Naiara Sousa da Silva
Advogada com atuação profissional nas áreas de Direito Civil, Consumidor, Trabalhista, Família e Sucessões, e, Previdenciária. Especialista em Direito do Trabalho e em Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus - FDDJ. Especialista em Língua Portuguesa, Redação e Oratória pela Faculdade de São Marcos - FACSM. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Graduanda em Letras - Espanhol pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Experiência como professora de Língua Espanhola e de Literatura Brasileira entre 2017 e 2019, na rede privada de ensino, em turmas do Ensino Fundamental 2. Ministrou aulas de Artes, Língua Inglesa, Produção Textual e Redação no Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito, entre 2018 e 2019, em turmas do Ensino Médio. Atuou como professora de Língua Portuguesa em turmas do ensino técnico-profissionalizante no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira - CEEPS, em 2018. Egressa do curso de Extensão de Língua e Cultura Hispânica ofertado pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus de Vitória da Conquista, em 2018. Ex-aluna no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), nível Mestrado acadêmico, com área de concentração em Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus Universitário de Vitória da Conquista. Concluiu o Bacharelado em Direito há mais de quatro anos. Ministrou aulas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), no Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Brumado. Pesquisadora e palestrante.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Educação
2020 - Atual
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Drª Arlete Ramos dos Santos
Palavras-chave: educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Língua Portuguesa, Redação e Oratória
2021 - 2021
Faculdade de São Marcos
Título: Dispensado com base na Resolução CNE/CES n 01 de 06/04/2018
Especialização em DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO
2014 - 2016
Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus
Título: MULTIFUNCIONALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: LIMITES E VEDAÇÕES À LUZ DA LEGISLAÇÃO
Orientador: Tatiana A. C. de Brito Ohta
Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas
2015 - 2019
Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SUBJETIVIDADE EM O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA
Orientador: Tatiany Pertel Sabaini Dalben
Graduação interrompida em 2016 em Letras - Espanhol
2015 - Atual
Universidade do Estado da Bahia
Ano de interrupção: 2016
Graduação em Direito
2007 - 2012
Faculdade Independente do Nordeste
Título: IDENTIFICAR A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL E SEUS REFLEXOS APÓS A DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL NO BRASIL
Orientador: RONALDO SOARES
Formação complementar
2019 - 2019
MOODLE PROFESSORES E TUTORES. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2019 - 2019
DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Língua e Cultura Hispânica. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Língua e Cultura Hispânica. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2014 - 2017
Extensão universitária em Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho com capacitação. (Carga horária: 363h). , Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, FDDJ, Brasil.
2016 - 2016
A Educação Literária Brasileira:práticas de leitura na escola e fora dela. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
2012 - 2012
"Boas dicas para boas falas". (Carga horária: 2h). , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
2011 - 2011
Seminário Tribunal do Júri. (Carga horária: 16h). , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
2010 - 2010
3ª Edição da Revista ADM WORK. (Carga horária: 3h). , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
2010 - 2010
31º Encontro Nacional de Estudantes de Direito (EN. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
III Feira de Estágio. (Carga horária: 20h). , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
2009 - 2009
A Difícil Arte de Julgar: Os Jurados x O Poder da. , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
2008 - 2008
III Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia. , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
2007 - 2007
Jornada Jurídica de Ciências Criminais. , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SILVA, N.S . Seminário Tribunal do Júri- "Passado, presente e futuras perspectivas". 2011. (Outro).
Participação em eventos
II SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Entendendo os meus direitos trabalhistas. 2013. (Outra).
VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. A virtude profissional para o Secretariado Executivo: condição fundamental para o exercício da profissão. 2013. (Congresso).
31 Encontro Nacional de Estudantes de Direito (ENED). 2010. (Congresso).
III Feira de Estágio de Vitória da Conquista. 2010. (Feira).
A Difícil Arte de Julgar: Os Jurados x O Poder da Mídia. 2009. (Congresso).
III Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia. 2007. (Congresso).
I Jornada Jurídica de Ciências Criminais do Sudoeste da Bahia. 2007. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. R. ; SILVA, H. S. ; SILVA, N. S. ; ABADE, N. A. ; SILVA, N.S . Movimentos Juvenis: a Câmara Temática de Juventude do Sudoeste Baiano e a contribuição da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia na construção do protagonista jovem em seus municípios.. In: Arlete Ramos dos Santos; Maria Raquel Caetano; Jamile de Souza Soares; Adriane Lizbehd Halmann. (Org.). Movimentos Juvenis: a Câmara Temática de Juventude do Sudoeste Baiano e a contribuição da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia na construção do protagonista jovem em seus municípios.. 1ªed.Curitiba - Brasil: CRV, 2021, v. , p. 267-281.
-
FREITAS, A. C. S. ; FREITAS, A. C. S. ; FREITAS, A. C. S. ; SILVA, N.S . A virtude profissional para o Secretariado Executivo: condição fundamental para o exercício da profissão. In: VIII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador. A virtude profissional para o Secretariado Executivo: condição fundamental para o exercício da profissão, 2013.
Outras produções
SILVA, N.S . Legislação Trabalhista: Meus Direitos x Meus Deveres. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N.S . Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N.S . Entendendo os meus direitos trabalhistas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N.S . A virtude profissional para o Secretariado Executivo: condição fundamental para o exercício da profissão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
ADVOGADAVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento ao público, propositura de ações, Carga horária: 40
2014 - 2014
Instituto Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.
Professora das disciplinas: Direito do Consumidor; Legislação, Ética e Cidadania; Legislação Trabalhista.
2011 - 2012
Defensoria Pública da União no Estado da BahiaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendentimento ao público, peticionamento, Carga horária: 30
2011 - 2012
Tribunal de Justiça do Estado da BahiaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendentimento ao público, peticionamento, Carga horária: 30
2011 - 2011
Tribunal de Justiça do Estado da BahiaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendente judiciária, Carga horária: 15
Outras informações:
3ª Vara Cível
2011 - 2011
Tribunal de Justiça do Estado da BahiaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendente judiciária, Carga horária: 20
Outras informações:
2ª Vara Cível
2010 - 2011
Defensória Pública do Estado da BahiaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendentimento ao público, peticionamento, Carga horária: 20
2010 - 2010
Distrito Integrado de Segurança PúblicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2008 - 2010
Nodmel DistribuidoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativa, Carga horária: 40
2007 - 2008
BR TELECOMUNICAÇÕESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativa, Carga horária: 40
2007 - 2007
Escritorio de AdvocaciaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendentimento ao público, peticionamento, Carga horária: 40
2019 - 2019
Colégio Cândido PortinariVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
2017 - 2018
Colégio Cândido PortinariVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como professora de Língua Espanhol no Ensino Fundamental II.
2019 - 2019
Centro Integrado de Educação Navarro de BritoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuou como professora das seguintes disciplinas: Artes, Língua Inglesa, Produção de Textos e Redação, em turmas do 1 ao 3 anos do Ensino Médio.
2018 - 2018
Centro Integrado de Educação Navarro de BritoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Língua Inglesa, Carga horária: 3
Outras informações:
Atuação como Professora de Língua Inglesa em turmas do 1 ao 3 anos do Ensino Médio.
2018 - 2018
Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia TeixeiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Regência em turmas de ensino técnico-profissionalizante, ministrando aulas de Língua Portuguesa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Naiara Sousa da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?