CARLOS AUGUSTO CABRAL KRAMER

Químico licenciado pelo instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), mestre em Química (2017) e doutor em Química (2021) pelo programa de pós graduação em Química da UFRN - PPGQ. Possui experiência com biocombustíveis, biomassa lignocelósica, microalgas e Química computacional. Foi docente do EBTT substituto do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2017), também atuou como docente EBTT do Instituto Federal de Santa Catarina, coordenando o Núcleo de Educação à distânica - NEaD do campus Xanxerê. E atualmente atua como docente do EBTT e como coordenador do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2017 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação da Oxidação da Lignina do Pseudocaule da Bananeira Catalisada por Co3O4: Uma Investigação Experimental e Teórica das Propriedades da Ligação O4 com Abordagem DFT, QTAIM e NCI
Luciene Santos de Carvalho. Palavras-chave: : Oxidação da Lignina; Bananeira; Espinélio de cob.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Química Teórica.

Mestrado em Química

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Oxidação da parede celular da microalga Chlamydomonas sp. para extração de lipídios e avaliação da sua qualidade para síntese de biodiesel, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Ana Cristina Facundo de Brito Pontes
Coorientador: Marta Costa. Bolsista do(a): Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, Brasil. Palavras-chave: Oxidação da parede celular; Biodiesel de microalga; Parâmetros de qualidade.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.

Graduação em Química Licenciatura

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Melquesedeque da Silva Freire

Formação complementar

2020 - 2020

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO REMOTO. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

Formação em Educação a Distância para os Coordenadores de NeaD. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2013 - 2013

Introdução prática à hialotecnia. (Carga horária: 10h). , Instituto de Química - UFRN, IQ, Brasil.

2012 - 2012

Introdução à Cromatografia Líquida e Iônica. (Carga horária: 12h). , Instituto de Química - UFRN, IQ, Brasil.

2012 - 2012

Mecanismos de reações orgânicas. (Carga horária: 10h). , Instituto de Química - UFRN, IQ, Brasil.

2011 - 2011

Produção de Comprimidos, Abordagem biofarmaceutica. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Organização de eventos

KRAMER, C. A. C. . VI Semana de Química do IFRN. 2018. (Congresso).

MAZZE, F. M. ; LOPES JUNIOR, E. ; SILVA JUNIOR, C. N. ; KRAMER, C. A. C. . 4ª Mostra de Profissões - Química e Química do Petróleo. 2012. (Exposição).

Participação em eventos

?Saúde mental e emocional: Como cuidar. 2021. (Oficina).

Ensinar à turma toda, reconhecendo as diferenças na escola. 2021. (Oficina).

Olimpíada de Química do RN 2021. Olimpíada de Química do RN 2021. 2021. (Olimpíada).

1° Café, Cinema e Conversa.Análise sob óptica da Química do filme Perfume: The Story of a Murderer. 2020. (Encontro).

I ENCONTRO DE MODELAGEM MOLECULAR DE JATAÍ. 2020. (Encontro).

XXVII Congreso Ibero-Americano de Catálisis. ?HOMO-LUMO GAP OF LIGNIN MODELS CONSTRUCTED FROM THEIR MAIN MONOMERS ? A KINETIC ANALYSIS. 2020. (Congresso).

VI Semana de Química do IFRN. 2018. (Encontro).

6 Congresso da rede brasileira de tecnologia de biodiesel - 9Congresso Brasileiros de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Eficiência na extração de lipídios da monoraphidium sp. por tratamento ácido ou solvente. 2016. (Congresso).

6 Congresso da rede brasileira de tecnologia de biodiesel - 9Congresso Brasileiros de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Transesterificação do material lipídico extraído via oxidação da parede celular da microalga Chlamydomonas sp.. 2016. (Congresso).

6 Congresso da rede brasileira de tecnologia de biodiesel - 9Congresso Brasileiros de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Avaliação por microscopia eletrônica e termogravimetria da eficácia do sistema AMAU na extração de material lipídico da microalga Monoraphidium sp.. 2016. (Congresso).

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2016. Analises quimicas por CG e RMN H1 do biodiesel da microalga monoraphidium SP. 2016. (Congresso).

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2016. Organic peroxides in microalgae lipid material extracted by cell wall oxidation disrupting. 2016. (Congresso).

III Simpósio brasileiro do potencial energético das microalgas.ROMPIMENTO DE PAREDE CELULAR DE MICROALGAS CLOROFÍCEAS POR PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO. 2015. (Simpósio).

VII Encontro de Teatro Científico - Ciência em Cena.Apresentação da encenação teatral: Um laboratório pra lá de Arretado. 2013. (Encontro).

52 Congresso Brasileiro de Química. Estudo do perfil dos ingressantes nos cursos de Química na UFRN. 2012. (Congresso).

52 Congresso Brasileiro de Química. Índices do minicurso de estereoquímica ministrado pelo PET de Química da UFRN. 2012. (Congresso).

ENEPET 2012. ENEPET. 2012. (Congresso).

VI Encontro de Teatro Científico - Ciência em Cena "VI-CC".Escola Química do Tempo - Química em Cena (UFRN). 2012. (Encontro).

X SIMPEQUI - ABQ.Diagnóstico do aproveitamento do curso de nivelamento oferecido pelo PET Química da UFRN. 2012. (Simpósio).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2011. Transesterificação in situ do óleo da semente de girassol em catálise ácida ou alcalina. 2011. (Congresso).

Show da Química: utilização do teatro como divulgação científica.Importância dos feitos de Lavoisier para a Química moderna. 2011. (Outra).

XVII CIENTEC.Apresentação atividade lúdicas envolvendo a Química aplicada. 2011. (Oficina).

XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. AMIDAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL E BIODIESEL. 2011. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Raquel de Lima Silva

DE CARVALHO, LUCIENE SANTOS; FONSECA, S. G. C.;KRAMER, C. A. C.; CAMPOS, L. M. A.; CASTELLON, E. R.. Estudo da adsorção dos corantes sintéticos azul de metileno e vermelho do congo e do antibiótico tetraciclina utilizando o argilomineral haloisita. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Keverson Gomes de Oliveira

SANTOS, L. S.;KRAMER, C. A. C.; CAMPOS, L. M. A.; TEIXEIRA, L. S. G.; CASTRO, P. S.. Qualificação de doutorado: Produção Sustentável de Biodiesel: Desenvolvimento de Catalisadores Verdes, Transesterificação de Óleo de Cozinha Residual e Conversão do Glicerol em Novos Produtos. 2022. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariana Raquel de Lima Silva

SANTOS, L. S.; FONSECA, S. G. C.;KRAMER, C. A. C.; CAMPOS, L. M. A.. ESTUDO DA ADSORÇÃO DOS CORANTES SINTÉTICOS AZUL DE METILENO E VERMELHO DO CONGO E DO ANTIBIÓTICO TETRACICLINA UTILIZANDO O ARGILOMINERAL HALOISITA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Natanny Kelly do Nascimento Silva

SANTOS, L. S.; CAMARA, A. B. F.;KRAMER, C. A. C.. Desenvolvimento de metodologias baseadas em ferramentas quimiométricas associadas à espectroscopia IR e imagens digitais para a identificação e quantificação da adulteração do óleo diesel S10 B11. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucas Cabral Rocha

KRAMER, CARLOS; SILVA JUNIOR, C. A. B. E.; SANTOS, R. F.; ANDRADE, R. A. N.. Proposta de um instrumento analítico alternativo para análises quimiluminescêntes baseado em filmes digitais aplicado à determinação de paracetamol em medicamentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carolayne Mabel Victor da Cunha

SILVA JUNIOR, C. A. B. E.; ANDRADE, R. A. N.;KRAMER, C. A. C.; GALVAO, E. N. O.. Produção de Vídeos Utilizando a Química Forense como Proposta Didático-Metodológica para o ensino de Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: MAÍRA JORDÂNIA DE MACÊDO

SILVA JUNIOR, C. A. B. E.;KRAMER, C. A. C.. UITILIZAÇÃO DO QUIZLET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA JUSCELINO KUBISTCHEK EM ASSÚ/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: SABRINA MIRELLY DE SOUTO LOPES

KRAMER, C. A. C.; SILVA JUNIOR, C. A. B. E.; GALVAO, E. N. O.; BEZERRA, D. P.. PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PRODUÇÃO DE FERMENTADO ALCÓOLICO À BASE DE ACEROLA (MALPIGHIA EMARGINATA). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCISCO WESLEY DA SILVA ARAUJO

KRAMER, C. A. C.; Junior, C.A.B.S; Porto, M. ALFABETIZAÇÃO QUÍMICA DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM QUÍMICA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MULHERES MIL DO IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: MAÍRA JORDÂNIA DE MACÊDO

Junior, C.A.B.S;KRAMER, C. A. C.. .Utilização do Quizlet como ferramenta didática auxiliadora para o ensino de Química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Raquel Lopes

KRAMER, C. A. C.; Junior, C.A.B.S; ARAUJO, M. P.. Química Ambiental no Ensino Médio: um olhar sobre a educação ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Dalison Vitor de Souza

KRAMER, C. A. C.; Junior, C.A.B.S. Materiais Alternativos para as aulas experimentais de química: Uma investigação sobre a aplicação de três propostas de experimentos na Escola Estadual Monsenhor Honório-Pendências-RN. 2019. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruna Patrícia da Silva

KRAMER, C. A. C.; Junior, C.A.B.S; ARAÚJO, D.M. O uso de paródias musicais como ferramenta didática no ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

KRAMER, C. A. C.; BASSO, A. M.; BESSA, Z. C. M.; FONSECA, S. G. C.. Bancas para avaliação de desempenho dos candidatos a professor visitante para o Campus Santa Cruz. 2023. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

KRAMER, CARLOS; SILVA JUNIOR, C. A. B. E.; SILVA, M. D. F.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para a disciplina de Química. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Orientou

Adriano Anastácio de Oliveira

MOSTRA CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: uma estratégia para incentivar a formação do senso-investigativo dos estudantes do ensino médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Carlos Augusto Cabral Kramer;

Poliana Patrícia Fernandes da Silva

ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA ATIVA: jogo ?A Canastra Periódica? como ferramenta facilitadora no ensino de Química na primeira série do ensino médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Carlos Augusto Cabral Kramer;

Dalison Vitor de Souza

MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DE DOIS EXPERIMENTOS EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS/RN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Carlos Augusto Cabral Kramer;

Produções bibliográficas

  • LOPES DA SILVA, ÁMISON RICK ; MARTÍNEZ-HUITLE, CARLOS ALBERTO ; KRAMER, CARLOS AUGUSTO CABRAL . Use quantum mechanical computational methods to investigate interactions between imidacloprid and boron nitride nanotubes. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS , v. 685, p. 133088, 2024.

  • KRAMER, CARLOS AUGUSTO CABRAL ; DE CARVALHO, LUCIENE SANTOS . -Oxidation of banana lignin with atmospheric oxygen catalyzed by Co 3 O 4. Reaction Chemistry & Engineering , v. 6, p. 1016-1022, 2021.

  • KRAMER, CARLOS AUGUSTO CABRAL ; DA SILVA, AMISON RICK L. ; DE LIMA-NETO, PEDRO ; DE CARVALHO, LUCIENE SANTOS . Computational approach in lignin structural models: Influence of non-covalent intramolecular interactions on O4 bond properties. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE , v. 1251, p. 131938, 2021.

  • KRAMER, CARLOS AUGUSTO CABRAL ; DA SILVA, AMISON RICK LOPES ; DE CARVALHO, LUCIENE SANTOS . Influence of phenylpropanoid units of lignin and its oxidized derivatives on the stability and O4 binding properties: DFT and QTAIM approach. ORGANIC & BIOMOLECULAR CHEMISTRY , v. 18, p. 5897-5905, 2020.

  • KRAMER, C. A. C. ; GOMES, A,F ; Costa, M. C ; SOUTO, D. C. R. O. . Chemical analysis BY CG and H NMR of biodiesel from microalgae monoraphidium sp. In: Rio Oil Gas 2016, 2016, Rio de Janeiro. Rio Oil Gas 2016, 2016.

  • KRAMER, C. A. C. ; SOUTO, D. C. R. O. ; Costa, M. C ; Filho, E. M ; MEDEIROS, S. I. G. . ÍNDICES DE PERÓXIDOS ORGÂNICOS NO MATERIAL LIPÍDICO EXTRAÍDO VIA OXIDAÇÃO DE PAREDE CELULAR. In: Rio Oil Gas 2016, 2016, Rio de Janeiro. Rio Oil Gas 2016, 2016.

  • KRAMER, C. A. C. ; Costa, M. C ; SOUTO, C. R. O. . Transesterificação do material lipídico extraído via oxidação da parede celular da microalga Chlamydomonas sp.. In: 6° Congresso da rede brasileira de tecnologia em Biodiesel, 2016, Natal. 6° Congresso da rede brasileira de tecnologia em Biodiesel, 2016.

  • KRAMER, C. A. C. ; SOUTO, C. R. O. ; Costa, M. C ; GOMES, A,F . Avaliação por Microscopia Eletrônica e Termogravimetria da Eficácia do Sistema AMAU na Extração de Material Lipídico da Microalga Monoraphidium sp.. In: 6° Congresso da Rede brasileira de tecnologia em biodiesel, 2016, Natal. 6° Congresso da Rede brasileira de tecnologia em biodiesel, 2016.

  • KRAMER, C. A. C. ; Costa, M. C ; TAVARES, V. R. ; MEDEIROS, S. I. G. . Eficiência na extração de lipídeos da Monoraphidium sp por tratamento ácido ou solvente. In: 9° Congresso brasileiro de plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel, 2016, Natal. 9° Congresso brasileiro de plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel, 2016.

  • KRAMER, C. A. C. . Índices do minicurso de estereoquímica ministrado pelo PET Química da UFRN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRAMER, C. A. C. ; Malcher, G.T. ; PAIVA, A. ; LIMA FILHO, E. ; ARAUJO, E. H. ; COSTA, G. L. ; CONFESSOR, M. R. ; BATISTA, L. M. . Estudo do perfil dos ingressantes nos cursos de Química da UFRN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. G. F. ; SOUTO, D. C. R. O. ; KRAMER, C. A. C. ; Costa, M. C ; Medeiros, L. A. M. C . Amidação de óleo Vegetal e Biodiesel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRAMER, C. A. C. ; SOUTO, D. C. R. O. ; Costa, M. C ; MELO, M. G. F. ; Silva, B. H. S. F . Transesterificação in situ do óleo da semente de girassol em catálise ácida ou alcalina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

KRAMER, C. A. C. ; d ; SOUTO, D. C. R. O. . Produção de Biodiesel - UFRN. 2011. (Edição de vídeo).

KRAMER, C. A. C. . A lenda de uma laboratório arretado. 2013. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2021

    PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: O acréscimo da demanda por água tratada tem resultado no aumento anual da quantidade de lodo produzido nas estações de tratamento, o que tem desafiado engenheiros e pesquisadores na busca por métodos e processos de manuseio e disposição destes resíduos. Atualmente o destino destes lodos é em aterros sanitários, sendo que alguns autores estão aplicando em materiais de construção e em correção de solos degradados. Este trabalho propõe a utilização do lodo de ETA para produção de biogás, visto que possui elevada carga orgânica, e o biogás produzido pode ser aproveitado na geração de energia elétrica. A caracterização do lodo será feito pela quantidade de matéria orgânica, DBO e DQO. Na caracterização do biogás será utilizado um kit portátil produzido pela Embrapa e Alfakit, onde se utilizam os métodos de Orsat para quantificação de metano e dióxido de carbono e o método colorimétrico para quantificação de amônia e gás sulfídrico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / ANNE BEATRIZ FIGUEIRA CÂMARA - Integrante / CLENILDO DE LONGE - Integrante / HELOISE OLIVEIRA MEDEIROS DE ARAÚJO MOURA - Integrante / KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA - Integrante / LEILA MARIA AGUILERA CAMPOS - Integrante / LUCIENE DA SILVA SANTOS - Integrante / RAFAEL VIANA SALES - Integrante / VALDIC LUIZ DA SILVA - Integrante / ROSANGELA DALA POSSA - Integrante.

  • 2019 - 2021

    APLICAÇÃO DA PALIGORSQUITA, NATURAL E MODIFICADA, COMO POTENCIAL ADSORVENTE DE BAIXO CUSTO PARA A REMOÇÃO DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS - AVALIAÇÃO POR FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS E MODELOS DE EQUILÍBRIO, CINÉTICO E TERMODINÂMICO., Descrição: Uma das principais preocupações das instituições de pesquisa e organizações intergovernamentais atualmente é a saúde ambiental, uma vez que as águas residuais despejadas constantemente na natureza causam um impacto ambiental aquático, interferindo no ciclo biogeoquímico da água, causando morte de animais, modificações genéticas entre outros malefícios. A adsorção vem se destacando como um processo para a remoção desses contaminantes uma vez que é uma técnica eficiente e de baixo custo. Este trabalho propõe a utilização da paligorsquita, que possui grande área superficial específica, capacidade de troca catiônica (CTC) e acidez superficial, para a adsorção de poluentes aquáticos como corantes e metais pesados. Esse argilomineral será modificado por meio de tratamentos, ácido e térmico, e caracterizado por técnicas como DRX, FTIR, TG e isotermas de adsorção-desorção de N2. Além disso, será realizado o estudo da melhor faixa de pH para o processo e aplicado um planejamento experimental para obtenção das melhores condições de adsorção. Posteriormente, serão aplicados os modelos cinéticos, termodinâmicos e de isotermas de adsorção para melhor compreensão dos resultados obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / ANNE BEATRIZ FIGUEIRA CÂMARA - Integrante / CLENILDO DE LONGE - Integrante / HELOISE OLIVEIRA MEDEIROS DE ARAÚJO MOURA - Integrante / JOSÉ ALBERTO BATISTA DA SILVA - Integrante / KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA - Integrante / LUCIENE DA SILVA SANTOS - Integrante / RAFAEL VIANA SALES - Integrante / RAMONI RENAN SILVA DE LIMA - Integrante / SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER - Integrante / TATIANA DE CAMPOS BICUDO - Integrante.

  • 2019 - 2021

    EXTRAÇÃO QUÍMICA POR SOLVENTE, MÉTODO COSLIF, DAS FRAÇÕES LIGNOCELULÓSICAS PROVINDAS DE BIOMASSAS CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO., Descrição: Atualmente, um dos principais focos em pesquisas é o desenvolvimento de novas tecnologias para o aproveitamento de resíduos, sejam eles industriais, comerciais ou residenciais. Compreendendo que mais da metade de todo o carbono orgânico da Terra está armazenado em somente duas moléculas de carboidrato, o amido e a celulose (polímeros de glicose) e que o potencial brasileiro de produção de bioprodutos é enorme, tendo em vista que o Brasil apresenta disponibilidade de quantidades significativas de diferentes tipos de biomassas, é extremamente necessário o estudo das mesmas, dado o cenário mundial voltado para a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Diversos compostos podem ser obtidos através de diferentes tratamentos aplicados à biomassa. Este trabalho propõe o uso de um desses tratamentos, a extração por ácido fosfórico (H3PO4) em duas biomassas, o sabugo do milho e a pseudocaule da bananeira, que são duas fontes de biomassa característicos do nordeste. Esse processo consiste em separar um ou mais componentes específicos de um composto heterogêneo baseado em suas diferentes solubilidades, utilizando o método Coslif. Aumentar a acessibilidade à celulose é mais importante do que remover a lignina (Rolling et al., 2010). Baseado nesse conceito, realizar inúmeros processos para separar o máximo possível as substâncias podem diminuir consideravelmente o rendimento durante o processo, logo, focar em deixar a celulose mais livre para reagir, sem se preocupar em extrair toda a lignina significa diretamente otimizar o uso da celulose presente nas biomassas. Também para o tratamento é utilizado o uso de acetona como agente precipitante para a celulose que fica no meio reacional. Para a caracterização dos materiais lignocelulósicos, serão utilizadas técnicas específicas, como: Difratometria de raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectrofotometria na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Caracterização do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol CTBE, e Análises Térmicas (TG/DTG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (6) . , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / ANNE BEATRIZ FIGUEIRA CÂMARA - Integrante / CLENILDO DE LONGE - Integrante / FERNANDA MARIA DE OLIVEIRA - Integrante / HELOISE OLIVEIRA MEDEIROS DE ARAÚJO MOURA - Integrante / JOSÉ ALBERTO BATISTA DA SILVA - Integrante / KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA - Integrante / LEILA MARIA AGUILERA CAMPOS - Integrante / LUCIENE DA SILVA SANTOS - Integrante / RAFAEL VIANA SALES - Integrante / RAMONI RENAN SILVA DE LIMA - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Análise de nitrogênio, pH, condutividade e demanda química de oxigênio na água de poços semi-artesianos da região de Ipanguaçu, Descrição: A falta de abastecimento de água encanada e saneamento básico ainda é uma realidade para o Brasil rural, contexto que inclui a cidade de Ipanguaçu-RN e região. Como alternativa para estas deficiências, a população normalmente recorre ao uso de poços semi-artesianos para obtenção de água para o consumo e a construção de fossas sépticas para esgotamento sanitário. Contudo, esta combinação resulta em contaminação do lençol freático por substâncias químicas, principalmente por amônia, íons nitrato, nitrito e orgânicos capazes de tornar a água imprópria para o consumo. Desta maneira, este projeto pretende monitorar os parâmetros físico-químicos, teor de nitrogênio e demanda química de oxigênio das águas de poços semi-artesianos da região de Ipanguaçu, correlacionando com dados pluviométricos e proximidade de fossas sépticas. Assim, posteriormente construir um relatório que será entregue às autoridades locais, desta maneira contribuir com as políticas públicas de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / Roberto Marques Rodrigues - Integrante / Robson Marques Rodrigues - Integrante / Carlos Antonio Barros e Silva Junior - Integrante / Ricardo Fernandes dos Santos - Integrante / Alisson dos Anjos Silva - Integrante / Átyllas Tairony de Góis Araújo - Integrante / Izabely Evangelista Rodrigues - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Construção de um Alambique artesanal para a produção de cachaça, Descrição: A cachaça é uma das bebidas destiladas mais consumidas no Brasil. Desde a época colonial a cana-de-açúcar, tradicionalmente, é utilizada como matéria-prima para a obtenção dessa bebida. Da cana, é retirado o caldo que é fermentado e passa pelo processo de destilação. Esse processo pode se dar de maneira industrial ou artesanal, neste caso, utilizando aparelhos de destilação específicos, conhecidos como alambiques. Para a produção de bebidas, os alambiques são constituídos principalmente pelas seguintes partes: a panela, onde o vinho é aquecido; a coluna, que fica acima da panela e recebe seus vapores e é onde se inicia a condensação; e a alonga ou serpentina, onde a condensação dos vapores se completa, resultando no produto final. Geralmente, os alambiques são construídos em cobre, tendo em vista algumas propriedades importantes do metal para as características sensoriais da bebida, sendo possível também a utilização de aço inox junto ao cobre na sua construção. Tendo em vista o alto custo do metal utilizado na fabricação desses aparelhos de destilação e, portanto, o alto investimento inicial para a produção da bebida, busca-se, como ferramenta alternativa para a obtenção da cachaça, a confecção de um alambique utilizando materiais de preço acessível, comumente encontrados no dia-a-dia e capazes de atender aos requisitos da literatura, sendo estes uma panela de pressão em aço inox onde o vinho será aquecido, conectada a uma serpentina de cobre, por sua vez, imersa em um recipiente plástico contendo aproximadamente 20 litros de água para resfriamento dos vapores, de onde será retirado o destilado. Tendo em vista a utilização dos metais indicados e a adequada montagem do aparelho, espera-se obter uma aguardente de cana-de-açúcar com propriedades que estejam de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / Carolayne Mabel Victor da Cunha - Integrante / Jerre Adriano da Silva Junior - Integrante / Lucas Cabral Rocha - Integrante / Roberto Marques Rodrigues - Integrante / Robson Marques Rodrigues - Integrante / Tatiane Fonseca de Melo - Integrante / Carlos Antonio Barros e Silva Junior - Integrante.

  • 2019 - Atual

    OBTENÇÃO DE PLATAFORMAS QUÍMICAS A PARTIR DA LIGNINA EXTRAÍDA DO PSEUDOCAULE DA BANANEIRA ? AVALIAÇÃO TEÓRICA E EXPERIMENTAL, Descrição: A lignina é um dos principais resíduos provindos da agroindústria, e atualmente seu maior uso está na queima como lenha. Contudo, estudos concluem que este material pode ser mais aproveitado, pois sua estrutura trata-se de um biopolímero formado por cadeias aromáticas, que podem ser despolimerizadas para formar moléculas menores como, por exemplo, derivados fenólicos, que são utilizados como plataformas químicas. Porém, muitos desafios estão relacionados a valorização da lignina, principalmente relacionado às dificuldades no processo de isolamento e despolimerização. Desta forma, este trabalho tem por finalidade extrair a lignina do pseudocaule da bananeira via processos de polpação alcalina e organosolv, caracterizá-la, submetê-la à oxidação catalítica e hidrolisá-la com foco na obtenção de produtos de alto valor agregado, similares aos da indústria química e petroquímica, tais como fenóis, guaiacóis, catecóis, aldeídos aromáticos e sinringóis, com diversas aplicações na industria de polímeros, aditivos, antioxidantes e fármacos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / ANNE BEATRIZ FIGUEIRA CÂMARA - Integrante / HELOISE OLIVEIRA MEDEIROS DE ARAÚJO MOURA - Integrante / KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA - Integrante / LEILA MARIA AGUILERA CAMPOS - Integrante / LUCIENE DA SILVA SANTOS - Integrante / RAFAEL VIANA SALES - Integrante / ELEDIR VITOR SOBRINHO - Integrante / MIGUEL ANGELO FONSECA DE SOUZA - Integrante / TIAGO PINHEIRO BRAGA - Integrante / VALDIC LUIZ DA SILVA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    OXIDAÇÃO E HIDRÓLISE ALCALINA DA LIGNINA EXTRAÍDA DO PSEUDOCAULE DA BANANEIRA - AVALIAÇÃO TEÓRICA E EXPERIMENTAL, Descrição: A lignina é um dos principais resíduos provindos da agroindústria, e atualmente seu maior uso está na queima como lenha. Contudo, estudos concluem que este material pode ser melhor aproveitado, pois sua estrutura trata-se de um biopolímero formado por cadeias aromáticas, que podem ser despolimerizadas para formar moléculas menores como, por exemplo, derivados fenólicos, que são utilizados como moléculas-plataforma. Porém, muitos desafios estão relacionados a valorização da lignina, principalmente relacionado às dificuldades no processo de isolamento e despolimerização. Desta forma, este trabalho tem por finalidade extrair a lignina do pseudocaule da bananeira via processos de polpação alcalina e organosolv, caracterizá-la, submetê-la à oxidação catalítica e hidrolisá-la com foco na obtenção de fenóis, guaiacóis, catecóis, aldeídos aromáticos e sinringóis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / ANNE BEATRIZ FIGUEIRA CÂMARA - Integrante / HELOISE OLIVEIRA MEDEIROS DE ARAÚJO MOURA - Integrante / KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA - Integrante / LUCIENE DA SILVA SANTOS - Integrante / RAFAEL VIANA SALES - Integrante / RAMONI RENAN SILVA DE LIMA - Integrante / ELEDIR VITOR SOBRINHO - Integrante / MIGUEL ANGELO FONSECA DE SOUZA - Integrante / TIAGO PINHEIRO BRAGA - Integrante / VALDIC LUIZ DA SILVA - Integrante.

  • 2018 - 2019

    TERRA, PLANETA ÁGUA: o debate hídrico a partir do caso do Alto Irani no Oeste de Santa Catarina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / LIGIA WILHELMS ERAS - Integrante / LUCIANE BELMONTE PEREIRA - Integrante / GUILHERME BABO SEDLACEK - Integrante / RODOLFO DENK NETO - Integrante / ALINE MIRIANE GUERIOS - Integrante / GUILHERME SOFFIATTI - Integrante / ANNA CAROLINA FERRONATO DA SILVA - Integrante / JEFFINER KERLLAN DE MATTOS - Integrante / MARIA ANGELICA PETRINI - Integrante / CELOY APARECIDA MASCARELLO - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Análise do uso popular e das propriedades antimicrobianas de fitoterápicos comercializados em Santa Cruz/ RN, Descrição: A avaliação de novos sistemas antimicrobianos é requerida frente a crescente resistência a antibióticos observadas em cepas Gram positivas e Gram negativas. As plantas medicinais vêm se demonstrando como fonte para avaliação destas propriedades sendo exemplificadas Malva sylvestris, Aloe vera, Punica granatum, Schinusterebinthifolius, Anadenanthera colubrina e Óleo de coco (Cocos nucifera). Nesta conjuntura, o presente projeto tem por objetivo analisar as propriedades antimicrobianas in vitro de extratos vegetais destas plantas, bem como o perfil de uso entre osmoradores de Santa Cruz/RN. Para avaliar a atividade antimicrobiana será realizado o teste de difusão em ágar, com duas bactérias, utilizando-se as dispersões aquosas dos extratos vegetais. O perfil de uso será analisado por meio de informações coletadas a partir de questionários estruturados na escala de likert.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Coordenador / DANY GERALDO KRAMER CAVALCANTI E SILVA - Integrante / EVANIELI CRISTINI DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante / JANAINA PAULA COSTA DA SILVA - Integrante / MARIA CAROLINA BATISTA DA SILVA - Integrante / RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Desenvolvimento de técnicas para extração lipídica da microalga Monoraphidium sp, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Dr. Carlos Roberto de Oliveira Souto - Integrante / Marta Costa - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Composicao Química e Estabilidade do óleo de microalgas, Descrição: Petróleo, carvão e gás natural, principais fontes energéticas do mundo moderno, são de estoque finito e seu uso em motores automotivos, em função dos gases e material particulado liberados, contribui para o aumento da poluição ambiental. Esses aspectos têm motivado a procura por fontes alternativas de energia, dentre essas, o biodiesel (combustível renovável e biodegradável). No mundo inteiro, o uso de biodiesel como combustível tem se mostrado promissor principalmente porque, quando comparada a de combustíveis fósseis, sua utilização diminui a emissão de CO2, SOx e de hidrocarbonetos lançados ao ambiente e, consequentemente, ocorre a redução qualitativa e quantitativa dos níveis de poluição ambiental. Sendo, portanto, um mercado que cresce aceleradamente (FERRARI et al., 2005). Devido a sua grande extensão territorial e diversidade de clima/vegetação, o Brasil torna-se um potencial alvo das pesquisas com matrizes energéticas para biocombustíveis. As principais matérias-primas utilizadas na produção industrial de biodiesel são: a soja, a mamona e o dendê. A soja tem potencial para oferecer todo o óleo necessário mesmo para a mistura dos 5%, porém ela sofre restrições de natureza econômica. A mamona é uma cultura que apresenta viabilidade para dar sustentabilidade aos assentamentos rurais no semi-árido, sendo uma base de uma das cadeias produtivas do semi-árido. Em relação ao dendê, a Agropalma (empresa produtora do Belém/PA) utiliza o óleo que é resíduo do processo de refino (TEIXEIRA et al., 2006). Vale-se salientar que existem critérios para análise da seleção de matérias-primas para a produção de biodiesel. Estes estão baseados em aspectos relevantes como: grande teor de óleo por área e por período de cultivo; a cultura deve apresentar um balanço energético favorável; o preço da matéria-prima deve ser compatível com a necessidade de fornecer biodiesel com preços equivalentes ao diesel; o subproduto de extração do óleo deve ser aproveitado, sempre que possível, na alimentação humana ou animal; a cultura oleaginosa deve ser parte da rotação de culturas regionais; o biodiesel produzido deve atender as especificações dos motores (TEIXEIRA et al., 2006). Para melhor atender a esses critérios, vêm sendo empregadas atualmente as microalgas. Como já demonstraram potencialidades para a produção de biodiesel, e várias vantagens em relação aos vegetais superiores, deveriam ser consideradas como possíveis fontes de matéria-prima (TEIXEIRA et al., 2006). Em laboratório, elas superaram, e muito, a produtividade dos grãos de oleaginosas, produzindo, em alguns experimentos, dez vezes mais que o dendê, considerada uma das oleaginosas mais rendosas com 4.400 quilos de óleo bruto por hectare. A cultura de microalgas ainda apresenta alta absorção de gás carbônico, o que alivia a atmosfera já sobrecarregada desse gás, rendendo dividendos no mercado de créditos de carbono. Além disso, a produção não depende de solo fértil, pode ser realizada sobre áreas secas e demanda menos água para manutenção do que as irrigações das lavouras. Por não disputar terras nem plantas com a indústria alimentícia, as microalgas ainda arrefecem a polêmica mundial sobre a falta de alimentos, um drama no qual os biocombustíveis figuram como protagonistas (REYNOL, 2008).Por isso hoje, focaliza-se nas microalgas como uma fonte potencial de biodiesel. Devido às inúmeras possibilidades químicas, que podem ser desenvolvidas e aplicadas ao desenvolvimento das rotas para a produção do biodiesel de microalgas, esse trabalho tem inicialmente por objetivo avaliar a extração do óleo derivado de microalgas em diferentes solventes (Álcool etílico, hexano e hexano/acetato de etila) e sua posterior caracterização reológica, estrutural e térmica, a fim de relacionar o comportamento do óleo extraído (em diferentes solventes) às modificações físicas e químicas ocorridas. Em seguida, será. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Marta Costa - Coordenador / Suzan Ially Gomes de Medeiros - Integrante / Carlos Roberto Oliveira Souto - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Avaliação de antioxidantes na estabilidade oxidativa de óleos vegetais e biodiesel., Descrição: Preparação e caracterização de anti-oxidantes na estabilidade oxidativa de óleos vegetais e biodiesel por via do método Rancimat.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Dr. Carlos Roberto de Oliveira Souto - Coordenador / Marta Costa - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Transesterificação in situ em catálise ácida e básica, Descrição: As fontes tradicionais de energia como os combustíveis derivados do petróleo, além de desequilibrarem o ciclo do carbono e poluírem a atmosfera, não são renováveis, ou seja, sua produção é finita de modo que não há garantias energéticas para o futuro. Nesse sentido, para desenvolvimento fontes alternativas, o biodiesel constitui umas das soluções na produção de energia, com grandes vantagens, biodegradável, renovável, menos poluente. O método convencional hoje com melhor rendimento exige o óleo vegetal purificado, no processo de transesterificação com alcoóis de cadeia curta. No estudo de rotas alternativas o método de transesterificação in situ de oleaginosas em seu estado bruto e triturado merecem atenção pela possibilidade de economia de tempo e custos de produção. Neste trabalho foi investigado esse método, com sementes de girassol moídas (46% de óleo, 9% de água), este substrato foi colocado para reagir com excesso de metanol nas seguintes condições: a) na presença de catalisador ácido sulfúrico 5%, 10% (relativo ao óleo) e com e sem adição de hexano como um co-solvente e, b) na presença de catalisador hidróxido de sódio, 5%. 10% com e sem adição de hexano como um co-solvente. As reações foram acompanhadas por cromatografia em camada fina até não se observar mais o progresso da reação e a conversão éster/biodiesel foi avaliada por cromatografia gasosa. O tempo de reação variou de uma a cinco horas. Os melhores resultados foram obtidos sob catálise ácida fornecendo conversão completa do óleo para o biodiesel. A catálise alcalina não apresentou bons resultados provavelmente devido à inativação do catalisador hidróxido de sódio pela maior acidez natural da matéria bruta. O método in situ se mostra promissor e pode tornar-se vantajoso em comparação ao método tradicional, com a eliminação da necessidade de purificação da fonte oleica, embora ainda sejam necessários estudos para a melhor separação, aproveitamento da biomassa não reagida e o processo de purificação. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Dr. Carlos Roberto de Oliveira Souto - Coordenador / Brenno Henrique Filipe da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2012

    AMIDAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL E BIODIESEL, Descrição: Amidas naturais e sintéticas são importantes compostos orgânicos com ampla aplicação. A síntese a partir de ésteres ou ácidos exigem condições drásticas e/ou em mais de uma etapa. Neste trabalho foi estudado a síntese de amidas, cadeias hidrocarbônicas longas em uma etapa, condição atrativa pela simplicidade e economia, a partir de óleo vegetal purificado e seus ésteres metílicos (biodiesel). As aminas usadas foram a dodecilamina e butilamina. Na mistura de ester e amida foi adicionado o iôdo molecular,que atua como um ácido de Lewis ativando a carbonila do ester para adição nucleofílica da amina. A mistura foi mantida sob agitação e com aquecimento de 80 graus, sem solvente, durante o período de duas semanas. O progresso da reação foi acompanhada por cromatografia em camada fina. Em todos os casos, nestas condições a reação não foi completa. A amida formada foi separada e sua formação comprovada por analise de infravermelho, pela banda no espectro de iv característica de amidas em 1650 cm-1.Os rendimentos variaram de 20 a 60%. Alem do atrativo de produzir amidas em uma etapa, usamos material de boa disponibilidade, biodegradavel e a inovação do iôdo como catalisador. Referencias: (a) Trost, B. M.; Fleming, I.; Heathcock, C. H. Comprehensive Organic Synthesis; New York, 1991; Vol. 6; (b) Ezzili,C., Otrubova, K., Boger, D.L. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters. 2010, 20, 5959?5968. c) Jung, J.H. et al. Bioorganic & Medicinal Chemistry. 2011, 19, 1520?1527.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Dr. Carlos Roberto de Oliveira Souto - Coordenador / Maria Garielly Francisco de Melo - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Transesterificação de óleo de Microalgas, Descrição: Extração e purificação do óleo de microalga marinha e avaliação deste para produção de biodiesel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Dr. Carlos Roberto de Oliveira Souto - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Avaliação residual do Glicerol da reação de Transesterificação, Descrição: Atualmente com a viabilidade da produção de biodiesel em grande escala, os resíduos reacionais da reação como glicerol (um poliálcool), devem ser tratados de forma digna e útil, de modo que não contaminem o meio ambiente. Portanto achar e desenvolver finalidades e aplicações ao glicerol é extremamente necessário.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Augusto Cabral Kramer - Integrante / Dr. Carlos Roberto de Oliveira Souto - Coordenador.

Prêmios

2014

2° Lugar no IV Concurso de Vídeos de curta metragem de Química, Instituto de Química/ CRQ.

2013

1° Lugar no IV Concurso de Vídeos de curta metragem de Química, Instituto de Química/ CRQ.

2011

3° Lugar no Vestibular 2011-Química, UFRN.

2011

1 Lugar na edição de Vídeos de Curta Metragem de Química 2011, UFRN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte. , S/n Av. Salgado Filho, Lagoa Nova, 59076000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 81025315

Experiência profissional

2011 - 2014

Programa de Educação tutorial de Química da UFRN

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Química orgânica e Química geral, Carga horária: 20

Outras informações:
2013: Ministrou o curso de Introdução à estereoquímica, como foco na análise conformacional de alcano e cicloalcanos, projeções de Fisher, Newman, e Estereoisomeria de compostos químicos. Carga horária de 10h

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa

Outras informações:
Linha de pesquisa sobre a produção e separação de Biodiesel. Análise dos subprodutos - Glicerina: Estudo de novas aplicações práticas. Estudo da reação indesejada da Saponificação (formação de sabão) na transesterificação de óleos vegetais em meio alcalino (básico).

2011 - Atual

Instituto de Química - UFRN

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa sobre a viabilidade do processo de obtenção de biodiesel em catálise ácida e básica na transesterificação in situ.

2013 - 2017

Centro Pedagógico de Candelária

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2018

    Direção e administração, IFRN Campus Ipanguaçu.,Cargo ou função, Coordenador dos Estágios Docentes da Licenciatura em Química.

  • 06/2020 - 12/2020

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecanismo de Reações Orgânicas, Química Inorgânica, Química Inorgânica Descritiva

  • 01/2020 - 06/2020

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental, Química dos Biocombustíveis, Química Orgânica Fundamental

  • 06/2019 - 12/2019

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecanismo de Reações Orgânicas, Métodos Instrumentais de Caracterização de Compostos Orgânicos, Química Inorgânica de Coordenação

  • 01/2019 - 06/2019

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado, Prática como Componente Curricular, Química Geral I, Química Orgânica Fundamental

  • 06/2018 - 12/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecanismo de Reações Orgânicas, Química Ambiental, Seminário de Orientação de Estágio Docente IV

  • 06/2018 - 08/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica Descritiva

2013 - 2015

SOS Concursos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 10

2018 - 2018

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Educação à distância, Carga horária: 5

Atividades

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Fabricação Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química I

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química II