Eduardo Batista Von Borowski
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Cenecista de Osório (2005), mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2010) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atualmente é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado e Educação Profissional e Tecnológica.
Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências do Movimento Humano
2017 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: reflexões sobre uma minga epistêmica em processo
Fabiano Bossle. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil. Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Educação Física Escolar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino Profissionalizante. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: PROFISSIONAIS DO LAZER: CONCEPÇÕES E FONTES DE SABERES QUE ORIENTAM SUAS PRÁTICAS
, Ano de Obtenção: 2010.Gildo Volpato.Palavras-chave: Lazer; Concepções de lazer; Formação profissional; Práticas de lazer; Formação de professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
2022 - Atual
Graduação em Educação Física
1999 - 2005
Faculdade Cenecista de Osorio
Título: Avaliação das variáveis motoras e somatotipológicas em estudantes da escola Marquês do Herval em Osório - RS
Orientador: Eduardo Ramos
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Recreação e lazer.
Organização de eventos
BOROWSKI ; FRASSON, J. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . VIII Congresso sulbrasileiro de Ciências do esporte. 2016. (Congresso).
BOROWSKI ; FRASSON, J. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . VIII Congresso sulbrasileiro de Ciências do esporte. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
I Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado.Encontro dos Grupos de Pesquisa - ?Rumos da Pesquisa no IFSC?. 2022. (Encontro).
I Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado.Encontro dos Grupos de Pesquisa - ?Rumos da Pesquisa no IFSC?. 2022. (Encontro).
Ciclo de debates sobre o currículo integrado. 2016. (Seminário).
III Fórum de pesquisadores das subáreas socioultural e pedagógica da Educação Física. 2016. (Seminário).
VIII Congresso sulbrasileiro de Ciências do esporte. Professores de Educação Física iniciantes do município de Criciúma-SC: o trabalho docente em foco. 2016. (Congresso).
VIII Congresso sulbrasileiro de Ciências do esporte. A socialização docente e os professores de educação física iniciantes: um debate a partir da construção social da realidade. 2016. (Congresso).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO PRINCIPIANTE E INSERÇÃO PROFISSIONAL À DOCÊNCIA. A mobilização de saberes docentes de professores de educação física no início da carreira. 2014. (Congresso).
IV Semana de Ciência e Tecnlogia. 2013. (Outra).
XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013. 2013. (Congresso).
I Encontro Científico, Cultural e Esportivo.Formação de educadores para o lazer. 2012. (Encontro).
II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física.Trajetória docente de professores de ginástica de academia na fase de entrada na carreira. 2012. (Seminário).
VI CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2012. (Congresso).
I Seminário Internacional Equidade e Coesão Social no Ensino Superior.Profissionais do Lazer: Escolha do Campo de Atuação e Concepções que Orientam suas Práticas. 2011. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2011. (Congresso).
SEMINÁRIO ESPECIAL: SISTEMA EDUCACIONAL ZANKOV PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. (Seminário).
7º FÓRUM INTERNACIONAL DE ESPORTES. 2008. (Congresso).
Seminário: Arte, Criatividade e Formação de Professores. 2008. (Seminário).
XX ENAREL - ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER. 2008. (Outra).
2ª Mostra Científica - FACOS.Avaliação das variáveis motoras e somatotipológicas em estudantes da escola Marquês do Herval em Osório - RS. 2002. (Outra).
FÓRUM OLÍMPICO INTERNACIONAL. Cerimônias Olímpicas: Uma ferramenta pedagógica na formação de professores de Educação Física. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
BOROWSKI; SOUZA, F, M; Macari, A, P. Análise do conhecimento dos professores de educação Física sobre primeiros socorros nas escolas públicas do município de Sombrio/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Vale do Araranguá.
BOROWSKI; SOUZA, F, M; Fernandes, F. Nível de aptidão física relacionado a saúde de meninos entre 13 e 15 anos participantes do projeto tigrinhos de Balneário Gaivota/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Vale do Araranguá.
CONCEIÇÃO, V. J. SBOROWSKI. O PAPEL ATRIBUÍDO À DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELA COMUNIDADE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DESCRITIVO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE URUSSANGA ? SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CONCEIÇÃO, V. J. SBOROWSKI. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE FORQUILHINHA FRENTE À INCLUSÃO ESCOLAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
SANTOS, L. A.;BOROWSKI. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA NO INICIO DE CARREIRA DOCENTE NO MUNICIPIO DE JACINTO MACHADO/ SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CONCEIÇÃO, V. J. SBOROWSKI; Costa, F. B.. O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UM DEBATE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CONCEIÇÃO, V. J. SBOROWSKI; EUZEBIO, C. A.. INFLUENCIA DE UM PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO NAS CAPACIDADES FUNCIONAIS DE IDOSOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
STRADIOTTO, E.;BOROWSKI, E. B. V.BOROWSKI. O papel das brincadeiras e jogos no desenvolvimento infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
STRADIOTTO, E.;BOROWSKI. A educação física e o lúdico nos centros de educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
STRADIOTO, E.;BOROWSKI. A Educação Inclusiva nas aulas de educação física no ensino regular do município de santa Rosa do Sul/SC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CONCEIÇÃO, V. J. SBOROWSKI; STRADIOTO, E.. Diagnóstico dos egressos do curso de educação física entre os anos de 2007 a 2011: trajetória docente e mundo do trabalho de professores iniciantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
CONCEIÇÃO, V. J. SBOROWSKI; Sulino, L.. Fatores determinantes para a desistência das mulheres da prática de musculação em academias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
STRADIOTO, E.;BOROWSKI. As Contribuições Biopsicossociais da Prática do Karatê para o desenvolvimento de crianças de 6 a 12 anos do município de Cocal do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
BOROWSKI; BORGES. A educação especial e a prática de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física no ensino regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
BOROWSKI; STRADIOTO, E.. A prática do surfe e sua influência no desenvolvimento dos adolescentes.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
BOROWSKICONCEIÇÃO, V. J. S; Sulino, L.. Caminhos percorridos pelos bacharéis em educação física Unesc no processo de ambientação profissional na fase de entrada na carreira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
BOROWSKIORTIGARAFERREIRA. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNESC: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 2000-2007. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade do Extremo Sul Catariense.
Orientou
O conteúdo lutas nas aulas de educação Física no ensino médio das escolas estaduais do municipio de Araranguá/SC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Vale do Araranguá; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Estilo de vida dos funcionários do Clube Grêmio Fronteira de Araranguá/SC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Vale do Araranguá; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Dificuldades de Gestão de aulas de professores de Educação Física no início da carreira docente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Lazer e Educação Física: Uma articulação possível?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: ESCOLHAS E PERSPECTIVAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
ADESÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A PRÁTICA DE SURF EM ESCOLINHAS DO LITORAL SUL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
A prática como componente curricular na formação inicial em Educação Física; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Megaeventos Esportivos e Educação Física Escolar em periódicos nacionais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Os jogos escolares de Torres/RS são para todos?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
(Des)motivação nas aulas de Educação Física do ensino médio nas escolas estaduais de Torres/RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
AS CONCEPÇÕES, OS SABERES E AS FONTES DE CONHECIMENTO DOS BRINQUEDISTAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
MOTIVOS DE ADERÊNCIA DE MULHERES À PRATICA REGULAR DE AULAS DE POLE DANCE NA CIDADE DE CRICIUMA-SC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGÊNCIA DE AULAS DE GINÁSTICA EM ACADEMIAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
A INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DIANTE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INICIO DA CARREIRA DOCENTE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
EDUCAÇÃO FÍSICA E OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA ADERÊNCIA DE CLIENTES EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE SEGUNDO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO COMO ESPAÇO DE MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
QUALIDADE DE VIDA DOS PRATICANTES DE YOGA DA CIDADE DE CRICIÚMA - SC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
MOTIVOS DE ADERÊNCIA A PRATICA DE EXERCÍCIO FÍSICO DO CLIENTE DE PERSONAL TRAINER DO MUNICIPIO DE CRICIÚMA- SC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
INCIDÊNCIA DE HIPERTENSOS CADASTRADOS A PARTIR DE 2010 NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
A UTILIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA VARIABILIDADE NOS COMPONETES DE TREINAMENTO RESISTIDO DOS PROGRAMAS PARA HIPERTROFIA MUSCULAR PELOS INSTRUTORES DE MUSCULAÇÃO NA CIDADE DE CRICIÚMA; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
O LÚDICO NO ENSINO DA NATAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Futebol e Futsal: A influência dos pais na escolha da modalidade esportiva dos filhos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Eduardo Batista Von Borowski;
Produções bibliográficas
-
BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; FRASSON, JESSICA SERAFIM ; MEDEIROS, TIAGO NUNES ; Bossle, Fabiano . A Educação Física Escolar na educação profissional: um estudo a partir do conhecimento produzido. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 45, p. 1, 2023.
-
ARAÚJO, SAMUEL NASCIMENTO DE ; COELHO, MÁRCIO CARDOSO ; VON BOROWSKI, EDUARDO BATISTA ; ROCHA, Leandro Oliveira ; Bossle, Fabiano . A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO -FÁBRICA DE CAMPEÕES-. REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 26, p. 55-69, 2022.
-
FRASSON, JESSICA SERAFIM ; BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; WITTIZORECKI, ELISANDRO SCHULTZ . A prática científica dos grupos de pesquisa no subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar. Revista Motrivivência , v. 33, p. 1-24, 2021.
-
PEREIRA, STEFFANY GUIMARÃES PITANGUI ; MILAN, FABRÍCIO JOÃO ; BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; ALMEIDA, THAIS RODRIGUES DE ; FARIAS, GELCEMAR OLIVEIRA . TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FOCO. Journal of Physical Education , v. 29, p. 1-12, 2018.
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; MEDEIROS, C. R. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de educação física. Revista Didática Sistêmica, 2014.. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. 16, p. 303-314, 2015.
-
Quadros, L. R. ; CARDOSO, V. D. ; FRASSON, J. ; MEDEIROS, C. R. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; KRUG, H. N. . O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA-SC. Revista Conexões , v. 13, p. 12-23, 2015.
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S . A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO SOBRE O PERCURSO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 17, p. 472-484, 2014.
-
MEDEIROS, C. R. ; BOROWSKI ; FRASSON, J. ; FRATONI, M. S. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . O processo de identização docente de professores de Educação Física no início da carreira: uma revisão sistemática acerca do processo de tornar-se professor. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. 16, p. 275-286, 2014.
-
CONCEIÇÃO, V. J. S ; KRUG, H. N. ; BOROWSKI ; FRASSON, J. . FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO) , v. 17, p. 86-97, 2014.
-
MEDEIROS, C. R. ; BOROWSKI ; KRUG, H. N. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . Identização docente de professores de Educação Física no início da carreira. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE) , v. 5, p. 31-49, 2014.
-
QUEIROZ, J. P. ; BOROWSKI ; ALVAREZ, B. R. ; MAZON, J. ; BINATTI, M. M. ; CARDOSO, R. A. . Incidência de hipertensos cadastrados a partir de 2010 nas Unidades Básicas de Saúde do município de Criciúma. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 177, p. 1, 2013.
-
MARQUES, E. V. ; MEDEIROS, C. R. ; OLIVEIRA, C. R. ; BOROWSKI ; SILVA, P. N. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . Estudo documental sobre envelhecimento: um olhar sobre as ações da educação física. Revista Científica JOPEF , v. 13, p. 36-41, 2012.
-
OLIVEIRA, C. R. ; MARQUES, E. V. ; MEDEIROS, C. R. ; SILVA, P. N. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S . Autoimagem e autoestima de idosas do programa multidisciplinar. REVISTA CIENTÍFICA JOPEF , v. 13, p. 41-46, 2012.
-
BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; Nunes Medeiros, Tiago (Org.) ; Bossle, Fabiano (Org.) . Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. v. 1. 184p .
-
Bossle, Fabiano (Org.) ; Biehl Bossle, Cibele (Org.) ; Oliveira Rocha, Leandro (Org.) ; Nunes Medeiros, Tiago (Org.) ; de Cássia Lindner Kaefer, Rita (Org.) ; Julierme Santos da Conceição, Victor (Org.) ; Grosso da Fonseca, Denise (Org.) ; Goldschmidt Filho, Francisco (Org.) ; Gules Goularte, Gabriel (Org.) ; Nascimento de Araújo, Samuel (Org.) ; Zilberstein, Jacqueline (Org.) ; Cardoso Coelho, Marcio (Org.) ; de Oliveira Nunes, Luciana (Org.) ; Lopez da Cruz, Lucas (Org.) ; Lúcia de Araújo Bergmann, Mauren (Org.) ; Eduardo Berwanger, Carlos (Org.) ; Batista Von Borowski, Eduardo (Org.) ; de Almeida Müller, Karine (Org.) ; Silva Skolaude, Lucas (Org.) ; Ziel Boldori, Gabriel (Org.) . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ETNOGRAFIAS E AUTOETNOGRAFIAS: a formação de intelectuais transformadores. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. 122p .
-
BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; SKOLAUDE, L. S. ; Bossle, Fabiano . A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIOTÉCNICO INTEGRADO. In: Jaime José Zitkoski; José Vicente Lima Robaina; Jeferson Rosa Soares. (Org.). (Org.). Paulo Freire e a Educação Contemporânea.. 1ed.Curitiba: Bagai, 2021, v. 1, p. 27-44.
-
Bossle, Fabiano ; Biehl Bossle, Cibele ; BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; Silva Skolaude, Lucas ; de Almeida Müller, Karine ; Nunes Medeiros, Tiago ; ROCHA, L. O. . "SULEAR": uma perspectiva de orientação epistemológica para pesquisa qualitativa crítica na Educação Física Escolar. In: Borowski; Medeiros; Bossle. (Org.). POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Ensaiando possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 17-32.
-
BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; Bossle, Fabiano ; FRASSON, J. ; Silva Skolaude, Lucas ; Nunes Medeiros, Tiago ; ARAUJO, S. N. . POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões a partir da obra de Boaventura de Sousa Santos. In: Borowski; Medeiros; Bossle. (Org.). POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Ensaiando possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 47-64.
-
Nunes Medeiros, Tiago ; BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; ROCHA, L. O. ; Bossle, Fabiano . A CRÍTICA À LÓGICA DE MERCADO: a Educação Física no currículo de um Instituto Federal do RS. In: Borowski; Medeiros; Bossle. (Org.). POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Ensaiando possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 79-90.
-
Silva Skolaude, Lucas ; BOROWSKI, EDUARDO BATISTA VON ; Goldschmidt Filho, Francisco ; Gules Goularte, Gabriel ; ROCHA, L. O. ; Lopez da Cruz, Lucas ; Bossle, Fabiano . A DECOLONIALIDADE E O CORPO INDÍGENA: viabilidades para uma Educação Física Escolar Crítica. In: Borowski; Medeiros; Bossle. (Org.). POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Ensaiando possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 129-142.
-
ARAUJO, S. N. ; ROCHA, L. O. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; BOSSLE, F. . DA MONOCULTURA ESPORTIVA A RESSIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA: algumas possibilidades da pesquisa etnográfica. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ETNOGRAFIAS E AUTOETNOGRAFIAS: a formação de intelectuais transformadores. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 63-.
-
BOROWSKI ; TODT, N. ; HOSTYN, A. P. S. ; Birlem, S. ; MIRANDA, G. V. . Rituais e Cerimônias dos Jogos Olímpicos. In: Marcio Turini; Lamartine da Costa. (Org.). Coletânea de textos em estudos olímpicos. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Gama Filho, 2002, v. 2, p. 427-428.
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; VOLPATO, G. ; Neves, P. C. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . Organização escolar: uma ponte para a socialização docente dos professores iniciantes. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014, Curitiba. Anais do IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014. v. 01.
-
FRASSON, J. ; MEDEIROS, C. R. ; BOROWSKI ; BLASIUS, J. . A mobilização de saberes docentes de professores de educação física no início da carreira. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014, Curitiba. Anais do IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014. v. 1.
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; VOLPATO, G. . Organização Escolar: uma Ponte para a Socialização Docente de Professores de Educação Física Iniciantes. In: IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional de Professorado Principiante e Inserção Profissional a Docência, 2014, Curitiba. IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional a Docência.. Curitiba: UTFPR, 2014.
-
BOROWSKI . Inserção a docência de professores de Educação Física: O trabalho docente em foco. In: 39º ENAPEF / 23º Congresso Científico de Educação Física, 2013, Tramandaí. Encontro Nacional de profissionais de Educação Física, 2013. v. U.
-
BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; Duarte, S. A. . Trajetória docente de professores de ginástica de academia na fase de entrada na carreira. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. Anais do II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física; VI Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1. p. 1566-1577.
-
BOROWSKI ; QUEIROZ, J. A. M. P. ; ALVAREZ, B. R. . Incidência de hipertensos cadastrados a partir de 2010 nas Unidades Básicas de Saúde do município de Criciúma. In: VII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2011, Gramado - RS. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Pelotas - RS: GRÁFICA E EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPEL, 2011.
-
BOROWSKI ; VOLPATO, G. . Profissionais do Lazer: Escolha do campo de atuação e concepções que orientam suas práticas. In: IV Educação, Cultura e Sociedade (EDUCS) e I Seminário Internacional: Equidade e coesão social no Ensino superior, 2011, Tubarão - SC. IV Educação, Cultura e Sociedade (EDUCS) e I Seminário Internacional: Equidade e coesão social no Ensino superior, 2011. v. 1. p. 55-65.
-
BOROWSKI . Trajetória e trabalho docente: Um estudo sobre o processo formativo de professores iniciantes, egressos do curso de Educação Física da UNESC. In: 39º ENAPEF / 23º Congresso Científico de Educação Física, 2013, Tramandaí. Encontro Nacional de profissionais de Educação Física - Fórum de mobilização gaúcha pela Educação Física escolar, 2013. v. U.
-
BOROWSKI ; VOLPATO, G. . Profissionais do Lazer: concepções e fontes de saberes que orientam suas práticas. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física, 2012.
-
BOROWSKI ; FRASSON, J. . OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER EM CAÇADOR: ONDE ESTÃO E COMO SÃO VISTOS?. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CONBRACE, 2017, Goiânia. XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CONBRACE, 2017. p. 1484-1485.
-
ZUCCHINALI, B. ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; BOROWSKI . ESTUDO SOBRE O TRABALHO E SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DE P ROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. In: IV Semana de ciência e tecnologia, 2013, Criciúma. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, 2013. v. 1. p. 1-2.
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S . A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA: PRODUÇÕES SOBRE O TEMA. In: IV Semana de ciência e tecnologia, 2013, Criciúma. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, 2013. v. 1. p. 1-2.
-
BLASIUS, J. ; BOROWSKI ; BURIN, F. . REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR INICIANTE: A SOCIALIZAÇÃO DOCENTE COMO ELEMENTO QUE PODE CONTRIBUIR PARA A PRÁTICA EDUCATIVA. In: IV Semana de ciência e tecnologia, 2013, Criciúma. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, 2013. v. 1. p. 1-2.
-
MANFIOLETI, R. ; BOROWSKI ; FRASSON, J. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE NO INÍCIO DA C ARREIRA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE FOR MAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES INICIANTE. In: IV Semana de ciência e tecnologia, 2013, Criciúma. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, 2013. v. 1. p. 1-2.
-
AVILA, S. ; FRASSON, J. ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; BOROWSKI . TORNAR-SE PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO D OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCI O DA CARREIRA. In: IV Semana de ciência e tecnologia, 2013, Criciúma. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, 2013. v. a.
-
BOROWSKI ; FARINON, T. . Educação Física e EBTT, o que dizem os periódicos da Educação Física?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOROWSKI ; FARINON, T. . Educação Física nos PPCs dos cursos de ensino médio integrado do IFSC: uma análise a partir das ementas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; BLASIUS, J. ; MEDEIROS, C. R. . A mobilização de saberes docentes de professores de educação física no início da carreira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; Neves, P. C. ; VOLPATO, G. . Organização escolar: uma ponte para a socialização docente dos professores iniciantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOROWSKI . Inserção a docência de professores de Educação Física: O trabalho docente em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOROWSKI . Trajetória e trabalho docente: Um estudo sobre o processo formativo de professores iniciantes, egressos do curso de Educação Física da UNESC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZUCCHINALI, B. ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; BOROWSKI . ESTUDO SOBRE O TRABALHO E SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DE P ROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FRASSON, J. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S . A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA: PRODUÇÕES SOBRE O TEMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BLASIUS, J. ; BURIN, F. ; CONCEIÇÃO, V. J. S ; BOROWSKI . REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR INICIANTE: A SOCIALIZAÇÃO DOCENTE COMO ELEMENTO QUE PODE CONTRIBUIR PARA A PRÁTICA EDUCATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANFIOLETI, R. ; Rosa, S. N. ; BOROWSKI ; FRASSON, J. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE NO INÍCIO DA C ARREIRA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE FOR MAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES INICIANTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AVILA, S. ; BOROWSKI ; FRASSON, J. ; CONCEIÇÃO, V. J. S . TORNAR-SE PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO D OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCI O DA CARREIRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Duarte, S. A. ; BOROWSKI ; CONCEIÇÃO, V. J. S . Trajetória docente de professores de ginástica de academia na fase de entrada na carreira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOROWSKI . Gestão em academias e qualidade no atendimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONCEIÇÃO, V. J. S ; MARQUES, E. V. ; OLIVEIRA, C. R. ; MEDEIROS, C. R. ; SILVA, P. N. ; BOROWSKI . Programa de atenção multidisciplinar a saúde do idoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VENTURINI, S. S. ; BOROWSKI . BRINQUEDOTECA DO GUIDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOROWSKI ; VOLPATO, G. . Profissionais do Lazer: Escolha do campo de atuação e concepções que orientam suas práticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOROWSKI . Avaliação das variáveis motoras e somatotipológicas em estudantes da escola Marquês de Herval em Osório - RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOROWSKI . Capacitação de Brinquedistas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BOROWSKI . Capacitação de Brinquedistas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Educação Física nos projetos de curso integrado ofertados pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Descrição: Esse projeto de pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo análise documental busca responder o seguinte problema: Qual o lugar e como a educação física se relaciona com os projetos de cursos integrados ofertados pelo IFSC? Para tanto, busca na pedagogia crítica (Freire, 1987, 1996; Apple, 1989, 2006) e no multiculturalismo crítico (Mclaren, 2000) subsídios para alcançar seus objetivos: Analisar como a disciplina educação física se relaciona com o currículo dos cursos profissionalizantes integrados do IFSC; Identificar e analisar as competências e conteúdos da Educação Física descritas nos Projetos de cursos; Analisar como as competências descritas na educação física podem contribuir na formação do estudante (formação geral e especifica do curso técnico); Identificar como são tratadas as dimensões: trabalho, ciência, cultura e tecnologia na disciplina educação física. Espera-se com esta pesquisa que consigamos compreender o lugar e a contribuição da disciplina de educação física nos currículos dos cursos Integrados do IFSC, assim como a relação que se estabelece entre ela e a formação técnica do estudante. Espera-se ainda que esta pesquisa sirva de subsídio para a reflexão desta disciplina dentro do Instituto Federal, contribuindo para a construção de futuros projetos de curso e a harmonização do currículo dentro do IFSC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Batista Von Borowski - Coordenador / Cleverson Silveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - Atual
O ensino da Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica: O que dizem os principais periódicos da área?, Descrição: O processo de expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil, a partir da lei n. 11.892/2008 que cria os Institutos Federais de Educação contribui e vem contribuindo de maneira significativa às demandas nacionais de formação profissional, difusão e produção de conhecimentos científicos e tecnológicos. A lei de criação dos Institutos Federais estabelece como finalidade (entre outras) ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Ao mesmo tempo, as diretrizes dessas escolas estabelecem o reconhecimento de uma formação humana e cidadã, promovendo possibilidades de transformações e desenvolvimento para o futuro trabalhador e para a sociedade. Neste sentido, devemos buscar enquanto educadores a superação de possíveis dicotomias entre formação humana/trabalhador, articulando de forma orgânica o trabalho como princípio educativo, a ciência e a cultura. Segundo Pacheco (2012): derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos. Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível, com menos ênfase na formação para ofícios e mais na compreensão do mundo do trabalho e em uma participação qualitativamente superior neste. Um profissionalizar-se mais amplo, que abra infinitas possibilidades de reinventar-se no mundo e para o mundo, princípios estes válidos inclusive para as engenharias e licenciaturas. Neste contexto, encontra-se a Educação Física, que nos currículos de Ensino Técnico Integrado é disciplina curricular obrigatória, e assim, deve ir ao encontro do que se propõe as finalidades dos Institutos, as diretrizes curriculares nacionais, os Projetos pedagógicos das Instituições e dos cursos aos quais está inserida e ainda, sem perder sua especificidade. Considerando que a Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório, a partir da promulgação da lei de diretrizes e bases da Educação em 1996, vive intensos debates e tem diferentes compreensões sobre sua concepção e razões de ser no currículo da escola, coloca o ensino profissional e tecnológico frente algumas questões: Como a Educação Física deve compor o currículo dos cursos técnicos integrados? Quais são os conteúdos a serem tratados? Como contribuir para a formação dos estudantes de maneiras integral, articulando de forma organica o trabalho como princípio educativo, a ciência e a cultura? Na intenção de contribuir com o debate sobre essas questões, esse projeto de pesquisa tem como problema: Qual a produção científica sobre a Educação Física integrada a Educação profissional e tecnológica existente nos principais periódicos da área? A partir deste problema, temos como objetivo Identificar e analisar a produção científica relacionada a Educação Física e Educação profissional e tecnológica publicada nos principais periódicos da Educação Física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Batista Von Borowski - Coordenador / Thalia Farinon - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Garopaba. , Rua Maria Aparecida Barbosa, nº 153, Campo D'una, 88495000 - Garopaba, SC - Brasil, Telefone: (48) 32547372, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Habilitado em concurso público, posição 1, instituído pelo Edital nº 32/2015, publicado no Diário Oficial nº 171, Seção 3, de 8 de setembro de 2015, homologado através do Edital nº 56/2015, publicado no Diário Oficial nº 249, Seção 3, de 30 de dezembro de 2015, no cargo de PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - Educação Física
2015 - 2016
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Substituto de Educação Física no IFSC - Campus Criciúma
Atividades
-
02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Garopaba.Linhas de pesquisa
-
02/2016
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física
-
07/2015
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física
2012 - 2016
Escola Superior de CriciumaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6
Atividades
-
07/2013 - 02/2016
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Física na adolescência, Educação Fisica na Infância, Metodologia dos esportes de aventura
-
07/2012 - 07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio no Ensino Médio
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização de eventos escolares
2012 - 2016
Faculdade do Vale do AraranguáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2014 - 01/2016
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Educação Física
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Treinamento esportivo
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Recreação e Lazer
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do esporte e do exercício, Teoria do treinamento esportivo
2012 - 2014
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2012 - 2012
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 37
2011 - 2011
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2011 - 2011
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Atividades
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aprendizagem e desenvolvimento motor, Educação Física e Infância, Estágio IV, Jogos, Brinquedos e brincadeiras, Metodologia dos esportes de raquete, Recreação e lazer
-
07/2012 - 07/2014
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio III, Estágio IV, Metodologia dos esportes alternativos, Metodologia dos esportes de raquete
-
02/2012 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Linhas de pesquisa
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Recreação e Lazer, Aprendizagem e desenvolvimento motor, Estágio II, Estágio IV, Jogos, Brinquedos e brincadeiras, Metodologia dos esportes alternativos
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo e Gestão em Educação Física, Estágio III, Estágio IV, Metodologia dos Esportes Alternativos, Metodologia dos Esportes de Raquete, Recreação e Lazer
-
02/2012 - 02/2013
Extensão universitária , Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Bola pra Frente - Práticas corporais para idosos.
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Física e populações especiais, Educação Física na Educação Infantil, Estágio II, Estágio III, Jogos, brincadeiras e brinquedos, Recreação e lazer
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jogos Brinquedos e brincadeiras, Recreação e Lazer
-
03/2011 - 06/2011
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Educação Física
2004 - 2008
Serviço Social do ComércioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Atividade Pleno, Carga horária: 44
Atividades
-
07/2004 - 10/2008
Direção e administração, SESC CRICIÚMA.Cargo ou função, Coordenação de áreas: Recreação e Desenvolvimento Físico e Esportivo.
2015 - 2015
Escola Municipal de Educação infantil e Ensino Fundamental Giácomo ZanetteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2011 - 2012
Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-GraduaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista
Atividades
-
03/2011 - 03/2011
Ensino, Educação Física Escolar, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jogos e Atividades Ludopedagógicas na Educação Física Escolar
-
03/2011 - 03/2011
Ensino, Música e Práticas Sociais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Corpo, Expressão e Movimento
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Batista Von Borowski e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?