Elaine Cristina do Nascimento
Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Administração na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), especialização em Educação Digital (UNEB), bacharela em Administração Pública e Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICD). Possui interesse nos temas: Raça e Gênero, Relações de Trabalho, Estado e Sociedade.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Administração
2024 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: Empreendedorismo ou autoemprego? Análise de trajetórias de mulheres negras microempreendedoras Individuais no estado da Bahia à luz da Teoria da Interseccionalidade
Orientador: Morgana Gertrudes Martins Krieger
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Teoria da Interseccionalidade; Mulheres negras e trabalho; Empreendedorismo feminino negro.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Administração
2018 - 2020
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Inserção de mulheres negras no mercado de trabalho: uma análise da política pública Jovem Aprendiz no município de Rio Grande à luz da Teoria da Interseccionalidade, Ano de Obtenção: 2021
Lucas Santos Cerqueira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Interseccionalidade; Raça e Gênero; Feminismo negro; Mercado de trabalho.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Educação Digital
2021 - 2023
Universidade do Estado da Bahia
Título: Memorial do Trabalho Final da Trilha 4 da Pós-graduação em Educação Digital
Orientador: Carlos Eduardo de Argolo Pinheiro
Especialização em Liderança Coaching e Gestão de Pessoas
2017 - 2018
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS
Título: Análise da interface entre os modelos de gestão e a gestão geracional
Orientador: Júlio César Lopes Abrantes
Graduação em Administração
2011 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Qualidade de vida no trabalho: análise das ações de bem-estar e saúde desenvolvidas na Procuradoria Regional da República 4ª Região
Orientador: Silvia Generali da Costa
Formação complementar
2023 - 2023
Avaliação em processos de aprendizagem e modelos de feedback. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Avaliadores de artigos científicos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Estratégias de Metodologias Ativas. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Competências Digitais. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Competências Digitais na Administração Pública. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Gestão da Educação na Sociedade Tecnológica - Educação Superior. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2022 - 2022
Metodologias Ativas na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2022
Extensão universitária em Educação Digital. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Sociedade Tecnológica. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em SEMANA DA APRENDIZAGEM 2021 ? AÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2021
Formação para a Docência Digital em Rede. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Desenvolvimento de Equipes. (Carga horária: 10h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2018 - 2018
Gestão Estratégica com foco na Administração Pública. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Estratégica com foco na Administração Pública. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Ética e Administração Pública. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Excelência no Atendimento. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Oficina on-line Coesão e Coerência em produção escrita na Pós-Graduaçãoção. 2022. (Oficina).
III SITED Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação Digital. 2021. (Simpósio).
18ª Mostra da Produção Universitária.MULHERES NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA JOVEM APRENDIZ À LUZ DA TEORIA INTERSECCIONAL EM RIO GRANDE. 2019. (Encontro).
Estatuto da Igualdade Racial, Lei n° 12.288 de 20 de julho de 2010. 2019. (Outra).
IV SEMINÁRIO DAS MULHERES DO CAMPO, DAS ÁGUAS, FLORESTAS E CIDADES. 2019. (Seminário).
Juventude e educação: perspectivas dos dias atuais.Juventude e Educação: perspectivas dos dias atuais. 2019. (Encontro).
IV Jornada Multidisciplinar Sobre Envelhecimento. 2018. (Seminário).
Participação em bancas
NASCIMENTO, E. C.; FERREIRA, G. M.; FOGAÇA, M. C.. Feminismo em contexto familiar: Uma pesquisa sobre a trajetória de nove mulheres através do teatro do orpimido. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade na Formação de Educador) - Universidade do Estado da Bahia.
CERQUEIRA, LUCAS SANTOS;NASCIMENTO, E. C.; ASSUNCAO, L. A. B.. Educação Profissional e o mercado de trabalho: Uma análise da experiência do Colégio CETEP de Cruz das Almas na perspectiva de egressos.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
CERQUEIRA, LUCAS SANTOS; BAUER, M.;NASCIMENTO, E. C.. INSERÇÃO DE MULHERES NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO À LUZ DO CONCEITO DE RACISMO ESTRUTURAL. Início: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.
NASCIMENTO, E. C.NASCIMENTO, E. C.. Avaliadora de Trabalho no XLVIII Encontro da ANPAD - Tema 12. 2024. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
ARGOLO, C.E.P;NASCIMENTO, E. C.; FARO, F.S.. O Plágio na Educação EAD durante a pandemia e suas consequências. 2023. Universidade do Estado da Bahia.
FONTOURA, J.R.A.; MAGALHÃES, A.S.A.;NASCIMENTO, E. C.. Atuação docente como estratégia para fortalecimento das competências digitais nas escolas públicas brasileiras. 2023. Universidade do Estado da Bahia.
NETO, J.F.B; DI GREFORIO, M.F.A;NASCIMENTO, E. C.. Aprendizagem e TDIC nos Cursos de Licenciatura em Música à distância: estudo de revisão narrativa da literatura.. 2022. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
; O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática em tempos de pandemia, nas escolas municipais de Ensino Fundamental II do Município de Matina ? BA; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Formação analógica em um mundo digital: um panorama da formação do pedagogo a partir das tecnologias digitais nas universidades públicas de Salvador; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
Educação Digital e desigualdades educacionais: desafios e possibilidades para a garantia do direito de aprender; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica e Superior no Brasil: Uma análise de conjuntura; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; As competências digitais docentes no ensino, o uso de tecnologias digitais nas escolas da rede pública: uma inserção de metodologias ativas; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; As competências digitais: desafios da inclusão de docentes e discentes no ensino; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; As perspectivas e as impossibilidades do aluno diante da avaliação e das competências digitais; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Competências e tecnologias digitais na Educação: Ensino e a Formação Docente; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Competências Digitais: Formação online para facilitadores do Projeto UNEB Parque; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Memorial Descritivo: uma Trilha Digital; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Formação de professores centradas nos princípios das TDCS como um dos elementos da prática pedagógica; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Memorial descritivo: recordações e aprendizado do curso de Educação Digital; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
Memorial descritivo da Educação Digital; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Reflexões sobre o curso de especialização em Educação Digital: impactos na formação pessoal e profissional; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Competências e Conteúdos em Plataformas Digitais: Um caminho Descrito em Memorial; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Memorial descritivo: Educação Digital; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Metodologias Ativas como estratégias para o processo de ensino-aprendizagem: relato compartilhado de experiência na aplicação e uso da ferramenta Google Classroom na Educação remoto emergencial; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Educação na pandemia: abordagem teórica acerca dos desafios no momento pandêmico; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Análise do Uso das Competências Digitais por docentes: Recursos e Aplicações; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Educação Digital: TDICs como instrumento Pedagógico nos anos iniciais da Educação Básica; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Desafios e expectativas no Ensino Remoto nas Séries Iniciais da Educação Básica; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Explorando o potencial das redes sociais na educação básica: convergências midiáticas para aprendizagens significativas ao ensino fundamental na área de linguagens; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Metodologias Ativas: professores e alunos em processo de interação; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; O uso de Recursos Educacionais Abertos (REA'S) como instrumentos pedagógicos nas práticas de ensino; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Uso de tecnologias digitais na sala de aula invertida: Potencialidades e Desafios; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Formação continuada dos professores: Educação Digital x Desafios na Prática Pedagógica; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; A importância da Formação Docente no Campo da Educação Digital; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; A importância das TDICs no ensino e na aprendizagem do componente Língua Portuguesa no Ensino Básico; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Integrando plataformas colaborativas e redes sociais na Educação: potencialidades e desafios; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
A utilização de TDICS no ensino-aprendizagem de biologia molecular; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
As competências digitais docentes na aprendizagem; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
Compreendendo as competências digitais no ensino na UNEB-SEABRA a partir de uma TV Universitária durante a pandemia da Covid-19; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Os impactos da pandemia da Covid-19 no uso das Tecnologias Digitais na Educação Superior: Desafios e Possibilidades; 2023; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; TDICS na Garantia do Direito ao Lazer e Exploração de Multilinguagens no Brincar Livre das Crianças; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: por uma Perspectiva dos Multiletramentos Roteiro de Vídeo Aula; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; As Contribuições das Tecnologias Para uma Educação de Qualidade Inclusiva Frente a Realidade dos Estudantes e Professores do Ensino Público; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Avaliação Digital no Contexto Educacional: o Uso de Ferramentas Digitais nas Avaliações Escolares; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Entre Encantos e Entraves: um Olhar Frente à Tecnologia Como Ferramenta Pedagógica em Sala de Aula; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Tecnologias e Educação Digital como Ferramentas Propulsoras dos Avanços da Informação e do Conhecimento; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Avaliação Digital: Aplicação de Avaliações no Ambiente Virtual como Forma Alternativa de Aprendizagem; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: Metodologias Ativas Centradas nos Princípios das Tdcs como um dos Elementos da Prática Pedagógica; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Educação Digital: Um Reflexo das Desigualdades de Acesso no Ensino Básico nas Escolas Públicas; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Educação Híbrida: Formação Docente e Práxis Pedagógica no Período Pandêmico; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Educação Maker: A Inserção das Tdics na Cultura do "Faça Você Mesmo"; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Os Desafios do Ensino Remoto durante a Pandemia no Contexto Cultural e De Digitalização da Educação; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Entre Encantos e Entraves: Um Olhar Frente à Tecnologia Como Ferramenta Pedagógica em Sala de Aula; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Equidade, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Campo Educacional; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
; Ética em Tempos Pandêmicos na Educação Mista; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elaine Cristina do Nascimento;
Produções bibliográficas
-
ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO ; FABIO PEREIRA CABRAL . DILEMAS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. TICS & EAD EM FOCO , v. 8, p. 6-20, 2022.
-
NASCIMENTO, E. C. ; CABRAL, F. P. ; CERQUEIRA, LUCAS SANTOS . A INTERSECCIONALIDADE DE RAÇA E GÊNERO NO ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO: UMA BREVE ANÁLISE DOS DADOS DO IBGE. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO , v. 7, p. 2019, 2019.
-
Bonato, Samuel Vinícius ; DO NASCIMENTO, ELAINE CRISTINA ; Martins, Lourdes Helena Rodrigues ; Faviero, Cynthia ; ten Caten, Carla Schwengber . Systematic Review on the Use of Eggshell: Reflections About Circular Economy. Springer Proceedings in Mathematics & Statistics. 337ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 193-204.
-
BONATO, S. V ; NASCIMENTO, E. C. ; MARTINS, L. ; LOPES, C. F. ; CATEN., C. S. T. . Systematic Review On The Use Of Eggshell: Reflections About Circular Economy. In: 26th IJCIEOM ? International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management.. In: IJCIEOM Proceedings, 2020, Rio de Janeiro-RJ. XXVI Industrial Engineering and Operations Management, 2020.
-
NASCIMENTO, E. C. ; CABRAL, F. P. . DILEMAS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NASCIMENTO, E. C. . Inserção de Mulheres Negras no mercado de trabalho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, E. C. ; CABRAL, F. P. . A INTERSECCIONALIDADE DE RAÇA E GÊNERO NO ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO: UMA BREVE ANÁLISE DE DADOS DO IBGE ANO BASE 2016. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, E. C. ; CERQUEIRA, LUCAS SANTOS . MULHERES NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA JOVEM APRENDIZ À LUZ DA TEORIA INTERSECCIONAL EM RIO GRANDE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
Teoria da Inteseccionalidade no campo dos estudos organizacionais, Descrição: A Teoria da Intersseccionalidade emerge como categoria teórica a partir dos estudos de Kimberlé W. Crenshaw nos anos 90, centrada na intersecção ou entrelaçamento das diferenças, ou ainda a compreensão de se levar em consideração as múltiplas fontes de identidades na análise de fenômenos sociais. A visão integrada da Intersseccionalidade pretende ir mais profundamente para além do reconhecimento da multiplicidade dos sistemas de opressão resultante da integração das identidades, mas como elas contribuem para estruturar as experiências das mulheres negras e a condicioná-las na produção e reprodução de desigualdades. O projeto pretende elaborar reflexões nessa perspectiva interseccional em diferentes abordagens no campo dos Estudos Organizacionais, que ainda carecem de pesquisas com essa temática. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elaine Cristina do Nascimento - Integrante / LUCAS SANTOS CERQUEIRA - Coordenador.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elaine Cristina do Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?