Iguatinã de Melo Costa

Possui graduação em Farmácia, com ênfase em Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - (1998), Química (Licenciatura) pela Universidade Paulista (2023), Mestrado em Ciências Farmacêuticas com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (2005), sob orientação do Dr. Pedro Ros Petrovick, e Doutorado em Ciências (Química) na Universidade de São Paulo - USP - (2014), sob orientação da Dra. Denise de Oliveira Silva, no Laboratório de Química Inorgânica Sintética e Estrutural. Seu trabalho desenvolvido no mestrado envolveu principalmente a adequação de adjuvantes farmacêuticos em estudos de pré-formulação utilizando ferramentas termoanalíticas (DSC e TG) e espectroscópicas (FT-IR). No doutorado, o trabalho foi a avaliação de propriedades físico-químicas no estado sólido e em solução de complexos de dirutênio com anti-inflamatórios não esteroidais, principalmente a determinação de parâmetros termodinâmicos de sua decomposição térmica no estado sólido, e seu comportamento em soluções aquosas e com adição de cossolventes, e seu coeficiente de partição. Possui experiência nos campos de Assistência Farmacêutica, Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Química Geral, Química Inorgânica, Físico-química e Física. Como professor, atua na implementação de metodologias ativas em sala de aula, ensino híbrido, atualização de grades curriculares e instrumentos de avaliação. Frequentou o curso de extensão de formação para o PED em Ensino de Matemática e em Ensino de Ciências, oferecido em parceria com o Centro Lemann para Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira e a Universidade de Stanford. Atualmente atua como docente nos cursos de engenharia na Universidade São Judas

Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Química)

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Estudo de Propriedades Físico-Químicas de Metalofármacos de Dirutênio com Anti-inflamatórios Não-Esteroidais
Denise de Oliveira Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: metalofármacos; anti-inflamatórios; rutênio; dissolução intrínseca.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica / Especialidade: Compostos Organo-Metálicos.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo de Pré-formulação com o composto polifenólico quercetina
, Ano de Obtenção: 2005.Pedro Ros Petrovick.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Calorimetria exporatória diferencial; análise termogravimétrica; análise térmica; estudo de interações fármaco/adjuvante; quercetina; adjuvantes tecnológicos. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Docência para o Ensino Superior

2022 - 2022

Universidade Paulista

Graduação em andamento em Física (Licenciatura)

2023 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Química (Licenciatura)

2019 - 2023

Universidade Paulista
Título: Corrosão: Fundamentos e estratégia para o ensino de eletroquímica
Orientador: Margarida Szurkalo

Graduação em Farmácia Industrial

1994 - 1998

Universidade Federal de Santa Maria

Curso técnico/profissionalizante em Química

1990 - 1994

Escola Estadual de 2º grau Prof. Annes Dias

Formação complementar

2024 - 2024

Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC, AVAMEC, Brasil.

2024 - 2024

Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (ABP). (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC, AVAMEC, Brasil.

2023 - 2023

A BNCC do Ensino Médio: Ciências da Natureza. (Carga horária: 50h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC, AVAMEC, Brasil.

2019 - 2019

Currículo, ensino e avaliação em Ciências I. (Carga horária: 24h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2019 - 2019

Planejando o Currículo. (Carga horária: 24h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2019 - 2019

Trabalho em grupo em salas de aula heterogênas. (Carga horária: 24h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2019 - 2019

Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante. (Carga horária: 24h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2019 - 2019

Currículo, ensino e avaliação em Ciências II. (Carga horária: 24h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Programa de Especialização Docente. (Carga horária: 136h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2018 - 2018

Gestão e Organização da Sala de Aula. (Carga horária: 24h). , Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford, PED, Brasil.

2010 - 2010

2a. Escuela de Nanomedicinas. (Carga horária: 32h). , Asociación Argentina de Nanomedicinas, NANOMED AR, Argentina.

2010 - 2010

New Approaches in Drug Discovery. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Vibros II - Curso de Espectroscopia Vibracional. (Carga horária: 18h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

I Workshop Polimate de Dissolução. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Aplicação de Injetáveis. (Carga horária: 12h). , Fasamed Comércio Farmacêutico Ltda., DROGAMED, Brasil.

1997 - 1997

VI Semana Acadêmica da Farmácia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1994 - 1994

Jornada de Pesquisa Prof Dr Romeu Beltrão. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Físico Química Inorgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.

Participação em eventos

III CONDEQUI. 2021. (Congresso).

35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Determinação da solubilidade de um metalofármaco de dirutênio-ibuprofeno em misturas de cossolventes álcool-água. 2012. (Encontro).

XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry.Isothermal kinetic analysis of a diruthenium(II,III)- ibuprofenato metallodrug thermal decomposition based on thermogravimetric data. 2012. (Encontro).

XV JOFARMA.Métodos termoanalíticos aplicados às ciências farmacêuticas. 2012. (Outra).

34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Determinação do coeficiente de partição de metalofármacos de dirutênio(II,III) e anti-inflamatórios não esteróides. 2011. (Congresso).

III Encontro da Pós-Graduação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. 2011. (Encontro).

XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry. Synthesis and Characterization of a Novel Diruthenium Metallodrug Containing Fenoprofen. 2010. (Congresso).

Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas. 2009. (Simpósio).

X Simpósio de Ciências Farmacêuticas da UNIRP e IV Encontro de Egressos da UNIRP.Pré-formulação de Medicamentos. 2009. (Simpósio).

IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino.Análise Fitoquímica da Dodonaea viscosa Jacq.. 1997. (Outra).

XXVI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.Contribuição ao estudo fitoquímico e farmacológico da Dodonaea viscosa Jacq.. 1997. (Encontro).

XXVI Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.Ensaio de toxicidade aguda via oral da Dodonaea viscosa Jacq. e Plantago australis Lam.. 1997. (Encontro).

III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.Perfil de resistência sensibilidade de agentes etiológicos mais freqüentemente isolados em infecções urinárias a antimicrobianos segundo levantamento em Santa Maria/RS. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Sandra Cristel Quispe Martínez

COSTA, I. de M.; COLQUHOUN, ALISON. Estudo de um metalofármaco de dirutênio(II,III) contendo o enantiômero (S)-ibuprofeno e sua interação com alvos biológicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências (Química)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jefferson Luiz Cassiano

DE OLIVEIRA SILVA, DENISE; BRITO, H. F.;COSTA, I. de M.; ZAIM, M. H.. Síntese e caracterização de complexos de rutênio com ligantes derivados de antiinflamatórios não-esteroides contendo piridina-amida. 2020. Tese (Doutorado em Ciências (Química)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Stabile

CORIO, P.; BRITO, H. F.; COSTA, Iguatinã de Melo, COSTA I. de M.; ALEXIOU, A. D. P.. Síntese e caracterização de complexos de rutênio e interação com DNA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências (Química)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Julie Pauline Gaitan Tagares

De Oliveira Silva, D.; Toma, H. E.; Felinto, M.C.F.C.;COSTA, I. de M.. Síntese e estudos espectroscópicos de organometálicos de rutênio-areno contendo fármacos anti-inflamatórios e derivados como ligantes. 2018. Tese (Doutorado em Ciências (Química)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anderson de Moraes Fonseca

FERREIRA, W. J.; RICHETTO, K. C. S.; CUNHA, M. C. P. V.;COSTA, I. de M.. EQUIDADE NO ENSINO MÉDIO: o potencial dos jogos colaborativos como estratégia para equidade e engajamento na Educação Matemática. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Docente para a Educação Básica) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Leandro Rodolfo Prado Lessa

FERREIRA, W. J.; RICHETTO, K. C. S.; CUNHA, M. C. P. V.;COSTA, I. de M.. DO MOBILIÁRIO ÀS FUNÇÕES COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ESTRUTURADO PROMOVE A EQUIDADE NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EQUIVALENTES 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Docente para a Educação Básica) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Samyra Faria Fontes Aljbaae

RICHETTO, K. C. S.; FERREIRA, W. J.; SOUZA, M. A.;COSTA, I. de M.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EQUIDADE: Trabalho em Grupo no Ensino de Proporcionalidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Docente para a Educação Básica) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Bruna Fernanda Cesario e colaboradores

COSTA, Iguatinã de Melo; GARCIA, Ricardo D'Agostino. O uso de excipiente semisólido na manipulação de cápsulas de nifedipina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Daniel Nascimento e colaboradores

COSTA, Iguatinã de Melo; LAMOLHA, Marco Aurélio. Desenvolvimento de formulação cosmética auxiliar no tratamento da celulite. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Gabriella Cerella Del Negro e colaboradores

COSTA, Iguatinã de Melo; ANAZAWA, Tania Akiko. Desenvolvimento e Validação de método de dissolução para ibuprofeno comprimidos 600 mg. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Fabiane de Oliveira Brandão

COSTA, I. M.LONGHINI, Renata. Interações farmacêuticas e terapêuticas de adjuvantes farmacêuticos mais comumente utilizados em farmácias magistrais em formas farmacêuticas de uso oral.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thais Cristina Flores de Oliveira

AMADOR, Tânia Alves;COSTA, I. M.. Aspectos do estoque domiciliar de medicamentos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

COSTA, I. de M.. II Encontro Nacional da Rede PED: Pesquisa e prática em educação para equidade (II ENPED). 2023. Programa de Especialização Docente.

LAMOLHA, Marco Aurélio; Rezende, R. A. E.;COSTA, I. de M.. Avaliação das características organolépticas de comprimidos orodispersíveis de cafeína por análise sensorial. 2018. Universidade São Judas Tadeu.

Firmo, C. L.;COSTA, I. de M.; Berardo, M. T.. Estudo da entomofauna do Campus Mooca da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil (Hexapoda, insecta). 2018. Universidade São Judas Tadeu.

Firmo, C. L.;COSTA, I. de M.; Berardo, M. T.. Estudo comportamental de mamíferos em cativeiro em território brasileiro. 2018. Universidade São Judas Tadeu.

Firmo, C. L.;COSTA, I. de M.; Berardo, M. T.. Estudo da aracnofauna do Campus Mooca da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil (Arthropoda, Arachnida). 2018. Universidade São Judas Tadeu.

COSTA, Iguatinã de Melo; FUKUSHIMA, André Rinaldi. Síntese, qualificação e quantificação da benzocaína extraída por dispositivo. 2011. Universidade São Judas Tadeu.

LAMOLHA, Marco Aurélio;COSTA, Iguatinã de Melo; BAVUTTI, Hamilton Roberto Fortes. Desenvolvimento e validação de metodologias para análise de dipirona 500 mgem pó efervescente. 2011. Universidade São Judas Tadeu.

LAMOLHA, Marco Aurélio; GARCIA, Ricardo D'Agostino;COSTA, Iguatinã de Melo. O emprego do excipiente semissólido na manipulação de cápsulas de nifedipina. 2011. Universidade São Judas Tadeu.

Orientou

Evandro dos Santos; Gabriel Garcia Silva; Samuel Santos

Estudo sobre a Aplicação de Resíduos Orgânicos Urbanos na Geração de Energia Elétrica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Iguatinã de Melo Costa;

OLIVEIRA,B

;CARVALHO,B; G; ;RUSSO,G; K; ;SANCHES,G; S; ;GOMES,G; ; Recipiente Térmico Auto Sustentável para Transporte de Vacinas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Iguatinã de Melo Costa;

Soares,A

;ARAUJO,G; ;VENTURA,J; ;FERREL,L; ;SILVA,M; ;SILVA,M; ; Energia gerada por resíduos domiciliares; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Iguatinã de Melo Costa;

Amanda Gomes Cosmo e Fernanda Barbosa De Lima

Redirecionamento Terapêutico: Como Fármacos já em uso ou obsoletos encontram novas indicações; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Iguatinã de Melo Costa;

Luiz G

M; Gomes, Nicole K; Scarton, Stella de S; Bastos; Desenvolvimento de dispositivo para extração de nicotina presente na fumaça do narguilé em meio ácido e básico: avaliação de riscos toxicológicos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Iguatinã de Melo Costa;

Elyara Fiorin Pacheco

Caracterização e análise dos medicamentos de instituições geriátricas; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Iguatinã de Melo Costa;

Produções bibliográficas

  • LUNA, CARLOS DANIEL SILVA ; ANDRADE, MARCO AURELIO DE ALMEIDA ; VALERIO, MARIA LUIZA TAUFIC ; SILVA, MARLON HIPÓLITO OLIVEIRA DA ; RODRIGUES, NAYARA ; SILVA, THAINÁ OLIVEIRA DA ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO . ENGENHARIA QUÍMICA E A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: UMA LONGA HISTÓRIA DE AVANÇO TECNOLÓGICO. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. e4644-22, 2024.

  • OLIVEIRA, TATIANE TUREIKIS DE ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO . IPA artesanal em reator batelada: práticas e desafios. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e6094, 2024.

  • ASSIS, BERNARDO CHAGAS ; COSTA, ANDERSON FIGUEIREDO DA ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . Análise sobre utilização da energia eólica offshore no Brasil. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e11124, 2024.

  • ZAGO, BRUNO MENDES ; DE ARAÚJO, LUCAS SIMÕES ; VIANA, DANIEL DA SILVA ; DA SILVA, IGOR ROCHA MENEZES ; DE BARROS, DIOGO VILAS BOAS ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO . Conscientização de Empresas que adotam as medidas de governanças ambientais, sociais e corporativas (ESG). Brazilian Journal of Development , v. 9, p. 18033-18042, 2023.

  • ANDRIATO, ANDRÉ SILVA ; FIGUEREDO, DOUGLAS GOMES DA SILVA ; BARROSO, MARCELO OLIVEIRA ; COSTA, ANDERSON ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . Otimização de projetos de chaminés com base em análises fluidodinâmicas e estruturais para redução do nível de tensões. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 616-638, 2023.

  • SERRANO, GUSTAVO RODRIGUES ; SALANDINI, VICTOR SINOTI ; COUTINHO, WANDERSON DE SOUZA ; SECCO, DANIEL DE JESUS SANTOS ; QUERO, GABRIEL TEIXEIRA ; COSTA, ANDERSON ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . O uso de cinzas do bagaço de cana de açúcar (CBC) no concreto: uma revisão de literatura. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 836-855, 2023.

  • DE OLIVEIRA, BRUNO EDUARDO NERY ; FRANCO, JULIA CRISTINA ANDRADE ; ALVES, LUCAS LEAL ; SOUZA, MATHEUS DOS SANTOS ; DE MORAIS, MILENE VONA ; DA COSTA, ANDERSON FIGUEIREDO ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . Futuro das baterias de carros elétricos. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 977-1002, 2023.

  • BILAK, LUCAS BASÍLIO ; PEREIRA, MARCIO CALDAS ; DA SILVA, THIAGO STUTZ ; PEREIRA, VINICIUS FIALHO DO NASCIMENTO ; DA COSTAS, ANDERSON FIGUEIREDO ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), estudo de caso em uma estrutura predial. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 1216-1243, 2023.

  • COSTA, BEATRIZ CLAUDINO ; MARCHIOTO, BEATRIZ GONÇALVES ; DE ALMEIDA, CAIO ALEXANDRE LOPES ; DE AZEVEDO, GUSTAVO RADI ; CORREA, MATHEUS ORTIZ ; COSTA, ANDERSON ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . Harmonizando sustentabilidade global e lucratividade local: uma análise da integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 938-976, 2023.

  • DA PAZ, ALAN COSTA ; DA PAZ, ARLEY COSTA ; SANTOS, LUCAS ABATE ; DOS SANTOS, LUCAS RAFAEL ; RODRIGUES, MICHAEL PLAUM ; COSTA, ANDERSON ; COSTA, IGUATINÃ DE MELO ; MURAKAMI, GILBERTO . Estudo de viabilidade de energia geotérmica de alta profundidade no Brasil. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 1730-1780, 2023.

  • UR-REHMAN, HANIF ; HAYASHI, MARCIO ; ALVES, SAMARA ; COSTA, IGUATINÃ ; DE OLIVEIRA SILVA, DENISE . Self-Assembled Nanoparticles of Diruthenium(II,III)-Ibuprofen Anticancer Metallodrug. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 31, p. 2331-2341, 2020.

  • DE J. MARTINS, DOUGLAS ; HANIF-UR-REHMAN, HANIF-UR-REHMAN ; ALVES RICO, SAMARA R. ; DE M. COSTA, IGUATINÃ ; PIO SANTOS, ANDREA C. ; SZSZUDLOWSKI, RACHEL G. ; DE OLIVEIRA SILVA, DENISE . Interaction of chitosan beads with a copper-naproxen metallodrug. RSC Advances: an international journal to further the chemical sciences , v. 5, p. 90184-90192, 2015.

  • BENADIBA, MARCEL ; DE M. COSTA, IGUATINÃ ; SANTOS, RODRIGO L. S. R. ; SERACHI, FERNANDA OLIVEIRA ; DE OLIVEIRA SILVA, DENISE ; COLQUHOUN, ALISON . Growth inhibitory effects of the Diruthenium-Ibuprofen compound, [Ru2Cl(Ibp)4], in human glioma cells in vitro and in the rat C6 orthotopic glioma in vivo. JBIC. Journal of Biological and Inorganic Chemistry (Internet) , v. 19, p. 1025-1035, 2014.

  • BORGHETTI, Greice ; COSTA, I. M. ; PETROVICK, P. R. ; PEREIRA, Vitor ; BASSANI, Valquiria Linck . Characterization of different samples of quercetin in solid-state: indication of polymorphism occurence. Die Pharmazie (Berlin) , v. 61, n.9, p. 802-804, 2006.

  • VELASQUEZ ARMIJO, C. ; COSTA, I. M. ; LONGHINI, Renata ; PETZHOLD, C. ; PETROVICK, P. R. . Métodos termo-analíticos e suas aplicações nas ciências farmacêuticas.. Caderno de Farmácia , Porto Alegre/RS, v. 20, n.1, p. 29-47, 2004.

  • ALMEIDA, C.E. ; MANFRON, M.P. ; KHALIL, N.M. ; GAMARRA, A.L. ; BAJERSKI, L. ; COSTA, I. M. ; COCCO, O. A. . Contribuição ao Estudo Fitoquímico e Farmacológico de Dodonaea viscosa (L.) Jackin (Sapindaceae). Saúde (Santa Maria) , v. 27, p. 10-14, 2001.

  • COSTA, I. de M. ; De Oliveira Silva, D. . Determinação da solubilidade de um metalofármaco de dirutênio-ibuprofeno em misturas de cossolventes álcool-água.. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de LIndóia. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

  • COSTA, I. de M. ; De Oliveira Silva, D. . Isothermal kinetic analysis of a diruthenium(II,III)- ibuprofenato metallodrug thermal decomposition based on thermogravimetric data. In: XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2012, Florianópolis. XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry Book of Abstracts, 2012.

  • COSTA, I. de M. ; De Oliveira Silva, D. . Determinação do coeficiente de partição de metalofármacos de dirutênio(II,III) e anti-inflamatórios não esteróides. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34a RASBQ Livro de Resumos, 2011.

  • Douglas De Jesus Martins ; A.C. Pio Santos ; COSTA, I. de M. ; Rachel G. Szszudlowski ; De Oliveira Silva, D. . Microesferas de Quitosana/Glutaraldeído contendo um Metalofármaco de Cu(II)-Naproxeno: Isotermas de Adsorção e Caracterização. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34a RASBQ Livro de Resumos, 2011.

  • COSTA, I. M. ; De Oliveira Silva, D. . Synthesis and characterization of a novel diruthenium metallodrug containing fenoprofen. In: XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2010, Angra dos Reis - RJ. XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry - Abstracts, 2010.

  • A.C. Pio Santos ; COSTA, I. M. ; De Oliveira Silva, D. . Insights into polymeric cellulose acetate as carrier for a copper-sulindac metallodrug. In: 1er Simposio Latinoamericano de Nanomedicinas, 2010, La Plata. 2da Escuela de Nanomedicinas 1er Simposio Latinoamericano de Nanomedicinas Libro de Resúmenes, 2010. p. 28-28.

  • Santos, R.L.S.R. ; COSTA, I. M. ; De Oliveira Silva, D. . Thermal analysis (TG/DSC/MS) of mixed compounds of ruthenium and arylpropionic non-steroidal anti-inflammatory drugs. In: 10th European Symposium of Thermal Analysis and Calorimetry, 2010, Rotterdam. ESTAC 10 - Abstract Book, 2010. p. 178-187.

  • JEREMIAS, J. T. ; A.C. Pio Santos ; COSTA, I. M. ; De Oliveira Silva, D. . Caracterização de um metalofármaco de cobre e cetoprofeno após secagem pela técnica de spray-drying. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2010, São Paulo. 18° SIICUSP - Livro de Resumos, 2010.

  • PETRY, Mariana ; BORGHETTI, Greice Stefani ; COSTA, I. M. ; PETROVICK, P. R. ; BASSANI, Valquíria Linck . Characterization of different samples of quercetin in solid-state. In: 5th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2005, Ribeirão Preto. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 2005. v. 41. p. 473-473.

  • VOLPATO, M. R. ; COSTA, I. M. ; PETROVICK, P. R. . Avaliação de interações entre a quercetina e adjuvantes farmacêuticos: espectroscopia no infravermelho. In: XVI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica/XIII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos, 2004. p. 608-608.

  • COSTA, I. de M. . Reações Sem Receio - Entrando na Química. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. de M. . Atualidades da Área de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. M. . Estudo de pré-formulação com o composto polifenólico quercetina. Porto Alegre: UFRGS, 2005 (Resumo).

Outras produções

COSTA, I. de M. . Modelagem e Simulação do Mundo Físico Químico. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo).

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2005

    Estudo de pré formulação com composto polifenólico utilizando como modelo a quercetina, Descrição: O projeto visa a utilização de métodos analíticos, principalmente análise térmico, na pesquisa de interações entre a quercetina e alguns adjuvantes utilizados na produção de formas farmacêuticas sólidas e semi-sólidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Iguatinã de Melo Costa - Integrante / Pedro Ros Petrovick - Coordenador / Maria Ramos Volpato - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade São Judas Tadeu, Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas. , Rua Taquari - 799/800, Mooca, 03166000 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 05334040, Telefone: (11) 27991677, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Sao Judas Tadeu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40

2009 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2009 - 05/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental.,Linhas de pesquisa

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2003 - 05/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Linhas de pesquisa

1996 - 1997

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

1998 - 1999

Minancora & Cia Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Industrial, Carga horária: 44

1998 - 1998

Minancora & Cia Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44

Outras informações:
Estágio Curricular do Curso de Farmácia Industrial Da UFSM