Simone dos Santos França
Doutora em Estudo de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Comunicação: Linguagens e Construção Textual e Literatura, pela Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim (FAVIM); Especialista em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispanoamericana, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Brasil Empreender (FABEMP). Graduada em Letras com habilitação em Espanhol, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário (Claretiano). Atuação como professora de Língua Portuguesa e Língua espanhola na educação básica. Tem experiência na área de Letras e Educação, lecionando e desenvolvendo pesquisas com temáticas como: ensino de espanhol, linguagens, identidades e ensino. Atuou como tutora presencial em curso superior à distância de Licenciatura em Letras/Inglês no Centro Universitário (Claretiano) de 2014-2017. Lecionou na Pós-Graduação (especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) na Faculdade de Pimenta Bueno (FAP) em 2015. Foi professora na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) de 2014- 2017 e coordenadora pedagógica na mesma instituição de 2016-2018. Lecionou Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Práticas de Ensino no curso de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, em 2018. Professora de Língua Espanhola no Instituto Federal de Rondônia, em 2023. Atualmente professora voluntária na Universidade Federal de Rondônia - Campus de Ji-Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) e grupo de pesquisas CNPq Linguagens e Feminismos: gênero, letramentos e identidades (GELF). E-mail: anhin.1@hotmail.com
Informações coletadas do Lattes em 22/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de pós-graduação em Estudo de Linguagens
2019 - 2023
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: LÍNGUA ESPANHOLA NO ENEM: ANÁLISE DE ITENS DE 2019 A 2022 NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS
Profa. Dra. Daniela S. Kawamoto Kanashiro. Coorientador: Profa. Dra. Fabiana Poças Biondo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Letras
2012 - 2014
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: O discurso de acadêmicos indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)faceas cotas e o acesso ao Ensino Superior, Ano de Obtenção: 2014
Maria Leda Pinto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cotas; Discurso; Acadêmicos indígenas; Identidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2023 - 2023
Faculdade Brasil Empreender
Título: Não se aplica
Orientador: Não de se aplica
Especialização em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano
2011 - 2013
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: EXPRESIONES IDIOMÁTICAS EN LAS CLASES DE ESPAOL LENGUA EXTRANJERA (ELE): una propuesta de trabajo
Orientador: Mari Néli Doria
Especialização em Comunicação:Linguagens,costrução textual e literat
2009 - 2010
Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim, Faculdade do Vale do Itajaí
Título: O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO FORMADOR DE LEITORES - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Orientador: José Manfroi
Graduação em Pedagogia
2017 - 2018
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA: OBRIGAÇÃO OU PRAZER?
Orientador: Ana Maria Tassinari
Graduação em Letras com habilitação em Espanhol
2005 - 2007
Universidade Católica Dom Bosco
Título: .O Regionalismo e a Descrição Urbana Presentes em uma Poesia de Raquel Naveira
Orientador: Msc. Lucia Morales Marques Ferreira
Formação complementar
2023 - 2023
Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Introdução ao Excel. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Clima Organizacional. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
FORMAÇÃO PARA BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2022 - 2022
Revisão de texto. (Carga horária: 30h). , WR Educacional, WR, Brasil.
2022 - 2022
Revisão de Textos. (Carga horária: 200h). , Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem, IDEA, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Francês intermediário. (Carga horária: 80h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Extensão Mudanças Acadêmicas: contexto da Educação a Distância. (Carga horária: 4h). , Claretiano Rede de Educação, CLARETIANO, Brasil.
2016 - 2016
As habilidades do empreendedor e do intraempreendedor. (Carga horária: 7h). , DTcom-Direct to Company S.A, DTCOM, Brasil.
2016 - 2016
Administração Eficaz de Conflitos. (Carga horária: 4h). , Direct To Company S.A, DTCOM, Brasil.
2016 - 2016
Semana Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, UNIJIPA, Brasil.
2016 - 2016
5S - A BASE PARA A QUALIDADE. (Carga horária: 3h). , DTcom - Direct To Company S.A., DTCOM - DIRECT T, Brasil.
2016 - 2016
IV Encontro de Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos. (Carga horária: 24h). , Athenas - Grupo Educacional, ATHENAS, Brasil.
2015 - 2015
Espanõl Avanzado. (Carga horária: 40h). , Fundación de la Lengua Española, FLE, Espanha.
2015 - 2015
Aprendizagem Estratégica. (Carga horária: 4h). , Particular, P, Brasil.
2014 - 2014
Formação Inicial para Tutores-módulo I. (Carga horária: 30h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
curso de Francês. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Actualización para Professoresde Español. (Carga horária: 40h). , Consejería de Educación-Embajada de España en Brasil,Secretaria de Educació, SED, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Actualización para Professoresde Español. (Carga horária: 40h). , Consejería de Educación-Embajada de España en Brasil,Secretaria de Educació, SED, Brasil.
2011 - 2011
DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera. , Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Actualización para Professoresde Español. (Carga horária: 40h). , Consejería de Educación-Embajada de España en Brasil,Secretaria de Educació, SED, Brasil.
2006 - 2009
Extensão universitária em Lingua Espanhola. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Lingua Brasileira de Sinais (Módulo Intermediário). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Actualización para Professoresde Español. (Carga horária: 20h). , Conjería de Educación-Embajada de España en Brasil,Secretaría de Estado, SED, Brasil.
2007 - 2007
Lingua Brasileira de Sinais (Módulo Basico). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2004 - 2004
Artesanato. (Carga horária: 36h). , Cooppderh, COOPPDERH, Brasil.
2002 - 2002
Noções de Secretariado. (Carga horária: 40h). , Governo Federal, GF, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Organização de eventos
SILVA, Rosângela Aparecida ; FRANÇA, S. S. . Ciclo Científico da Unijipa - Novas Metodologiad de Ensino/aprendizagem e os desafios educacionais da atualidade. 2017. (Outro).
SILVA, Rosângela Aparecida ; FRANÇA, S. S. . 3 Ciclo Científico da Unijipa - Inteligência Emocional para o crescimento acadêmico-profissional. 2016. (Outro).
FRANÇA, S. S. . V Simpósio Acadêmico professional. 2016. (Outro).
Participação em eventos
6 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ?Línguas e literatura em uma sociedade global: múltiplas perspectivas e múltiplos contextos?.LETRAMENTOS CRÍTICOS NAS AULAS DE LÍNGUAS: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PODER E (RE)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. 2024. (Outra).
V CONGRESSO INTERNACIONAL ÁGORA DE PESQUISA EM ENSINO DE IDIOMAS. 2022. (Congresso).
V CONGRESSO INTERNACIONAL ÁGORA DE PESQUISA EM ENSINO DE IDIOMAS. Os itens de espanhol do ENEM digital e os letramentos críticos. 2022. (Congresso).
XXVII SELL: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MODALIDADES, DISCURSOS E TECNOLOGIAS EM CENA.ENTRE A RESISTÊNCIA E A EXCLUSÃO: DISCUSSÕES SOBRE O ESPANHOL NO ENEM. 2022. (Seminário).
XXVII SELL: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MODALIDADES, DISCURSOS E TECNOLOGIAS EM CENA. 2022. (Seminário).
XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS EM HOMENAGEM A JOSÉ PEREIRA DA SILVA.Análise do Discurso francesa: discussões sobre teoria e método. 2021. (Simpósio).
Ciclo de Oficinas E/LE on line para Professores Brasileiros. 2020. (Oficina).
Coloquio Internacional de Espaol como Lengua Extranjera PUCV 2020: Perspectivas y Proyecciones en Metodología e Investigación?. 2020. (Outra).
IV Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas.LETRAMENTOS CRÍTICOS PARA (RE) CONSTRUÇÃO/ DESLOCAMENTO DE SENTIDOS E RUPTURA NA ESCOLA PÚBLICA. 2020. (Encontro).
Jornada Virtual Internacional 30 anos sem Puig / 30 aos sin Puig. 2020. (Outra).
o XVIII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TERRITORIALIDADE. Una mirada hacia el futuro: letramentos críticos e tecnologias digitais nas aulas de espanhol. 2020. (Congresso).
XVIII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TERRITORIALIDADE. 2020. (Congresso).
XVIII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TERRITORIALIDADE. Una mirada hacia el futuro: letramentos críticos e tecnologias digitais nas aulas de espanhol,. 2020. (Congresso).
XVIII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TERRITORIALIDADE. 2020. (Congresso).
III Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e XXI Semana de Letras.Letramento crítico com textos multimodais: caminhos para a atuação de professores de línguas na contemporaneidade. 2019. (Seminário).
III Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e XXI Semana de Letras. 2019. (Seminário).
III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma outra base é possível. 2019. (Seminário).
II Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ (SeLLiAQ) e III Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos.ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA: TEORIA OU MÉTODO?. 2019. (Seminário).
IV Seminário de Cultura e Educação Epistemologia decolonial: outros espaços de produção de conhecimento.O papel da formação continuada do professor de línguas adicionais: contextos de ensino múltiplos e incertos. 2019. (Seminário).
I Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural "Os múltiplos Olhares da Leitura sob a Perspectiva Dialógica". 2016. (Simpósio).
IX ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.IX EnCIC (Mediador na apresentação de Poster). 2016. (Encontro).
Semana Pedagógica.Semana Pedagógica. 2016. (Encontro).
Semana Pedagógica 2016.1. 2016. (Encontro).
1 Ciclo Empreendedor Unijipa. Formação de Professores para Educação Infantil. 2015. (Congresso).
5ª Semana da Pedagógica da Unijipa. 2015. (Outra).
2 Ciclo Científico da UNIJIPA.A Qualidade no Atendimento: Qual sua Importância no crescimento da Empresa?. 2014. (Outra).
2 Ciclo Científico da UNIJIPA.A Empresa Familiar Mediante aos aspectos da Globalização. 2014. (Outra).
2 Ciclo Científico da UNIJIPA.Minicurso: Promovendo Saúde Utilizando o Lúdico. 2014. (Outra).
I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem X Jornada de Educação do Mato Grosso do Sul I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Letras.Discutindo a Educação Indígena no Brasil: Um olhar no Ensino Superior. 2014. (Outra).
VII ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.Mediador de Apresentação de Pôster. 2014. (Encontro).
VII ENCIC-Encontro Nacional de Iniciação Científica.CONSIDERAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO PÚBLICO DO BRASIL. 2014. (Encontro).
XIV Semana de Matemática e IV Semana de Estatística. 2014. (Outra).
XIV Semana de Matemática e IV Semana de Estatística.Minicurso: Roteiro para Elaboração de Artigo Científico e TCC. 2014. (Outra).
Encontro Pedagógico - Caminhos Essenciais.Oficina de Língua Estrangeira Espanhol. 2013. (Oficina).
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Expressões Idiomáticas No Ensino De Portugês Como Língua Estrangeira. 2013. (Congresso).
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. 2013. (Congresso).
III Conferência Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fonteiras e Ensino de Línguas e Literaturas. 2013. (Outra).
III Conferência Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fonteiras e Ensino de Línguas e Literaturas.Educação Indígena No Brasil: Uma História de Conquistas E Desafios. 2013. (Outra).
Seminário de Educação 2013. 2013. (Seminário).
V Simpósio Nacional De Estudos Filológicos E Linguísticos.POLÍTICA AFIRMATIVA DE COTAS: O ACESSO DE INDÍGENAS À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. 2013. (Simpósio).
XIII Semana da Matemática e III Semana da Estatística.oficina: Uma abordagem Dinâmica das Novas Regras do Acordo Ortográfico. 2013. (Oficina).
XIII Semana de Matemática e III Semana de Estatística.Uma abordagem Dinâmica das Novas Regras do Acordo Ortográfico. 2013. (Oficina).
IIIEncontro em Analise do Discurso Diálogos com a área de Humanas.A Análise Discursiva Das Cotas E Do Acesso De Indígenas A Universidade Estadual De Mato Grosso Sul. 2012. (Encontro).
IX JOrnada de Educação de Mato Grosso do Sul. Cotas e o acesso a Universidade: o discurso de acadêmicos indigenas da UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2012. (Congresso).
VII Jornada Nacional De Linguistica E Filologia Da Língua Portuguesa.Variação Linguística E A Concordãncia Verbal: Uma Abordagem no Livro Didático. 2012. (Outra).
Letramentos Críticos eo ensino no Século XXI: métodos ou Ética?. 2010. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. Algunas Ponderaciones sobre la enseanza de la lengua espaola como obligatoriedad en las escuelas brasileas.. 2010. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2009. (Congresso).
Formação Tecnológica de Professores sob uma perspectiva hermenêutico-fenomenológica. 2007. (Outra).
VJornada Estudantil: "Raizes de Letras". 2007. (Encontro).
I Forum Estadual de Professores de Espanhol do MS. 2006. (Encontro).
IV Jornada Estudantil Raizes de Letras.Tango Argentino. 2006. (Outra).
II Feira Livro Proler e Sistema Estadual de Bibiotecas Púbicas.II Feira Livro Proler e Sistema Estadual de Blibliotecas Públicas. 2005. (Encontro).
III Semana de Biblioteconomia.III semana de Biblioteconomia. 2005. (Encontro).
II Jornada Pedagógica Interinstitucional.II Jornada Pedagógica Interinstituciona. 2005. (Encontro).
Sarau de Letras UCDB.Princesinha dos Ervais. 2005. (Outra).
VI Encontro Estadual de Leitura.VI Encontro Estadual de Leitura. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
FERNANDEZ, J. B.; ALTAFINI, B. A. S.;FRANÇA, S. S.. Uma abordagem decolonial da fábula a cigarra e a formiga. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FRANÇA, S. S.. Didática e a Prática no Ensino da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. A Importância do Professor de Matemática em Libras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. Aprendizagem do Ensino de História Através das Tecnologias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. A Morte em Scopenhauer Sob as Perspectivas das Filosofias Hindu-Budistas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. de Lima. Ângela Maria C. F. Machado. Ilcela F. M. D.Ausência de Atletismo nas Escolas de Presidente Médici - RO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. de França. Thiago A. da S. Matos.Transição Epidemiológica da Obesidade Infantil no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. B. O. Santos. Kezia da Silva. Vanessa F. Franco.Ressignificação dos Valores Educacionais: Resgatando Lembranças e Elevando a Autoestima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. O Papel do Professor na Formação de Leitores - Algumas Considerações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. O Ensino de Língua Estrangeira: Ênfase na Língua Inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.; REIS, E. S.. A Geometria Plana Presente nas Linhas que Demarcam um Campo de Futebol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Rondônia.
FRANÇA, S. S.. Algumas Considerações Acerca da Comissão Rondon. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. Feudalismo: Transformações Geopolíticas na Parte Ocidental do Continente Europeu nos Séculos XIV e XV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. A Influência da Leitura no Processo de Ensino Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. Marcos Antônio Pereira.Imaginário, História e Arqueologia: O Sítio Arqueológico do Mirante no Distrito de Novo Riachuelo em Presidente Médici - RO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. de Ferreira. Antonimar Silva Freitas.Preservação e Recuperação de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. Shyrleia Q. de Sena.Os Biomas Brasileiros (Preservar, Recuperar e Proteger). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Claretiano Centro Universitário.
FRANÇA, S. S.. I Simpósio Interdisciplinar em Saúde de Rondônia. 2017. Instituto de Pesquisa e Educação de Rondônia.
FRANÇA, S. S.. I Simpósio Interdisciplinar em Saúde de Rondônia. 2016. Insituto de Pesquisa e Educação de Rondônia.
Orientou
Da trajetória da Arte Moderna a Pintura Abstrata: Ensinar para Sensibilizar; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Faculdade Panamericana de Ji-Paraná; Orientador: Simone dos Santos França;
FILOSOFIA MORAL NO BUDISMO - UM COMPARATIVO COM A FILOSOFIA OCIDENTAL; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Simone dos Santos França;
ASSOREAMENTOS: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Claretiano - Centro Universitário; Orientador: Simone dos Santos França;
A GUERRA NA SÍRIA: ATROCIDADE SEM FRONTEIRA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Simone dos Santos França;
A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Simone dos Santos França;
A IMPORTÂNCIA DA INSERCAO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO ENSINO REGULAR DE JI - PARANÁ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Simone dos Santos França;
REFLEXO DA INDISCIPLINA ESCOLAR: FAMÍLIA ESCOLA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Simone dos Santos França;
Produções bibliográficas
-
FRANÇA, S. S. . Análise do Discurso francesa: discussões sobre teoria e método. REVISTA PHILOLOGUS , v. 79, p. 374-389, 2021.
-
DOS SANTOS FRANÇA, SIMONE . Textos multimodais no ensino de língua espanhola e letramentos críticos. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso) , v. 23, p. 1176-1197, 2021.
-
SOUZA, QUEILA RIBAS ; REIS, ENOQUE DA SILVA ; ROCHA, TALMAIRAN EDEVALDO DA COSTA ; MOTA, OLGA MARIA ; ELER, ROSIANE RIBAS DE SOUZA ; França, simone dos santos . INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/BRASIL: análise acerca da percepção de gestores x aluno. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 25506-25520, 2020.
-
FRANÇA, S. S. . Dificuldades na Aprendizagem do Espanhol no Brasil: reflexões sobre a escrita. PRIMEIRA ESCRITA , v. 5, p. 36-45, 2018.
-
FRANÇA, S. S. . Desafios da prática do professor de Língua Espanhola no Brasil. Revista Saberes da Unijipa , v. 1, p. 28-39, 2017.
-
FRANÇA, S. S. ; CARNEIRO, R. P. G. . A importância da qualidade no atendimento para o crescimento contínuo da empresa. Revista Saberes da Unijipa , v. 5, p. 84-92, 2017.
-
FRANÇA, S. S. . Dificultades de los estudiantes brasileos en el aprendizaje del espaol como lengua extranjera. Revista Densidades (Online) , v. 1, p. 129-141, 2017.
-
FRANÇA, S. S. ; BENTO, R. M. L. ; TOMAZ, C. . A formação de professores para educação infantil. Revista Saberes , v. 4, p. 1-8, 2016.
-
FRANÇA, S. S. . O importante Papel do Professor como formador de leitores : prática ou desafio?. Revista Saberes da Unijipa , v. 2, p. 35-871, 2015.
-
FRANÇA, S. S. ; PINTO, M. L. . ?Educação indígena no Brasil: uma história de conquistas e desafios?,. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos , v. 2, p. 00, 2013.
-
FRANÇA, S. S. ; BARROS, A. L. E. C. . A Abordagem da Variação Linguística no Livro ' Português de Olho no Mundo do Trabalho'. SOCIODIALETO , v. 2, p. 00-00, 2012.
-
CARNEIRO, R. P. G. ; FRANÇA, S. S. . Gestão da qualidade e Excelência no Atendimento: fatores para o crescimento contínuo de uma empresa. 1. ed. ..: Novas edições Acadêmicas, 2019. v. 1. 56p .
-
FRANÇA, S. S. ; PINTO, M. L. . O discurso de acadêmicos indígenas cotistas da UEMS: face as cotas e o acesso ao Ensino Superior. 0. ed. Novas edições Acadêmicas, 2015. v. 0. 0p .
-
FRANÇA, S. S. ; REIS, E. S. . LITERATURA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO EMBLEMÁTICO POEMA REGIONALISTA ?RELÓGIO DA 14?. 1. ed. São Paulo: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 1. 56p .
-
FRANÇA, S. S. . Linguagem e representação: Dom Quixote como personagem metafórico a partir de ?As palavras e as coisas? de Foucault. In: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman de. (Org.). Educação Contemporânea. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 23, p. 78-84.
-
FRANÇA, S. S. . REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE LINGUAGEM E PODER NAS OBRAS DE BAKHTIN E FOUCAULT. In: s Fernanda Tonelli; Lilian de Souza. (Org.). Linguística, letras e artes: culturas e identidades 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 2, p. 98-108.
-
FRANÇA, S. S. ; JULIANI, I. P. . Prática de leitura em sala de aula: obrigação ou prazer?. Perspectivas e processos da alfabetização. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1, p. 34-41.
-
REIS, E. S. ; SILVA, N. A. ; FRANÇA, S. S. . Baixo rendimento dos alunos do 6 ano na disciplina de matemática em uma escola pública de Ji-Paraná ? Rondônia - Brasil: falta de motivação?.. In: Conferência Interamericadna de Educação Matemática,, 2015, Tuxtla. Conferência Interamericadna de Educação Matemática-CIAEM, 2015. v. 1.
-
FRANÇA, S. S. ; PINTO, M. L. . POLÍTICA AFIRMATIVA DE COTAS: O ACESSO DE INDÍGENAS À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. In: V Simpósio Nacional De Estudos Filológicos E Linguísticos, 2013, Campo Grande. v SINEFIL, 2013.
-
AMARAL, E. L. S. ; PEREIRA, S. A. R. ; FRANÇA, S. S. . Identidade Sob Algumas Perspectivas Teóricas: As faces Reveladas dos Sujeitos do Discurso. In: IV Encontro em Analise do Discurso: Fundamentos Epistemológicos e Abordagens Metodológicas, 2013, Araraquara. V Encontro em Analise do Discurso. Araraquara: FCL-Unesp, 2013. v. 0. p. 154-164.
-
FRANÇA, S. S. . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A CONCORDÂNCIA VERBAL: UMA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO. In: VI Jornada Nacional De Linguística E Filologia Da Língua Portuguesa, 2012, Campo Grande. VI JNLFLP, 2012.
-
FRANÇA, S. S. . A ANÁLISE DISCURSIVA DAS COTAS E DO ACESSO DE INDÍGENAS À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. In: III Encontro Em Análise Do Discurso Diálogos com a Area De Humanas, 2012, Alta Araguaia. III encontro em Analise do Discurso, 2012.
-
FRANÇA, S. S. . Algumas Ponderaciones Sobre La enseanza De La Lengua Espaola Como Obligatoriedad En Las Escuelas Brasileas. In: II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2010, Campo Grande. Hispanismo& Fronteira. ampo Grande: Oeste, 2010. p. 113-113.
-
FRANÇA, S. S. . DISCURSIONES ACERCA DE ALGUNAS DIFICULTADES DE LOS APRENDICES EN RELACIÓN A LA LENGUA ESPANHOLA. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa -PB. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Campina Grande: REALIZE Editora, 2009. p. 248-258.
-
FRANÇA, S. S. ; SANTOS, J. X. . Discussão da Importância do Conhecimento do Aplicativo de Edição de Texto para Elaboração de Trabalhos Científicos. In: IV Congresso Brasileiro e I Congresso Interamericano, 2015, Indaiatuba SP. Educação e Humanização: Os Desafios da Escola no Século XXI, 2015.
-
FRANÇA, S. S. . Cotas E O Acesso A Universidade: O Discurso De Acadêmicos Indígenas Cotistas Da Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul. In: IX Jornada De Educação De Mato Grosso Do Sul, 2012, Campo Grande. IXJornada de Educação de Mato Grosso do Sul/2012, 2012. v. unico.
-
França, . LETRAMENTOS CRÍTICOS NAS AULAS DE LÍNGUAS: DISCUTINDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PODER E (RE)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. In: 6 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ?Línguas e literatura em uma sociedade global: múltiplas perspectivas e múltiplos contextos?, 2024, Maringá. Caderno de Resumos Simpósios de Estudos Linguísticos. Maringá: Motim editorial, 2024. v. 3. p. 246-246.
-
FRANÇA, S. S. . ENTRE A RESISTÊNCIA E A EXCLUSÃO: DISCUSSÕES SOBRE O ESPANHOL NO ENEM. In: XXVII SELL: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MODALIDADES, DISCURSOS E TECNOLOGIAS EM CENA, 2022, Vilhena. Caderno de resumos, 2022. v. 00. p. 71-71.
-
FRANÇA, S. S. . LETRAMENTOS CRÍTICOS PARA (RE) CONSTRUÇÃO/ DESLOCAMENTO DE SENTIDOS E RUPTURA NA ESCOLA PÚBLICA. In: IV Redes Digitais e Culturas Ativistas, 2020, Campinas. Anais do IV Redes Digitais e Culturas Ativistas. Campinas: Puc -Campinas, 2020. p. 01-265.
-
FRANÇA, S. S. . UNA MIRADA HACIA EL FUTURO: LETRAMENTOS CRÍTICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE ESPANHOL. In: XXVIII CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2020, Sinop MT. Pesquisa e Ensino: Inovações e Adversidades em Contextos de Distanciamento Social, 2020. v. 1. p. 40-40.
-
FRANÇA, S. S. . LETRAMENTO CRÍTICO COM TEXTOS MULTIMODAIS: CAMINHOS PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. In: III Seminário Internacional de Estudos de Linguagem e XXI Semana de Letras, 2019, Campo Grande MS. II Seminário Internacional de Estudos de Linguagem e XXI Semana de Letras, 2019. v. 1. p. 35-35.
-
FRANÇA, S. S. . A Empresa Familiar Mediante aos Aspectos da Globalização. In: 2 Ciclo Científico UNIJIPA, 2014, Ji Paraná. Encic, 2014.
-
FRANÇA, S. S. . A Qualidade no Atendimento: Qual sua importância no Crescimento da Empresa?. In: 2 Ciclo Científico UNIJIPA, 2014, Ji Paraná. Encic, 2014.
-
FRANÇA, S. S. ; PINTO, M. L. . Educação Indígena No Brasil: Uma História de Conquistas E Desafios. In: III Conferêncai Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literaturas, 2013, Campo Grande. III Conferêncai Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literaturas, 2013.
-
FRANÇA, S. S. . Expressões Idiomáticas No Ensino De Portugês Como Língua Estrangeira. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires. II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR y II Encuentro Internacional de Asociaciones de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, 2013.
-
FRANÇA, S. S. . Empreendedorismo Social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRANÇA, S. S. . Trabalhos acadêmicos:aprendendo a citar e fugindo do plágio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRANÇA, S. S. . Estratégia de Leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FRANÇA, S. S. . ' Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FRANÇA, S. S. . Parecer emitidos para Projeto de Pesquisa: Maria Pereira: a voz feminina de Dóris Mendes Trindade em Aquidauana/MS. 2023.
FRANÇA, S. S. . Parecer emitidos para Projeto de Pesquisa:DAMAS LITERÁRIAS CICLO 2: Em busca da igualdade de gêneros pela produção de um livro de autoria estudantil. 2023.
FRANÇA, S. S. . Pareceres emitidos para textos científicos enviado à Feira virtual de Ciência e Tecnologia de Coxim - MS. 2022. 2022.
FRANÇA, S. S. . Participação como avaliadora de artigo submetido à Revista Olhares & Trilhas. 2021.
FRANÇA, S. S. . Pareceres emitidos para textos científicos enviado à Feira virtual de Ciência e Tecnologia de Coxim - MS. 2021.
FRANÇA, S. S. . Revisão de texto em Língua Espanhola. 2021.
FRANÇA, S. S. . Avaliação ad hoc para o evento Integra 2021. 2021.
REIS, E. S. ; FRANÇA, S. S. . As fases de elaboração de uma pesquisa científica. 2015. .
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2023
Pesquisa de doutorado: Análise dos itens de língua espanhola no Enem, na perspectiva dos letramentos críticos, Descrição: Tem como objetivo principal analisar os itens de língua espanhola do Enem presentes nas aplicações de 2019 a 2022 com base na perspectiva dos letramentos críticos. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008), de cunho descritivo-interpretativista (MOITA LOPES, 1994), e como base teórica foram articuladas as contribuições sobre letramentos críticos (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2008, 2010, 2011, 2013; STREET, 2014) e o ensino de espanhol (BAPTISTA, 2007, 2010; BOTELHO, 2021; CASSANY; CASTELLÀ, 2010; COSTA, 2012), dentre outros. Como motivação para realização desta investigação destaca-se a necessidade de trabalhos acadêmicos que discutam a presença/ausência do espanhol em espaços de visibilidade como o Enem, considerando a magnitude atual desse exame, e também a importância dos letramentos críticos no âmbito da educação linguística. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone dos Santos França - Coordenador / Daniela S. Kawamoto Kanashiro - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 12
2023 - Atual
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo - Pedagogo, Carga horária: 40
2022 - 2023
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
2019 - 2023
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2018 - 2018
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Professor Convocado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.,Linhas de pesquisa
2016 - 2018
Faculdade Panamericana de Ji-ParanáVínculo: Administrativo, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40
2014 - 2017
Faculdade Panamericana de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2015 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem
-
02/2015 - 08/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem
-
02/2015 - 08/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem
-
02/2015 - 08/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual
-
02/2015 - 08/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem
-
08/2014 - 08/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
08/2014 - 08/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Comunicação
-
08/2014 - 08/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem
-
06/2016 - 06/2016
Ensino, Docência do ensino Superior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Empreendedorismo
-
02/2015 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Panamericana de Ji-Paraná.,Cargo ou função, Professora Avaliadora da Comissão de Avaliação de Trabalhos Acadêmicos II Ciclo Científico.
2014 - 2017
Claretiano - Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Presencial, Carga horária: 10
Atividades
-
05/2014
Ensino, Letras/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio
-
05/2014
Ensino, Letras/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade, Atividade Acadêmico Científica Cultural
2015 - 2015
Faculdade de Pimenta BuenoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Atividades
-
09/2015 - 09/2015
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Alfabetização e Letramento
2005 - 2013
Cidade dos Meninos MS/CGVínculo: Professor Convocado, Enquadramento Funcional: Convocado, Carga horária: 40
2004 - 2004
Escola Estadual RiachueloVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20
2010 - 2010
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE MSVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Simone dos Santos França e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?