Isabel Cristina Weisz
Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora e pesquisadora. Áreas de formação, atuação e pesquisa: Língua Portuguesa e Comunicação, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Neurociências da Cognição. Desenvolvo pesquisas sobre em Clima Escolar, Ensino-Aprendizagem, Identidade, Trabalho e Saúde dos Educadores Brasileiros. Utilizando as Belas Artes como instrumento pedagógico possuo formação em diversos cursos livres de História da Arte, Desenho, Aquarela, Ilustração etc. Essa formação oferece subsídios para meu trabalho de criação de projetos pedagógicos e produção de material didático para professores do Ensino Básico. Acredito que somente a Educação é capaz de revelar aquilo o que cada ser humano é intrinsicamente. Por essa razão, a democratização de um ensino de qualidade e a divulgação científica são meus principais propósitos e compõem a fonte de motivação de todos os meus esforços, tanto pessoais quanto profissionais.
Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação (Psicologia da Educação)
2023 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A incidência da Síndrome de Burnout em educadores do Ensino Básico na cidade de São Paulo: identificação, tipificação e proposta de intervenção
Orientador: Wanda Maria Junqueira de Aguiar
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Síndrome de Burnout; Clima escolar.Grande área: Ciências Humanas
Doutorado interrompido em 2013 em Língua Portuguesa
2013 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Jeni Silva Turazza
Ano de interrupção: 2013
Mestrado em Língua Portuguesa
2007 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sociedade e Cultura: a transmutação da palavra no espaço da notícia-publicidade
, Ano de Obtenção: 2010.Jeni da Silva Turazza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
2021 - 2022
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O verde-amarelo na Era Dourada: mídia versus mulher brasileira nos anos 1950
Orientador: Gustavo Oliveira de Lima Pereira
Formação complementar
2024 - 2024
Neurociências do Desenvolvimento. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2023 - 2023
Fórum Internacional de Psicologia e Educação. (Carga horária: 20h). , Instituto de Psicologia e NeuroComportamento, IPNC, Brasil.
2022 - 2022
Mindfulness em Caminhos Terapêuticos. (Carga horária: 4h). , Sociedade vipassana Mindfulness, MBSR, Brasil.
2022 - 2022
Descortinando o Trauma. (Carga horária: 12h). , EOR Consult, EORC, Brasil.
2021 - 2021
Desenho Didático para o Ensino Online (CAPES). (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2021
Como produzir videoaulas (CAPES). (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2021
A inteligência emocional na formação de líderes. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.
2021 - 2021
Metodologias ativas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
Museus e patrimônio. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
Mediação em EAD (CAPES). (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2021
Educação em tempos de coronavírus. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
Mindfulness - O poder da Presença. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2021 - 2021
Leitura, análise e método: Anton Tchecov e Liev Tolstói. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
Comunicação não-violenta. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.
2021 - 2021
Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Introdución a la ilustración de libros infantiles. (Carga horária: 40h). , Domestika, DA, Espanha.
2020 - 2020
Jornada de produção Acadêmica. (Carga horária: 45h). , Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação, CAEDUCA, Brasil.
2020 - 2020
Competências profissionais emocionais e tecnológicas para tempos de mudança. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Neurociências e Funções Cognitivas. (Carga horária: 60h). , Instituto Nacional de Estudos, INE, Brasil.
2020 - 2020
Desenho Realista. (Carga horária: 40h). , Escola de Artes AP, AP, Brasil.
2020 - 2020
Neurociências e Funções Cognitivas. (Carga horária: 60h). , Instituto Nacional de Ensino, INEEAD, Brasil.
2020 - 2020
Storytelling - A arte de contar histórias. (Carga horária: 20h). , Crehana, CA, Espanha.
2020 - 2020
Introdução à ilustração tradicional. (Carga horária: 20h). , Crehana, CA, Espanha.
2020 - 2020
Trendhunting: tendeências para la inovación. (Carga horária: 20h). , Crehana, CA, Espanha.
2019 - 2020
Paisajes Urbanos en Acuarela. (Carga horária: 45h). , Domestika, DA, Espanha.
2019 - 2020
Desenho de Observação. (Carga horária: 180h). , Associação paulista de belas Artes, APBA, Brasil.
2019 - 2020
Técnicas de ilustración para desbloquear tu creatividad. (Carga horária: 45h). , Domestika, DA, Espanha.
2019 - 2020
Aquarela. (Carga horária: 60h). , Escola Trad Design, TD, Brasil.
2019 - 2019
Workshop de aquarela Botânica. (Carga horária: 12h). , Oficina de aquarela Beto França, OA, Brasil.
2016 - 2016
Fotografia. (Carga horária: 30h). , Prime Light Escola de Fotografia, PL, Brasil.
2016 - 2016
Cultura, tradição e Medicina Oriental. (Carga horária: 330h). , Instituto de terapia Integrada e Oriental, ITIO, Brasil.
2014 - 2014
História da Arte. (Carga horária: 60h). , Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2012 - 2013
Design de Moda. (Carga horária: 200h). , Sigbol Escola de Moda, SEM, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Workshop - Inglês para crianças. (Carga horária: 8h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
2004 - 2004
Agenda 21 - Educar para a Sustentabilidade. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação fundamental - Município de Barueri, SEF, Brasil.
2004 - 2004
Cuidados com o a voz. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h). , Secretaria de educação Fundamental - Barueri, SEF, Brasil.
2002 - 2002
Curso Introdutório à História da Arte. (Carga horária: 2h). , Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2001 - 2001
Rediscutindo a Filosofia: Conteúdo e Metodologia. (Carga horária: 2h). , Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
1997 - 1997
Princípios da Comunicação Social. (Carga horária: 8h). , Editora Ática, EA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
WEISZ, I. C. . XII Mostra PED - Psicologia da Educação - PUCSP. 2024. (Congresso).
Participação em eventos
13ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Cientifica. De Missionárias a Educadoras: A História da Feminização e Desvalorização Docente no Brasil. 2025. (Congresso).
Educar as Tecnologias. 2025. (Outra).
Políticas Educacionais do Estado de São Paulo: plataformização como mecanismo de coação. 2025. (Seminário).
XVII Congresso Nacional de Educação - Educere. Burnout e Identidade Docente: Reflexo das Políticas Públicas em Educação na Saúde Mental dos Professores. 2025. (Congresso).
10ª JVIPC - Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica. A Síndrome de Burnout em educadores brasileiros: Estado da Arte. 2024. (Congresso).
3º Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa. A semiótica dos símbolos no Projeto de Vida dos estudantes do Ensino Médio da cidade de São Paulo. 2024. (Congresso).
4º Congresso Brasileiro em Políticas Públicas em Educação. 2024. (Congresso).
XXII Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino. Políticas públicas em Educação e a Síndrome de Burnout em professores/as dos Ensino Básico. 2024. (Congresso).
IV Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores Precarização, adoecimento e caminhos para a mudança. 2023. (Seminário).
Seminário Internacional Desafios e Reinvenções da Escola Pública. 2023. (Seminário).
O texto na Universidade - Leitura e Redação. 2007. (Oficina).
English Language Teaching Workshop. 2006. (Oficina).
Ensino Médio em Rede. 2006. (Oficina).
Agenda 21 Escolar para a sustentabilidade. 2004. (Seminário).
Curso de Educação Inclusiva. 2002. (Seminário).
Curso introdutório à história da Arte a partir da coleção Masp. 2002. (Outra).
I Encontro para Professores de Filosofia de São Paulo e Região. 2002. (Encontro).
Colóquio de Filosofia e Educação. 2001. (Outra).
1ª Plenária de Educação do Município de Carapicuíba. 1994. (Seminário).
II Plenária de Educação do Município de Carapicuíba. 1994. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
WEISZ, I. C. . A cultura de paz nas escolas brasileira: estado da arte no pós-Covid-19. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 24, p. 52-57, 2024.
-
WEISZ, I. C. . Afinal, o que é Ciência. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 23, p. 28-37, 2023.
-
WEISZ, I. C. . Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 23, p. 15-27, 2023.
-
WEISZ, I. C. . Brasil, cultura e patriarcado: desdobramentos políticos e sociais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 23, p. 03-03, 2023.
-
WEISZ, I. C. ; WEISZ, I. C. . Profissão ensinar: identidade e saúde do ?Eu educador?. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 23, p. 35-35, 2023.
-
WEISZ, I. C. . Desconstruindo as falácias do negacionismo e das fake news: um manual para professores do Ensino Médio. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 22, p. 4, 2022.
-
WEISZ, I. C. . Do surgimento das Neurociências às bases da Neuropedagogia: uma trajetória. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 22, p. 01-09, 2022.
-
WEISZ, I. C. . A gestão escolar como instrumento de prevenção da síndrome de Burnout entre educadores. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 22, p. 01-04, 2022.
-
WEISZ, I. C. . Os contos de fadas no Ensino fundamental: uma proposta piagetiana. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 08, 2021.
-
WEISZ, I. C. . Ensino fundamental I em EAD no contexto da pandemia: uma trilha de aprendizagem usando metodologias ativas. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 01-18, 2021.
-
WEISZ, I. C. . Os educadores e as competências de ensino em EaD no pós Covid-19. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 17-23, 2021.
-
WEISZ, I. C. . Bullying e cyberbullying: atualizações científicas sobre um tema que não pode ser ignorado pelos professores. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 37-42, 2021.
-
WEISZ, I. C. . Covid 19: A canção como instrumento de enfrentamento emocional da quarentena. ASAS DA PALAVRA (UNAMA) , v. 17, p. 47-53, 2020.
-
WEISZ, I. C. . Cenas do Cotidiano. 1. ed. Porto Alegre: Buqui, 2018. v. 1. 103p .
-
WEISZ, I. C. . Parceria em gerúndio. In: Laurinda Ramalho de Almeida; Regina Célia Almeida Rego Prandini. (Org.). Escola, território de esperança. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2024, v. 1, p. 24-27.
-
OLIVEIRA, J. J. ; WEISZ, I. C. . Projeto de Vida de jovens de Ensino Médio - Projeto em rede. In: 3º Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa, 2024, Engenheiro Coelho - SP. 3°Congresso Internacional de Investigação e experiência educativa, 2024.
-
MELGUINHA, T.C.O ; GIOVINAZZO JR, C.A ; OLIVEIRA, J.B. ; WEISZ, I. C. . Efeitos das políticas públicas educacionais recentes na prática pedagógica e na profissão docente : uma perspectiva crítica sobre a formação escolar na educação Básica no estado de São Paulo. In: XII Endipe, 2024, João Pessoa. Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. João Pessoa: Endipe, 2024. p. 1-35.
-
WEISZ, I. C. . Políticas Públicas em educação e a Síndrome de Burnout em educadores e educadoras do Ensino Básico. In: V Colóquios de Políticas e Gestão da Educação, 2024, Sorocaba. O Estado brasileiro: e o planejamento educacional: vozes e solicitações. Sorocaba: Geplage, 2024. v. V. p. 169-175.
-
WEISZ, I. C. . A Síndrome de Burnout em educadores brasileiros: estado da arte. In: 10a. Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, 2024, Porto - Portugal. Educação, Cidadania e Saberes. Porto - Portugal: Conjugare, 2024. v. X. p. 38-38.
-
WEISZ, I. C. . Políticas Públicas em educação e a Síndrome de Burnout em educadores e educadoras do Ensino Básico. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WEISZ, I. C. ; OLIVEIRA, J. J. . A semiótica dos símbolos no Projeto de Vida dos estudantes de Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WEISZ, I. C. . A Síndrome de Burnout em educadores brasileiros: Estado da Arte. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WEISZ, I. C. ; SOUZA, M. C. . Formações e Práticas para um novo tempo: O uso das TDICs. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. ; WEISZ, I. C. . O texto acadêmico. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WEISZ, I. C. . Financiamento de pesquisas científicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WEISZ, I. C. . A propaganda como material didático no ensino de Língua portuguesa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. . A gestão escolar no contexto da pandemia do Covid-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. . As propagandas institucionais de vacinação infantil no Brasil dos anos 1970. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. . Envelhecimento versus felicidade na civilização ocidental contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WEISZ, I. C. . A formação do senso comum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WEISZ, I. C. . A Educação Jesuíta no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WEISZ, I. C. . Modos de ordenar na Língua Portuguesa do Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. . A propaganda e a indústria do Tabaco no séc. XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. . A palavra; uma caixa de Pandora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WEISZ, I. C. . A figura feminina na obra de Euclides da Cunha. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WEISZ, I. C. . O conto ruralista. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WEISZ, I. C. . O verde-amarelo na Era Dourada: Mídia versus mulher brasileira nos anos 1950. Porto Alegre: Pontifícia Universidade do Rio grande do SUL (PUCRS), 2022 (Trabalho de Conclusão de pós-graduação Lato sensu).
-
WEISZ, I. C. . Sociedade e cultura: a transmutação da palavra no espaço da notícia-publicidade. São Paulo: PUCSP, 2010 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
WEISZ, I. C. . Canva Neuropedagogia e Neuropsicopedagogia. 2022.
WEISZ, I. C. . Consultoria sobre tema de pré-projeto de Mestrado em Educação. 2021.
WEISZ, I. C. . Assessoria pedagógica para escolas de Ensino Básico. 2019.
WEISZ, I. C. . Consultoria para elaboração de pré-projeto de Mestrado. 2014.
WEISZ, I. C. . Textos de ficção: o conto. 2017.
WEISZ, I. C. . A teoria das cores: cores quentes e cores frias. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . A teoria das cores: o círculo cromático. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . A teoria das cores nas artes e na moda. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . Fotografia: técnicas de composição de imagens. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . Produção de texto acadêmico: monografia de TCC. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . Produção de texto acadêmico: pré-projeto de Mestrado. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . Produção de texto acadêmico: pré-projeto de Mestrado. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . Produção de textos acadêmicos: gêneros textuais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
WEISZ, I. C. . A luz barroca na Arte e na Fotografia. 2022; Tema: Arte e fotografia. (Blog).
WEISZ, I. C. . Em uma entrevista de emprego. 2021; Tema: Psicologia Social. (Blog).
WEISZ, I. C. . A Inteligência Emocional na formação de líderes. 2021; Tema: Inteligência Emocional. (Blog).
WEISZ, I. C. . Aumentando a criatividade. 2020; Tema: Multidisciplinar. (Blog).
WEISZ, I. C. . LinkedIn. 2020; Tema: Publicações diversas sobre cultura e trabalho. (Rede social).
WEISZ, I. C. . Revisão de Literatura - Gênero de pesquisa. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WEISZ, I. C. . Discurso do Método - Descartes. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WEISZ, I. C. . Gêneros acadêmicos: Revisão de Literatura. 2023. (Minicurso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação. , Rua Ministro Godói - de 1001/1002 ao fim, Perdizes, 05015001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708527, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita/colaboradora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisadora do grupo CEPId (Pesquisa Contexto Escolar Processos Identitários, da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica)
2007 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Colaboradora, Carga horária: 12
1999 - 2013
Secretaria da Educação - Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SQC-II-QM
Outras informações:
Professora titular de Língua Portuguesa e Literatura atuando para turmas de Ensino Médio e Fundamental II.
2001 - 2006
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PEB-II
Outras informações:
Professora de Inglês concursada atuando para turmas de Ensino Fundamental
1995 - 1998
Colégio AlphaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PEB- II
Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para turmas do Ensino Médio e Fundamental II.
2019 - 2019
Colégio São josé do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor Polidocente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 1999
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I (SQC-I-QM), Carga horária: 40
2025 - Atual
Secretaria da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SQC-II-QM, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Coordenadora de Área (PCA): Linguagens e Códigos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isabel Cristina Weisz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?