Leonardo Luiz de Souza Rezio

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humano da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG - 2014). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (UFG - 2003) e em Direito (PUC/GO - 2006). Especialista em Direito Constitucional (UFG - 2008). Interesse e foco de estudo voltados especialmente para as questões de Comunicação e Direito Humanos. Assistente em Administração na Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás desde 2008, atualmente ocupando a função de Diretor de Publicidade Institucional da UFG.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direitos Humanos

2012 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: Os direitos humanos da era da cibercultura: processos de interação na página da Secretaria de Direitos Humanos no Facebook,Ano de Obtenção: 2014
Goiamérico Felício Carneiro dos Santos.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil. Palavras-chave: Direitos Humanos; Comunicação; cibercultura.

Especialização em Direito Constitucional

2007 - 2008

Universidade Federal de Goiás
Título: O Princípio da Subsidiariedade: Uma limitação à Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
Orientador: Eriberto Francisco Beviláqua Marín

Especialização em Direito Privado

2007 - 2007

Universidade de Rio Verde
Título: A responsabilidade civil do fornecedor nas relações de consumo via internet
Orientador: Helca de Sousa Nascimento

Graduação em Direito

2000 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A responsabilidade civil do fornecedor nas relações de consumo via Internet
Orientador: Ysabel del Carmem Barba Balmaceda

Graduação em Comunicação Social

2000 - 2003

Universidade Federal de Goiás
Título: PP Cai na rede - Novas Possibilidades para uma comunicação interativa via Internet
Orientador: Goiamérico Felício

Formação complementar

2017 - 2017

Capacitação em Sindicância e PAD - Processo Administrativo Disciplinar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação em Avaliação de Desempenho e SAD. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

Cerimonial no Ambiente Legislativo. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2013 - 2013

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2012 - 2012

Aluno especial do Mestrado em Mídia e Cidadania. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2011 - 2011

Oficina: Pronomes de Tratamento e Titulações. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2011 - 2011

Oficina: Planejamento de Eventos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2009 - 2011

Língua Inglesa. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2010 - 2010

Corso di lingua e cultura italiana. (Carga horária: 100h). , Edulíngua - Laboratoria di lingua e cultura italiana, EDULÍNGUA, Itália.

2009 - 2010

Língua Italiana. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em 14 Festival Mundial de Publicidade de Gramado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2003 - 2003

Formação em Web Design. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC, Brasil.

2003 - 2003

Monitor de alunos - Comunicação Comparada. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Fórum de Comunicação Mercadológica do Centro-Oeste. , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1998 - 1999

Língua Francesa. , Alliance Française, AF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade Institucional.

Organização de eventos

REZIO, L. L. S. . Simpósio Ciência, Arte e Educação em tempos de pandemia. 2020. (Outro).

REZIO, L. L. S. ; SILVA, M. L. M. . Desafios Contemporâneos da Democracia. 2020. (Outro).

CIVARDI, J. A. ; REZIO, L. L. S. . Espaço das Profissões UFG 2020. 2020. (Outro).

BORGES, L. J. ; REZIO, L. L. S. . 17 Conpeex UFG - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2020. (Congresso).

SILVA, M. L. M. ; REZIO, L. L. S. . Pensar Direitos Humanos Digital. 2020. (Outro).

FIGUEIREDO, F. J. Q. ; REZIO, L. L. S. . A internacionalização na UFG: realidades e desafios. 2020. (Outro).

CRUVINEL, F. M. ; REZIO, L. L. S. . Lives #CulturanaUFG. 2020. (Outro).

CRUVINEL, F. M. ; REZIO, L. L. S. . I Seminário COEX - Os desafios da extensão universitária a partir da Covid-19. 2020. (Outro).

REZIO, L. L. S. ; BORGES, L. J. . XVI CONPEEX - 2019 - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2019. (Congresso).

REZIO, L. L. S. ; BORGES, L. J. . XV CONPEEX - 2018 - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2018. (Congresso).

REZIO, L. L. S. ; BORGES, L. J. . XIV CONPEEX - 2017 - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2017. (Congresso).

REZIO, L. L. S. . Colações de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2015-2 e 2016-1. 2016. (Outro).

STASIAK, D. ; REZIO, L. L. S. . II Seminário de Comunicação Pública e Cidadania. 2016. (Outro).

ROSSO, C. F. W. ; REZIO, L. L. S. . XII Conpeex 2016 - Ciência Alimentando o Brasil. 2016. (Congresso).

REZIO, L. L. S. . Colação de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2014-2 e 2015-1. 2015. (Outro).

STASIAK, D. ; REZIO, L. L. S. . Seminário Comunicação Pública e Cidadania. 2015. (Outro).

REZIO, L. L. S. . V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humano. 2013. (Outro).

REZIO, L. L. S. . IV Pensar Direitos Humanos. 2013. (Outro).

REZIO, L. L. S. . Colações de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2012-2 e 2013-1. 2013. (Outro).

REZIO, L. L. S. . Colações de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2011-1 e 2012-1. 2012. (Outro).

REZIO, L. L. S. . Colações de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2010-2 e 2011-1. 2011. (Outro).

REZIO, L. L. S. . Colações de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2009-2 e 2010-1. 2010. (Outro).

REZIO, L. L. S. . Colações de Grau Universidade Federal de Goiás - Turmas 2008-2 e 2009-1. 2009. (Outro).

REZIO, L. L. S. ; BORGES, L. J. . XVI CONPEEX - 2019 - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2019. (Congresso).

REZIO, L. L. S. ; BORGES, L. J. . XV CONPEEX - 2018 - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2018. (Congresso).

Participação em eventos

3 Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação. 2017. (Encontro).

III Semana de Comunicação Organizacional.O Direito à Comunicação nos sites de redes social: análise das interações mútuas na página do Humaniza Redes no Facebook. 2017. (Outra).

III Semana de Comunicação Organizacional. 2017. (Outra).

Encontro Temático da Política de Comunicação UFG. 2016. (Encontro).

II Seminário Comunicação Pública e Cidadania.Política de Comunicação da UFG: temas e discussões. 2016. (Seminário).

XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. A percepção pública sobre os Direitos Humanos na página da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 2016. (Congresso).

II Ciclo de Estudos do Discurso: os dispositivos de poder e os saberes em Michel Foucault.Direitos humanos: uma leitura crítica de Michel Foucault. 2013. (Seminário).

Seminário Interdisciplinaridade: Desafios Institucionais. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Rupturas Metodológicas Para uma Leitura Crítica da Mídia. 2013. (Seminário).

V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos.A fraternidade nas malhas da rede: o uso da Internet na promoção dos Direitos Humnaos. 2013. (Encontro).

X CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Os Direitos Humanos e a Democracia nas Malhas da Rede: O uso das redes sociais na promoção e proteção dos direitos humanos. 2013. (Congresso).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Paraísos Raciais na Web? A Promoção da Igualdade Social nas Redes Sociais. 2013. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Dos direitos humanos à democratização da Comunicação. 2013. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa da UFG - CONPEEX 2012. Direito à Comunicação e à Informação - Aspectos Constitucionais. 2012. (Congresso).

III Seminário Pensar os Direitos Humanos.Do Direito Humano à Comunicação. 2012. (Seminário).

IV Seminário de Mídia e Cultura.A constituição do novo espaço público na era da informação e da tecnologia. 2012. (Seminário).

V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário. 2011. (Encontro).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. O Princípio da Subsidiaridade: uma limitação à arguição de descumprimento de preceito fundamental. 2008. (Congresso).

Seminário Direito do Consumidor. 2003. (Seminário).

Simpósio Regional de Pesquisa em Comunicação.O discurso publicitário e a legitimação da ideologia dominante. 2002. (Simpósio).

Comunicação para uma outra globalização. 2001. (Seminário).

Seminário de Cultura, Marketing e Cidadania. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Diogo Rodrigues da Silva

SILVA, D. R.;REZIO, L. L. S.. O PAPEL DO GRUPO URUANA CONSCIENTE PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA POR MEIO DO FACEBOOK. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: SERGIO HENDRIGO FARIAS OLIVEIRA NOLETO

NOLETO, S. H. F. O.;REZIO, L. L. S.. PERCEPÇÃO DAS MATÉRIAS SOBRE DIREITOS HUMANOS NAS EDIÇÕES DO G1/GOIÁS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Mayara Barroso Siqueira Miranda

MIRANDA, M. B. S.;REZIO, L. L. S.. PRECONCEITO RACIAL CONTRA O NEGRO SOB A ÓTICA CINEMATOGRÁFICA DO FILME ?CRASH - NO LIMITE?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Hilda Freitas Silva

SILVA, H. F.;REZIO, L. L. S.. RADIOS COMUNITÁRIAS E OS REFLEXOS NA CIDADANIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maria Lindinalva Rêgo dos Santos

SANTOS, M. L. R.;REZIO, L. L. S.. USO PEDAGÓGICO DAS DIFERENTES MÍDIAS NA ESCOLA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Mariana Spina de Paula

TARREGA, M. C. V. B.; MARTINS, C. R.;REZIO, L. L. S.. Influência da Jurisprudência nos Recursos Cíveis: aplicação da jurisprudência defensiva pelos tribunais superiores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

Orientou

Hilda Freitas Silva

RADIOS COMUNITÁRIAS E OS REFLEXOS NA CIDADANIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Leonardo Luiz de Souza Rezio;

Maria Lindinalva Rêgo dos Santos

USO PEDAGÓGICO DAS DIFERENTES MÍDIAS NA ESCOLA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Leonardo Luiz de Souza Rezio;

SERGIO HENDRIGO FARIAS OLIVEIRA NOLETO

PERCEPÇÃO DAS MATÉRIAS SOBRE DIREITOS HUMANOS NAS EDIÇÕES DO G1/GOIÁS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Leonardo Luiz de Souza Rezio;

Mayara Barroso Siqueira Miranda

PRECONCEITO RACIAL CONTRA O NEGRO SOB A ÓTICA CINEMATOGRÁFICA DO FILME ?CRASH - NO LIMITE?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Leonardo Luiz de Souza Rezio;

Diogo Rodrigues da Silva

O PAPEL DO GRUPO URUANA CONSCIENTE PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA POR MEIO DO FACEBOOK; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania (Direitos Humanos)) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Leonardo Luiz de Souza Rezio;

Produções bibliográficas

  • REZIO, L. L. S. ; SILVA, M. L. M. . Discurso Anti-Ciência: a Desinformação como Estratégia de Ataque à Produção Científica. REVISTA UFG (ONLINE) , v. 20, p. 1-26, 2020.

  • REZIO, L. L. S. . O que sobrou dos direitos humanos nas ruínas do neoliberalismo. In: VEIGA, Fábio da Silva; Alves, Rodrigo Vitorino Souza; Fonseca, Maria Hemília. (Org.). Diálogos dos Direitos Humanos. 1ed.Porto: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos, 2022, v. 1, p. 1-661.

  • REZIO, L. L. S. . O Direito à Comunicação nos sites de rede social: análise das interações mútuas na página do Humaniza Redes no Facebook. In: José Geraldo de Sousa Júnior; Murilo César Ramos; Elen Geraldes; Fernando Oliveira Paulino; Janara Sousa; Helga Martins de Paula; Talita Rampim; Vanessa Negrini. (Org.). Introdução crítica ao direito à comunicação e à informação (Série o direito achado na rua, v. 8). 1ed.Brasília: FAC-UnB, 2017, v. 8, p. 172-182.

  • REZIO, L. L. S. ; SANTOS, G. F. C. . Dos direitos humanos à democratização da Comunicação. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus, AM. Anais Trabalhos - Intercom 2013.

  • REZIO, L. L. S. ; SANTOS, G. F. C. . 'Paraísos raciais na web? A Promoção da Igualdade Racial nas Redes Sociais. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2013, Rio Verde - GO. Anais Trabalhos - XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2013.

  • REZIO, L. L. S. . Direitos humanos: uma leitura crítica de Michel Foucault. In: II Ciclo de Estudos do Discurso: os dispositivos de poder e saberes em Michel Foucault, 2013, Goiânia-GO. II Ciclo de Estudos do Discurso: os dispositivos de poder e saberes em Michel Foucault - Anais, 2013. p. 15-15.

  • REZIO, L. L. S. . Direito à Comunicação nos sites de rede social: análise das interações mútuas da página do Humaniza Redes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZIO, L. L. S. . A percepção pública sobre os direitos humanos na página da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no Facebook. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZIO, L. L. S. ; SANTOS, G. F. C. . Os Direitos Humanos e a Democracia nas Malhas da Rede: O uso das redes sociais na promoção e proteção dos direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZIO, L. L. S. ; SANTOS, G. F. C. . Dos direitos humanos à democratização da Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZIO, L. L. S. ; SANTOS, G. F. C. . Paraísos Raciais na Web? A Promoção da Igualdade Social nas Redes Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZIO, L. L. S. ; SANTOS, G. F. C. . A fraternidade nas malhas da rede: o uso da Internet na promoção dos Direitos Humnaos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZIO, L. L. S. . Direitos humanos: uma leitura crítica de Michel Foucault. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZIO, L. L. S. . Argüição de descumprimento de preceito fundamental: origens e características.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZIO, L. L. S. . O discurso publicitário e a legitimação da ideologia dominante. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

REZIO, L. L. S. . Encontro Temático da Política de Comunicação UFG - Publicidade Institucional e Gestão da Marca UFG. 2016. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Reitoria. , Câmpus Samambaia, Prédio da Reitoria, Campus UFG, 74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131, Telefone: (62) 35211010, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Servidor técnico-administrativo da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, atualmente ocupando a função de Diretor de Publicidade Institucionais da UFG.

Atividades

  • 09/2008

    Serviços técnicos especializados , Reitoria.,Serviço realizado, Assisente em Administração - ASCOM / ARP.

  • 09/2008 - 12/2009

    Extensão universitária , Reitoria.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão.

2013 - 2015

Núcleo de Direitos Humanos - UFG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Orientador acadêmico

Outras informações:
Ministrou, no curso de Especialização "Educação em Direitos Humanos para a Diversidade e Cidadania" - modalidade EAD (Semi-Presencial) - de responsabilidade do Núcleo de Direitos Humanos (NDH/UFG), as seguintes disciplinas: - Fundamentos Históricos, Filosóficos e Jurídicos dos Direitos Humanos; - Fundamentos da Democracia: justiça e cidadania; - Educação e relações étnico-raciais; - Desenvolvimento, Meio Ambiente e Educação Ambiental; - Metodologia de Ensino