

Desafio do Gestor Público Frene as Exigências Legais. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Maranhão, EGMA, Brasil.

2020 - 2020

Processos Administrativos Disciplinar. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Maranhão, EGMA, Brasil.

2014 - 2014

Curso Formação Continuada em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2006 - 2006

Innovando el posgrado. (Carga horária: 8h). , Universidad de La Habana, UHC, Cuba.

1984 - 1984

Iniciação Aos Serviços de Escritório. (Carga horária: 90h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina, SENACSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão Secretarial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Eventos Tecnicos Científicos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Organização de eventos

SILVA, Maria Miguelina da ; SARTOR, V. B. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. M. ; JUNCKES, C. ; SANTOS, R. F. . FARMAPOLIS 13 edição. 2005. (Congresso).

SILVA, Maria Miguelina da ; Paulo Roberto Boff ; NASCIMENTO JUNIOR, J. . FARMAPOLIS 12 EDIÇÃO. 2004. (Congresso).

SANTOS, R. F. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. M. ; SILVA, Maria Miguelina da . VII Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos. 1998. (Congresso).

Participação em eventos

I Seminário Nacional Mulheres e Cultura.Mulheres e Cultura. 2014. (Seminário).

Capacitação de Tutores Júnior e Professores Novos do Programa U Universidade ABerta do Brasil - UABni.Capacitação de Tutores Júnior. 2012. (Outra).

5TO. CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR. BRAIL ELECTONICO-EGOVERNMENTE. 2006. (Congresso).

5to. Congreso Internacional de Educación Superior - Curso Innovando el posgrado: de la visión escolástica hacia la sociedad del conocimiento. Curso -Innovando el posgrado: de la visión escolástica hacia la sociedad del conocimiento. 2006. (Congresso).

12º Congresso Internacional de Educação a Distância. 12º Congresso Internacional de Educação a Distância. 2005. (Congresso).

FARMAPOLIS - V Encontro de Farmacêuticos do Mercosul I Seminário da Cadeia Produtiva do Medicamento XIII Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos XI Congresso Catarinenese de Farmacêuticos e Bioquímicos. XI Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos. 2005. (Congresso).

II CONeGOV. 2005. II Conferência Sul-americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico - CONeGov 2005. 2005. (Congresso).

JAIIO 34. 34ª Jornada Argentinas de Informática e Investigación Opérativa. 2005. (Congresso).

Workshop do EGC.Encontro de docentes, discentes e convidados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do conhecimento. 2005. (Encontro).

OPA - OPÇÃO DE PROFISSÃO POR ÁREA.PARTICIPEI COMO PALESTRANTE. 2004. (Encontro).

Workshop do EGC.Encontro de docentes, discentes e convidados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Workshop do EGC: Engenharia do Conhecimento/Gestão do Conhecimento/Mídia e Conhecimento. 2004. (Encontro).

1ª AMOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO.1ª AMOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO. 2003. (Simpósio).

1º CICLO DE PALESTRAS SECRETARIADO - ENCAMINHADO A PROFISSÃO PARA O FUTURO.CICLO DE PALESTRAS SECRETARIADO - ENCAMINHADO A PROFISSÃO PARA O FUTURO E SABENDO ADMINISTRAR O TEMPO ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO.. 2003. (Seminário).

2º CONGRESSO CATARINENSE DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE SECRETARIADO E 2º CONGRESSO CATARINENSE DE QUALIDADE DE VIDA. 2º CONEPE - CONGRESSO CATARINENSE DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE SECRETARIADO E 2º CONGRESSO CATARINENSE DE QUALIDADE DE VIDA. 2003. (Congresso).

ÉTICA, ETIQUETA E POSTURA.PALESTRA. 2003. (Seminário).

OPA- OPÇÃO DE PROFISSÃO POR ÁREA.PARTICIPEI COMO PALESTRATNE. 2003. (Encontro).

OPA- OPÇÃO DE PROFISSÃO POR ÁREA.PARTICIPEI COMO PALESTRANTE. 2002. (Encontro).

IV CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA. CONGRESSO DAS ENTIDADE REPRESENTATES DOS MUNICIPIOS DE SC. 1996. (Congresso).

VSEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOVOCURRICULO ESCOLAR.V SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOVO CURRICULO ESCOLAR. 1988. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, Maria Miguelina da . Qual a importância do profissional de Secretariado para a Estruturação de um Evento de Grande Porte como o Famapolis?. In: FARMAPOLIS - V Encontro de Farmacêuticos do Mercosul I Seminário da Cadeia Produtiva do Medicamento XIII Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos XI Congresso Catarinenese de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2005, Joinville. Famapolis 13º. Florianopolis: Agnus, 2005. v. 13.

  • SILVA, Maria Miguelina da . Métodos e Tecnicas em Cenários de Aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Maria Miguelina da ; Ferreira B. R. Vania, Souza Irineu, Bernardes Francisco, . vida Cotidiana e o Novo Espaço Social: transparência,, Visibilidade, privacidade, e Controle. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Maria Miguelina da . " Brasil Electronico - E-Government". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Maria Miguelina da . Qual a Importância do Profissional de Secretariado para a Estruturação de um Evento de Grande Porte como o Farmapolis?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA, Maria Miguelina da . Floripa em Foco. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, Maria Miguelina da ; Ni Barbosa . Balaio Floripa. 2011. Outra.

SILVA, Maria Miguelina da . Uma Ilha se Olha 2. 2009 (Ponto de Cultura) .

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2013

Associação das entidades usuárias do canal comunitário de Florianópolis

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - 2010

Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Parlamentar, Carga horária: 6

1997 - 2008

Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA, Carga horária: 30

1990 - 1994

Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE OPEC, Carga horária: 44

1985 - 1988

Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, Carga horária: 30

1982 - 1983

Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ESCRITÓRI, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/1997

    Serviços técnicos especializados , Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Serviço realizado, SECRETÁRIA.

  • 07/2001 - 09/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Univali, São José.,Linhas de pesquisa

  • 10/2003 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, Coordenadora do Stand do XII Farmapolis.

  • 06/2002 - 11/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, Coordenadora Stand do XI Famapolis.

  • 06/2001 - 11/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, Coordenadora secretaria do stand do X Farmapolis.

  • 06/2000 - 11/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, Coordenação do stant do IX FARMAPOLIS.

  • 05/1999 - 11/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, COORDORA DE MONITORIA.

  • 05/1998 - 10/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, COMISSÃO ORGANIZADORA - INSCRIÇÃO.

  • 06/1997 - 11/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de Santa Catarina.,Cargo ou função, COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO VII FARMAPOLIS.

2010 - 2016

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de EaD UAB, Enquadramento Funcional: Tutora de EaD - UAB, Carga horária: 4

Outras informações:
Tutora em Ensino a Distancia no Curso da Pós Graduação em Especialização em Gestão Pública.

2009 - Atual

Associação das Entidades Usuárias do Canal Acabo - TV Floripa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Ponto de Cultua, Carga horária: 4

2008 - 2009

Camara Municipal de Vereadores de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Parlamentar, Carga horária: 8

2009 - 2010

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO JOSE

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

2016 - 2018

Centro de Educação e Assessoramento Popular

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EDUCADORA POPULAR

2018 - Atual

INSITUTO DE PREVIDENCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DO MARANHÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORA PREVIDENCIARIA, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Plano Anual para 2018, Parcerias, Relatório Trimestral de Atividades, criação de modelos de formulários próprios de avaliação, constatações e coleta dos dados, para Análise dos Processos, modelos de formulários de analises de processos de licitações em todos os âmbitos e modalidades e controle e monitoramento.