Neylson Oliveira da Silva
Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduado em Filosofia, Licenciatura, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Cursos de Especialização na área de Libras.
Já atuou como bolsista no Programa Nacional de Iniciação à Docência - PIBID/UFMA, no subprojeto de Filosofia, desenvolvendo atividades de estudo, pesquisa bibliográfica e também de observação em turmas do ensino médio pelo subprojeto "Práticas Dialógicas no Ensino de Filosofia". Atuou como Bolsista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA/UFMA desenvolvendo atividades de acompanhamento e monitoria de disciplinas no curso especial de licenciatura em Pedagogia da Terra. Desenvolveu atividade voluntária de tradução e interpretação em Libras para as turmas de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Maranhão/CCSST campus Imperatriz, lecionando a disciplina de Libras e como supervisor docente de estágio supervisionado em educação infantil.
Atualmente é professor de Libras na educação básica da rede municipal de Açailândia - MA, professor substituto da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL e professor voluntário do Centro de Referência em Educação à Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - CREAD/IFTO.
Tem interesse nas áreas de Filosofia, Educação, Ensino de Filosofia na educação básica e formação de professores, Educação do Campo, estágio supervisionado e formação de professores para a educação infantil, recursos tecnológicos e educação, Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, ensino de língua portuguesa para surdos como segunda língua, ensino de libras para surdos, atendimento educacional especializado para alunos com surdez .
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Educação
2021 - Atual
Universidade Federal do Maranhão
Orientador: Thelma Helena Costa Chahini
Especialização em Libras e práticas Pedagógicas Aplicadas a Educação Bilíngue de Surdos
2018 - 2019
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Título: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MARANHENSE
Orientador: Claudiane Santos Araújo
Especialização em Libras
2018 - 2018
Faculdade Futura
Título: A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DAS CRIANÇAS SURDAS E O PAPEL DOS PROFESSORES DE LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Graduação em Filosofia
2012 - 2018
Universidade Federal do Maranhão
Título: Da Formação de Sujeitos à Formação de Educadores do Campo: Uma Discussão Filosófica Sobre a Experiência do PRONERA UFMA no Âmbito da Educação do Campo
Orientador: Marly Cutrim de Menezes
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2018 em Curso Técnico em Informática Para a Internet
2017 - Atual
Instituto Federal do Maranhão - Campus São José de Ribamar
Ano de interrupção: 2018
Formação complementar
2017 - 2017
Extensão universitária em Moodle Para Professores e Tutores. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
MySQL. (Carga horária: 40h). , Plataforma Curso em Vídeo, CEV, Brasil.
2017 - 2017
Libras - Intermédiário. (Carga horária: 120h). , Centro de Ensino e Apoio a Pessoa Com Surdez, CAS - MA, Brasil.
2016 - 2016
Curso Básico de LIBRAS. (Carga horária: 120h). , Centro de Ensino e Apoio a Pessoa Com Surdez, CAS - MA, Brasil.
2011 - 2011
Eletricidade Básica Predial. (Carga horária: 60h). , Instituto Técnico de Capacitação Humana, INTECH, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Administrativa: Windows, Word, Excel, Power Point. (Carga horária: 81h). , Data Control, DC, Brasil.
2010 - 2010
Competências Transversais em Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Maranhão, SENAI/DR/MA, Brasil.
2010 - 2010
Competências Transversais em Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Maranhão, SENAI/DR/MA, Brasil.
2010 - 2010
Competências Transversais: Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
2010 - 2010
Competências Transversais:Legislação Trabalhista. (Carga horária: 14h). , Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
2010 - 2010
Competências Transversais em Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Maranhão, SENAI/DR/MA, Brasil.
2010 - 2010
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS.
Organização de eventos
SILVA, N. O. ; MACHADO, L. A. ; LIMA, I. S. . I Simpósio de Educação de Surdos de Açailândia. 2019. (Outro).
SILVA, N. O. ; LOPES, S. R. ; GUERREIRO, E. C. R. ; GOMES, R. S. . Revolucine: Unindo Cinema, Revolução e Militância. 2015. (Outro).
MUNIZ, M. C. L. ; SILVA, N. O. ; SILVA, D. S. ; SANCHES, D. M. S. ; LOPES, S. R. ; GUERREIRO, E. C. R. ; GONCALVES, A. K. C. ; MENDONCA, I. P. S. . Seminário de Encerramento e Avaliação do Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Nível de Graduação no Estado do Mararanhão. 2015. (Outro).
SILVA, D. S. ; SILVA, N. O. ; GUERREIRO, E. C. R. . Seminário de Iniciação à Docência Para a Diversidade - SEMID Diversidade. 2015. (Outro).
SILVA, N. O. ; SANTOS, M. C. . Concurso de Fotografia Estudantil. 2013. (Concurso).
SILVA, N. O. ; MACHADO, L. A. ; LIMA, I. S. . I Simpósio de Educação de Surdos de Açailândia. 2019. (Outro).
Participação em eventos
III Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação.DISCENTES SURDOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO. 2021. (Seminário).
IX Congresso Brasileiro de Educação Especial - CBEE. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2021. (Congresso).
Jornada Internacional de Políticas Públicas - X JOINPP. DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o decreto n 5.626 e a realidade das instituições. 2021. (Congresso).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2017. (Outra).
Seminário de Formação "Direitos das Pessoas Surdas". 2017. (Seminário).
VIII Jorna Internacional de Políticas públicas - JOINPP. 2017. (Congresso).
Frege Sobre a Ontologia da Matemática. 2016. (Outra).
Assembléia Nacional de Estudantes Livres. 2015. (Congresso).
Seminário de Encerramento e Avaliação do Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Nível de Graduação no Estado do Mararanhão. 2015. (Seminário).
Jornada Interdisciplinar de Filosofia.Capitalismo: Exploração, Alienação, Ideologia e Suas Relações. 2014. (Seminário).
Assembléia Nacional de Estudantes Livres. 2013. (Congresso).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Movimento Estudantil e Universidade Pública. 2013. (Seminário).
XII Encontro Humanístico: Patrimônio, Memória e Contemporaneidade. 2012. (Encontro).
Participação em bancas
ZAPPAROLI, W. G.; CARVALHO, H. S.;SILVA, N. O.. DA LAVRA AO LIVRO: O ENTRELAÇAMENTO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE UMA LAVRADORA E UMA PEDAGOGA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; ZAPPAROLI, W. G.;SILVA, N. O.. Escritos Autobiográficos a Partir de Narrativas de Estágios em Docência no Curso de Pedagogia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.;SILVA, N. O.; ZAPPAROLI, W. G.. Autobiografia de uma Pedagoga em Construção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; ZAPPAROLI, W. G.;SILVA, N. O.. Autobiografia Como Elemento de Formação Docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
Castelo Branco, M. A; SILVA, C. H. S;SILVA, N. O.. Formação Continuada e Inclusão: Percepções Dos Professores das Séries Iniciais de Uma Escola Pública de Imperatriz - Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
Castelo Branco, M. A; CARVALHO, H. S.;SILVA, N. O.. Homeschooling: Um olhar sob a Perspectiva do Educação Domiciliar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; PEREIRA, M. T. B.;SILVA, N. O.. Narrativas Autobiográficas de uma Pedagoga em Formação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; PEREIRA, M. T. B.;SILVA, N. O.. Uma Reflexão de Si: Relatos da Vida Pessoal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA, J. B.; ALVES, V. M. C.;SILVA, N. O.. Comissão Avaliadora para o Processo Seletivo Interno de Formação de Banco de Professores para Composição de Cadastro de Bolsistas do FNDE/CAPES-PARFOR. 2018. Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, H. S.; ALVES, V. M. C.;SILVA, N. O.. Comissão Avaliadora para o Processo Seletivo Interno de Formação de Banco de Professores para Composição de Cadastro de Bolsistas do FNDE/CAPES-PARFOR. 2018. Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, N. O.. VII Mostra Científica dos Saberes. 2018. Colégio Delta.
Orientou
ESTUDO DE CASO ACERCA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE IMPERATRIZ - MA; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA CRUZ, EM IMPERATRIZ MARANHÃO; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
OS AVANÇOS DA INCLUSÃO DE SURDOS NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INTÉRPRETES DE LIBRAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM IMPERATRIZ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Neylson Oliveira da Silva;
INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE JOGOS EM UMA TURMA DE 5° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ÂNGELO CLAUDINÊI CAPELOZA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Neylson Oliveira da Silva;
A Afetividade a Partir das Vivências no Estágio Supervisionado na Educação nfantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Neylson Oliveira da Silva;
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: QUE DIZEM PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Neylson Oliveira da Silva;
A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA PERSPECTIVA DOS CUIDADORES DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Neylson Oliveira da Silva;
CARACTERIZANDO O ENSINO HÍBRIDO NA PRÁTICA DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA - IMPERATRIZ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Neylson Oliveira da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, N. O. ; BRANCO, M. A. C. ; CHAINI, T. H. C. . Ensino Remoto e a Inclusão de Alunos Surdos na Educação Superior. In: Raimunda Nonata da Silva Machado; Sirlene Mota Pinheiro da Silva. (Org.). Gêneros, Diversidades e Inclusão Educacional. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2022, v. 1, p. 149-168.
-
SILVA, N. O. ; Castelo Branco, M. A ; CHAINI, T. H. C. . Discentes Surdos e as Tecnologias Digitais no Contexto do Ensino Híbrido. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). III Seminário Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2021, v. , p. 675-686.
-
SILVA, N. O. ; CHAINI, T. H. C. . DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o decreto n 5.626 e a realidade das instituições. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2021, São Luís. X Jornada Internacional de Políticas Públicas - Anais do Evento 2021, 2021.
-
SILVA, N. O. ; Castelo Branco, M. A ; CHAINI, T. H. C. . Discentes Surdos e as Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido. In: ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, 2021, São Luis. ANAIS DO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VI NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luis: EDUFMA, 2021.
-
SILVA, N. O. ; SANCHES, D. M. S. . EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: a experiência do PRONERA e os 1 9 anos de luta e revolução. In: Jornada Internacional de Politicas publicas - JOINPP, 2017, São Luis - Ma. 1917-2017: Um Século de Reformas e Revoluções, 2017.
-
SILVA, N. O. ; Castelo Branco, M. A ; CHAINI, T. H. C. . O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: IX Congresso Brasileiro de Educação Especial - CBEE, 2021, São Carlos. Anais IX Congresso Brasileiro de Educação Especial - CBEE, 2021.
-
SILVA, N. O. ; BRANCO, M. A. C. ; CHAINI, T. H. C. . O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, N. O. ; CHAINI, T. H. C. . DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o decreto n 5.626 e a realidade das instituições. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. O. ; Castelo Branco, M. A . DISCENTES SURDOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, N. O. ; SANCHES, D. M. S. . EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: a experiência do PRONERA e os 1 9 anos de luta e revolução. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. O. . Capitalismo: Exploração, Alienação, Ideologia e suas Relações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. O. . Universidade Pública e Movimento Estudantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, N. O. . A Pedagogia de Paulo Freireno Espaço da Educação do Campo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Tradutor-Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 4
Outras informações:
Desenvolvendo atividades de tradução/interpretação em LIBRAS das aulas para as turmas do ensino médio e técnico.
2018 - 2020
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da disciplina de Libras e supervisor docente de estágio supervisionado em educação infantil
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de Açailândia, PM/AçailândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos da educação básica.
2021 - Atual
Universidade Estadual da Região Tocantina do MAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Aprovado para ministrar disciplinas da área de fundamentos da educação.
2021 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do TocantinsVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário do CREAD, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da Disciplina Ética no Serviço Público do curso Técnico em Serviços Públicos na modalidade EaD.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Neylson Oliveira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?