Esley Porto
Advogado. Professor em nível de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), da Universidade Regional de Gurupi (UnirG) e do Centro Universitário UNA. Doutorando em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Ciência Política pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG, em Direito Médico pelo Centro Universitário UNIFACISA, em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP), em Direito Público e Privado pela Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA), em Ciência Política e em Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná. Possui graduação em Direito, Letras e História, bem como aperfeiçoamento em Formação Docente para Professores de Direito, realizado na Escola de Direito do Rio de Janeiro - Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Direito e Sociedade (NEIDISO/UNITINS), do Grupo de Pesquisa das Instituições Democráticas, Sociedade e Políticas Públicas da UFRJ e do Núcleo de Estudos da Violência, da Criminalidade e da Qualidade Democrática da UFCG. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito (UNITINS/UnirG) e é pesquisador colaborador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). É acadêmico de Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membro da Comissão de Internacionalização da UnirG e da Clínica de Direitos Humanos (UnirG). Interessa-se por pesquisas em Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Penal e Direitos Humanos.
Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Direito
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Ana Lúcia Sabadell
Mestrado em Ciências Jurídicas
2020 - 2023
Universidade Federal da Paraíba
Título: Genocídio Negro: Reflexões acerca da Necropolítica e das Práticas de Racismo no Brasil e no Nordeste, Ano de Obtenção: 2023
Newton de Oliveira Lima.
Mestrado em Ciência Política
2020 - 2022
Universidade Federal de Campina Grande
Título: A Violência na Região Nordeste: Uma Análise às Dimensões da Realidade Homicida, Ano de Obtenção: 2022
José Maria Pereira da Nóbrega Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Ciência Política
2023 - 2023
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Autoritarismo e Democracia no Brasil: continuidades históricas, rupturas institucionais e desafios constitucionais na consolidação do Estado Democrático de Direito
Orientador: Luiza Maria de Assunção
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura
2023 - 2023
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: A Retórica Jurídica como Prática Política: uma análise linguística a partir da Teoria da Argumentação
Orientador: Amanda Kelly Ferreira da Silva
Especialização em Direito Penal e Processo Penal
2020 - 2022
Universidade Federal de Campina Grande
Título: O Fenômeno da Interiorização da Violência e os Impactos na Qualidade Democrática: Um Recorte da Realidade no Nordeste Brasileiro
Orientador: Carla Pedrosa de Figueiredo
Especialização em Direito Público e Privado
2020 - 2021
Faculdade União das Américas
Título: A Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen: Uma Análise ao Ordenamento Jurídico Brasileiro
Orientador: Matheus Araújo
Especialização em Direito Médico
2019 - 2020
CENTRO UNIVERSITARIO-UNIFACISA
Título: Erro Médico e Direito Penal: Análise da Responsabilidade Penal dos Profissionais de Saúde
Orientador: Igor de Lucena Mascarenhas
Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário
2018 - 2020
Centro Universitário de Patos
Título: O Emprego Verde à Luz da Legislação Trabalhista: Mudanças de Perspectivas a partir do Desenvolvimento Sustentável
Orientador: Francisco Cleidson Tavares Lopes
Especialização em Docência do Ensino Superior
2018 - 2019
Universidade Norte do Parana
Título: Dimensões do Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos de Graduação em Direito
Orientador: Juliane Queiroz Zaminelli Furtado
Aperfeiçoamento em Formação Docente para Professores de Direito
2020 - 2020
Fundação Getúlio Vargas
Título: -. Ano de finalização: 2020
Graduação em História
2020 - 2022
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Refletindo a Construção da Historicidade e a Função do Historiador em Marc Bloch
Orientador: Renata Carvalho Silva
Graduação em Letras
2014 - 2018
Universidade Norte do Parana
Título: A Redação no Exame Nacional do Ensino Médio: Compreendendo o Texto Dissertativo-argumentativo.
Orientador: Fabyanny de Fátima Ferreira dos Reis Willy
Graduação em Direito
2014 - 2018
Universidade Estadual da Paraíba
Título: O Direito ao Esquecimento e à Desindexação no Contexto Jurídico Brasileiro e Internacional
Orientador: Lucila Gabriella Maciel Carneiro Vilhena
Formação complementar
2023 - 2023
Desigualdades e Políticas Públicas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2020 - 2023
Extensão universitária em Língua Francesa. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2022 - 2022
Direitos Humanos e Populações que Vivenciam Situações de Vulnerabilidade. (Carga horária: 22h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2021 - 2021
Didática. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2021 - 2021
Docência Jurídica no Século XXI. , Instituto Ânima, ÂNIMA, Brasil.
2021 - 2021
Libras. (Carga horária: 90h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2021 - 2021
Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2021 - 2021
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2020 - 2020
Formação Docente para Professores de Direito. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Relações Internacionais: Teoria e História. (Carga horária: 60h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação de Conciliadores/Mediadores. , Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ/PB, NUPEMEC - TJ/PB, Brasil.
2011 - 2016
Língua Francesa. , Anglo Brazilian Institute, A.B.I., Brasil.
2015 - 2015
Direitos Humanos. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, FACISA, Brasil.
2015 - 2015
Investigação Criminal e Instauração da Ação Penal. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Reforma no Código de Processo Penal. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Curso Geral de Propriedade Intelectual - DL101P BR. (Carga horária: 75h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suíça.
2014 - 2014
Oratória. (Carga horária: 16h). , Curso de Leitura e Escrita Samelly Xavier, CLESX, Brasil.
2014 - 2014
Poder Constituinte na Era das Transversalidades. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2001 - 2012
Língua Inglesa. , Anglo Brazilian Institute, A.B.I., Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Estado de Direito e Direitos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Ciência Política.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Metodologia Científica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Penal e Criminologia.
Organização de eventos
PORTO, Esley ; CAVALCANTE, J. P. R. . XVI Pensar em Direitos Humanos. 2025. (Congresso).
PORTO, Esley ; CAVALCANTE, J. P. R. ; BIGELI, B. C. M. N. ; FRANCK JUNIOR, W. . I Semana Jurídica do curso de Direito da UNITINS. 2025. (Outro).
PORTO, E. ; CAVALCANTE, J. P. R. . XV Pensar Direitos Humanos. 2024. (Congresso).
PORTO, Esley . III Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. (Congresso).
PORTO, Esley ; ESMERALDO, M. F. ; NÓBREGA JÚNIOR, J. M. P ; MELO, C. A. V. . 1º Congresso de Ciência Política do Nordeste. 2020. (Congresso).
PORTO, E. ; ALCANTARA, R. R. B. ; BEZERRA, N. E. S. ; BRITO, A. K. T. M. . I Encontro Multidisciplinar de Direito de Família: Perspectivas e Aproximações sobre a Adoção. 2017. (Outro).
PORTO, E. ; BEZERRA, N. E. S. . Workshop Medicina Legal e Crimes Violentos: Uma Análise Prática e Jurídica da Cena do Crime. 2016. (Outro).
PORTO, E. . I Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste. 2016. (Outro).
PORTO, E. . Seminário Paraibano de Ciências Criminais, Constituição e Estado Democrático de Direito. 2016. (Outro).
PORTO, E. . 1º Café Jurídico: A Escolha pela Advocacia Privada. 2015. (Outro).
PORTO, E. . 2º Café Jurídico: O Novo Código de Processo Civil. 2015. (Outro).
PORTO, E. . Legalmente Sexta. Tema: Maioridade Penal. 2015. (Outro).
PORTO, E. . I Simpósio Campinense Sobre Teoria do Crime, Teoria da Pena e Serial Killers. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Direito Penal. 2025. (Congresso).
Simpósio do Crime: Teoria e Prática na Análise da Criminalidade. 2025. (Simpósio).
Formação, Policiamento e Direitos Humanos. 2024. (Outra).
IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional. 2024. (Congresso).
Religião, Mídia e Direitos Humanos. 2024. (Outra).
I Simpósio da Consciência Negra: Racismo Institucional e os Desafios para a Garantia de Direitos. 2023. (Simpósio).
IX Congresso Nacional de Educação. 2023. (Congresso).
Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito. 2021. (Congresso).
1º Congresso de Ciência Política do Nordeste. 2020. (Congresso).
A Democracia e seus Contornos. 2020. (Outra).
Cidades Inteligentes na Gestão Pública: Pensando no Pós Pandemia. 2020. (Exposição).
Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos. 2020. (Congresso).
Educação Jurídica no Brasil. 2020. (Outra).
Eleições Adiadas: O Novo Cenário das Eleições 2020. 2020. (Outra).
Overview 2020: Partidos Políticos e Domocracia. 2020. (Outra).
I Congresso de Meios Alternativos de Solução de Conflitos do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba. 2019. (Congresso).
Congresso de Direito Penal e Criminologia. 2018. (Congresso).
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2018. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 2018. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. (Congresso).
II Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2017. (Congresso).
III Jornada de Direito Médico. 2016. (Outra).
1ª Semana de Recepção Integrada. 2015. (Outra).
1º Fórum Jurídico CASP: Audiência de Custódia. 2015. (Outra).
1º Seminário de Pesquisa: Mídia, Direito e Sociedade. 2015. (Seminário).
1º Seminário Internacional da ADUEPB sob o tema Terceirização e Sindicalismo. 2015. (Seminário).
Advocacia para o Século XXI: Planejamento e Gestão de Escritórios. 2015. (Congresso).
I Colóquio Mulher em Foco: Um Debate sobre Corpo, Gênero, Sexualidade, Saúde e Representação Política da Mulher. 2015. (Outra).
I Congresso Direito, Cidadania e Diversidade: Instrumentos para a Construção de uma Sociedade Plural. 2015. (Congresso).
I Fórum de Direito Penal da Facisa. 2015. (Outra).
II Congresso Nacional de Educação. 2015. (Congresso).
II Jornada Nacional de Línguas e Linguagens. 2015. (Outra).
II Seminário Internacional de Análises Criminais: Discussões Contemporâneas. 2015. (Seminário).
I Seminário Campinense de Mediação. 2015. (Seminário).
I Simpósio Campinense Sobre Teoria do Crime, Teoria da Pena e Serial Killers. 2015. (Simpósio).
IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2015. (Congresso).
Oficina de Estímulo à Criatividade Através da Escrita. 2015. (Oficina).
Oficina de Medicação do I Seminário Campinense de Mediação. 2015. (Oficina).
Palestra: Aspectos dos Juros Remuneratórios do Capital Próprio. 2015. (Outra).
Seminário de Direito Penal: Discutindo a Tutela Jurídica no Âmbito Nacional e Internacional. 2015. (Seminário).
XXXVI Semana do Advogado. 2015. (Outra).
1º Congresso Luso-Brasileiro de Direito Constitucional. 2014. (Congresso).
1º Simpósio Paraibano de Direito Eleitoral. 2014. (Simpósio).
2º Congresso Intercontinental de Direito Civil. 2014. (Congresso).
I Congresso Brasileiro da Revista a Barriguda: um Olhar Jurídico, Histórico e Cultural sobre as Violências Contra a Mulher. 2014. (Congresso).
Simpósio Direito à Diferença e à Identidade Plural. 2014. (Simpósio).
XXXV Semana do Advogado. 2014. (Outra).
Participação em bancas
FREITAS, F. I. O.; Oliveira, A. C. G. A.;PORTO, Esley. Simplificação da Linguagem Jurídica em Sentenças Jus Postulandi das Varas Trabalhistas de Campina Grande - PB. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba.
FREITAS, F. I. O.;PORTO, Esley; Oliveira, A. C. G. A.. O Uso da Tecnologia como Ferramenta Facilitadora da Celeridade Processual: Uma Análise do Projeto Victor do STF. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Digital Aplicado ao Âmbito Judicial) - Escola Superior da Magistratura da Paraíba.
ARAÚJO, I. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A IMPORTÂNCIA DOS PROCONS MUNICIPAIS NO SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. O TRABALHO PRISIONAL COMO ESTRATÉGIA DE RESSOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO NA PENITENCIÁRIA REGIONAL DE CAMPINA GRANDE-PB. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Estadual da Paraíba.
MONTEIRO, I. P. R. W.;PORTO, Esley; SILVA, W. M. N.. A Lei Maria da Penha em Conflito com a Lei da Alienação Parental. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito e Processo Civil) - Escola Superior da Advocacia.
MONTEIRO, I. P. R. W.; SILVA, W. M. N.;PORTO, Esley. O Modelo de Tribunal Multiportas como Instrumento Democrático Adequado de Acesso à Justiça. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito e Processo Civil) - Escola Superior da Advocacia.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. ?OBRIGATORIEDADE DAS REGRAS ESTABELECIDAS PELOS MUNICÍPIOS COMO FORMA DE PREVENÇÃO À COVID-19. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. ?A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO PARTICIPATIVO COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO PÚBLICA DE CABACEIRAS/PB. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ANÁLISE DA BUSCA ATIVA ESCOLAR. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Estadual da Paraíba.
FREITAS, F. I. O.;PORTO, Esley; WANDERLEY, K. P. B.. A Simplificação da Linguagem Jurídica em Sentenças de Pronúncia da Comarca de Campina Grande - PB. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, E.; ESMERALDO, M. F.. Audiência de Custódia por videoconferência no período pós-pandêmico: uma análise acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.841. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, E.; ESMERALDO, M. F.. A Influência da Lei nº 11.343/2006 no Encarceramento da População Negra no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
GOMES, C. M.; LUCERO, N.;PORTO, E.. CRIMINOLOGIA CRÍTICA E JUSTIÇA PENAL: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O PERFILAMENTO RACIAL NAS CORTES SUPERIORES E A SÚMULA 70 DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PORTO, E.; ESMERALDO, M. F.; MARTINS, J. L. S.. Considerações acerca das Responsabilidades Civis do Educador Físico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAÚJO, I. B.;PORTO, E.; SILVA, R. F.. A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ENCONTRADA EM MEIO RELIGIOSO AYAHUASQUEIRO E O DESVIRTUAMENTO DO USO DE ELEMENTOS SAGRADOS. 2023 - Universidade Estadual da Paraíba.
LEITE, Rosimeire Ventura; SILVA, R. F.;PORTO, E.. Análise Acerca da Aplicabilidade da Lei Maria da Penha em Defesa das Mulheres Transexuais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.;PORTO, Esley; CARVALHO, L. G. A.. O Juiz das Garantias e a Efetivação do Sistema Processual Penal Acusatório à Luz da sua Constitucionalidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
ESMERALDO, M. F.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A Incidência de Imposto de Renda sobre o Benefício de Prestação Continuada: Uma análise à luz do princípio da legalidade na Seguridade Social Brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. A Destituição do Poder Familiar pelo Abandono Afetivo Parental e os efeitos jurídicos da Aplicação da Medida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
FERREIRA, R. C.;PORTO, Esley; NETO, C. S. L.. Inteligência Artificial como instrumento de informação de Big Data e Legitimação dos Atos da Administração Pública: Avanços, Ressalvas e Controvérsias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
GUSMÃO, H. C. A.;PORTO, Esley; PEREIRA, V. S.. Poderes Constitucionais podem ir aonde o Poder Constituinte não for? O Caso dos Limites implícitos e a vedação de reforma do artigo 60 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MORAIS, M. C. A.;PORTO, Esley; FERREIRA, R. C.. ONLINE DISPUTE RESOLUTION (ODR) NO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E A JUSTIÇA DIGITAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
REIS, Sérgio Cabral dos;PORTO, Esley; CARVALHO, L. G. A.. A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO EM PLATAFORMAS DIGITAIS: CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DA AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
FERREIRA, R. C.;PORTO, Esley; AQUINO, A. P. P.. Uma Análise Teórico-prática sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) Aplicado à Equidade, como correção da lei, no Tratado de Justiça de Aristóteles. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALCANTARA, R. R. B.;PORTO, Esley; JORGE, C. L.. A Emenda Constitucional nº 103/2019 e suas implicações para a Aposentadoria no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
ALCANTARA, R. R. B.;PORTO, Esley; JORGE, C. L.. Equilíbrio entre Danos e Dados: Responsabilidade Civil na Aplicação da LGPD. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.; PINA, H.. Análise Crítica das Práticas Policiais em Crimes de Bagatela à Luz dos Princípios da Proporcionalidade e da Intervenção Mínima. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.; PINA, H.. O Dever de Imparcialidade do Delegado de Polícia e a Necessidade de lhe Conferir Garantias Funcionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. "Educação para Todos?": um Estudo à respeito da aplicação da Legislação Brasileira sobre Educação nas Comunidades Quilombolas do Município de Camalaú/PB. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. Medidas Socioeducativas Aplicadas aos Adolescentes em Conflito com a Lei na Comarca de Monteiro: uma Análise acerca das Dificuldades de Cumprimentos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. A Percepção do Domínio de Violenta Emoção nos Crimes de Feminicídio Frente ao Tribunal do Júri. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. Impactos do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO) em Sumé-PB. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. Uma Reflexão da Legislação Brasileira acerca do Assédio Moral no Âmbito do Trabalho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. A Retrógrada Complexidade da Adoção de Crianças por Casais Homoafetivos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. Desigualdade Feminina no Parlamento Brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. A Hipossuficiência da População Idosa nos Contratos de Empréstimo Consignado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. Estatísticas Criminais: Incidência dos Homicídios Dolosos Registrados na Região da 14ª Área Integrada de Segurança Pública da Paraíba (AISP). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; JORGE, C. L.. Os Crimes contra a Humanidade e a Ditadura Militar: A Impossibilidade de Aplicação da Lei de Anistia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
PORTO, Esley; ALCANTARA, R. R. B.; GAUDÊNCIO, A. C. F.. Violação Generalizada e Sistemática dos Direitos Humanos aos Povos Indígenas Yanomami. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri.
NASCIMENTO, F. S.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL: SEUS CUSTOS NA AQUISIÇÃO IMOBILIÁRIA NO ESTADO DA PARAÍBA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
NASCIMENTO, F. S.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL E SUA EFETIVIDADE PROCEDIMENTAL NO ÂMBITO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DE CAMPINA GRANDE-PB. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.; SILVA, R. F.. O DIREITO À VERDADE E À MEMÓRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ?1984? DE GEORGE ORWELL E A DITADURA MILITAR NO BRASIL NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.; SILVA, R. F.. O TRABALHO INTEGRADO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO ENFRENTAMENTO AOS ASSALTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DA PARAÍBA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
NASCIMENTO, F. S.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A LEI DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PINA, H.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. OS EFEITOS SUCESSÓRIOS DECORRENTES DA MULTIPARENTALIDADE NO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. TRABALHO ANÁLOGO AO DE ESCRAVO NO AMBIENTE DOMÉSTICO : A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS E A FALSA RELAÇÃO DE AFETO ENTRE EMPREGADORA E EMPREGADA.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.;PORTO, Esley; MARACAJÁ, L. A.. Os Desdobramentos da Dupla Valoração das Penas Cumpridas de Forma Degradante no Combate ao Estado de Coisas Inconstitucional do Sistema Carcerário Brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.;PORTO, Esley; CARVALHO, L. G. A.. Câmeras Corporais em Policiais Militares: Repercussões no Direito Administrativo e Processual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
FERREIRA, R. C.;PORTO, Esley; AQUINO, A. P. P.. A Prática da Vaquejada: Antinomia entre Direitos Fundamentais sob a tese da única Resposta Correta de Ronald Dworkin. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.;PORTO, Esley; BRITO, Andrea Lacerda Gomes de. Fronteiras Legais da Expressão: Responsabilidade Penal do Crime de Dano em Manifestações Violentas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. A Cultura da Impunidade e a Insuficiência das Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; MELO, M. B.; CARVALHO, L. G. A.; NOBREGA, Monica. Brasilidade Fantástica: Um Paralelo entre o Modernismo e o Fashion Law e seus reflexos na Propriedade Intelectual das Criações de Moda Brasileiras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; LEITE, Rosimeire Ventura; SILVA, R. F.. As abordagens policiais como reflexo do racismo estrutural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
LEITE, Rosimeire Ventura; SALGADO, A. A. R. T.;PORTO, Esley. A violência doméstica e familiar contra a mulher: análise da tipificação penal estabelecida pela Lei nº 13.641/2018 em caso de descumprimento de medidas protetivas e suas implicações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.; LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, Esley. O LIMITE DO HUMOR E O CRIME DE INJÚRIA: UMA ANÁLISE PAUTADA NO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MONTEIRO, Lucira Freire;PORTO, Esley; Oliveira, F. P. M. A EFICÁCIA NA MUDANÇA DA NATUREZA JURÍDICA DOS ANIMAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
NEWTON, P.; CARVALHO, L. G. A.;PORTO, Esley. O uso das redes sociais e as relações laborais: os limites entre o exercício do poder diretivo e a violação aos direitos de personalidade do trabalhador. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
NEWTON, P.;PORTO, Esley; REIS, Sérgio Cabral dos. Uma discussão sobre a escravidão contemporânea e o sutil disfarce do emprego doméstico: interseccionando raça, sexo e classe. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
Feitosa, R. J. R.;PORTO, Esley; ARAÚJO, I. B.. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FISCAL COMO FONTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
Oliveira, F. P. M; BEZERRA, R.;PORTO, Esley. Direito à Liberdade em Tempos de Pandemia: Reflexões quanto à Proporcionalidade da Imposição do Passaporte Sanitário no Estado da Paraíba.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
Oliveira, F. P. M; MONTEIRO, Lucira Freire;PORTO, Esley. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR FRENTE À NANOTECNOLOGIA: UMA ANÁLISE BASEADA NO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO E NO DIREITO DO TRABALHO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
CARVALHO, L. G. A.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE DO HIPOSSUFICIENTE ANTE O INADIMPLEMENTO DA PENA DE MULTA: UMA ANÁLISE DO ART. 51 DO CÓDIGO PENAL E DO TEMA REPETITIVO N.º 931 DO STJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
NEWTON, P.;PORTO, Esley; REIS, Sérgio Cabral dos. TRABALHADORES UBERIZADOS: RELAÇÕES DE EMPREGO À LUZ DA SUBORDINAÇÃO ALGORÍTMICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, Esley; PINA, H.. COLABORAÇÃO PREMIADA: ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÓES PROMOVIDAS PELO PACOTE ANTICRIME. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. O INSTITUTO DA SERENDIPIDADE: UM ESTUDO SOBRE A LICITUDE DO ENCONTRO FORTUITO DE PROVAS À LUZ DO DIREITO PROCESSUAL PENAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. Análise da obrigatoriedade da confissão como requisito para a celebração do acordo de não persecução penal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. A LAVRATURA DO TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA PELA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA: aspectos legais e jurisprudenciais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. A TRANSFERÊNCIA DO LIXÃO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA O ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PUXINANÃ-PB: DA SUA MOTIVAÇÃO ATÉ SUA IMPLEMENTAÇÃO.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, Esley; ARAÚJO, I. B.. Prisão preventiva: análise da obrigatoriedade de reexame periódico de sua decretação e repercussões jurídicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. CRIMES DE COLARINHO BRANCO: É CABÍVEL A APLICAÇÃO DA TEORIA DO DIREITO PENAL DO INIMIGO COMO NORMA REPRESSORA?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, Esley; ESMERALDO, M. F.. TESTE EM ANIMAIS PARA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS E PRODUTOS DOMÉSTICOS: UMA ANÁLISE ACERCA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS FRENTE À LEI FEDERAL N° 11.794/08. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM CONSEQUÊNCIA DO INCIDENTE DE DESLOCAMENTO DE COMPETÊNCIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. A AUTORIZAÇÃO PARA VIAGEM AO EXTERIOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS GENITORAS ESTRANGEIRAS: CONSEQUÊNCIAS E DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.; ESMERALDO, M. F.;PORTO, Esley. A EXPLORAÇÃO ANIMAL NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS: uma análise da proteção jurídica à dignidade dos seres não humanos.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. TAIWAN: UMA ANÁLISE SOBRE O ISOLAMENTO INTERNACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, Esley; SILVA, R. F.. CONSENSO E TUTELA PENAL DO INTERESSE PÚBLICO: ESTUDO SOBRE A (IN)APLICABILIDADE DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL NOS CRIMES FUNCIONAIS PRATICADOS CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; SILVA, R. F.; ALCANTARA, R. R. B.. O ALCANCE DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA DE 2019 E RESPECTIVOS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; SILVA, R. F.; ALCANTARA, R. R. B.. ENTRE O DIREITO E O DESCONHECIDO: FALANDO SOBRE OS VERDADEIROS ASSOCIADOS DO AUXÍLIO RECLUSÃO EM MEIO A CULTURA DO "BOLSA BANDIDO". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, Esley; SILVA, R. F.; ESMERALDO, M. F.. A LEI 8.213/91 E AS HIPÓTESES LEGAIS DE PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO ESPECIAL: A AUSÊNCIA DE ISONOMIA NA OPÇÃO LEGISLATIVA INFRACONSTITUCIONAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, E.; CAVALCANTI NETO, S. P.. A Proteção Jurídica aos Animais Domésticos no Ordenamento Jurídico Brasileiro: Um Estudo acerca da Lei Federal n. 14.064/2020.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
FERREIRA, A. H. S.; MELO, M. B.;PORTO, E.. Judicialização da Saúde como Meio de Efetivação de Direito Fundamental e seus Efeitos sobre os Orçamentos Públicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, E.; NUNES, J. M.. Quando a Exploração do Trabalho Infantil não parece ter fim: Análise a partir de Aspectos Sócio Normativos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, E.; NUNES, J. M.. Apadrinhamento Afetivo e suas Implicações no Regime de Adoção. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
CARVALHO, L. G. A.; NETO, C. S. L.;PORTO, E.. O Princípio da Eficiência e a Prestação Digital dos Serviços Públicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, E.; NUNES, J. M.. A Construção Jurídica do Direito Animal no Brasil e os Animais Não Humanos Enquanto Sujeitos de Direito. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MONTEIRO, Lucira Freire; FIGUEIREDO, E. L. L.;PORTO, Esley. O SUJEITO DO DIREITO A PARTIR DOS TEXTOS DE LUIS ALBERTO WARAT: ?A CIÊNCIA JURÍDICA E SEUS DOIS MARIDOS? E ?MANIFESTO DO SURREALISMO JURÍDICO?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, E.; SPELLMANN, Samuel. A Função Pedagógica da Pena: o excesso de benefícios ao réu e o dano causado à função repressiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELO, M. B.;PORTO, E.; SPELLMANN, Samuel. Ortotanásia no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2021.
LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, E.; ALVES, A. T.. A Ineficácia da Política de Guerra às Drogas no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, E.; Yuri de Lima Ribeiro; SILVA, R. F.. Talidomida: Validação da Bula e as Viabilidades Assistenciais, Administrativas e Jurídicas no Âmbito da Previdência Social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.; LEITE, Rosimeire Ventura;PORTO, E.. Discussões sobre o Impacto Jurídico-Penal da Circulação dos Carros Autônomos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SALGADO, A. A. R. T.;PORTO, E.; LEITE, Rosimeire Ventura. A Valoração da Palavra da Vítima enquanto Elemento Probatório no Transcurso do Processo Penal do Delito de Estupro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOARES, L. V.;PORTO, E.; BEZERRA, A. C. C.. Estudo de Caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
REIS, Sérgio Cabral dos;PORTO, E.; NETO, C. S. L.. Impactos da Lei n. 13.709/2018 nas Relações de Trabalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAÚJO, I. B.;PORTO, E.; SILVA, R. F.. O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, R. F.;PORTO, E.; ARAÚJO, I. B.. A Espetacularização do Crime: uma Nova Perspectiva sobre a Influência Das Mídias Sociais na Aplicação do Direito Penal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba.
PORTO, E.; LEITE, Rosimeire Ventura; SILVA, L. N.. Psiquiatria forense: doenças mentais e suas repercussões no cumprimento da pena.. 2024. Universidade Estadual da Paraíba.
Orientou
O Papel da Tecnologia no Combate e Prevenção da Violência Doméstica: Instrumentos Tecnológicos na Garantia de Direitos; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Tocantins; (Orientador);
Proteção dos Direitos das Mulheres em Contextos de Violência Doméstica: Avanços e Desafios na Efetivação da Lei Maria da Penha; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Tocantins; (Orientador);
Migrações e Direitos Humanos: a situação dos refugiados venezuelanos no Brasil; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Tocantins; (Orientador);
O Papel do Ministério Público Na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Ações Coletivas e Impacto Social na Efetivação da Inclusão e do Acesso a Direitos Fundamentais; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Tocantins; (Orientador);
A eficácia da Lei do feminicídio em municípios vulneráveis da região sudeste do Tocantins: entre a norma e a realidade; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Tocantins; (Orientador);
O Crime de Receptação no Direito Penal Brasileiro: falhas estruturais, a criminalização de terceiros de boa-fé e propostas de solução; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Tocantins; (Orientador);
Alienação Parental: uma análise crítica e a necessidade da revogação da lei 12; 318/10; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito e Processo Civil) - Escola Superior da Advocacia da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
ILEGALIDADE DA EXIGÊNCIADEAPRESENTAÇÃO DE CÁLCULO PELA PARTE AUTORANAFASEDEEXECUÇÃO DE PROCESSOS PREVIDENCIÁRIOS NOS JUIZADOSESPECIAIS FEDERAIS: ANÁLISE DE DECISÕES DA 9ª VARAFEDERALDECAMPINA GRANDE-PB; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito e Processo Civil) - Escola Superior da Advocacia; Orientador: Esley Porto;
O Divórcio Virtual e o e-notoriado: a Era da Desmaterialização dos Procedimentos Extrajudiciais; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito e Processo Civil) - Escola Superior da Advocacia; Orientador: Esley Porto;
IMPACTOS DA NOVA LEI DE IMPROBIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A Revolução do Homeoffice e a Rotina dos Trabalhadores Digitais: A Transformação do Trabalho para o Ambiente Virtual; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Jataí; Orientador: Esley Porto;
Cibercrimes: Desafios e Impactos na Sociedade Moderna; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Jataí; Orientador: Esley Porto;
A relação das drogas com a criminalidade; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Jataí; Orientador: Esley Porto;
Análise da Possibilidade de Condenação e Aplicação de Agravantes de Ofício à Luz do Sistema Acusatório; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Prova Ilícita obtida por meio de Interceptação Telefônica: Análise das Regras de Admissibilidade e o Princípio da Proporcionalidade; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Aposentadoria dos Trabalhadores Rurais no Brasil: uma análise dos desafios para sua concessão; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Direitos Fundamentais no Ambiente Virtual: uma análise da aplicação do Direito à Privacidade e da Liberdade de Expressão na Internet; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Nova Lei Geral de Licitações: Análise das Principais Alterações em Matéria de Prevenção à Corrupção nos Processos Licitatórios; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Considerações acerca das Responsabilidades Civis do Educador Físico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Psicopatia e Culpabilidade: Imputabilidade e as Sanções Penais Aplicadas aos Assassinos em Série; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A INFLUÊNCIA DO CRITÉRIO DE MISERABILIDADE NO PROCESSO DE APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES PARA MANUTENÇÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
RELAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ATINENTE À COMPROVAÇÃO DA ATIVIDADE RURAL COM O COMBATE ÀS FRAUDES COMETIDAS CONTRA A PREVIDÊNCIA SOCIAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
LEGALIDADE E LIMITAÇÕES DA ABORDAGEM POLICIAL MILITAR À LUZ DO CÓDIGO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: FRAGILIDADES NA PRECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DE DEDICAÇÃO DE MÃO DE OBRA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O DIREITO À VERDADE E À MEMÓRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ?1984? DE GEORGE ORWELL E A DITADURA MILITAR NO BRASIL NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O TRABALHO INTEGRADO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO ENFRENTAMENTO AOS ASSALTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DA PARAÍBA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Análise Crítica das Práticas Policiais em Crimes de Bagatela à Luz dos Princípios da Proporcionalidade e da Intervenção Mínima; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O Dever de Imparcialidade do Delegado de Polícia e a Necessidade de lhe Conferir Garantias Funcionais; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A (In)validade do Contrato de Namoro e a Possível Descaracterização da União Estável; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
A Retrógrada Complexidade da Adoção de Crianças por Casais Homoafetivos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Violência Doméstica e Familiar: Reflexões acerca do Acesso à Justiça; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Os Crimes contra a Humanidade e a Ditadura Militar: A Impossibilidade de Aplicação da Lei de Anistia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Estatísticas Criminais: Incidência dos Homicídios Dolosos Registrados na Região da 14ª Área Integrada de Segurança Pública da Paraíba (AISP); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Desigualdade Feminina no Parlamento Brasileiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Uma Reflexão da Legislação Brasileira acerca do Assédio Moral no Âmbito do Trabalho; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Impactos do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO) em Sumé-PB; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Violação Generalizada e Sistemática dos Direitos Humanos aos Povos Indígenas Yanomami; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
A Percepção do Domínio de Violenta Emoção nos Crimes de Feminicídio Frente ao Tribunal do Júri; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Medidas Socioeducativas Aplicadas aos Adolescentes em Conflito com a Lei na Comarca de Monteiro: uma Análise acerca das Dificuldades de Cumprimentos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
"Educação para Todos?": um Estudo à respeito da aplicação da Legislação Brasileira sobre Educação nas Comunidades Quilombolas do Município de Camalaú/PB; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
A Hipossuficiência da População Idosa nos Contratos de Empréstimo Consignado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade do Cariri; Orientador: Esley Porto;
Crimes Cibernéticos e Estelionato Digital: uma análise crítica de fraudes em Operações de Contact Center; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Crimes no Processo Licitatório durante a Pandemia da COVID-19: uma Análise no Contexto Paraibano; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Poder Judiciário x Forças Armadas: Sinergia Política ou Tutela Militar?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O Decreto 9; 288/18: Expectativa x Realidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A Lei Maria da Penha no Contexto da Era Digital: uma Discussão sobre a Violência Doméstica praticada em Meios Eletrônicos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A Prática dos Direitos Humanos na Escola Pública como Instrumento Viabilizador da Cidadania; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO COMBATE AO CONSUMO E AO TRÁFICO DE ENTORPECENTES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A TECNOLOGIA COMO ALIADA DO PODER JUDICIÁRIO FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTOS DA REALIZAÇÃO DE CITAÇÕES E AUDIÊNCIAS POR APLICATIVOS VIRTUAIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
ESTELIONATO SENTIMENTAL: EXPOSIÇÃO DA VULNERABILIDADE DAS VÍTIMAS ENSEJA MODIFICAÇÃO NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
REGRAS DE TRANSIÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL No 103, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2019; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O DIREITO AO ESQUECIMENTO COMO FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO CRIMINAL NA ERA DIGITAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O ALCANCE DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA DE 2019 E RESPECTIVOS EFEITOS NOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
ENTRE O DIREITO E O DESCONHECIDO: FALANDO SOBRE OS VERDADEIROS ASSOCIADOS DO AUXÍLIO RECLUSÃO EM MEIO A CULTURA DO ?BOLSA BANDIDO"; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A LACUNA NA LEGISLAÇÃO FEDERAL EM DEFESA À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: POLÍTICAS PÚBLICAS E O CASO SHANTALL VERDELHO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
A LEI 8; 213/91 E AS HIPÓTESES LEGAIS DE PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO ESPECIAL: A AUSÊNCIA DE ISONOMIA NA OPÇÃO LEGISLATIVA INFRACONSTITUCIONAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Talidomida: Validação da Bula e as Viabilidades Assistenciais, Administrativas e Jurídicas no Âmbito da Previdência Social; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
O Acesso à Justiça no Âmbito do Programa Justiça 4; 0; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Antropologia Social e Jurídica; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Antropologia Social e Jurídica; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Introdução do Estudo ao Direito II; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Direito Processual Penal IV; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Antropologia Social e Jurídica; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Direito Processual Penal I; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Teoria da Constituição; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria de Direito Constitucional Positivo; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria de Direito Constitucional Positivo; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Antropologia Social e Jurídica; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Antropologia Social e Jurídica; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Antropologia Social e Jurídica; 2023; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Prática Jurídica IV (Penal); 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Ética Geral e Jurídica; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Introdução ao Estudo do Direito I; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Introdução ao Estudo do Direito I; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Introdução ao Estudo do Direito II; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Sociologia Geral e Jurídica; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Direito Previdenciário; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Direito Previdenciário; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria em Direito Previdenciário; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Estágio em Direito; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria - Prática Jurídica II (Trabalhista e Previdenciária); 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Monitoria - Criminologia; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Esley Porto;
Produções bibliográficas
-
Yuri de Lima Ribeiro ; PORTO, Esley ; CRISPIM, L. C. . Violência de Gênero e sua Incidência em Campina Grande-PB: A Hostilidade ao Feminino como Obstáculo ao Desenvolvimento Humano. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 22, p. 1, 2025.
-
PORTO, Esley ; OLIVEIRA, A. K. F. ; PAIVA, F. C. S. ; PERIM, T. Y. ; FERNANDES, S. B. L. ; MARQUES, M. L. B. G. C. B. ; DEZEM, L. T. ; MARQUES, F. R. V. ; BRAGA, A. N. E. ; IURCONVITE, A. S. ; FARIAS, G. M. ; RUIZ, L. V. ; TENENTE, M. . A Trajetória Constitucional e Democrática no Brasil: Avanços, retrocessos e Perspectivas. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 22, p. 1, 2025.
-
RODRIGUES, GLAYDSON CAMPELO DE ALMEIDA ; GOMES, MYKE OLIVEIRA ; BARROS, HELOÍSA TABOSA ; FERREIRA, NOEL LEAL ; BORMANN, RUBENS HENRIQUE ; LUZ, MAURÍCIO PEREIRA ; LIMA, NADIA BECMAM ; OKADA, MASSARU CORACINI ; BARROSO, MÁRLISSON DA SILVA ; PORTO, Esley ; MAIA, LETÍCIA PAIVA DANTAS ; SILVEIRA, LUCAS SEIXAS ; NEIVA, RODRIGO LÉLIS ; FERNANDES, DENILMA MARIA DE ASSIS . O papel da Constituição na era da desinformação: fundamentos jurídicos para o controle das fake news. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. 1, 2025.
-
MEDEIROS, A. N. C. ; PORTO, Esley ; VASCONCELOS, F. T. . Positivismo e o Regime Nacional-Socialista: influências na ascensão e no pós-queda do nazismo. Duc in Altum , v. 17, p. 68, 2025.
-
PORTO, Esley ; ALCANTARA, R. R. B. ; Yuri de Lima Ribeiro . Educação e Democracia: As Evoluções do Direito (Humano) de Aprender. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. 1, 2023.
-
PORTO, Esley ; ALCANTARA, R. R. B. ; Yuri de Lima Ribeiro . O Direito Internacional Público e os Direitos Humanos na contemporaneidade: Aspectos gerais, mecanismos de proteção e o caso dos refugiados. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. 1, 2023.
-
SANTANA, K. M. M. ; PORTO, Esley ; Nogueira, V. F. B. ; DANTAS, J. S. ; LEITE, M. D. S. ; GOMES, R. C. ; SANTOS, K. L. A. ; FRANÇA, V. C. ; PEREIRA, L. N. ; MARQUES, A. T. ; ARAÚJO, W. A. ; ALMEIDA, M. G. M. ; GONÇALVES, S. N. O. ; SILVA FILHO, V. G. . Impactos da nova lei de improbidade na administração pública. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. 1, 2023.
-
PORTO, Esley . Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1. ed. Editora Amplla, 2024. 208p .
-
LIRA, C. C. D. ; PORTO, Esley . A LEI MARIA DA PENHA NO CONTEXTO DA ERA DIGITAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PRATICADA EM MEIOS ELETRÔNICOS. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: Editora Amplla, 2024, v. , p. 9-.
-
SANTOS, M. G. D. ; PORTO, Esley . VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: REFLEXÕES ACERCA DO ACESSO À JUSTIÇA. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 19-.
-
GOMES, L. F. ; PORTO, Esley . A INFLUÊNCIA DO CRITÉRIO DE MISERABILIDADE NO PROCESSO DE APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES PARA MANUTENÇÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 32-.
-
SANTOS, M. C. S. ; PORTO, Esley . O DIREITO À VERDADE E À MEMÓRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ?1984? DE GEORGE ORWELL E A DITADURA MILITAR NO BRASIL NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 46-.
-
ALVES, M. R. B. M. ; PORTO, Esley . A (IN)VALIDADE DO CONTRATO DE NAMORO E A POSSÍVEL DESCARACTERIZAÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 60-.
-
LOPES, L. G. ; PORTO, Esley . A RETRÓGRADA COMPLEXIDADE DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR CASAIS HOMOAFETIVOS. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 72-.
-
MEDEIROS, A. A. ; PORTO, Esley . LEGALIDADE E LIMITAÇÕES DA ABORDAGEM POLICIAL MILITAR À LUZ DO CÓDIGO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 85-.
-
FREITAS, G. B. ; PORTO, Esley . OS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE E A DITADURA MILITAR: A IMPOSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA LEI DE ANISTIA. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 97-.
-
LYRA, V. U. F. ; PORTO, Esley . ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS POLICIAIS EM CRIMES DE BAGATELA À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA INTERVENÇÃO MÍNIMA. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 111-.
-
FREITAS, J. B. ; PORTO, Esley . ??EDUCAÇÃO PARA TODOS??: UM ESTUDO A RESPEITO DA APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE CAMALAÚ/PB. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 125-.
-
Bezerra, H. V. S. ; CRISPIM, L. C. ; PORTO, Esley . RACISMO ESTRUTURAL E CYBERESPAÇO: A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO CONTEXTO DA ?TERRA SEM LEI?. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 139-.
-
SANTOS, A. F. S. ; BEZERRA, R. B. L. ; PORTO, Esley . RACISMO ESTRUTURAL E POLÍTICA: PARADIGMAS PARA O ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 150-.
-
TEIXEIRA, C. M. A. ; PORTO, Esley . ESTATÍSTICAS CRIMINAIS: INCIDÊNCIA DOS HOMICÍDIOS DOLOSOS REGISTRADOS NA REGIÃO DA 14ª ÁREA INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA DA PARAÍBA (AISP). Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 161-.
-
Pereira, J. C. ; PORTO, Esley . UMA REFLEXÃO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ACERCA DO ASSÉDIO MORAL NO ÂMBITO DO TRABALHO. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 172-.
-
GOMES, S. S. ; PORTO, Esley . PSICOPATIA E A CULPABILIDADE: UMA ANÁLISE JURÍDICA DA IMPUTABILIDADE E AS SANÇÕES PENAIS APLICADAS AOS ASSASSINOS EM SÉRIE. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 186-.
-
BEZERRA, R. B. L. ; PORTO, Esley . TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: INTERSECÇÕES COM A DISCUSSÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Discutindo o Direito: Abordagens Interáreas das Ciências Jurídicas e Sociais. 1ed.: , 2024, v. , p. 198-.
-
PORTO, Esley ; FIGUEIREDO, C. P. . O Fenômeno da Interiorização da Violência e os Impactos na Qualidade Democrática: Um Recorte da Realidade no Nordeste Brasileiro. Direito, Economia e Sociedade. IIed.: , 2023, v. , p. 110-.
-
PORTO, Esley ; FORMIGA, R. V. ; MOURA, F. G. . PARA ALÉM DO CÁRCERE: OS REFLEXOS DO RACISMO ESTRUTURAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. Direito, Economia e Sociedade. 1ed.: , 2022, v. , p. 217-.
-
PORTO, Esley ; ESMERALDO, M. F. ; NÓBREGA JÚNIOR, J. M. P . A Dinâmica dos Homicídios no Nordeste. Democracia, Instituições Políticas e Políticas Públicas. 1ed.: Quipá, 2021, v. , p. 477-.
-
PORTO, Esley . O DIREITO COSMOPOLITA KANTIANO: PERSPECTIVAS JUSFILOSÓFICAS SOBRE OS DIREITOS (HUMANOS) DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS. Visões sobre Direitos Humanos e Fundamentais. 1ed.: , 2021, v. , p. 370-.
-
PORTO, Esley . PROGRAMA PARAÍBA UNIDA PELA PAZ: UMA ANÁLISE DA CRIAÇÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO CONTEXTO PARAIBANO. Direito Penal e Sociedade. 1ed.: , 2021, v. , p. 650-.
-
PORTO, Esley ; ESMERALDO, M. F. . PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E A DEMOCRACIA COMPETITIVA: UMA ANÁLISE AOS MODELOS ELITISTA E PLURALISTA. In: ARTHUR BEZERRA DE SOUZA JUNIOR, CRISTIANO ANUNCIAÇÃO, LEONARDO RABELO DE MATOS SILVA, LUCAS MANOEL SILVA CABRAL. (Org.). Sociedade e Mobilização. 1ed.Rio de Janeiro: PEMBROKE COLLINS, 2020, v. , p. 522-539.
-
PORTO, Esley ; SÁ, W. O. ; SILVA, F. S. . A Construção da Narrativa Jurídica no Caso Daniella Perez: uma análise dos autos processuais e seus impactos no sistema de justiça. In: III Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito, 2025, Teresina. Anais do III Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito, 2025.
-
PORTO, Esley ; PEDROSA, A. D. C. ; BATISTA, P. R. N. . Viés Algorítmico no Direito: Limites da Inteligência Artificial na Interpretação das Normas Jurídicas. In: III Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito, 2025, Teresina. Anais do III Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito, 2025.
-
PORTO, Esley ; ESMERALDO, M. F. . Participação Política e a Democracia Contemporânea: uma análise aos modelos elitista e pluralista. In: Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos, 2020. Produção Científica, 2020.
-
PORTO, Esley ; ESMERALDO, M. F. ; NÓBREGA JÚNIOR, J. M. P . A Dinâmica dos Homicídios no Nordeste. In: 1º Congresso de Ciência Política do Nordeste, 2020. Artigos do Evento, 2020.
-
PORTO, E. ; ALCANTARA, R. R. B. ; BEZERRA, N. E. S. ; BEZERRA, E. Rocha . Reflexões acerca do espectro autista e a importância do psicopedagogo no processo de inclusão escolar. In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. ANAIS III CINTEDI, 2018.
-
PORTO, E. ; BEZERRA, E. Rocha ; ALCANTARA, R. R. B. ; BEZERRA, N. E. S. . Um breve olhar normativo acerca do Transtorno do Espectro Autista: o TEA no contexto da legislação educacional e a necessidade de adaptação curricular. In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2018, Campina Grande. ANAIS III CINTEDI, 2018.
-
PORTO, E. ; BEZERRA, N. E. S. ; ALCANTARA, R. R. B. ; BRITO, A. K. T. M. . A ATIVIDADE LABORAL DURANTE A INFÂNCIA: DESAFIOS E POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. In: III Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. ANAIS III CONIDIH, 2018.
-
PORTO, E. ; ALCANTARA, R. R. B. ; BRITO, A. K. T. M. ; BEZERRA, N. E. S. . A LGBTQFOBIA NO ÂMBITO FAMILIAR SOB O VIÉS DA RESPONSABILIDADE JURÍDICA NAS RELAÇÕES PATERNO-FILIAL. In: III Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. ANAIS III CONIDIH, 2018.
-
PORTO, E. ; LIMA, F. A. P. B. . A REDAÇÃO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS E DESAFIOS PELAS PERSPECTIVAS DOCENTE E INSTITUCIONAL. In: II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2018, Campina Grande. ANAIS II CONBRALE, 2018.
-
PORTO, E. ; BRITO, A. K. T. M. ; ALCANTARA, R. R. B. ; BEZERRA, N. E. S. . A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CASO DAS MULAS PARA O TRÁFICO DE MENORES DE IDADE. In: III Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. ANAIS III CONIDIH, 2018.
-
PORTO, E. ; BRITO, A. K. T. M. ; BEZERRA, N. E. S. ; ALCANTARA, R. R. B. . DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE: OS ENTRAVES ENCONTRADOS EM SUA EFETIVAÇÃO E O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO DE DEMANDAS. In: III Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2018, Campina Grande. ANAIS III CONIDIH, 2018.
-
PORTO, E. ; LIMA, F. A. P. B. . O ENSINO DE LITERATURA EM CAMPINA GRANDE/PB: AVANÇOS E PERSPECTIVAS. In: II Congresso Brasileiro sobre Letramento e Dificuldades de Aprendizagem, 2018, Campina Grande. ANAIS II CONBRALE, 2018.
-
PORTO, E. ; LIMA, F. A. P. B. . O ENSINO DE LITERATURA EM CAMPINA GRANDE/PB: AVANÇOS E PERSPECTIVAS. In: II Congresso Brasileiro sobre Letramento e Dificuldades de Aprendizagem, 2018, Campina Grande. ANAIS II CONBRALE, 2018.
-
COUTINHO, J. A. ; PORTO, E. . Universidades Abertas à Terceira Idade e a Inclusão Socioeducativa: O Caso da UAMA - UEPB. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II Congresso Nacional de Educação, 2015.
-
COUTINHO, J. A. ; PORTO, E. . A Universidade Aberta à Maturidade (UAMA): Uma Análise pela Ótica do Idoso e sua Família. In: 4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2015, Campina Grande. 4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2015.
-
PORTO, E. . SISTEMA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: POLITICA PÚBLICA DE COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL EM CONTEXTO ACADÊMICO. In: IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional, 2024, Recife. Anais do Evento do IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional, 2024.
-
ESMERALDO, M. F. ; PORTO, Esley . Liberdade de Imprensa e Democracia Eleitoral: Um Estudo Teórico e Econométrico. In: V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, 2021, Campina Grande. Resumos do Evento.
-
PORTO, Esley ; ESMERALDO, M. F. . Modelos Elitista e Pluralista: Um Olhar para a Teoria Democrática Contemporânea. In: V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, 2021, Campina Grande. Resumos do Evento.
-
Yuri de Lima Ribeiro ; PORTO, Esley . Inserção de Políticas Públicas Penais em Contexto Paraibano: Uma análise ao programa Paraíba Unida pela Paz. In: X Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2021, São Luiz. Anais da X Jornada de Políticas Públicas, 2021.
-
MORAIS, M. C. A. ; PORTO, E. ; BEZERRA, N. E. S. . Deficiência Mental: Uma Analise Criminal sobre fatos ocorridos em Manicômios. In: II Seminário Internacional de Análises Criminais, 2015, Campina Grande. Resumos Expandidos, 2015.
-
PORTO, E. ; BEZERRA, N. E. S. . Cotidiano da Loucura: O Desamparo Velado. In: Congresso Luso-Brasileiro de Direito Constitucional, 2014, Campina Grande. Grupos de Trabalhos, 2014.
-
PORTO, Esley . Fenômeno da Interiorização da Violência: Segurança Pública no Nordeste Brasileiro. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PORTO, Esley ; Yuri de Lima Ribeiro ; SILVA, R. F. ; BEZERRA, N. E. S. ; BEZERRA, R. B. L. . Direitos Políticos na Constituição Federal de 1988: evoluções históricas em um contexto de (Re)democratização. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PORTO, Esley ; Yuri de Lima Ribeiro ; SILVA, R. F. ; BEZERRA, N. E. S. ; BEZERRA, R. B. L. . Eleições Presidenciais de 2022: uma análise à luz dos princípios do Direito Eleitoral. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Yuri de Lima Ribeiro ; PORTO, Esley ; BEZERRA, N. E. S. ; SILVA, R. F. ; BEZERRA, R. B. L. . O Ministério Público brasileiro na Constituição de 1988: debatendo a teoria clássica da divisão de poderes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Yuri de Lima Ribeiro ; PORTO, Esley ; BEZERRA, N. E. S. ; SILVA, R. F. ; BEZERRA, R. B. L. . O Judiciário como caminho estratégico para os partidos políticos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. F. ; PORTO, Esley ; BEZERRA, N. E. S. ; Yuri de Lima Ribeiro ; BEZERRA, R. B. L. . OS CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS E A TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: uma análise interdisciplinar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. F. ; PORTO, Esley ; BEZERRA, N. E. S. ; Yuri de Lima Ribeiro ; BEZERRA, R. B. L. . A POLITÍCA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: uma análise política e social. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BEZERRA, N. E. S. ; PORTO, Esley ; Yuri de Lima Ribeiro ; SILVA, R. F. ; BEZERRA, R. B. L. . Jurisdição e Democracia na Era da Informação: Explorando a Interface entre Direito e Tecnologia Política. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BEZERRA, N. E. S. ; PORTO, Esley ; Yuri de Lima Ribeiro ; SILVA, R. F. ; BEZERRA, R. B. L. . Direitos Humanos e Política Global: Desafios Jurídicos na Proteção de Liberdades em Contextos Contemporâneos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BEZERRA, R. B. L. ; PORTO, Esley ; Yuri de Lima Ribeiro ; BEZERRA, N. E. S. ; SILVA, R. F. . Direito e Inteligência Artificial: um debate contemporâneo à luz da legislação atual. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BEZERRA, R. B. L. ; PORTO, Esley ; BEZERRA, N. E. S. ; Yuri de Lima Ribeiro ; SILVA, R. F. . Ativismo Judicial: ameaça aos sistemas de freios e contrapesos?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ESMERALDO, M. F. ; PORTO, Esley . Impacto e Influência da Liberdade de Imprensa na Constituição das Democracias Eleitorais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, L. P. ; PORTO, Esley . Diferenças e Semelhanças entre o Direito e a Ciência Política: uma análise metodológica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NÓBREGA, C. L. C. ; PORTO, Esley . A despersonalização da criança que cometeu atos infracionais julgada como adulta: Uma análise do caso de Mary Bell. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PORTO, E. . Reflexões sobre a Formação Profissional: Perspectivas Sociológicas e Jurídicas no Policiamento e os Desafios da Educação em Direitos Humanos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PORTO, E. . RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E AFRO-BRASILEIRAS: UMA ABORDAGEM POLÍTICA.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PORTO, Esley ; ALCANTARA, R. R. B. . EPISTEMOLOGIAS DA PRÁTICA E TEORIA DO SABER JURÍDICO: UMA ANÁLISE DE CASO ACERCA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DO CARIRI (UNICIR). 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PORTO, Esley ; ALCANTARA, R. R. B. . PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL: CONHECIMENTOS PARA A BUSCA DE UM ENSINO CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL BRASILEIRO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PORTO, Esley ; Bezerra, H. V. S. ; CRISPIM, L. C. . Racismo Estrutural e Cyberespaço: a Discriminação Racial no Contexto da 'Terra sem Lei'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PORTO, Esley ; SANTOS, A. F. S. ; BEZERRA, R. B. L. . Racismo Estrutural e Política: Paradigmas para o Enfrentamento da Discriminação Racial no Cenário Político Brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PORTO, E. ; ALMEIDA, L. S. B. A. ; MORAIS, M. C. A. ; BEZERRA, N. E. S. ; BRITO, A. K. T. M. . A Conciliação e a Mediação à Luz do Novo Código de Processo Civil: Uma Análise do Acesso à Justiça no TJPB através do NUPEMEC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, E. ; LEITE, Rosimeire Ventura . PROGRESSÃO DE REGIME: ESTUDO SOBRE O SISTEMA PROGRESSIVO DE CUMPRIMENTO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE EM CAMPINA GRANDE-PB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, E. ; ALCANTARA, R. R. B. . A INCITAÇÃO DE INCAPAZES AO SUICÍDIO: Uma análise legislativa e doutrinária à luz do Direito Penal Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PORTO, E. . Mediação: Por uma Justiça Popular e Efetiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, E. . A Ilicitude das Drogas: Uma Reflexão à Luz do Direito e da Justiça. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, E. . A Linguagem Médica na Educação em Saúde e o Público Infanto-Juvenil da Cidade de Montadas, Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PORTO, E. ; BEZERRA, N. E. S. . Cotidiano da Loucura: O Desamparo Velado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PORTO, E. . Comprou e se arrependeu? Veja o que diz a lei sobre desistir da compra virtual. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PORTO, E. . Quando a liberdade de expressão vira crime de ódio?. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PORTO, Esley . Introdução ao Direito Constitucional. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, Esley . Metodologia Científica e Escrita Acadêmica. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2026 - Atual
Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais no Direito Penal: Tensões entre a Expansão do Combate ao Crime e a Proteção Constitucional, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar criticamente as tensões entre a expansão do Direito Penal contemporâneo e a proteção dos direitos fundamentais no Estado Democrático de Direito, com foco no papel do controle de constitucionalidade no contexto brasileiro. Parte-se da compreensão de que o sistema penal, embora legitimado como instrumento de tutela de bens jurídicos relevantes, opera de forma estruturalmente seletiva e excludente, incidindo de maneira desproporcional sobre grupos socialmente vulnerabilizados. A pesquisa investiga a atuação do Supremo Tribunal Federal diante da ampliação do poder punitivo, examinando suas oscilações entre decisões de viés garantista e posturas deferentes ao legislador penal, bem como os impactos dessa ambiguidade sobre a função contramajoritária da jurisdição constitucional. Por meio de abordagem teórico-dogmática e crítica, busca-se avaliar em que medida o Direito Constitucional tem efetivamente cumprido sua função de limite ao poder de punir, contribuindo para a racionalização da política criminal e para a promoção dos direitos fundamentais, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 16 e o ODS 10.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Coordenador / Bruna de Freitas Lemes Maia - Integrante / Heyshilla Tawany Sousa Silva - Integrante / Neity Éllen da Silva Santana - Integrante.
-
2025 - 2025
Constitucionalismo Intersistêmico: Desafios e Perspectivas no Ordenamento Jurídico Contemporâneo, Descrição: Busca-se, com o projeto de pesquisa, um estudo da superação do constitucionalismo clássico estatal; diferente do modelo clássico de constitucionalismo, que se baseia na soberania nacional e na centralização do poder jurídico, o constitucionalismo intersistêmico enfatiza a descentralização do direito constitucional. Esse modelo reconhece que constituições nacionais não são mais as únicas fontes de normatividade constitucional. Em vez disso, há um fluxo contínuo de normas entre o nível nacional e o nível global.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Coordenador / Anderson Roberto Siqueira da Silva - Integrante / Bruna de Freitas Lemes Maia - Integrante / Heyshilla Tawany Sousa Silva - Integrante / Neity Éllen da Silva Santana - Integrante.
-
2025 - Atual
Direito Antidiscriminatório: Racismo Algorítmico e o Acesso à Justiça no estado do Tocantins, Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende discutir o tema do Direito Antidiscriminatório, especificamente do racismo algorítmico, no âmbito do estado do Tocantins. Os tipos penais objetos deste estudo são a Injúria Racial e/ou Racismo, praticados contra vítimas negras, em redes sociais como o Instagram, o Facebook, o Twitter, X, TikTok e outras. O objeto desta pesquisa, portanto, é analisar quais são os fatores responsáveis pelo aumento de casos de injúria racial e/ou racismo no estado do Tocantins e se eles têm relação direta com o acesso à justiça das vítimas. Considerando a amplitude do temanas mais variadas relações sociais e acadêmicas, a sua delimitação se faz necessária. Será realizada uma pesquisa empírica que ali enfoques qualitativos e quantitativos, com levantamento bibliográfico e documental, e catalogação de dados relativos a processos de injúria racial e racismo no Tocantins, pensandono acesso à Justiça e na dimensão das novas tecnologias e sociedade de rede. Como resultados, espera-se uma visão robusta sobre como os casos de injúria racial e de racismo estão sendo tratados pelo judiciário tocantinense e como o racismo algoritmo e o direito antidiscriminatório pode ser analisado em tal estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Coordenador / Vitória Reis Sousa - Integrante.
-
2025 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito, Descrição: Grupo vinculado à Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Universidade de Gurupi (UNIRG).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Coordenador / Jaqueline de Kassia Ribeiro Paiva - Integrante.
-
2025 - Atual
Abordagem da Violência de Gênero nas Políticas de Proteção das Comunidades Tradicionais na América Latina: Potencialidades e Desafios, Descrição: O projeto de pesquisa de estágio pós-doutoral intitulado Abordagem da Violência de Gênero nas Políticas de Proteção das Comunidades Tradicionais na América Latina: Potencialidades e Desafios tem como objetivo analisar criticamente as políticas de proteção voltadas às comunidades tradicionais latino-americanas em especial povos originários, indígenas e movimentos raciais no que se refere à violência de gênero. Busca-se identificar como essas políticas reconhecem, enfrentam ou negligenciam as especificidades da violência vivida por mulheres, pessoas não binárias e outros grupos marginalizados de gênero em contextos comunitários, apontando suas potencialidades, limites e lacunas. A pesquisa fundamenta-seem revisão bibliográfica e análise documental, mobilizando referenciais como Rita Laura Segato, James Anaya, Rosalva Aída Hernández e Julieta Paredes, de modo a construir uma perspectiva interdisciplinar, sensível às vozes e experiências das comunidades tradicionais. O estudo pretende oferecer subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento das políticas de proteção, com vistas a torná-las mais inclusivas, culturalmente adequadas e efetivas no enfrentamento da violência de gênero. Espera-se, ainda, como resultados, a produção e submissão de artigos científicos em periódicos qualificados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Jéssica Painkow Rosa Cavalcante - Coordenador / Maurides Macêdo - Integrante / Ana Caroline Oliveira Brandão - Integrante.
-
2024 - Atual
Análise Histórica e Sociológica do Desenvolvimento da Teoria Feminista do Direito no Brasil, Descrição: A pesquisa objetiva estudar o desenvolvimento da teoria feminista do Direito no Brasil e a efetivação dos direitos fundamentais das mulheres. Para tanto estuda-se o desenvolvimento o tratamento jurídico dado à mulher no Brasil a partir da Constituinte de 1823 e suas relações com as teses defendidas pelo Iluminismo jurídico. A primeira etapa da pesquisa é de cunho jushistoriografico e objetiva identificar os instrumentos jurídicos que foram criados para assegurar os direitos das mulheres desde o século XIX até a atualidade nas áreas do direito constitucional, direito do trabalho, direito civil, direito penal e tratados internacionais adotados pelo país. A segunda etapa refere-se ao estudo jussociológico desses instrumentos e da doutrina e jurisprudência que fundamenta a conformação de tais direitos. Na terceira etapa da pesquisa estuda-se a eficácia do direito penal e do sistema de justiça penal no que tange a pratica de violência de gênero no Brasil e os avanços obtidos. Introduziu-se aqui uma análise empírica. Participa da pesquisa um professor estrangeiro. Professor titular de Criminologia, Dr. Adolfo Ceretti, da faculdade de direito da Univ. La Bicocca de Milão (Itália) para análise da questão da violência de gênero e eficácia da norma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Coordenador / Ana Lúcia Sabadell - Integrante / Adolfo Ceretti - Integrante.
-
2024 - Atual
Direito, capacidades estatais e a materialização do Estado Social brasileiro no ciclo da Nova República, Descrição: As análises jurídicas focadas nos arranjos institucionais de políticas públicas têm se caracterizado por adotar uma escala intermediária, voltada à compreensão dos mecanismos de coordenação, dos instrumentos e dos objetivos estipulados pelo direito como pontos de chegada de determinados programas governamentais. Tais esforços analíticos vêm enfatizando, por meio da abordagem dos arranjos institucionais, os papéis do direito, por exemplo, face às tarefas de promover a coordenação interfederativa, ou ainda a articulação eficiente e racional entre os setores público e privado no cerne de uma determinada política pública. Por esse prisma, boa parte destas análises vêm se integrando a um esforço mais amplo de compreensão dos mecanismos que influem na construção das capacidades estatais, promovendo uma perspectiva interdisciplinar na qual se tem buscado esclarecer o modo como o componente jurídico interage com os fatores econômicos e políticos.Contudo, a despeito das inegáveis aquisições teóricas e analíticas, tal enquadramento tem sido marcado pela fragmentação das abordagens, confirmada pela constatação da heterogeneidade da capacidade estatal em função da multiplicidade dos arranjos observáveis dentre os variados setores de atuação estatal. De tal fragmentação tem decorrido uma inadequada apreensão de fatores políticos e econômico-estruturais de mais ampla escala, com prejuízos para a compreensão de transformações do Estado brasileiro que interagem fortemente com os arranjos setoriais de políticas públicas. Para além disso, o potencial diálogo interdisciplinar entre o direito, a ciência política e a economia acaba não sendo plenamente explorado em razão do confinamento em torno de temas como a engenharia institucional dos arranjos setoriais. Ainda como consequência disto, tem-se observado uma maior ênfase nos fatores que influenciam a capacidade técnica decorrente dos arranjos, em detrimento de uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a capacidade política, como os que envolvem determinados papéis redistributivos e alocativos do Estado Social brasileiro no combate à desigualdade.A presente pesquisa postula que a análise jurídica de políticas públicas pode enfrentar o problema da fragmentação por meio de uma reconexão com a categoria mais ampla do Estado Social. As políticas públicas, em razão das transformações políticas e socioeconômicas por que passou o Brasil pós-redemocratização, constituem uma lente privilegiada através da qual se pode observar a disputa pela direção política do processo de concretização do pacto constitucional em torno do Estado Social brasileiro. Toma-se o ciclo político mais longo da Nova República como um ciclo no âmbito do qual, sob a marca do experimentalismo democrático, o Estado brasileiro buscou apresentar respostas que equacionassem pressões advindas de determinantes estruturais com os compromissos de bem-estar materializados na Constituição. Sugere-se que este enquadramento pode permitir a identificação, no enraizamento institucional do processo de democratização política e nas inovações e experiências em torno de programas de proteção social e redistribuição de renda, de um fio condutor, ou ainda, um padrão de estruturação de políticas públicas que formam um legado da materialização do Estado Social no Brasil pós-88. Em um recorte mais específico, pretende-se examinar como o direito público pode ter sido mobilizado não apenas como um recurso técnico no redesenho de determinados arranjos mas também como recurso político de legitimação e construção de consenso em torno destas mudanças. Objetivos: reconectar as análises jurídicas baseadas em arranjos institucionais e capacidades estatais à moldura analítica mais ampla da materialização do Estado Social brasileiro pós-1988 e refinar os métodos e o ferramental teórico-analítico do direito na análise das capacidades estatais,.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Coordenador / Emiliano Rodrigues Brunet Depolli Paes - Integrante / Valmir de Oliveira Rodrigues Junior - Integrante / Sofia Ferreira Rabelo de Carvalho - Integrante / Renato Bessa da Silva - Integrante / Maria Viveiros Peixoto Volkmer Fell - Integrante / Wenas Silva Santos - Integrante.
-
2024 - Atual
Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Direito e Sociedade (NEIDISO), Descrição: O NEIDISO é um grupo de pesquisa interdisciplinar vinculado à Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que tem como objetivo principal promover estudos e análises críticas sobre as interfaces entre o Direito e a Sociedade, com foco na compreensão das dinâmicas sociais, históricas, culturais e jurídicas que influenciam a construção e aplicação das normas jurídicas. Adicionalmente, o grupo promove atividades de extensão, ao estabelecer diálogo com a sociedade por meio de eventos, publicações e projetos que buscam aplicar os resultados das pesquisas em contextos práticos e educativos. Assim, o NEIDISO pode ser classificado como um núcleo interdisciplinar voltado principalmente à pesquisa, mas com impacto significativo no ensino e na extensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Jéssica Painkow Rosa Cavalcante - Coordenador.
-
2021 - 2023
O Manicômico Judiciário da Paraíba como Espaço de Disputas e Interesses de Psiquiatras e Juristas: Recepção e Apropriação das Teorias Criminológicas Europeias no Estado da Paraíba (Anos 1910-1940), Descrição: Projeto de Pesquisa realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Campina Grande.Busca-se analisar como as teorias criminológicas europeias, surgidas no século XIX e difundidas no século XX, possibilitaram o surgimento do Manicômio Judiciário no Estado da Paraíba, nos anos 1940. Também analisa como tais teorias foram recepcionadas, apropriadas e adaptadas por juristas e psiquiatras paraibanos no contexto dos anos 1910 a 1940, imprimindo saberes e poderes sobre os corpos dos loucos criminosos/alienados delinquentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Helmara Gicelli Formiga Wanderley - Coordenador / Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa - Integrante.
-
2020 - Atual
Núcleo de Estudos da Violência, da Criminalidade e da Qualidade Democrática da UFCG, Descrição: Linha de Pesquisa: Estudos da Criminalidade e das Instituições Coercitivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Integrante / José Maria Pereira da Nóbrega Júnior - Coordenador.
-
2018 - Atual
Grupo de Pesquisa Direito, tecnologia e Realidade Social: paradoxos, desafios e alternativas, Descrição: Linhas de Pesquisa: Direitos Humanos, Bioética e Meio Ambiente; Urbanismo, Violência/Criminalidade e Direitos da Cidadania. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Marconi do Ó Catão - Coordenador.
-
2017 - 2018
Progressão de regime: estudo sobre o sistema progressivo de cumprimento da pena privativa de liberdade em Campina Grande-PB, Descrição: A Lei de Execução Penal brasileira (LEP) adota o denominado sistema progressivo de execução da pena privativa de liberdade, estabelecendo a possibilidade de cumprimento dessa sanção em três diferentes regimes prisionais: fechado, semiaberto e aberto. A progressão de regime consiste na mudança gradual de cumprimento da pena privativa de liberdade, permitindo que, diante da análise de determinados requisitos objetivos e subjetivos, o condenado possa migrar de um regime mais rigoroso para um mais leve. Tal instituto proporciona a consecução da finalidade principal da aplicação das penas, isto é, a ressocialização dos agentes criminosos, distanciando-se da noção estritamente punitiva das sanções penais. Entretanto, o que se constata, na realidade carcerária brasileira, é a dificuldade em efetivar esse sistema de progressões, devido a problemas administrativos e judiciais. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o sistema progressivo de cumprimento da pena privativa de liberdade no âmbito da execução penal da cidade de Campina Grande-PB, identificando eventuais deficiências e iniciativas que poderiam ser adotadas para assegurar uma execução penal mais efetiva quanto aos propósitos de ressocialização e de proteção da sociedade. Para tanto, será adotada metodologia que abrange pesquisa teórico-bibliográfica, bem como pesquisa de campo a ser desenvolvida na Vara das Execuções Penais de Campina Grande/PB e na Penitenciária Jurista Aguinelo Amorim, localizada na mesma cidade. Por fim, espera-se, com tal pesquisa, o levantamento de dados que propiciem uma melhor compreensão da execução da progressão de regimes na realidade carcerária campinense, adquirindo elementos que fundamentem uma reflexão crítica acerca do tema. Palavras-chave: Pena privativa de liberdade. Progressão de Regimes. Execução Penal... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Rosimeire Ventura Leite - Coordenador.
-
2016 - 2017
A Conciliação e a Mediação à Luz do Novo Código de Processo Civil: Uma Análise do Acesso à Justiça no Tribunal de Justiça da Paraíba Através do NUPEMEC, Descrição: O efetivo acesso à Justiça é uma questão que vem sendo, constantemente, discutida por estudiosos das Ciências Sociais Aplicadas. Existem barreiras que impendem que os indivíduos, em suas mais variadas classes sociais e culturais, obtenham o devido acesso à Justiça, algo que difere do simples direito de peticionar litígios ao Judiciário. Os meios autocompositivos de soluções de controvérsias ? a citar a conciliação e a mediação ? que receberam maior enfoque por parte do Novo Código de Processo Civil (março de 2016), surgem com o intuito de proporcionar um aumento da celeridade, a diminuição da burocracia e dos custos financeiros, em comparação com os tradicionais métodos heterocompositivos. Nessa perspectiva, o presente trabalho intitula-se como ?A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: Uma análise do acesso à Justiça no TJ\PB através do NUPEMEC?, tem por orientadora a Professora Ms. Maria Cezilene Araújo de Morais, do departamento de Direito Privado do Campus I, e desponta com o objetivo de compreender a prática autocompositiva de resolução de conflitos com a entrada em vigor do novo código processual, mais precisamente em seu aspecto prático, no Tribunal de Justiça do estado da Paraíba. Percebe-se que, apesar dos consideráveis pontos positivos que a inserção dessa nova maneira de pensar sobre justiça promete trazer ? celeridade, baixo custo financeiro e diminuição da burocracia ? observa-se uma certa resistência por parte dos magistrados, assessores, analistas e demais servidores do judiciário, bem como, dos juristas e da população em geral. A relevância da temática escolhida se dá em virtude da inovação e mudança de paradigmas que envolvem a questão, o que torna ínfimo o conhecimento acerca do assunto. Nesse sentido, será tomado como ponto de partida a Comarca de Campina Grande ? PB, de forma a analisá-la, buscando perceber, através de dados coletados no Núcleo de Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba (NUPEMEC) e nos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) como a introdução dos meios consensuais de solução de conflitos estão sendo encarados em tal localidade e quais as adaptações foram implementadas para se adequar as exigências do Novo Código de Processo Civil e demais legislações referentes ao tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Nathalia Ellen Silva Bezerra - Integrante / Maria Cezilene Araújo de Morais - Coordenador / Laís Suelen Bezerra Alexandre Almeida - Integrante / Anna Karoline Tavares Marsicano de Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2016
Parcerias Público Privado em Inovação e Transferência Tecnológica: Desafios Institucionais na Aplicação das Leis, Descrição: Projeto de Iniciação Científica vinculado ao CNPq cujo objetivo é prospectar as tecnologias desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba que possuam potencial de gerar inovação, para que possam ser protegidas com base nas leis pantetárias e possam integrar o portfólio tecnológico da UEPB para ser apresentado ao setor produtivo local e responder às demandas da sociedade na produção de bens e serviços. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Esley Porto - Integrante / Nathalia Ellen Silva Bezerra - Integrante / Milena Barbosa de Melo - Coordenador / Érika Daniela Freitas Silva - Integrante / Juliana Tavares Ricarte - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2021
Láurea de Atuação, OAB Campina Grande.
2018
Láurea Acadêmica, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
2015
Destaque no I Concurso de Pianistas Jovens, Musidom.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Tocantins, Campus Dianópolis. , Praça Aurélio Antônio Araújo, 02, Centro, 77300000 - Dianópolis, TO - Brasil, Telefone: (63) 39014272, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador de Doutorado e do Grupo de Pesquisa das Instituições Democráticas, Sociedade e Políticas Públicas (GIDESPP).
Atividades
-
01/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Nacional de Direito.Linhas de pesquisa
2024 - Atual
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINSVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40
2024 - Atual
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Direito e Sociedade (NEIDISO), vinculado ao curso de Direito.
Atividades
-
02/2026
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Constitucional I, Direito Internacional Público e Privado
-
02/2026
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II
-
12/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Direito e Sociedade.Linhas de pesquisa
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Constitucional II, Direito Penal II, Inglês para fins Acadêmicos, Política das Relações Étnico-raciais, afrobrasileira e indígena, Prática Jurídica (Criminal), Psicologia Jurídica
-
02/2025 - 07/2025
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público, Legislação Penal Especial
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inglês para fins Acadêmicos, Política das Relações Étnico-raciais, afrobrasileira e indígena
2026 - Atual
Universidade de GurupiVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Aprovado em Primeiro lugar para vaga de Direito Penal, Medicina Legal e Direitos Humanos, passando a integrar o colegiado de Direito. A UnirG é uma instituição pública mantida pela Prefeitura Municipal de Gurupi/TO, que foi criada a partir da Lei Ordinária n 1.831, de 07 de dezembro de 2009, que fundou a Fundação UnirG.
Atividades
-
02/2026
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Medicina Legal, Direito Penal III, Direitos Humanos, Metodologia da Pesquisa Jurídica II
-
02/2026
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Internacionalização.Cargo ou função, Membro docente.
2025 - Atual
FACULDADE UNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Atividades
-
02/2026
Ensino, Relações Internacionais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
-
02/2026
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Penal I, Direito e Solução de Conflitos
-
01/2025
Ensino, Direito e Processo Penal, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Júri, Nulidades e Recursos, Teoria do Crime I
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público, Direito Penal I
-
02/2025 - 07/2025
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Penal I, Direito Penal II, Direito Penal III, Direito Penal IV
2022 - 2025
Tribunal de Justiça do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assessor de Gabinete de 1 Grau, Carga horária: 30
Outras informações:
Aprovado para função por meio de processo seletivo. Atuou nas comarcas de Soledade/PB, Caaporã/PB, Sapé/PB e Esperança/PB, com foco em processos criminais.
2017 - 2018
Tribunal de Justiça do Estado da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 15
Outras informações:
Ingresso por meio de processo seletivo. Atuou na Sétima Vara Cível da Comarca de Campina Grande - PB, sob a orientação profissional do Juiz de Direito, Professor Alex Muniz Barreto. O estágio foi orientado, academicamente, pela Professora da Universidade Estadual da Paraíba, Ms. Maria Cezilene Araújo de Morais. Relatório final entregue e aprovado.
2016 - 2017
Tribunal de Justiça do Estado da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conciliador Judicial, Carga horária: 15
Outras informações:
Presidia audiências de conciliação, aos moldes do Código de Processo Civil vigente, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos V (CEJUSC V), sob orientação da Juíza de Direito Ivna Mozart Bezerra Soares.
2015 - 2016
Tribunal de Justiça do Estado da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Profissional de Direito, Carga horária: 15
Outras informações:
Ingresso por meio de processo seletivo. Estagiário Profissional de Direito, atuando na 7ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande/PB. Carga horária total: 1000 (mil) horas.
Teve como orientadora profissional a Juíza de Direito Érica Soares Amaral Freitas, e como orientador acadêmico o Professor da UEPB, Paulo Esdras Marques Ramos. Relatório final apresentado e aprovado.
2025 - 2025
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor e tutor/preceptor dos cursos de Direito e Administração Pública e de Empresas.
2025 - 2025
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso
Outras informações:
Coordenadação do curso de Direito.
Atividades
-
02/2025 - 12/2025
Direção e administração, Coordenação de CPA.Cargo ou função, Coordenador de Comissão Própria de Avaliação.
-
02/2025 - 06/2025
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Constitucional II, Teoria da Constituição
-
02/2025 - 06/2025
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Comunicação Empresarial
2020 - 2024
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Foi professor desde o semestre 2020.2 até o semestre 2024.2. Iniciou sua carga horária com 20h semanais, passando para 40h semanais. Orientou trabalhos de conclusão de curso de graduação, especialização, estágio curricular não obrigatório e monitoria.
2018 - 2018
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Acadêmico, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor do componente curricular: Direito Ambiental.
2015 - 2018
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações:
Pesquisador vinculado a projetos de iniciação científica e de extensão.
2017 - 2017
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Acadêmico, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor do componente curricular: Meios Alternativos de Solução de Conflitos.
2016 - 2016
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Acadêmico
Outras informações:
Monitor do componente curricular: Meios Alternativos de Solução de Conflitos.
2014 - 2015
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Escritório Modelo, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiário do Escritório Modelo de Advocacia do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (EMA - CCJ/UEPB).
Atividades
-
01/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Jurídicas.Linhas de pesquisa
-
07/2024 - 08/2024
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Civil III, Direito Civil IV, Direito Penal IV, Direito Processual Penal II, Direitos Humanos, Sociologia Geral de Jurídica, Teoria do Estado - Ciência Política
-
02/2024 - 07/2024
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Social e Jurídica (Turmas I e II), Direito Processual Penal IV, Introdução ao Estudo do Direito I, Introdução ao Estudo do Direito II - Hermenêutica Jurídica, Prática Jurídica I (Cível), Prática Jurídica III (Administrativa e Tributária), Prática Jurídica IV (Penal)
-
02/2024 - 07/2024
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Ambiental
-
01/2023
Ensino, Gestão Pública, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Introdução às Instituições do Direito, Direito Constitucional
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Social e Jurídica, Direito Eleitoral, Prática Jurídica I, Prática Jurídica II (Turmas I e II), Prática Jurídica III, Processo Constitucional, Direito Civil VII (Direito de Família)
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Social e Serviço Social
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Ambiental
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Constitucional Positivo (Direito Constitucional II), Direito Processual Penal I, Prática Jurídica III, Teoria da Constituição (Direito Constitucional I), Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Social e Jurídica, Criminologia, Direito Constitucional Positivo (Direito Constitucional II), Direito Processual Penal II, Teoria da Constituição (Direito Constitucional I), Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Ambiental
-
04/2022 - 07/2022
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Estudo do Direito I, Introdução ao Estudo do Direito II (Hermenêutica Jurídica), Sociologia Geral e Jurídica, Direito Processual Penal II, Prática Jurídica IV (Penal), Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, Trabalho de Conclusão de Curso
-
10/2021 - 04/2022
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Criminologia, Introdução ao Estudo do Direito I, Prática Jurídica II (Trabalhista e Previdenciária), Prática Jurídica IV (Penal), Sociologia Geral e Jurídica, Trabalho de Conclusão de Curso, Direito Processual Civil I (Teoria Geral do Processo)
-
10/2021 - 04/2022
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Ambiental
-
07/2021 - 10/2021
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Previdenciário, Prática Jurídica II (Trabalhista e Previdenciária), Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2021 - 10/2021
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Tributário
-
07/2021 - 10/2021
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Social e Trabalhista
-
04/2021 - 06/2021
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Penitenciário, Direito Previdenciário, Direito Processual Penal II, Prática Jurídica IV (Penal)
2020 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência, da Criminalidade e da Qualidade Democrática.
2021 - 2021
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio em Docência na disciplina de Teoria Política II, na graduação em Ciências Sociais.
2019 - 2019
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor voluntário de Produção Textual do Pré-Vestibular Solidário.
Atividades
-
01/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Campina Grande.Linhas de pesquisa
-
01/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Política II
-
01/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Linguagens e Suas Tecnologias, Redação
2021 - 2021
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/2021
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional
2023 - 2024
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I
Atividades
-
02/2024 - 08/2024
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Temático III
-
01/2023
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História I, Metodologia do Ensino de História IV
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa III
2023 - 2024
Escola Superior de AdvocaciaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de Pós-Graduação
Outras informações:
Orientação de monografias de pós-graduação. Exercício voluntário.
2023 - 2023
Faculdade do CaririVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou como docente permanente da IES nos semestres 2023.1 e 2023.2. Além disso, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e Coordenador de TCC.
2019 - 2020
Faculdade do CaririVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Ambiental, Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, Prática Jurídica, Trabalho de Conclusão de Curso I - Metodologia Científica, Trabalho de Conclusão de Curso II - Métodos e Técnicas de Pesquisa
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Civil VII, Direito Constitucional, Mediação e Conciliação, Trabalho de Conclusão de Curso I e Metodologia Científica
-
01/2023
Serviços técnicos especializados , Núcleo Docente Estruturante.Serviço realizado, Membro do NDE.
-
01/2023
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso.Serviço realizado, Coordenador de TCC.
2017 - 2019
Justiça Federal na ParaíbaVínculo: Conciliador Judicial, Enquadramento Funcional: Conciliador Judicial
Outras informações:
Atuou na 9 Vara Federal (Subseção Judiciária de Campina Grande - PB). Presidiu audiências, semanalmente, no Juizado Especial Federal (com competência para os processos previstos na Lei n 10.259, de 12/07/2001).O ingresso na função se deu por processo seletivo simplificado.
2015 - 2020
Colégio Motiva - Campina GrandeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Atividades
-
01/2022
Direção e administração, Coordenação Científica.Cargo ou função, Coordenador de Olimpíadas Científicas.
-
01/2022
Ensino,Disciplinas ministradas, História Geral, Literatura
-
05/2015 - 02/2020
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação, Língua Inglesa
2018 - 2020
Colégio Imaculada ConceiçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Gramática, Literatura, Redação, Educação Artística
2019 - 2020
Colégio Panorama - Campina GrandeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
01/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação, Interpretação Textual
2017 - 2018
Academia Nacional de Estudos TransnacionaisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
-
01/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Academia Nacional de Estudos Transnacionais.Linhas de pesquisa
2019 - Atual
Ordem dos Advogados do BrasilVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Advogado
Outras informações:
Advogado inscrito na OAB/PB sob o número 27.181. Esteve licenciado entre os anos de 2022 e 2025 por ocupar cargo no Tribunal de Justiça da Paraíba.
2017 - 2017
Anglo Brazilian InstituteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Estrangeira
Atividades
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, Língua Inglesa, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Inglês - Básico I e II, Inglês - Intermediário I e II
2018 - 2018
Universidade Norte do ParanaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, UNOPAR.Linhas de pesquisa
2025 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações:
Pesquisador colaborador do grupo Transformação Social, Direitos Fundamentais e Novas Tecnologias, vinculado ao curso de Direito.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Esley Porto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?