Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT - IFB (2024). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2007), em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2013) e Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade do Cerrado Piauiense (2013). Tem Especialização em Gestão Escolar (2009); Especialização em Gestão Pública Municipal (2016); Especialização em Língua Espanhola (2017) e Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IF
2022 - 2024
Instituto Federal de Brasília
Título: PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO IFPI (CAMPUS CORRENTE): DESAFIOS E PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima
Especialização em Especialização em Língua Espanhola
2015 - 2016
Universidade Estadual do Piauí
Título: Evaluación como herramienta en el proceso de aprendizaje de lengua española en la educación secundaria.
Orientador: Omar Mario Albornoz
Especialização em O ensino de Filosofia no ensino médio
2015 - 2016
Universidade Federal do Piauí
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino de Filosofia
Orientador: José Elielton de Sousa
Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal
2014 - 2015
Universidade Estadual do Piauí
Título: "Gestão na Escola Pública Municipal centrada na aquisiação de aluno: um estudo sob o enfoque administrativo"
Especialização em Especializaçao em Gestao Escolar
2007 - 2008
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: GESTÃO DEMOCRÁRICO-PARTICIPATIVA NA ESCOLA PÚBLICA CENTRADA NA APRENDI\AGEM:DIFICULDADES E PERSPECTIVAS.
Orientador: Maria do Socorro Baptista Barbosa
Graduação em Administração de Empresas
2009 - 2013
Faculdade do Cerrado Piauiense
Título: GESTÃO NA ESCOLA PRIVADA CENTRADA NA AQUISIÇÃO DE ALUNOS: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE ADMINISTRATIVO.
Orientador: Rônei Rocha Barreto de Souza
Graduação em Letras - Espanhol
2009 - 2013
Universidade Estadual do Piauí
Título: EVALUACIÓN COMO HERRAMIENTA EN EL PROCESO DE APRENDIZAJE DE LENGUA ESPAÑOLA EN LA ENSEÑANZA MEDIA
Orientador: Luciana Maria Libório Eulálio
Graduação em Pedagogia
2002 - 2007
Universidade Estadual do Piauí
Título: Avaliação da Aprendizagem Escolar na 4ª série do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino na Cidade de Corrente-PI
Orientador: Antonio Francisco Soares
Formação complementar
2023 - 2024
EPT em Debate: Formação de Professores. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Curso de Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
CURSO DE NIVELAMENTO PARA AULAS REMOTAS. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2014 - 2014
Curso de formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas). (Carga horária: 60h). , Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde, ESCOLA DO GHC, Brasil.
2013 - 2014
Conversação em Língua Espanhola - nível básico. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Extensão Espanhol Conversação Módulo II. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Extensão Espanhol Conversação Módulo I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2006 - 2006
Educaçao Infantil - Educaçao Financeira e Empreend. (Carga horária: 12h). , O Centro de Produçoes Tecnicas, CPT, Brasil.
2006 - 2006
Educação Infantil - A criança e o TDA/H. (Carga horária: 12h). , O Centro de Produçoes Tecnicas, CPT, Brasil.
2001 - 2001
Mini-curso de Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h). , Faculdade do Cerrado Piauiense, FCP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
LOUZEIRO, L. C. A. . EVENTO DE EXTENSÃO FÓRUNS VIRTUAIS DA QUARENTENA. 2020. (Outro).
LOUZEIRO, L. C. A. . IV SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO. 2019. (Outro).
LOUZEIRO, L. C. A. . VI FEIRA DE LÍNGUAS: POVOS E CULTURAS EM SUAS MÚLTIPLAS INFLUÊNCIAS. 2019. .
LOUZEIRO, L. C. A. . Semana Nacional da Consciência Negra. 2019. (Outro).
LOUZEIRO, L. C. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. 2019. (Outro).
LOUZEIRO, L. C. A. ; RIBEIRO, R. M. C. . II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2018. (Outro).
LOUZEIRO, L. C. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. (Outro).
LOUZEIRO, L. C. A. . Educaçao e Psicopedagogia em foco. 2009. (Outro).
Participação em eventos
I SEMINÁRIO PIBID E PRP DA REGIÃO NORDESTE.ALFABETIZAÇÃO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PERÍODO DE PANDEMIA. 2021. (Seminário).
MANIFESTO PEDAGÓGICO: O EXISTIR E RESISTIR DO NEGRO. 2021. (Seminário).
RODA DE CONVERSA SOBRE ATIVIDADES REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.RODA DE CONVERSA SOBRE ATIVIDADES REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. (Outra).
III SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: POLITICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.III SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: POLITICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Seminário).
III SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: POLITICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Seminário).
III SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: POLITICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.III SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: POLITICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO.MULTIDIMENSIONALIDADE DA AÇÃO DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2018. (Seminário).
II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO.O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS ATUAIS. 2018. (Seminário).
II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2018. (Seminário).
I SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA: QUEM FORMA SE FORMA E RE-FORMA AO FORMAR. 2018. (Seminário).
I SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA: QUEM FORMA SE FORMA E RE-FORMA AO FORMAR. 2018. (Seminário).
IV CICLO DE PALESTRAS E EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA PEDAGOGIA.EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDAS DE PEDAGOGOS. 2016. (Encontro).
I SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO.Gestão na escola pública municipal centrada na aquisição de alunos: um estudos sobre o enfoque administrativo. 2015. (Seminário).
I SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO.Gestão educacional. 2015. (Seminário).
IV CICLO DE PALESTRAS E EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA PEDAGOGIA.EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDAS DE PEDAGOGOS. 2015. (Outra).
SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).
VI Conferência Municipal de Saúde. 2014. (Outra).
"I JORNADA DIDÁTICA DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL EAD". 2013. (Outra).
O profissional da Educação para o século XXI. 2013. (Seminário).
Palestra: Educação e Avaliação da Aprendizagem - ministrada por Cipriano Carlos Luckesi. 2013. (Outra).
"II SEMANA CULTURAL DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL - EAD". 2011. (Outra).
1ª Jornada Academica da Faculdade do Cerrado Piauiense. 2010. (Outra).
I Semana Cultural Espanhol/EAD. 2010. (Outra).
1º Ciclo de Palestras - Conhecimento e Cidadania. 2009. (Outra).
II Semana de Letras da Faculdade do Cerrado Piauiense. 2009. (Outra).
I Semana Universitaria de Corrente - UESPI.Avaliaçao e Desafio. 2009. (Oficina).
II CICLO DE PALESTRAS DA PEDAGOGIA.A PESQUISA CIENTÍFICA NA REALIDADE COMTEMPORANEA. 2008. (Oficina).
Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2007. (Outra).
Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.Avaliaçao da Aprendizagem escolar. 2007. (Outra).
I Eco-Feira de Biologia: Construindo Consciencia Ambiental. 2007. (Oficina).
I Workshop de Biologia - Biodiversidade: Origem da Vida. 2007. (Outra).
Produção Científica na realidade contemporânea. VII Simpósio de produção científica, IV Seminário de Pós-graduação, V Seminário de Iniciação científica e I Seminário de Extensão.Avaliação da aprendizagem escolar na 4ª série do ensino fundamental da rede estadual de ensino na cidade de Corrente-PI. 2007. (Seminário).
Relaçoes Humanas e atendimento ao cliente. 2007. (Seminário).
VII Semana de Pedagogia - Pedagogia: um compromisso etico e moral..Educaçao Infantil: como avaliar?. 2007. (Oficina).
A Educaçao Libertadora Mercedaria: Desafios, Horizontes e Perspectivas. 2006. (Outra).
Curso de Capacitaçao em Educaçao Ambiental - Temas diversos. 2006. (Outra).
Encontrao de Educaçao. 2006. (Encontro).
I Encontro de Professores em Prol da Educaçao Estadual. 2006. (Encontro).
VI Semana de Pedagogia - Pedagogia e Psicologia: Uma Relaçao Necessaria.Avaliaçao da Aprendizagem escolar. 2006. (Outra).
VI Semana de Pedagogia - Pedagogia e Psicologia: Uma Relaçao Necessaria. 2006. (Outra).
I Conferencia Municipal de Educaçao / Repensando e Discutindo a Educaçao de Corrente. 2005. (Outra).
I Curso de Nutriçao e Saude. 2005. (Outra).
Qualificando a Pratica Pedagogica. 2005. (Outra).
Semana do Meio Ambiente. 2005. (Outra).
V Semana de Pedagogia - Workshop em Educaçao. 2005. (Outra).
I Seminario de Literatura Piauiense - A Leitura como descoberta. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
LOUZEIRO, L. C. A.. Avaliação Infantil: processos e suas modalidades. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. As contribuições da literatura infantil para a formação do leitor crítico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A tecnologia como aliada no processo de letramento e alfabetização na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. As atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O jogo como atividade lúdica na Edcuação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Benefícios da musicalização na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O lúdico na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O lúdico na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A música na Educação Infantil como recurso para a contribuição da linguagem oral e esacrit. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Ludicidade: a Magia do aprender. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O lúdico como estratégia no processo de ensino aprendizagem de crianças. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Tessituras dos princípios sa gestão democrática do ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: BUSCANDO NOVOS CAMINHOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: a experiência Piid em Corrente-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. AS ESPECIFICIDADES DA GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Rodrigues.Inclusão de alunos com deficiência física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O ensino de libras e sua importância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Prevalência da alimentação saudável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Pereira.A importância da Educação Ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Percepção da prática docente ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Os desafios da formação do educador de EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A inclusão dos alunos surdos na Educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Violência na escola municipal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A cultura surda dentro de uma perspectiva multicultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Gestão democrática do ensino público: ênfase nos sistemas de ensino a partir das bases normativas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Impacto da má-gestão de recursos do FUNDEB no IDEB do município de Corrente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Evasão escolar no ensino fundamental em tempos de políticas sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Indisciplina escolar: um desafio para docentes e discentes no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO EFICAZ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. PEDAGOGIA HOSPITALAR: COMO PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS ENFERMAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. INCLUSÃO DIGITAL NA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. VIOLÊNCIA ESCOLAR INFANTIL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A avaliação no processo de ensino aprendizagem na 3ª série do ensino fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Violência no ambiente escolar na 1ª série do ensino fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O trabalho docente na prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Educação e Tecnologias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Educação inclusiva no 4º ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Importância do lúdico no processo de aprendizagem da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. O lúdico na educação infantil no processo de ensino-aprendizagem.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - Universidade Aberta do Brasil.
LOUZEIRO, L. C. A.. A prática da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Luiz Avelino Ribeiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - Universidade Aberta do Brasil.
LOUZEIRO, L. C. A.. Relação família e escola na Educação Infantil no centro municipal de Educação infantil, na cidade de Corrente-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - Universidade Aberta do Brasil.
LOUZEIRO, L. C. A.. A criança no contexto social: Escola Municipal Luis Avelino Ribeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - Universidade Aberta do Brasil.
LOUZEIRO, L. C. A.. A importância da ludicidade na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí - Universidade Aberta do Brasil.
LOUZEIRO, L. C. A.. "Dificuldades de leitura no primeiro ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. "O Uso dos Computadores como Recurso Didático nas Escolas da Zona Rural de Corrente". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. "A Relevância da Pedagogia no Contexto Hospitalar". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. "A Importância da Inserção das Novas Tecnologias na Prática Pedagógica e da Formação Continuada do Professor". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. A importâcia da Educação Inclusiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. " A violência física na escola pública municipal". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Membro da Banca de Avaliação da Prova de Desempenho Didático / Edital 18/2024 GDG/DG Corrente/CACOR IFPI. 2024. Instituto Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. BANCA EXAMINADORA DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO GDG/DG Corrente/CACOR IFPI. 2019. Instituto Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes, conforme Edital PREG nº002/2013, no Campus de Corrente.. 2013.
LOUZEIRO, L. C. A.. Seleção para a função de Técnico em Informática da UAB - Polo de Corrente, conforme edital nº01/2012.. 2012. Universidade Aberta do Brasil / UFPI.
LOUZEIRO, L. C. A.. Seleção de Tutores Presenciais e a Distância conforme Edital 007/201, do Curso de Pedagogia/EAD, da Universidade Federal do Piauí.. 2011. Universidade Federal do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Membro de Banca do Processo Seletivo nº 007/2011, para os cargos de Tutor Presencial, na modalidade a distância da UESPI/UAB. Portaria Nº 0860, de 13 de outubro de 2011.. 2011.
LOUZEIRO, L. C. A.LOUZEIRO, L. C. A.. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes, conforme Edital nº02/2008, no Campus de Corrente.. 2008. Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.LOUZEIRO, L. C. A.. Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes, conforme Aditivo ao Edital nº02/2008, no Campus de Corrente.. 2008. Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Banca constituida para exame de candidatos do ao cargo de professor provisório da UESPI - Campus de Corrente.. 2008.
LOUZEIRO, L. C. A.. Seleção de Alunos Licenciados do Programa Residência Pedagógica, Edital n° 13/2020,. 2020. Universidade Estadual do Piauí.
LOUZEIRO, L. C. A.. Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos, referente ao I SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA. 2017. Universidade Estadual do Piauí.
Orientou
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
O ensino de artes na Educação Infantil: apreciação em Artes Visuais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
Letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: BUSCANDO NOVOS CAMINHOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO ESCOLAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
A importância do Brincar no desenvolvimento da criança na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
Indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
Educação Inclusiva: Um avanço no Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
O lúdico e suas contribuições para a Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
"Inclusão Digital como ferramenta educativa no ensino fundamental"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
"Inclusão de alunos com deficiência audutiva nas séries iniciais do ensino fundamental; "; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
"Inclusão do aluno surdo na escola regular"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
"Indisciplina: Uma visão do contexto escolar"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
"Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade - TDAH"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
" A importância da educação inclusiva"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
" A violência física na escola pública municipal"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, LUANA CRISTINA AGUIAR LOUZEIRO ; LIMA, FERNANDA BARTOLY GONÇALVES DE . . Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa , v. 7, p. 30-41, 2025.
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; CONCEICAO, A. M. S. ; GARCIA, J. P. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: desafios e reflexões. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: diálogos interdisciplinares. 1ed.Teresina: EdUESPI, 2024, v. 1, p. 115-135.
-
LOUZEIRO, L. C. A. . Educação Inclusiva: O acesso e a permanência do estudante com deficiência nos IFS. In: Cleber Bianchessi. (Org.). DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes Olhares e Contextos. 1ed.Curitiba-PR: Bagai, 2023, v. , p. 175-188.
-
RIBEIRO, R. M. C. ; LOUZEIRO, L. C. A. ; MELO, P.V. F . GESTÃO E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E EDUCAÇÃO. In: Flávio Rovani de Andrade; Raimundo Dutra de Araújo; Maria Dalva Fontenele Cerqueira. (Org.). GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022, v. 1, p. 12-23.
-
MELO, P.V. F ; RIBEIRO, R. M. C. ; LOUZEIRO, L. C. A. . GESTÃO POR RESULTADOS E POLÍTICAS ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL. In: Flávio Rovani de Andrade; Raimundo Dutra de Araújo; Maria Dalva Fontenele Cerqueira. (Org.). GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: diálogos com a pesquisa e debates comtempor^neos. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022, v. 1, p. 46-59.
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; RIBEIRO, R. M. C. ; GUEDES, L. G. R. . O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Teoria e prática na formação inicial de futuros professores. In: Shirlei Marly Alves; Márcia Edilene Mauriz Lima. (Org.). Residência Pedagógica na UESPI - A formação de professores em contexto digital. 1ed.Teresina: Editora e Gráfica UESPI, 2022, v. , p. 273-286.
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; RIBEIRO, R. M. C. ; ROCHA, K. S. ; SILVA, Isabel. Cristina. Gomes. . DEMOCRACIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE, DA CONTESTAÇÃO ÀS NOVAS FORMAS DE SE RELACIONAR COM O CAPITALISMO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO. In: Silva, Américo Junior Nunes da; Silva Filho, Valdemiro Carlos dos Santos. (Org.). (Des)Estímulos às teorias, conceitos e práticas da educação. 1ed.PONTA GROSSA-PR: ATENA, 2021, v. 1, p. 92-105.
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; MELO, P.V. F ; RIBEIRO, R. M. C. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO SUJEITO. In: AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA. (Org.). EDUCAÇÃO ENQUANTO FENÔMENO SOCIAL: DEMOCRACIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA 2. 2ed.PONTA GROSSA-PR: ATENA, 2021, v. 1, p. 215-223.
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; RIBEIRO, R. M. C. . GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REGIME DE COLABORAÇÃO. In: Adilson Cristiano Habowski; Valquiria Conti; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. 1ed.Santa Maria - RS: Arco Editores, 2020, v. 1, p. 187-202.
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; SOARES, A. F. . Avaliação da aprendizagem escolar na 4ª série do ensino fundamental da rede estadual de ensino na cidade de Corrente - PI. In: VII Simpósio de Produção Científica, IV Seminário de Pós-graduação, V Seminário de Iniciação Científica e I Seminário de Extensão., 2007, Teresina-PI. VII Simpósio de Produção Científica, IV Seminário de Pós-graduação, V Seminário de Iniciação Científica e I Seminário de Extensão., 2007.
-
LOUZEIRO, L. C. A. . O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS ATUAIS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . MULTIDIMENSIONALIDADE DA AÇÃO DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . A pesquisa científica na realidade contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . Avaliação e desafio (mini-curso). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; SOARES, A. F. . Avaliaçao da Aprendizagem escolar na 4ª serie so ensino fundamental da rede estadual de ensino na cidade de Corrente-PI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . Educação Infantil:como avaliar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . Avaliação da Aprendizagem Escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . Apresentação de TCC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOUZEIRO, L. C. A. . PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO IFPI (CAMPUS CORRENTE): DESAFIOS E PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO 2024 (Dissertação).
-
LOUZEIRO, L. C. A. ; RIBEIRO, R. M. C. . A pesquisa científica no campo da educação: pontos e passos. Teresina, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
LOUZEIRO, L. C. A. ; LIMA, F. B. G. . Dialogando saberes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
LOUZEIRO, L. C. A. . I Simpósio de Produção Acadêmico-Científica UESPI-Corrente. 2023. (Livro de Resumos).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
2017 - 2020
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 20
2011 - 2013
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do quadro provisório, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Curso de PEDAGOGIA: Currículo da Educação Infantil II / Prática e Pesquisa Educacional I, II, III e IV. / Curso de BIOLOGIA: Política Educacional / Didática.
2009 - 2009
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Professora no Regime Especial da UESPI, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti - Corrente-PI. Disciplina: Gestão dos Processos Educativos II no Curso de Lic. Plena em Pedagogia.
2009 - 2009
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Professora no Regime Especial da UESPI, Núcleo de Gilbués-PI. Disciplina: Prática e Pesquisa Educaional IV no Curso de Lic. Plena em Pedagogia.
2007 - 2009
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do quadro provisório, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Curso de PEDAGOGIA: História da Educação Brasileira / Filosofia da Educação I / Psicopedagogia / Filosofia da Educação II / Sociologia da Educação II / Prática e Pesquisa Educacional II e III / Psicologia da Educação II. Curso de BIOLOGIA: Avaliação da Aprendizagem.
2008 - 2008
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Professora no Regime Especial da UESPI, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti - Corrente-PI. Disciplinas: Matemática: Conteúdo e Metodologia e Fundamentos da Educação Especial no Curso de Lic. Plena em Pedagogia.
2008 - 2008
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Professora no Regime Especial da UESPI, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti - Corrente-PI. Disciplina: Gestão dos Processos Educativos I no Curso de Lic. Plena em Pedagogia.
2008 - 2008
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Professora no Regime Especial da UESPI, no Núcleo de Gilbués-PI. Disciplina: Prática e Pesquisa Educacional III no Curso de Lic. Plena em Pedagogia.
2007 - 2007
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Professora no Regime Especial - UESPI, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti - Corrente-PI. Disciplina Filosofia da Educação no curso de Lic. Plena em Matemática.
Atividades
-
03/2022
Outras atividades técnico-científicas , Uespi, Uespi.Atividade realizada, Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais..
-
10/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Uespi.Linhas de pesquisa
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Uespi.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
2010 - 2018
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora presencial do Curso de Graduação em Pedagogia modalidade EaD da UAB/UFPI - Polo de Corrente/PI.
2010 - 2012
JOAQUIM ANTONIO LUSTOSAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2002 - 2002
Unidade Esc. Marquês de ParanaguáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora celetista, Carga horária: 20
2003 - 2005
Centro Social Imaculada ConceiçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora carteira assinada, Carga horária: 20
2009 - 2009
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASILVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário
Outras informações:
Ministrou Metodologia do Trabalho Científico no curso de Pedagogia; Psicologia da Educação na Especialização em Psicopedagogia e a disciplina Monografia na Especialização em Gestão Escolar.
2018 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 40
2013 - 2014
Instituto Federal do PiauíVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
2021 - Atual
Unid. Escolar Drº Dionísio Rodrigues NogueiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da Educação Técnica.
2013 - 2017
Unid. Escolar Drº Dionísio Rodrigues NogueiraVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Programa PRONATEC, no curso Técnico em Administração, na SEDUC, 15ª GRE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luana Cristina Aguiar Louzeiro Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?