Francisco Jose Tavares de Lemos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera Uniderp (2011) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Frassinetti do Recife (2001). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidad Europea del Atlántico na linha de pesquisa de Formação de Professores. Atua como professor celetista da Faculdade de Ciências Humanas e Socias de Igarassu - FACIG/PE. Professor convidado dos cursos de pós graduação a nível de especialização na área de educação da Faculdade Alpha. Atuou como professor formador/pesquisador no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco (IFPE/DeAD) - bolsista da Universidade Aberta do Braisl - UAB/Capes, foi professor convidado nos cursos de licenciaturas da Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO/UNESF. Professor estatutário da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, atuando como Gestor da Educação Básica, e, é Psicopedagogo especializado em Neuropsicologia no Ser Cognoscente. Tem experiência na área de Educação como Docente, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, gestão escolar, psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem, psicologia cognitiva, neuropsicologia, psicanálise , educação infantil, linguística, didática e metodologias de ensino, pesquisa e prática pedagógica, educação de jovens e adultos, docência do ensino superior, avaliação e tecnologias educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em EDUCAÇÃO
2015 - 2017
Universidad Europea del Atlántico
Título: Formação de Professores para a Educação Básica: estudo e análise de um curso de Licenciatura em Pedagogia, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Ana María Anastacio Macías
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Básica; Pedagogia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa e Prática Pedagógica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação / Especialidade: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Setores de atividade: Educação.
Especialização em GESTÃO ESCOLAR
2023 - 2025
Universidade de Pernambuco
Título: GESTÃO PARTICIPATIVA E INCLUSÃO SOCIAL: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NA EREFEM PROFESSORA GERCINA FERNANDES RODRIGUES
Orientador: Nathallya Etyenne Figueira Silva
Especialização em ABA - ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA AO AUTISMO
2023 - 2024
Faculdade Iguaçu
Título: Aprendizagem e Aspectos Cognitivos do Autismo
Orientador: TARCISIO CLAUDIO TELES PASSOS
Especialização em CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2023 - 2023
Universidade Federal do Piauí
Título: EIXOS ORGANIZADORES DO CONHECIMENTO DAS LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Especialização em TRANSTORNOS PSCOLÓGICOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
2022 - 2023
Faculdade Facuminas de Pós-Graduação
Título: ASPECTOS DOS TRANSTORNOS MENTAIS NA INFÂNCIA E ADOSLÊNCIA: TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Orientador: RENATA MATOS PEREIRA SILVA
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
2022 - 2022
Faculdade Facuminas de Pós-Graduação
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Orientador: ERIC RENO SOUZA XAVIAR
Especialização em METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA
2022 - 2022
Faculdade Facuminas de Pós-Graduação
Título: Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino da Língua Portuguesa
Orientador: Rosana Silva Lana
Especialização em FORMAÇÃO DE NOVOS GESTORES
2021 - 2023
Faculdade Focus
Título: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Orientador: ROSEMAR CRISTIANE DAL PONTE
Especialização em PSICOLOGIA INFANTIL
2021 - 2022
Faculdade Serra Geral
Título: CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Orientador: GEANCARLO ALMEIDA ANTUES
Especialização em GESTÃO PÚBLICA
2021 - 2021
Faculdade Focus
Título: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Orientador: ANDREIA HELENA GUARESKI PASINI
Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas
2015 - 2015
FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAIS
Título: A Educação enquanto Política Pública
Orientador: Alex Marciel da Silva
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2014 - 2015
FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAIS
Título: Visão Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização
Orientador: Daniela Mota Fernandes
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
2013 - 2014
Instituto Educacional de Pernambuco
Título: A Prática Pedagógica no Ensino Superior
Orientador: Pollyanna Castro
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
2013 - 2014
FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAIS
Título: Contribuições do Gestor Escolar para promoção da Educação de Qualidade
Orientador: Vanessa Magalhães Prados Oliveira
Especialização em Neuropsicologia
2013 - 2013
Faculdade da Aldeia de Carapicuiba
Título: Neuropsicologia e Reabilitação de Patologias Infantis: Transtornos de Aprendizagem
Especialização em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
2012 - 2013
S B I
Título: Alfabetização na perspectiva do Letramento: Concepções e Metodologias
Orientador: Maira de Castro Lima
Especialização em LITERATURA LUSO-BRASILEIRA
2002 - 2004
Faculdade Frassinetti do Recife
Título: A GÊNESE DA LITERATURA ORAL BRASILEIRA
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2022 - 2024
Universidade Estácio de Sá
Título: ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO
Orientador: LUIZ CARLOS DE SA CAMPOS
Graduação em Pedagogia
2008 - 2011
Universidade Anhanguera - Uniderp
Título: Práticas de Letramento em turmas do Ciclo de Alfabetização
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em NEUROCIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, EMPATIA E COOPERAÇÃO. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2022 - 2023
ESTUDOS EM CULTURA LITERÁRIA EM LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 396h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2022 - 2022
INCLUSÃO, DIVERSIDADE E CIDADANIA. (Carga horária: 132h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2022 - 2022
ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO. (Carga horária: 176h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2022 - 2022
REVISOR E PREPARADOR DE ORIGINAIS. (Carga horária: 374h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Intervenção Precoce Baseada no Modelo Denver. (Carga horária: 60h). , Instituto Neuro: Capacitação, Cursos e Eventos, INSTITUTO NEURO, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 250h). , Instituto Neuro: Capacitação, Cursos e Eventos, INSTITUTO NEURO, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Letramento Digital e Tecnologia Educacional. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. (Carga horária: 30h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA, UNIFAJ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Tecnologias da Informação e da Comunicação. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Avaliação Educacional. (Carga horária: 30h). , UNIFAJ, CCJ_PPROV, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Formação de Professores em EAD e Orientação Pedagógica Domiciliar. (Carga horária: 120h). , Universidade Virtual, UFC VIRTUAL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Mediação Educativa em Espaços não formais. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Tecnologias da Informação e da Comunicação. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Práticas Inclusivas para Formação de Professores. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em TEA - Transtorno do Espectro Autista. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Psicologia Clínica. (Carga horária: 220h). , Life Cursos de Saúde, LIFE, Brasil.
2019 - 2020
Extensão universitária em A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2018 - 2018
Programa de Formação continuada de Gestores Escolares de PE (PROGEPE). (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2018 - 2018
TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento. (Carga horária: 80h). , Faculdade Souza, FASOUZA, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação e Expressão. (Carga horária: 40h). , Instituto de Formação da OMEP, IFOMEP, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Mediação de Conflitos. (Carga horária: 80h). , Instituto Souza, SOUZA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 80h). , Instituto Souza, SOUZA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos: Identidade do Professor e sua Formação. (Carga horária: 40h). , Insittuo de Formação da OMEP, INFOMEP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Políticas Educacionais, Implantação e Implementação dos Programas PDE, PDDE. (Carga horária: 40h). , Instituto de Formação da OMEP, INFOMEP, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada para Professor Formador do Programa Paulo Freire. (Carga horária: 12h). , Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, SEDE, Brasil.
2017 - 2017
Nova Ortografia da Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Instituto de Formação da OMEP, IFOMEP, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada para Professor Formador do Programa Paulo Freire. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada Professor Formador do Programa Paulo Freire. (Carga horária: 24h). , Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, SEE/PE, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada para Professor/Formador do Programa Paulo Freire. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, SEDE/SE/PE, Brasil.
2016 - 2016
Aprendizagem Significativa e Ensino. (Carga horária: 3h). , Somos Educação, SE, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Coordenadores Regionais de Educação do Campo e de Gestores das. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, SEE/PE, Brasil.
2015 - 2015
Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação de Paulista, SEDUC/PAULISTA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação Inicial para Professores Formadores e Tutores. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFPE, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Mediação de Leitura na EJA. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Professores Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de PE, SEE/GEJA, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Professores Formadores. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de PE / MEC, SEE/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em AS TIC APLICADAS NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 60h). , S B I, UCAM, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Professores Multiplicadores. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Educação de PE, SEE METRO NORTE, Brasil.
2013 - 2013
I ENCONTRO DE FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 24h). , GRUPO DE EDUCAÇÃO E MUDANÇA PELA ARTE, GEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa e Prática Pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Língua Portuguesa.
Participação em eventos
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. 2024. (Seminário).
CONGRESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NA ESCOLA. 2023. (Congresso).
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. (Seminário).
JORNADA DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E TOD. 2023. (Outra).
JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA PARA ALUNOS COM AUTISMO E TDAH. 2023. (Outra).
SEMINÁRIO INCLUSÃO E NEUROCIÊNCIA NA ESCOLA. 2023. (Seminário).
O papel da sala de recursos multifuncionais no processo de inclusão. 2021. (Oficina).
Semana de Pedagogia da FACIG.Educação em Tempos de Pandemia. 2021. (Encontro).
Semana do PPP, BNCC e Currículo. 2021. (Outra).
X Seminário Paulo Freire. 2021. (Seminário).
Congresso Internacional ? Um Novo Tempo na Educação?. 2020. (Congresso).
I Colegiado de Gestores do Novo Ensino Médio. 2020. (Encontro).
I Congresso Estadual Virtual da Undime Pernambuco. 2020. (Congresso).
Semana de Pedagogia da FACIG.Os desafios para a educação em tempo de isolamento social. 2020. (Encontro).
Seminário de Apresentação do Documento Educação em tempos de Pandemia: Orientações Pedagógicas aos municípios. 2020. (Seminário).
Seminário Internacional de Avaliação da Aprendizagem. 2020. (Seminário).
Seminário Internacional de Comportamento, Inclusão e Diversidade na Educação. 2020. (Seminário).
Seminário Internacional de Educação Infantil. 2020. (Seminário).
Simpósio Neurociência e Educação. 2020. (Simpósio).
Workshop de Introdução às Constelações Familiares. 2020. (Outra).
I Conferência Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa. 2019. (Outra).
Mediação de conflitos escolares. 2019. (Outra).
Seminário Pernambuco pela Prevenção ? Justiça Restaurativa para uma Cultura de Paz. 2019. (Seminário).
Semana de Pedagogia 2017 - Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas.Breve Histórico da EJA no Brasil. 2017. (Outra).
Semana de Pedagogia 2017 - Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas.Especificidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Outra).
1º ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCADORAS E EDUCADORES SOCIAIS DE PERNAMBUCO. 2016. (Encontro).
Fórum Estadual da EJA - PE. 2016. (Outra).
SEMINÁRIO ESTADUAL DA BNCC/PE. 2016. (Seminário).
2º SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).
III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 2015. (Outra).
I SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS PELO PACTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.RECONSTRUINDO UMA NOVA ESCOLA. 2015. (Seminário).
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO: DIDÁTICA E AVALIAÇÃO. 2015. (Outra).
V FÓRUM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Outra).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO. 2014. (Congresso).
IV ENCONTRO DE LICENCIATURAS DA FUNESO.AS CONTRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2014. (Encontro).
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Congresso).
1º ENCONTRO DE FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO. 2013. (Encontro).
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2013. (Congresso).
X CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE. 2012. (Congresso).
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2011. (Congresso).
Participação em bancas
LEMOS, F. J. T.; CUNHA Jr, M. V. da.. Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.; Silva, R. J.. Pedagogia hospitalar: atuação do pedagogo no atendimento pedagógico hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. A importância do teatro na sala de aula: uma revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Educação Especial: Dificuldade de Aprendizagem d alunos com necessidades especiais em uma escola municipal de Igarassu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Ação dos professores frente à temática da Educação Sexual no Ensino Fundamental de 1º ao º ano na rede pública do município de Araçoiaba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Relato Teórico sobre a Intolerância co alunos surdos: um debate sobre Inclusão Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. A Cultura Afro-descendente na sala de aula de uma escola pública no município de Igarassu: o olhar do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Relevância da Afetividade na Aprendizagem da Educação Infantl. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. A importância d formação docente continuada para a prática educacional nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Mediação de conflitos em uma turma de 4º ano numa escola pública do município de Abreu e LIma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. A desmotivação no fracasso escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.. O Pedagogo Hospitalar e sua Atuação Profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Pereira, J. S.; Silva, R. J.;LEMOS, F. J. T.; Silva, M. L.; FERREIRA, B. L. P.. A importância da música como meio de desenvolver o aprendizado da criança na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, M. L.;LEMOS, F. J. T.; FERREIRA, B. L. P.; Pereira, J. S.. A importância da contação de história para a educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; FERREIRA, B. L. P.; Silva, M. L.. Saúde Docente: uma abordagem sobre a Síndrome de Burnout. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, R. J.;LEMOS, F. J. T.; FERREIRA, B. L. P.; Silva, M. L.; Pereira, J. S.. O Pedagogo Hospitalar e sua atuação profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, R. J.; FERREIRA, B. L. P.;LEMOS, F. J. T.; Silva, M. L.. Educação Especial: inclusão de crianças surdas em salas de aula da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Pereira, J. S.; Silva, M. L.;LEMOS, F. J. T.; FERREIRA, B. L. P.. Indisciplina em sala de aula: os desafios dos professores do 2º ano fundamental em uma escola pública do município de Igarassu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, M. L.;LEMOS, F. J. T.; FERREIRA, B. L. P.; Pereira, J. S.. Dificuldade de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamnetal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.; Silva, M. L.; FERREIRA, B. L. P.. As causas e as consequências da violência escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Pereira, J. S.;LEMOS, F. J. T.. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Pereira, J. S.;LEMOS, F. J. T.. Conhecimento e importância da Pedagogia Empresarial em três empresas privadas de Igarassu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, M. L.;LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.. A importância do uso dos gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.. A influência do bullying no comportamento dos estudantes no ensino fundamental em duas escolas públicas da cidade de Paulista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, R. J.; Pereira, J. S.;LEMOS, F. J. T.. A importância da educação em valores humanos na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, R. J.; Pereira, J. S.;LEMOS, F. J. T.. Família e escola: uma parceria necessária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; Pereira, J. S.. A importância da leitura na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Silva, M. L.; Pereira, J. S.;LEMOS, F. J. T.; SÀ, A. J. G.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Incentivo à leitura: um estudo na educação infantil em uma escola municipal de Itamaracá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Pereira, J. S.; SÀ, A. J. G.;LEMOS, F. J. T.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. Dislexia na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
LEMOS, F. J. T.; SÀ, A. J. G.; Pereira, J. S.; CAVALCANTI, R. J. P. U.. A importância da Literatura Infantil na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.
Orientou
AMPLIANDO O OLHAR SOBRE O TDAH: Diálogos possíveis sobre intervenções em Psicopedagogia Clínica; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
ENTENDENDO O DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM À LUZ DA NEUROPSICOPEDAGOGIA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Afetividade e Psicopedagogia: lado a lado na construção da aprendizagem; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
de Oliveira e Jaciane Maria dos Santos; Atuação do Psicopedagogo no desenvolvimento da criança com microcefalia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Intercessão Psicopedagógica: Práticas fomentadoras que auxiliam o professor no desenvolvimento escolar de estudantes com transtorno do espectro autista na Escola Maria da Conceição Do Rego Barros Lacerda; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Variação Linguítica e a Oralidade; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A criança e o adolescente com TDA/H e o ambiente escolar; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Transtornos da aprendizagem no ciclo de Alfabetização: o papel do psicopedagogo para a consolidação da aprendizagem; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Intervenção Neuropsicopedagógica nos problemas de aprendizagem no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância dos jogos no processo de aprendizagem na Educação Infantil; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A ATUAÇÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO FRENTE AO COMBATE DO INSUCESSO ESCOLAR; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO DE SEIS E SETE ANOS NO ENSINO REGULAR; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
PRÁTICAS PSICOPEDAGOGICAS DE ENSINO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ÂMBITO ESCOLAR: Algumas Reflexões; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Função do AEE no Ambiente Escolar Inclusivo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Relação da Escola e Comunidade no processo de inclusão na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O Autismo na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Contribuição da Família no Ambiente Escolar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Desvendando o Universo Autista e Alguns Métodos de Intervenção; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Desvendando o Universo Autista e Alguns Métodos de Intervenção; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância da Alfabetização e Letramento no Ensino de Língua Portuguesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância da Alfabetização e Letramento no Ensino de Língua Portuguesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Importância do estudo da Teoria dos Gêneros Textuais para o Ensino da Língua Portuguesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Gêneros Textuais e Ensino da Língua Materna; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
As diferenças entre a fala e a escrita na escola e no cotidiano; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Análise Narrativa de dois contistas Pernambucanos: Marcelino Freire e Nivaldo Tenório; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Psicomotricidade na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O Afeto na Educação Infantil: um novo olhar diante de antigos problemas no cotidiano; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Dificuldade de Aprendizagem no processo de desenvolvimento da Leitura e Escrita; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A Ludicidade: uma alternativa para uma aprendizagem prazerosa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Alpha Faculdade; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A APLICAÇÃO DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELO JUDICIÁRIO BRASILEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
ALIMENTOS PROVISÓRIOS: A EFICÁCIA DA TUTELA DE URGÊNCIA PARA GARANTIA DO DIREITO DO ALIMENTANDO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A LEGALIZAÇÃO DA EUTANÁSIA NO BRASIL: O DEVER DE RESPEITO À LIBERDADE DE ESCOLHA DOS PACIENTES EM SITUAÇÕES CRÍTICAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA DOS PARTICULARES FLAGRANTEMENTE DESRESPEITADA PELO TRIBUNAL DE EXCEÇÃO FORMADO PELA MÍDIA BRASILEIRA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A VEDAÇÃO DA APLICAÇÃO DOS INSTITUTOS DESPENALIZADORES CONSTANTES NA LEI 9; 099/1995 - JUIZADOS ESPECIAIS, NA LEI No 11; 340/2006 - LEI MARIA DA PENHA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O PRAZO ENTRE O FLAGRANTE E A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PARA GARANTIA DOS DIREITOS DO CUSTODIADO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
VISÕES SOBRE CRIMES PRATICADOS POR MULHERES VITÍMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUA DESPENALIZAÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DA PRÁTICA DA ALIENAÇÃO PARENTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Costa; INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: UM ESTUDO A PARTIR DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O DIREITO COMO GARANTIDOR AO ACESSO À SAÚDE: ANÁLISE SISTEMÁTICA DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO APÓS A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
FATORES ASSOCIADOS A IDEAÇÃO SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
DIREITOS FUNDAMENTAIS SUPRIMIDOS DURANTE PANDEMIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A COMPROVAÇÃO DO DOLO ESPECÍFICO NA NOVA LEI DE IMPROBIDADE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
AS DIRETRIZES A PROTEÇÃO DA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR E A PUNIÇÃO DO AGRESSOR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
IMPACTOS DA TRANSIÇÃO PARA O NOVO REGIME DE LICITAÇÕES DA LEI 14; 133/2021 NO MUNICÍPIO DE IGARASSU - PE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A PROPOSTA DE MUDANÇA DA LEGISLAÇÃO SOBRE O FEMINICÍDIO PARA DETERMINAÇÃO DE IMPRESCRITIBILIDADE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA PARA MULHERES TRANS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
OS RISCOS À SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA INERENTES À LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VUNERABILIDADE SOCIAL NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA NO ÂMBITO LABORAL DA SERVIDORA PÚBLICA ESTÁVEL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
FATORES QUE LEVAM A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E CAUSAM FEMINICÍDIO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
DIREITO DIGITAL: o Direito Penal mediante os Crimes Cibernéticos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
SAÍDAS TEMPORÁRIAS EM DATAS COMEMORATIVAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A DIFICULDADE DA APOSENTADORIA NO BRASIL APÓS A REFORMA PREVIDENCIÁRIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
DIREITO DOS ANIMAIS: A atuação do poder público no direito dos animais; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS DE PRESTAÇÕES DE CONTAS DISPONÍVEIS NO WEB SITE DO MUNICÍPIO DE ITAPISSUMA ANO DE 2021; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O STF COMO O GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
DOGMÁTICA PENAL E ADVERSIDADE ÉTICA: uma análise interdisciplinar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A RELAÇÃO JURÍDICA PÓS-REFORMA PREVIDENCIÁRIA À LUZ DO INSTITUTO DO DIREITO ADQUIRIDO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
APLICAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS AOS POVOS YANOMAMIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
CRIME: FORMAS DE APLICAÇÃO DA PENA E POPULAÇÃO CARCERÁRIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
OS ADICIONAIS TRABALHISTAS (INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE) E A IMPOSSIBILIDADE DE CUMULAÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
LEI MARIA DA PENHA E SUAS MEDIDAS PROTETIVAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
ACESSO À JUSTIÇA E JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SEUS EDUCADORES: História, desafios sobre a formação dos profissionais da educação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: os desafios enfrentados pelos estudantes a partir do ensino remoto; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A AFETIVIDADE COMO AGENTE FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA EJA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Pedagogia Hospitalar: atuação do pedagogo no atendimento pedagógico hospitalar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
O lúdico como facilitador na aprendizagem de um estudante autista em sala de aula da Educação Infantil da cidade de Abreu e Lima; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Relevância da Afetividade na Aprendizagem da Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Mediação de Conflitos em uma turma de 4º ano numa escola pública do município de Abreu e LIma; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância da formação docente continuada para a prática educacional nos anos iniciais do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A desmotivação no fracasso escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Obesidade na infância: um estudo de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Saúde Docente: Uma abordagem sobre a Síndrome de Burnout; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância da leitura na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
A importância da literatura Infantil na Escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Evasão Escolar na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu; Orientador: Francisco Jose Tavares de Lemos;
Produções bibliográficas
-
SILVA, S. P. ; LEMOS, F. J. T. ; Silva, M. L. ; LUCENA, J. M. . Entrevista com Professor Marcos Bagno: a Literatura Infantil nas Rotinas Educacionais. Revista Re-unir , v. 7, p. 285-294, 2020.
-
SILVA, S. P. ; LEMOS, F. J. T. ; LUCENA, J. M. . A Multimodalidade Discursiva no Gênero Anúncio de Campanha Comunitária. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 19, p. 1 - 10-10, 2019.
-
Almeida, A. G. de. ; LEMOS, F. J. T. ; SILVA, G. A. da. ; SANTOS, T. S. dos. . Perspectivas interdisciplinares da realidade educacional. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2020. v. 100. 178p .
-
Almeida, A. G. de. (Org.) ; LEMOS, F. J. T. (Org.) ; SILVA, G. A. da. (Org.) ; SANTOS, T. S. dos. (Org.) . Perspectivas interdisciplinares da realidade educacional. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2020. v. 100. 178p .
-
Almeida, A. G. de. ; LEMOS, F. J. T. ; SILVA, G. A. da. ; SANTOS, T. S. dos. . Perspectivas interdisciplinares da realidade educacional. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2020. v. 100. 178p .
-
LEMOS, F. J. T. . Breve Histórico da EJA no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, F. J. T. ; MESQUITA, P. D. ; CRUZ, C. M. S. . Especificidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JOSILENE PIMENTEL ; LEMOS, F. J. T. ; DIANA NASCIMENTO . Reconstruindo uma nova escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
LEMOS, F. J. T. . TIC / Pedagogia - FACIG 2017.1. 2017; Tema: Tecnologia da Informação e das Comunicações no curso de Licenciatura em Pedagogia da FACIG. (Blog).
LEMOS, F. J. T. . Ser Cognoscente - Atendimento Psicopedagógico. 2017; Tema: Ser Cognoscente - Atendimento Psicopedagógico. (Rede social).
LEMOS, F. J. T. ; Silva, M. L. . Conteúdos Curriculares da Língua Portuguesa para os anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LEMOS, F. J. T. . PRÁTICA DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS NO ENCONTRO DE GERAÇÕES E NA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA. 2013. .
LEMOS, F. J. T. . COMO ELABORAR PROVAS QUE FACILITEM NA APRENDIZAGEM. 2012. .
LEMOS, F. J. T. . GÊNEROS TEXTUAIS: UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR. 2011. .
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
A educação como ferramenta de transformação na vida de pessoas em situação de rua, Descrição: Trabalho de Iniciação Científica - PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Jose Tavares de Lemos - Coordenador / Hélder Márcio de Barros Almeida - Integrante.
Prêmios
2017
Professor Homenageado do curso de Licenciatura em Pedagogia, FUNESO/UNESF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. , Rua Acadêmico Hélio Ramos, Várzea, 50740530 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31814857
Experiência profissional
2014 - Atual
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de IgarassuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
2017 - 2020
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de IgarassuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Avaliação, Carga horária: 3
Outras informações:
Coordenação, acompanhamento e apoio aos docentes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Logística, Pedagogia, Gestão da Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos na elaboração dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, como também apoio as Coordenações Pedagógicas dos mesmos cursos na implementação de estratégias para um melhor desempenho do corpo disccente do ENADE.
Atividades
-
08/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento, Organização e Legislação Educacional
-
08/2024
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC 2
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação - CPA.,Cargo ou função, Membro Representativo do Corpo Docente.
-
02/2024 - 07/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica I, Psicologia da Aprendizagem
-
02/2024 - 07/2024
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 1
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio SUpervisionado I
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Pscicológicos da Educação
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia Final
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica I, Pesquisa e Prática Pedagógica III, Psicologia da Aprendizagem
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Trabalho, Fundamentos Psicológicos da Educação, História da Educação
-
02/2022 - 07/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado na EJA e no Normal Médio
-
07/2021 - 12/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Educacional, Avaliação, Pesquisa e Prática Pedagógica II, Organização da Educação Nacional
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica I, Educação e Trabalho, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Estágio Superviionado na Eja e no Normal Médio, Organização da Educação Nacional
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos Psicológicos da Educação, Organização da Educação Nacional
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional, Currículos e Programas, Educação e Trabalho, Psicologia da Aprendizagem
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neuropsicologia
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem, Organização da Educação Nacional, Planejamento Educacional, Educação e Trabalho, Estágio Supervisionado na EJA e no Normal Médio
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado na EJA e no Normal Médio, Fundamentos Psicológicos da Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Organização da Educação Nacional
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado na EJA e no Normal Médio
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Infantil
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Estudo e do Trabalho Acadêmico, Psicologia da Aprendizagem
-
08/2017 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado na EJA e no Normal Médio, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa e Prática em Educação I, Pesquisa e Prática em educação II
-
08/2016 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas
-
08/2014 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado na EJA e no Normal Médio, Pesquisa e Prática em Educação II
-
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática em Educação I, Tecnologia da Informação e das Comunicações
-
08/2015 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produtividade do Trabalho Acadêmico e Profissional
-
08/2014 - 06/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
2017 - Atual
Alpha FaculdadeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor convidado nos cursos de pós graduação a nível de especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Linguística e Neuropsicopedagogia.
Atividades
-
05/2021 - 05/2021
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, Ética e Sustentabilidade
-
05/2021 - 05/2021
Ensino, Língua Portuguesa e Linguística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe da Língua Portuguesa
-
04/2021 - 04/2021
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Administração, Organização e Dinâmica da Escola Democrática
-
02/2021 - 02/2021
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e Métodos de Administração e Organização Educacional
-
12/2020 - 12/2020
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ortografia, Leitura e Produção de Texto
-
09/2020 - 09/2020
Ensino, Língua Portuguesa e Linguística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística: Linguagem, Teorias e Ensino
-
03/2020 - 04/2020
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação TCC
-
01/2020 - 03/2020
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Letramento e Formação de Professores
-
02/2020 - 02/2020
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração, Organização e Dinâmica da Escola Democrática
-
02/2020 - 02/2020
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Letramento e Formação de Professores
-
11/2019 - 12/2019
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Ensino da Língua Portuguesa e a Oralidade
-
11/2019 - 11/2019
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Princípios e Métodos de Administração e Organização Educacional
-
11/2019 - 11/2019
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Alfabetização de Jovens e Adultos
-
10/2019 - 11/2019
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação TCC
-
10/2019 - 10/2019
Ensino, Neuropsicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
09/2019 - 10/2019
Ensino, Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação TCC
-
08/2019 - 08/2019
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Institucional e da Aprendizagem
-
07/2019 - 07/2019
Ensino, Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PCN'S e Percursos do Ensino em Linguística
-
06/2019 - 07/2019
Ensino, Educação Especial e Inclusiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação TCC
-
06/2019 - 06/2019
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano
-
03/2019 - 06/2019
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração, Organização e Dinâmica da Escola Democrática
-
02/2019 - 05/2019
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Princípios e Métodos de Administração e Organização Educacional
-
04/2019 - 04/2019
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Ensino da Língua Portuguesa e a Oralidade
-
03/2019 - 03/2019
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
02/2019 - 02/2019
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano
-
02/2019 - 02/2019
Ensino, Educação Especial e Inclusiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
01/2019 - 01/2019
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Princípios e Métodos de Administração e Organização Educacional
-
01/2019 - 01/2019
Ensino, Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe da Língua Portuguesa
-
01/2019 - 01/2019
Ensino, Linguística e Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
12/2018 - 12/2018
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Institucional e da Aprendizagem
-
11/2018 - 11/2018
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação e Gestão do Ensino Superior
-
10/2018 - 10/2018
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano e Trabalho Pedagógico na Educação Integral
-
09/2018 - 09/2018
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mídia, Tecnologia e Aprendizagem
-
07/2018 - 07/2018
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Alfabetização de Jovens e Adultos - 30h
-
07/2018 - 07/2018
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática: Teoria Pedagógica - 30h
-
07/2018 - 07/2018
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Institucional e da Aprendizagem - 30h
-
06/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração, Organização e Dinâmica da Escola Democrática - 30h
-
05/2018 - 05/2018
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano - 30h
-
03/2018 - 03/2018
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura, Organização e Legislação Educacional - 30h
-
01/2018 - 01/2018
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mídia, Tecnologia e Aprendizagem - 30h
-
01/2018 - 01/2018
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano e Trabalho Pedagógico na Educação Integral
-
12/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração, Organização e Dinâmica da Escola Democrática - 30h
2003 - Atual
Secretaria Educação do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor estatutário. Docência na disciplina de Língua Portuguesa e Inglesa em turmas dos Ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos e Disciplinas Pedagógicas no curso Normal Médio. Participação na elaboração, execução e avaliação de projetos educacionais. Atuação como Presidente em Unidade Executora. Desde de 2013 desenvolvo atividades como Professor Formador do Programa de Formação Continuada em Serviço para os professores da EJA da GRE MetroNorte, como também Formação Inicial e Continuada de Alfabetizadores e Coordenadores do Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado.
Escolas da GRE MetroNorte:
Escola Professora Maria do Carmo Pinto Ribeiro - professor;
Escola Raimundo Diniz - professor;
Escola Senador Paulo Pessoa Guerra - professor;
Escola Padre Osmar Novaes - professor;
Escola Custódio Pessoa - professor;
Escola Inês Borba - professor;
Escola General Abreu e Lima - professor;
EREM Maestro Nelson Ferreira - professor e Educador de Apoio;
Escola Barão de Vera Cruz - professor;
Escola Senador José Ermírio de Moraes - professor, Chefe de Secretaria e Coordenador Pedagógico da EJA Campo;
Escola Professora Gercina Fernandes Rodrigues - Gestor.
2017 - 2017
Secretaria Educação do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico da EJA Campo, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação Pedagógica de turmas da Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo vinculadas à Escola Certificadora Senador José Ermírio de Moraes.
Atividades
-
01/2018
Direção e administração, GRE Metropolitana Norte.,Cargo ou função, Gestor Escolar.
-
08/2014
Treinamentos ministrados , GRE Metropolitana Norte.,Treinamentos ministrados, Formação Inicial e Continuada dos Alfabetizadores e Coordenadores do Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado
-
08/2013
Serviços técnicos especializados , GRE Metropolitana Norte.,Serviço realizado, Formação Continuada em serviço dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos.
-
08/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Disciplinas Pedagógicas
-
12/2014 - 01/2018
Direção e administração, GRE Metropolitana Norte.,Cargo ou função, Chefe da Secretaria.
2017 - Atual
Ser Cognoscente - Atendimento PssicopeagógicoVínculo: Psicopedagogo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 6
Outras informações:
Atendimento Psicopedagógico de crianças e jovens que apresentem dificuldades de aprendizagens e/ou necessidades educativas especiais
2014 - 2017
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador/Formador, Carga horária: 6
Outras informações:
Convênio entre o MEC/CAPES, a Universidade Aberta do Brasil - UAB e o Instituto Federal de Pernambuco - IFPE/DEaD
Atividades
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Educacionais, Organização e Funcionamento da Educação Básica
-
02/2015 - 12/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos
-
02/2015 - 06/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral
-
10/2014 - 01/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos e Epistemológicos da Educação
2013 - 2015
Fundação de Ensino Superior de OlindaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12
Outras informações:
Exercício de Docência nos cursos de Graduação em Licenciatura Plena em Biologia, História, Letras, Pedagogia e Matemática.
Atividades
-
12/2013 - 12/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alfabetização e Letramento, Didática I, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Prática Pedagógica I, Prática Pedagógica III, Prática Pedagógica IV
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Prática Pedagógica II
-
12/2013 - 06/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica I
2014 - 2015
Secretaria Municipal de Educação de ItapissumaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações:
Escola Professora Dilma Cecília - Exonerado a pedido.
Atividades
-
06/2014 - 07/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalência em turmas dos anos inicias do ensino fundamental e EJA
2010 - 2013
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABREU E LIMAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações:
Escola Professor José Francisco Barros - Exonerado a pedido.
2012 - 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABREU E LIMAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Formação Continuada para professores da rede municipal de Abreu e Lima
2011 - 2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABREU E LIMAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Formação Continuada para professores da rede municipal de Abreu e Lima
Atividades
-
02/2010 - 03/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Docência das séries iniciais do Ensino Fundamental. (Polivalência)
2008 - 2011
Secretaria Municipal de Educação do RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações:
Escola Municipal da Bela Vista - Exonerado a pedido.
Atividades
-
10/2008 - 06/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalência em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental
2004 - 2006
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO PAULISTAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Escola Municipal Jardim da Felicidade &
Escola Municipal Terezinha Camarotti.
Atividades
-
02/2004 - 06/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa
2003 - 2008
Instituto Rackel de MenezesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Docência na disciplina de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio. Indicação e escolha do material didático; organização de aulas passeios e visitas.
2004 - 2006
Colégio e Curso CarmeloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2004 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês
2003 - 2005
Academia São LucasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministro de aulas de Língua Portuguesa em turmas das séries terminais do Ensino Fundamental.
2002 - 2002
Ministério da Educação e CulturaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Alfabetizador, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor Alfabetizador do Programa Brasil Alfabetizado.
2002 - 2004
ACADEMIA MARIA LEOPOLDINAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2002 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura
2002 - 2004
Colégio e curso geração 2000Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2002 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura
2004 - 2006
Colégio GEOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2004 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2001 - 2003
COLEGIO NOVO MUNDOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2001 - 07/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Inglês
2001 - 2003
Instituto Cultural Aritha GiselyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2001 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês
-
02/2001 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês, Redação, Língua Portuguesa
1998 - 2000
Colégio e Curso EducarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1999 - 07/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes, Língua Inglesa, Língua Portuguesa
-
10/1998 - 07/2000
Direção e administração, Direção.,Cargo ou função, Diretor.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Jose Tavares de Lemos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?