Elienne de Sousa Bacelar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2014-2018), Graduada em Licenciatura em Letras Libras - UNIASSELVI (2019-2022). Pós Graduada em Libras com Docência no Ensino Superior - FAEME (2017-2019) e Atendimento Educacional Especializado - AEE pela faculdade ÚNICA (2020-2021). Possui formação como Tradutora e Intérprete de Libras - SENAC-PI (2018-2020) e pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS-PI (2019-2020). Possui vários cursos na área de Libras e atualmente está cursando pós graduação em Tradução e Interpretação pela faculdade UNÍNTESE. Trabalhou como professora mediadora do programa Novos Caminhos - IFPI, foi tutora do Curso de Formação de Educação de Surdos em Tempos de Pandemia - UFSJ, também trabalhou como Professora da educação infantil na PREFEITURA DE NAZÁRIA - PI. Atuou como Tradutora e Intérprete de Libras no Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Campus Açailândia - (2020-2023) e no Instituto Federal do Piauí - IFPI no campus IFPI - Zona Sul. Concluiu no ano de 2023 a tutoria nos projetos SAEE: curso de Atendimento Educacional Especializado - ofertado pelo IF BAIANO e pelo projeto Saúde com Agente ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFRGS. E-mail:eliennesousa12@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

2020 - 2021

Faculdade Única de Ipatinga

Especialização em LIBRAS COM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

2017 - 2019

Faculdade Evangêlica do Meio Norte
Título: O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Orientador: Brisdete Sepúlveda Celho Brito

Graduação em LETRAS LIBRAS

2019 - 2022

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: PROJETO DE ESTÁGIO: ABORDAGENS UTILIZADAS PELO PROFESSOR NO ENSINO DA LIBRAS.
Orientador: Daniela Morais Tapioam

Graduação em Pedagogia

2014 - 2018

Universidade Estadual do Piauí
Título: O ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE TERESINA-PI
Orientador: Rosymary Vieira da Costa

Curso técnico/profissionalizante em CURSO TÉCNICO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS

2018 - 2020

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI

Formação complementar

2022 - 2023

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES E TUTORES. (Carga horária: 510h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2022 - 2022

Moodle Básico para Professores. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, IFRGS, Brasil.

2022 - 2022

FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD. (Carga horária: 120h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE, UNI ABERTA NORD, Brasil.

2019 - 2021

FORMAÇÃO DE TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - TILS. (Carga horária: 350h). , CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AOS SURDOS, CAS, Brasil.

2019 - 2021

FORMAÇÃO DE TRAUTORES/INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - TILS. (Carga horária: 350h). , CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AOS SURDOS, CAS, Brasil.

2020 - 2020

Traduz Aí : Descomplicando a Tradução de/entre/ para Libras Português.. (Carga horária: 300h). , Signa, SIGNA, Brasil.

2019 - 2019

LIBRAS VOZ. (Carga horária: 80h). , CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AOS SURDOS, CAS, Brasil.

2018 - 2018

PRÁTICA DE LIBRAS. (Carga horária: 80h). , CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AOS SURDOS, CAS, Brasil.

2018 - 2018

LIBRAS INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 100h). , CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AOS SURDOS, CAS, Brasil.

2018 - 2018

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS INTERMEDIÁRIO - LIBRAS AVANÇADO. (Carga horária: 120h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI, SENAC/PI, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM ESPANHOL CONVERSAÇÃO MÓDULO 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

CONGRESSO DIGITAL DA FACULDADE UNÍNTESE. participou como Tradutor(a)/Intérprete de Língua Portuguesa/Libras. 2022. (Congresso).

LIBRAS: DIREITO, ACESSIBILIDADE E CULTURA.PARTICIPOU COMO INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2020. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2024

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradutora e Intérprete de Libras, Carga horária: 40

2020 - 2020

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prof° Mediadora do Programa Novos Caminhos, Carga horária: 20

2018 - 2020

Prefeitura de Nazária

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil

2020 - 2023

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete de Libras, Carga horária: 40

2020 - 2021

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR EAD UAB, Carga horária: 180

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR EAD, Carga horária: 510

2024 - 2025

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - TIMON

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: INTERPRETE DE LINGUA DE SINAIS, Carga horária: 20