Marcelo Luiz Pereira

Professor da área de Engenharia de Produção no IFRS, campus Canoas, RS. Engenheiro de Produção com especialização em Economia Empresarial e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS. 12 anos de experiência em projetos de consultoria para empresas como Masisa do Brasil, Banrisul, Souza Cruz, Dimed/Lifar, Transportes Bertolini, TNT Mercúrio, Transmiro, TMSA, Ctil Logística, Luft Logistics, Buffon, Isla Sementes, Bleistahl Brasil, Infraero, CRM (Cia Riograndense de Mineração) e Trensurb.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: METODOLOGIA DE MEDIÇÃO E GERENCIAMENTO DE CUSTOS PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Francisco José Kliemann Neto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO

2018 - 2019

Centro Universitário Senac
Título: As percepções dos alunos de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas por seus professores
Orientador: Fernanda Guinoza Matuda

Especialização em Economia Empresarial

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Previsão de Receitas em um Operador Logístico
Orientador: Marcelo Savino Portugal

Graduação em Engenharia de Produção

2000 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise da Integração entre o Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia e o
Orientador: Francisco José Kliemann Neto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Operações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Processos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Ciências Contábeis.

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, M. L. . Custos Ambientais: Adaptação ao Sistema de Custos de uma Empresa.. A Ciência rumo à Tecnologia do Couro. 1ed.: Tríplice Assessoria E Soluções Ambientais, 2008, v. , p. 1-.

  • PEREIRA, M. L. ; KLIEMANN NETO, F. J. ; DENICOL, J. ; CORRÊA, Ricardo Gonçalves de Faria . Metodologia de medição e gerenciamento de custos para prestadores de serviços logísticos: aplicação em uma empresa de grande porte. In: ENEGEP - XXXIV - Encontro Nacional de Engenharia de Produção., 2014, Curitiba. Anais do XXXIV - Encontro Nacional de Engenharia de Produção., 2014.

  • PEREIRA, M. L. ; DENICOL, J. . Metodologia para Gestão de Custos em Empresas Prestadoras de Serviços Logísticos.. In: XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, Bauru, SP. Anais do XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013.

  • PEREIRA, M. L. . Análise dos fatores relevantes aos prazos processuais de um Tribunal Regional do Trabalho. In: XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana ? SEPROSUL, 2013, Gramado, RS. Anais da XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana ? SEPROSUL, 2013.

  • AQUIM, Patrice ; PEREIRA, M. L. ; KLIEMANN NETO, F. J. . COSTOS AMBIENTALES: ADAPTACIÓN AL SISTENA DE COSTOS DE LA EMPRESA. In: XXII Interamerican Congress of Chemical Engineering, 2006, Buenos Aires. Anais do XXII Interamerican Congress of Chemical Engineering, 2006.

  • PEREIRA, M. L. . Desenvolvimento de um sistema de custos para uma empresa do ramo metal-mecânico. In: XXIV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004, Florianópolis, SC. Anais do XXIV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004.

  • PEREIRA, M. L. . Da Gestão Ambiental para a Avaliação de Desempenho Ambiental. In: II Semana de Engenharia de Produção e Transportes. UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais da II Semana de Engenharia de Produção e Transportes - Ufrgs, 2002.

  • PEREIRA, M. L. . As dimensões tempo e espaço na gestão de custos logísticos.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. L. . Custos Logísticos - O caso de um Operador Logístico multimodal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. L. . Custos ? Indústria vs. Transportes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. L. . Custos Logísticos ? Cases. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. L. . Custos Logísticos ? Cases. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

PEREIRA, M. L. . Gestão de Custos e Formação de Preços. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. L. . Custos e Inflação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Canoas. , Rua Doutora Maria Zélia Carneiro de Figueiredo (Lot Igara III), Igara, 92412240 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 34158200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2017

Souza Cruz

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.souzacruz.com.br Foram diversos projetos relacionados à produção, qualidade, estoques, recursos humanos, manutenção e projetos desenvolvidos desde o fim de 2009 até o momento. Já foram desenvolvidos projetos no parque gráfico, na fábrica de cigarros (processo secundário) e no Product Centre Americas (área de desenvolvimento de produtos da região das Américas). Inicialmente o trabalho foi desenvolvido no Departamento Gráfico da planta de Cachoeirinha para o desenvolvimento de controles de produção, estoque, qualidade e indicadores operacionais com o objetivo de facilitar o processo de gestão através de relatórios, gráficos e painéis de indicadores. Posteriormente foram desenvolvidos trabalhos em outras áreas da companhia. Foram criadas bases de dados, formulários, relatórios, gráficos e painéis de acompanhamento para: volumes de produção diário e hora a hora; níveis de estoques intermediários e de retrabalhos; notas de qualidade e planos de ação; performance de fornecedores; geração de estragos; indicador de Eficácia Geral de Equipamentos (OEE); pesquisa de clima organizacional e, mais recentemente, gestão de portfolio de projetos e planejamento de demanda dos laboratórios de desenvolvimento de produto.

2013 - 2014

Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
http://www.banrisul.com.br/ Desenvolvimento de um sistema de custeio para as áreas de Infraestrutura de TI e de Desenvolvimento de Sistemas. Projeto inicial parte de um projeto maior para o custeio dos produtos e serviços do banco do estado do Rio Grande do Sul.

2008 - 2017

Transportes Bertolini

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.tbl.com.br Desenvolvimento de um sistema de custos para formação de preços e análise de rentabilidade de clientes, rotas, cargas, entre outros atributos. A implantação inicial foi estruturada em planilhas e posteriormente o modelo foi parcialmente incorporado ao ERP da empresa. Neste sistema cada frete tem seu custo detalhado em cada etapa dos diversos processos da coleta até a entrega passando por transferências rodoviárias, fluviais, armazenagem e movimentações em terminais. Finalmente a consultoria se deu pelo acompanhamento de atualizações, análises de resultados e implementações de melhorias.

Atividades

  • 05/2013 - 05/2013

    Outras atividades técnico-científicas , BAL e BECONAL, BAL e BECONAL.,Atividade realizada, Consultoria para a implementação de sistemas de custos nestas empresas do grupo. A BAL é fabricante de implementos rodoviários para o transporte de cargas e BECONAL é o estaleiro pertencente ao grupo..

2004 - 2017

BLEISTAHL BRASIL

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.bleistahl.de Estruturação e implementação de um sistema de custeio, disponibilizando informações mais precisas quanto aos custos dos produtos por diferentes princípios (absorção total e absorção parcial). A primeira fase do projeto aconteceu através da empresa júnior de engenharia de produção da Ufrgs no ano de 2003. O projeto teve continuidade, desde meados de 2004, através de consultoria independente de atualização do sistema, geração de relatórios e cotações de peças nos moldes solicitados pelas diversas montadoras de automóveis clientes da empresa. Além disso, a empresa também solicitou auxílios na preparação do orçamento anual de vendas, despesas e caixa.

2005 - 2011

LUFT Logistics

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.luft.com.br Projeto inicial de desenvolvimento de sistema de custos como consultor e, posteriormente, com contrato fixo de meio período com atividades de desenvolvimento de sistema de avaliação de produtividade de motoristas e gerentes (remuneração variável), análise de custos e lucratividade de clientes e filiais, e avaliações de investimentos. O período com contrato fixo se estendeu de março de 2008 a abril de 2011.

2012 - 2017

Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.lifar.com.br LIFAR é o laboratório do grupo Dimed que desenvolve e produz os produtos marca Panvel, além de atender a clientes externos. O projeto inicial abrangeu o desenvolvimento de um sistema de custeio para precificação de produtos para clientes externos, avaliação de preços de transferência e análise da rentabilidade de produtos e clientes. Atualmente presta-se consultoria no gerenciamento deste sistema e no desenvolvimento de indicadores de gestão.

2014 - 2014

MASISA DO BRASIL

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
http://www.masisa.com/bra/ Desenvolvimento de um Dashboard de indicadores de gestão.

2006 - 2006

Isla Sementes

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.isla.com.br Estruturação de um sistema de custeio de produtos, formação de preços e análise de vendas gerando relatórios de lucratividade.

2007 - 2008

Cia Rio-Grandense de Mineração

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.crm.rs.gov.br Foram desenvolvidos dois projetos: 1. Avaliação de Investimentos ? Cálculo e análise de indicadores econômicos (VPL, PayBack e TIR) para tomada de decisão em alternativas de investimento como compra de equipamentos ou locação. 2. Identificação do ponto econômico ótimo para substituição de equipamentos através do uso da engenharia econômica.

2012 - 2012

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.trt4.jus.br Mapeamento e melhoria de processos da área judiciária de primeiro e segundo grau. Projeto realizado através da UFRGS como pesquisador vinculado ao programa de pós-graduação em engenharia de produção.

2012 - 2013

Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (RS)

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.abimaq.org.br Projeto de assessoria em gestão de custos e formação de preços em 5 pequenas-empresas associadas à Abimaq na região da serra gaúcha. Foram contratadas 16 horas de consultoria por empresa, as quais são disponibilizadas para demonstração e auxílio na adoção de um sistema modelo desenvolvido especialmente para o projeto, além do auxilio na resolução de dúvidas em gestão de custos.

2008 - 2008

TNT Mercurio

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
http://www.tnt.com/express/pt_br Diagnóstico geral da empresa com o objetivo de estruturar um sistema de custos com vistas à obtenção da rentabilidade cliente a cliente.

2012 - 2014

Transportadora Transmiro

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.transmiro.com.br Diagnóstico da empresa em relação às informações operacionais e de custos disponíveis. Proposta de implementação de melhorias nos controles operacionais e na estrutura contábil de centros de custos visando o desenvolvimento de um sistema de custeio dos processos operacionais e de gestão. A segunda fase do projeto, implementação do sistema proposto, foi efetivada a partir de março de 2013.

2007 - 2008

TMSA TECNOLOGIA EM MOVIMENTAÇÃO

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.tmsa.ind.br Reformulação do sistema de custeio e orçamentação de projetos. Adequação do sistema de custeio para as atuais necessidades de informações gerenciais da empresa com a criação de relatórios de resultado detalhados por cliente e por segmento de mercado.

2006 - 2011

CTIL LOGÍSTICA

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.ctil.com.br Implementação de um sistema para análise de produtividade e custos em operações de transportes da empresa. Geração de relatórios de lucratividade de clientes que determina a remuneração variável dos vendedores. Manutenção do sistema e replicação para outras unidades da empresa.

2007 - 2007

BUFFON Rede de Postos de Combustível

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.buffon.com.br Desenvolvimento de um sistema de custos para avaliação de unidades e precificação de produtos para apoiar a negociação com grandes clientes.

2004 - 2004

General Motors do Brasil - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
www.gm.com Estágio na área de gestão da manufatura. Cálculo de indicadores de produtividade, apoio no desenvolvimento de projetos relacionados à produção enxuta e qualidade, controle do sistema de avaliação de desempenho da empresa e controle de mão-de-obra direta.

2005 - 2005

Maxiforja Forjaria e Metalurgia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Custos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
www.maxiforja.com.br

2006 - 2007

SUPERQUÍMICA

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.superquimica.com.br Projeto de consultoria para o desenvolvimento de um sistema de custeio, formação de preços, análise de lucratividade de clientes e definição de custo objetivo para compras.

2006 - 2007

Transportadora Irmãos Rombaldi

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
www.rombaldi.com.br Foram desenvolvidos dois projetos: 1. Desenvolvimento de um sistema de custeio e formação de preços de fretes para auxiliar a empresa na negociação com clientes e avaliação de tabelas de frete. 2. Identificação do ponto econômico ótimo para substituição de caminhões através do uso da engenharia econômica. Definição de indicadores de desempenho para acompanhamento da vida econômica da frota.

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.